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A música do Brasil é uma das expressões mais importantes da cultura brasileira. Formou-se, principalmente, a partir da fusão de 🗝 elementos europeus, indígenas e africanos, trazidos por colonizadores portugueses e por negros escravizados, oriundos sobretudo das regiões de Moçambique, do 🗝 Congo e de Angola.
Até o século XIX, Portugal foi a principal porta de entrada para a maior parte das influências 🗝 que construíram a música brasileira, tanto a erudita como a popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a 🗝 literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos 🗝 não fossem de origem portuguesa, mas genericamente europeia. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas 🗝 danças e instrumentos — a exemplo do maracatu —, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e 🗝 folclórica. O indígena deixou grande influencia na musica brasileira principalmente nas regiões norte e nordeste e são bem presentes em 🗝 jogos de cartas de cassino ritmos como carimbó[1] e lundu marajoara, além de pequenas influencias rítmicas em jogos de cartas de cassino outros gêneros de gênese negra.
A partir 🗝 de meados do século XVIII se intensificou o intercâmbio cultural com outros países além da metrópole portuguesa, provocando uma diversificação, 🗝 como foi o caso da introdução da ópera italiana e francesa, das danças como a zarzuela, o bolero e habanera 🗝 de origem espanhola, e das valsas e polcas germânicas, que se tornaram vastamente apreciadas. Com a crescente influência de elementos 🗝 melódicos e rítmicos africanos, a partir de fins do século XVIII a música popular começou a adquirir uma sonoridade caracteristicamente 🗝 brasileira, que se consolida na passagem do século XIX para o século XX principalmente através da difusão do lundu, do 🗝 frevo, do choro e do samba.
No século XX verificou-se um extraordinário florescimento tanto no campo erudito como no popular, influenciado 🗝 por uma rápida internacionalização da cultura e pelo desenvolvimento de um contexto interno mais rico e propício ao cultivo das 🗝 artes. É o período em jogos de cartas de cassino que a música nacional ganha também em jogos de cartas de cassino autonomia e identidade própria, embora nunca 🗝 cessasse — e de fato crescesse — a entrada de novas referências estrangeiras. A produção de Villa Lobos é o 🗝 primeiro grande marco do brasilianismo musical erudito, mais tarde desenvolvido por muitos outros compositores, e combatido por outros, que adotam 🗝 estéticas como o dodecafonismo e mais tarde a música concreta e a música eletrônica. No mesmo período a música popular 🗝 ganha o respeito das elites e consolida gêneros que se tornaram marcas registradas do Brasil, como o samba e a 🗝 bossa nova, ao mesmo tempo em jogos de cartas de cassino que o rock e o jazz norte-americanos são recebidos no país com grande 🗝 sucesso, adquirem feições próprias e conquistam legiões de fãs. Gêneros regionais de origem folclórica como a música sertaneja, o baião, 🗝 o forró e vários outros também ganham força e são ouvidos em jogos de cartas de cassino todo o território nacional.
Esse crescimento exponencial em 🗝 jogos de cartas de cassino quantidade e qualidade da atividade musical ao longo do século XX, que inclui o surgimento de inúmeras escolas básicas 🗝 e academias superiores, gravadoras, fábricas de instrumentos, orquestras sinfônicas e conjuntos diversificados, emissoras de rádio e televisão, editoras de partituras, 🗝 festivais e outras vias de produção e divulgação, tornou a música brasileira conhecida e apreciada internacionalmente, sendo objeto também de 🗝 intenso estudo especializado no Brasil e no estrangeiro.
O que se conhece dos primeiros tempos da música erudita no Brasil é 🗝 muito pouco. Não se pode pintar um panorama da música nacional durante os dois primeiros séculos de colonização sem sermos 🗝 obrigados a deixar amplos espaços em jogos de cartas de cassino branco. Os primeiros registros de atividade musical consistente provêm da presença dos padres 🗝 jesuítas, estabelecidos aqui desde 1549. Dez anos depois já haviam fundado aldeamentos para os índios (as chamadas reduções) com alguma 🗝 estrutura educativa musical. Nestes tempos de desbravamento e fundação de uma nova civilização, as cidades eram poucas e mesmo as 🗝 mais importantes não passavam de pequenos povoados. É testemunha da importância atribuída à música a contratação, já em jogos de cartas de cassino 1553, 🗝 de Francisco de Vaccas como mestre-de-capela da Catedral de Salvador, o que também indica a existência de uma estrutura mínima 🗝 para uma prática musical estável apenas quatro anos após a fundação da cidade.[2][3]
Um século mais tarde as reduções do sul 🗝 do Brasil, fundadas por jesuítas espanhóis, conheceriam um florescimento cultural vigoroso e exuberante, onde funcionaram verdadeiros conservatórios musicais, e relatos 🗝 de época atestam a fascinação do índio pela música da Europa e jogos de cartas de cassino competente participação tanto na construção de instrumentos 🗝 como na prática instrumental e vocal.[4] Os padrões de estilo e interpretação eram naturalmente todos da cultura da Europa, e 🗝 o objetivo desta musicalização do gentio era acima de tudo catequético, com escassa ou nula contribuição criativa original de jogos de cartas de cassino 🗝 parte. Com o passar dos anos os índios remanescentes dos massacres e epidemias foram se retirando para regiões mais remotas 🗝 do Brasil, fugindo do contato com o branco, e jogos de cartas de cassino participação na vida musical nacional foi decrescendo até quase desaparecer 🗝 por completo.[5]
O mesmo caso de dominação cultural ocorreu no caso do negro, considerados uma raça inferior, cuja cultura era desprezível 🗝 demais para ser levada a sério pela cultura oficial. Mas seu destino seria diferente do do índio. Logo jogos de cartas de cassino musicalidade 🗝 foi notada pelo colonizador, e sendo uma etnia mais prontamente integrável à cultura dominante do que os arredios índios, negros 🗝 e mulatos passaram a ser educados musicalmente — dentro dos padrões portugueses, naturalmente — formando orquestras e bandas que eram 🗝 muito louvadas pela qualidade de seu desempenho.[6] Sua participação foi decisiva para a consolidação da música brasileira. Segundo André Cardoso, 🗝 a maciça maioria dos músicos profissionais em jogos de cartas de cassino atividade no Brasil colonial eram mulatos forros, não apenas no campo da 🗝 execução, mas eram responsáveis na mesma medida também pela atividade compositiva. Na ausência de um sistema de mecenato privado e 🗝 com raras igrejas mantendo grupos estáveis, jogos de cartas de cassino sobrevivência era assegurada pelo ingresso em jogos de cartas de cassino irmandades musicais, que funcionavam como sindicatos 🗝 e entidades de mútuo socorro, e, mais do que isso, monopolizavam a contratação de obras e espetáculos musicais encomendados pelas 🗝 Câmaras municipais e a maior parte da música de Igreja. Essas irmandades construíram muitas igrejas para seu uso privado, onde 🗝 havia uma estrutura musical permanente.[7] Mas a contribuição autenticamente negra à música brasileira, em jogos de cartas de cassino termos de composição, teria de 🗝 esperar até o século XX para poder se manifestar em jogos de cartas de cassino toda jogos de cartas de cassino riqueza.[6]
Enquanto que até o início do século 🗝 XVIII a maior parte da música erudita era praticada na Bahia e Pernambuco, música da qual nada se conhece senão 🗝 relatos literários e iconografia, já que todas as partituras foram perdidas,[8] em jogos de cartas de cassino seguida já vemos uma atividade musical se 🗝 disseminar em jogos de cartas de cassino todas as partes do país dotadas de alguma estrutura mais ou menos estabilizada, formando-se um público apreciador 🗝 em jogos de cartas de cassino todas as classes sociais, com novos centros no Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Maranhão. As pequenas 🗝 orquestras privadas se multiplicam, as irmandades atuam intensamente, as igrejas apresentam rica variedade de música, as corporações militares possuem suas 🗝 bandas estáveis e a ópera de matriz napolitana torna-se verdadeira mania. Salas de concerto e teatros aparecem em jogos de cartas de cassino diversas 🗝 cidades, especialmente em jogos de cartas de cassino Salvador, São Paulo, Recife e no Rio de Janeiro - algumas bastante luxuosas. São de lembrar, 🗝 na primeira metade do século, os nomes de Luís Álvares Pinto, mestre de capela da Igreja de São Pedro dos 🗝 Clérigos em jogos de cartas de cassino Recife, do padre Caetano de Mello de Jesus, compositor e insigne teórico na Bahia, e Antônio José 🗝 da Silva, o Judeu, que fez sucesso em jogos de cartas de cassino Lisboa como autor de libretos mordazes, escritos para comédias de costumes 🗝 que seriam muito encenadas também no Brasil até o Império, e cuja parte musical era do compositor Antônio Teixeira.[9]
A Escola 🗝 Mineira [ editar | editar código-fonte ]
Partitura autógrafa da antífona Salve Regina de Lobo de Mesquita
Detalhe de pintura de Mestre 🗝 Ataíde mostrando anjos músicos. A iconografia fornece informações sobre o instrumental utilizado na época.
Na segunda metade do século XVIII um 🗝 grande florescimento musical aconteceu na Capitania das Minas Gerais, especialmente na região de Ouro Preto, Mariana e Diamantina, onde a 🗝 extração de grandes quantidades de ouro e diamantes destinados à metrópole portuguesa atraiu uma população considerável que deu origem a 🗝 uma próspera urbanização. Ali a vida musical, tanto pública como privada, religiosa ou secular, foi muito privilegiada, registrando-se a importação 🗝 de grandes órgãos para as igrejas e de partituras europeias pouco tempo após jogos de cartas de cassino publicação em jogos de cartas de cassino seus países originais. 🗝 Neste período surgiram as mais antigas orquestras do Brasil ainda em jogos de cartas de cassino atividade, a Lira Sanjoanense e a Orquestra Ribeiro 🗝 Bastos, e os primeiros compositores importantes naturais da terra, muitos deles mulatos. Dignos de nota foram José Joaquim Emerico Lobo 🗝 de Mesquita, talvez o mais importante deste grupo, Manoel Dias de Oliveira, Francisco Gomes da Rocha, Marcos Coelho Neto (pai) 🗝 e Marcos Coelho Neto (filho), todos muito ativos. Trazem obras suas algumas das mais antigas partituras escritas no Brasil a 🗝 chegarem até os nossos dias, ainda que a maior parte de jogos de cartas de cassino produção também tenha se perdido. Mas dentre o 🗝 que restou são exemplos notáveis um Magnificat de Manuel Dias de Oliveira e a célebre Antífona de Nossa Senhora, de 🗝 Lobo de Mesquita. Impressionam as estatísticas da época do apogeu mineiro: em jogos de cartas de cassino Diamantina existiriam dez regentes em jogos de cartas de cassino atividade, 🗝 o que implicaria um corpo de músicos profissionais de pelo menos 120 pessoas; em jogos de cartas de cassino Ouro Preto teriam atuado cerca 🗝 de 250 músicos, e mais de mil em jogos de cartas de cassino toda a Capitania, sem contar os diletantes, que deveriam compor uma 🗝 legião adicional, uma quantidade maior do que a que existia na metrópole portuguesa na mesma época, como informou Vasco Mariz.[10]
Graças 🗝 a esta opulência, e à jogos de cartas de cassino consistência e uniformidade estética, justifica-se a denominação do grupo de compositores ativos na região 🗝 como a "Escola Mineira". Muito já foi publicado sobre ela descrevendo-a como uma escola barroca, já que comparativamente o estilo 🗝 Barroco ainda sobrevivia forte nas artes visuais brasileiras, mas atualmente se considera a Escola como fruto da rápida penetração da 🗝 influência neoclássica, derivada especialmente de Haydn, Mozart, Pleyel, Boccherini e outros, cujas obras circulavam impressas e eram avidamente procuradas e 🗝 copiadas, e só raramente se percebem ecos da estética que antes prevalecera. Até há pouco tempo em jogos de cartas de cassino grande parte 🗝 desconhecido, este acervo de música colonial, quase em jogos de cartas de cassino totalidade no gênero sacro, vêm recebendo mais atenção no Brasil e 🗝 também no exterior, especialmente após as pesquisas realizadas por Francisco Curt Lange nos anos 40, e hoje está sendo mais 🗝 amplamente estudado e divulgado.[8][11][12]
Com o esgotamento das minas no fim do século o foco da atividade musical se deslocaria para 🗝 outros pontos, especialmente o Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta, merece menção André da Silva Gomes, de origem portuguesa, 🗝 Mestre de Capela da Catedral, deixando bom número de obras e dinamizando a vida musical da cidade.[13]
Padre José Maurício Nunes 🗝 Garcia.
Fator crucial para a transformação da vida musical e dos parâmetros estéticos brasileiros seria a chegada da corte portuguesa ao 🗝 Rio de Janeiro em jogos de cartas de cassino 1808. Até então o Rio não se distinguia em jogos de cartas de cassino nada de outros centros culturais 🗝 do país, sendo mesmo inferior a Minas e aos centros nordestinos, mas a presença da corte alterou radicalmente a situação, 🗝 concentrando todas as atenções e servindo como grande estímulo a um outro florescimento artístico, já de molde claramente classicista. Dom 🗝 João VI havia trazido consigo a vasta biblioteca musical dos Bragança - uma das melhores da Europa na época - 🗝 e rapidamente mandou vir músicos de Lisboa e castrati da Itália, reorganizando a Capela Real agora com cerca de 50 🗝 cantores e uma centena de instrumentistas, e mandou construir um suntuoso teatro, chamado de Real Teatro de São João. A 🗝 música profana contou com a presença de Marcos Portugal, nomeado Compositor da Corte e Mestre de Música dos Infantes, e 🗝 de Sigismund von Neukomm, que contribuíram com apreciável quantidade de obras próprias e também para divulgar na capital o trabalho 🗝 de importantes autores europeus, como Mozart e Haydn.[14]
Neste ambiente atuou o primeiro grande compositor brasileiro, o padre José Maurício Nunes 🗝 Garcia. Homem de grande cultura para jogos de cartas de cassino origem - era mulato e pobre - foi um dos fundadores da Irmandade 🗝 de Santa Cecília no Rio, professor de muitos alunos, Pregador Régio e Mestre da Capela Real da Sé durante a 🗝 estada de Dom João VI no Brasil. Deixou extensa obra de alta qualidade, onde se destacam a Missa Pastoril, a 🗝 Missa de Santa Cecília, o Officium de 1816, e as intensamente expressivas Matinas de Finados, para coro a capella, além 🗝 de alguma música instrumental e obras teóricas.[15] São interessantes neste período também as figuras de Gabriel Fernandes da Trindade, compositor 🗝 de modinhas e das únicas peças camerísticas remanescentes do início do século XIX, um conjunto de refinados Duos Concertantes para 🗝 violinos,[16] Damião Barbosa de Araújo, que segundo Vasco Mariz foi na Bahia o que o padre Maurício representou no Rio, 🗝 e João de Deus de Castro Lobo, que atuou nas já decadentes Mariana e Ouro Preto, mas deixando obra de 🗝 grande qualidade.[17]
Este período de brilho não duraria muito. Em jogos de cartas de cassino 1821 o rei foi obrigado a retornar a Lisboa, levando 🗝 consigo a corte, e a vida cultural no Rio esvaziou-se de súbito. Apesar do entusiasmo de Dom Pedro I pela 🗝 música, sendo ele mesmo autor de algumas peças e da música do Hino da Independência, a difícil situação financeira gerada 🗝 pela independência não permitia muitos luxos. O incêndio do Teatro de São João em jogos de cartas de cassino 1824 foi outro golpe, apesar 🗝 de ter sido restaurado e reinaugurado sob o nome de Teatro de São Pedro de Alcântara e continuar com suas 🗝 récitas operísticas. Com a abdicação de Dom Pedro em jogos de cartas de cassino 1831 e a consequente instabilidade política e social durante a 🗝 menoridade de seu sucessor, o cenário se estreitou ainda mais e foi dissolvida a Capela Imperial, permanecendo um punhado de 🗝 músicos.[18]
Padre José Maurício: Moteto Domine Jesu (versão instrumental midi)
Carlos Gomes.
A figura central nestes tempos difíceis foi Francisco Manuel da Silva, 🗝 discípulo do Padre José Maurício e sucessor de seu mestre na Capela. Apesar de ser compositor de escassos recursos, merece 🗝 crédito por jogos de cartas de cassino importante atividade organizadora, fundando o Conservatório de Música do Rio de Janeiro e sendo o regente do 🗝 Teatro Lírico Fluminense e depois da Ópera Nacional. Também foi o autor do Hino Nacional Brasileiro. Sua obra refletiu a 🗝 transição do gosto musical para o Romantismo, quando o interesse dos compositores nacionais recaiu principalmente sobre a ópera. Neste campo 🗝 a maior figura foi sem dúvida Antônio Carlos Gomes, que compôs óperas com temas nacionalistas mas com estética europeia, tais 🗝 como Il Guarany e Lo Schiavo, que conquistaram sucesso em jogos de cartas de cassino teatros europeus exigentes como o La Scala, em jogos de cartas de cassino 🗝 Milão.[19]
O bel canto estava em jogos de cartas de cassino seu auge na Europa, e era apreciadíssimo no Brasil, especialmente na capital, mas também 🗝 em jogos de cartas de cassino Recife, São Paulo e Salvador. Há registro de inúmeras representações de obras de Rossini, Bellini, Donizetti e mesmo 🗝 Verdi, além de compositores franceses como Meyerbeer, Adam e Hérold. Em jogos de cartas de cassino 1857 foi criada a Ópera Nacional, sob inspiração 🗝 de José Amat, e logo a iniciativa foi respaldada pelo governo. De início dedicada a apresentação de zarzuelas e óperas 🗝 cômicas, logo passou a incorporar ao repertório obras sérias brasileiras de José Ferreira, Elias Álvares Lobo e Carlos Gomes, e 🗝 algumas óperas estrangeiras foram encenadas no vernáculo. A voga da ópera perduraria até meados do século XX e seria o 🗝 motivo para a construção de uma série de teatros importantes, como o Amazonas de Manaus, o Municipal do Rio, o 🗝 São Pedro em jogos de cartas de cassino Porto Alegre, o da Paz em jogos de cartas de cassino Belém e diversos outros, todos de proporções majestosas e 🗝 decorados com requintes de luxo.[19]
Apesar da primazia da ópera a música instrumental também era praticada, sendo o piano o instrumento 🗝 privilegiado. Alguns pianistas importantes realizaram recitais aqui, como Sigismond Thalberg em jogos de cartas de cassino 1855, e Gottschalk fez furor com jogos de cartas de cassino Fantasia 🗝 Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. Nesta época algumas associações privadas se organizaram para realização de recitais e concertos destinados 🗝 a sócios em jogos de cartas de cassino São Paulo, onde Alexandre Levy criou o Clube Haydn, e no Rio, onde o Clube Mozart, 🗝 fundado em jogos de cartas de cassino 1867, e o Clube Beethoven, de 1882, realizaram centenas de concertos.[19]
Entre os meados do século XIX e 🗝 o início do século XX tiveram um papel importante através de jogos de cartas de cassino produção com características progressistas Leopoldo Miguez, seguidor da 🗝 escola wagneriana, Glauco Velásquez, de curta e brilhante aparição, e Henrique Oswald, que empregava elementos do impressionismo musical francês.[20]
Carlos Gomes: 🗝 Alvorada, para orquestra
Glauco Velásquez: Alma minha gentil, opus 107, para canto e orquestra
Villa Lobos.
Após Carlos Gomes passou-se a prestar mais 🗝 atenção ao que poderia constituir uma música autenticamente brasileira. Neste sentido o rico folclore nacional foi a peça-chave, e compositores 🗝 utilizaram seus temas para elaborações eruditas, embora ainda seguidoras em jogos de cartas de cassino linhas gerais de escolas estrangeiras. Brasílio Itiberê da Cunha 🗝 também foi um dos precursores desta corrente, com jogos de cartas de cassino rapsódia A Sertaneja, para piano, escrita entre 1866 e 1869. Outros 🗝 nomes importantes são Luciano Gallet e Alexandre Levy, de escola europeia, mas que uma forma ou outra buscaram incorporar elementos 🗝 tipicamente nacionais em jogos de cartas de cassino jogos de cartas de cassino produção. O caminho estava aberto, e um sabor definitivamente brasileiro pode ser encontrado na obra 🗝 de Antônio Francisco Braga, e especialmente em jogos de cartas de cassino Alberto Nepomuceno, a figura dominante do período, que empregou largamente ritmos e 🗝 melodias do folclore em jogos de cartas de cassino uma síntese inovadora e efetiva com as estruturas formais de matriz europeia. A atuação de 🗝 Nepomuceno também foi importante por ter ele sido presidente da primeira associação brasileira dedicada a concertos sinfônicos públicos.[21]
Um momento importante 🗝 foi a realização da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar de ter incluído relativamente pouca música em jogos de cartas de cassino jogos de cartas de cassino 🗝 programação, o movimento teria impacto na reformulação dos conceitos sobre a arte nacional. Naquela ocasião se apresentou Heitor Villa Lobos, 🗝 que viria a ser a figura maior do nacionalismo musical brasileiro.[22] Ao lado de outros modernistas da literatura e das 🗝 artes plásticas, como Mário de Andrade e Di Cavalcanti, que na época entendiam, assim como a geração anterior, o folclore 🗝 como a base de uma música legitimamente nacional,[23] Villa Lobos empreendeu aprofundadas pesquisas sobre o folclore musical brasileiro, que incorporou 🗝 largamente em jogos de cartas de cassino jogos de cartas de cassino produção, e era dono de uma inspiração enérgica e apaixonada. Soube fazer seus elementos nacionais e 🗝 estrangeiros, eruditos e populares, criando um estilo próprio de grande força e poder evocativo, em jogos de cartas de cassino uma produção caudalosa que 🗝 empregava desde instrumentos solo, onde o violão teve um papel de destaque, até grandes recursos orquestrais em jogos de cartas de cassino seus poemas 🗝 sinfônicos, concertos, sinfonias, bailados, e óperas, passando pelos múltiplos gêneros da música de câmara vocal e instrumental. Villa Lobos também 🗝 desempenhou um papel decisivo na vida musical do país em jogos de cartas de cassino virtude de jogos de cartas de cassino associação com o governo, conseguindo introduzir 🗝 o ensino do canto orfeônico em jogos de cartas de cassino todas as escolas de nível médio. Das suas obras são notáveis a série 🗝 dos Choros, das Bachianas Brasileiras, as suítes intituladas A Prole do Bebê, o Rudepoema, os bailados Uirapuru e Amazonas, e 🗝 o Noneto.[24]
Outros compositores de gabarito também abordaram em jogos de cartas de cassino maior ou menor grau o nacionalismo, como Oscar Lorenzo Fernández, Francisco 🗝 Mignone, Camargo Guarnieri, Luís Cosme, Osvaldo Lacerda e José de Lima Siqueira, e traços desta tendência podem ser encontrados até 🗝 a contemporaneidade. A grande adesão de músicos respeitados deu uma força irresistível à renovação do cenário musical brasileiro, e o 🗝 violento combate entre os acadêmicos e os modernistas que dominou as artes visuais da primeira metade do século se repetiu 🗝 na música, enfrentando grande resistência dos setores conservadores, renovando os conceitos sobre arte erudita e arte popular e abrindo um 🗝 frutífero diálogo entre ambas. O movimento brasileiro acompanhava uma tendência internacional, que teve grande impacto nas Américas e na Europa 🗝 oriental. Ao mesmo tempo, as bases do sistema tonal, que prevalecera desde o barroco, começavam a ser fortemente abaladas com 🗝 a introdução de outros sistemas, como o serialismo e o dodecafonismo de Schoenberg, enquanto que novas pesquisas apareciam no campo 🗝 da instrumentação, do ritmo e das formas musicais.[23][25]
Vanguardas modernistas e sínteses contemporâneas [ editar | editar código-fonte ]
A despeito de 🗝 seus avanços em jogos de cartas de cassino relação à eclética estética da belle époque, a escola nacionalista foi identificada por parte dos músicos 🗝 como servil à política centralizadora de Getúlio Vargas.[23] Em jogos de cartas de cassino 1939 foi criado o Movimento Música Viva, liderado pelo compositor, 🗝 professor e musicólogo Hans Joachim Koellreutter, e por Egídio de Castro e Silva, advogando a adoção de uma estética internacionalizante 🗝 derivada do dodecafonismo. Faziam parte deste grupo Claudio Santoro, César Guerra Peixe, Eunice Catunda e Edino Krieger. O movimento tinha 🗝 conotações políticas e alguns de seus membros militavam na esquerda ou tinham ligações com ela.[25]
Koellreutter adotava métodos revolucionários de ensino, 🗝 respeitando a individualidade do aluno e estimulando a livre criação antes mesmo do conhecimento aprofundado das regras tradicionais de composição 🗝 (harmonia, contraponto e fuga). O Movimento editou uma revista e apresentava uma série de programas radiofônicos divulgando seus princípios e 🗝 obras de música contemporânea. Em jogos de cartas de cassino 1946 foi publicado um Manifesto, expressando jogos de cartas de cassino negação do academismo e do formalismo, e 🗝 jogos de cartas de cassino defesa de uma música exercida conscientemente e com compromisso social, e que refletisse a sociedade e pensamento contemporâneos, mas 🗝 flexibilizando suas posturas em jogos de cartas de cassino direção a uma recuperação de elementos diatônicos e populares ainda considerados capazes de veicular a 🗝 verdade musical da jogos de cartas de cassino época. O movimento encontrou continuidade, embora numa interpretação peculiar, em jogos de cartas de cassino um núcleo formado em jogos de cartas de cassino 🗝 torno da Universidade Federal da Bahia, com Ernst Widmer e Lindembergue Cardoso, dentre outros.[25][26]
Mais adiante Guerra Peixe e Santoro seguiriam 🗝 um caminho independente e centrado em jogos de cartas de cassino regionalismos, influenciando a música popular brasileira instrumental. Outros autores, em jogos de cartas de cassino busca de 🗝 um pluralismo idiomático, que fizeram uma utilização livre de materiais tradicionais ou progressistas, folclóricos ou tonais, foram Marlos Nobre, Almeida 🗝 Prado, e Armando Albuquerque, criadores de estilos muito característicos.[25]
Nos anos 60 um novo impulso criativo apareceu com o movimento Música 🗝 Nova, liderado por Gilberto Mendes e Willy Corrêa de Oliveira, fundado em jogos de cartas de cassino 1963 buscando sintetizar o serialismo com as 🗝 pesquisas mais recentes sobre microtonalidade, processos eletroacústicos e a música concreta, empregando novos recursos notacionais e reavaliando conceitos da semiótica 🗝 musical, com grande influência sobre a música para teatro. A paradigmática peça Beba Coca-Cola, de Gilberto Mendes sobre texto de 🗝 Décio Pignatari, causou sensação em jogos de cartas de cassino jogos de cartas de cassino estreia em jogos de cartas de cassino 1968 e inaugurou uma tendência multimedia e performática no panorama 🗝 musical brasileiro.[25]
Atualmente todas as correntes contemporâneas encontram representantes brasileiros, e a música erudita no país segue a tendência mundial de 🗝 usar livremente tanto elementos experimentais quanto consagrados. Um dado importante foi a introdução da música eletrônica. Destacam-se entre os novos 🗝 compositores Rubens Ricciardi, José Alberto Kaplan, Conrado Silva, Walter Smetak, Flo Menezes, Rodrigo Cicchelli Veloso, Tim Rescala, Lívio Tragtenberg, Harry 🗝 Crowl, Celso Mojola, João Guilherme Ripper, Arthur Kampela e Tato Taborda, entre outros.[25][27] Da nova geração de compositores clássicos contemporâneos, 🗝 destacam-se nomes como Valéria Bonafé, Tatiana Catanzaro, Michelle Agnes, Marcílio Onofre, André Mehmari, Thiago Cury, Arthur Rinaldi, Felipe Lara, Rodrigo 🗝 Lima, Matheus Bitondi e Leonardo Martinelli.[28]
Concerto da OSPA no Salão de Atos da UFRGS, 2009
Em termos de ensino musical e 🗝 grupos de interpretação o Brasil encontra-se em jogos de cartas de cassino posição relativamente boa, dada jogos de cartas de cassino história de poucos séculos, embora não se 🗝 possa comparar aos países mais desenvolvidos do mundo ocidental. A música erudita ainda recebe escasso apoio oficial, a despeito do 🗝 crescente número de escolas e de novos músicos ali formados, e do público apreciador. Diversas capitais estaduais e outras tantas 🗝 cidades do interior dispõem de pelo menos uma orquestra sinfônica estável e uma escola superior de música, mas grupos de 🗝 nível realmente internacional ainda são poucos, podendo-se citar a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a 🗝 Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica do Paraná e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), 🗝 além de poucas outras mantidas por grandes empresas como a Orquestra Petrobras Sinfônica. Existem também orquestras profissionais públicas, como é 🗝 o caso da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, criada por Juscelino Kubitschek com o intuito de divulgar especialmente 🗝 a música brasileira de concerto. Grupos de câmara são mais numerosos e qualificados, e intérpretes solo já contam-se em jogos de cartas de cassino 🗝 milhares, muitos deles de carreira consolidada fora do país. Existem temporadas regulares de ópera em jogos de cartas de cassino São Paulo e Rio 🗝 de Janeiro; eventos como o Festival de Inverno de Campos do Jordão tornam-se uma referência nacional, e maestros como Roberto 🗝 Minczuk, John Neschling, Eleazar de Carvalho e Isaac Karabtchevsky são respeitados internacionalmente. Dentre os instrumentistas, são nomes notórios Fernando Lopes, 🗝 Roberto Szidon, Antonio Meneses, Cussy de Almeida, Gilberto Tinetti, Arnaldo Cohen e Nelson Freire, além das veneradas Eudóxia de Barros, 🗝 Yara Bernette, Guiomar Novais e Magdalena Tagliaferro, das primeiras a conquistarem o público estrangeiro. Dos cantores tivemos Zola Amaro, Constantina 🗝 Araújo, Bidu Sayão. Hoje são destacados Eliane Coelho, Kismara Pessatti, Maria Lúcia Godoy, Sebastião Teixeira entre muitos outros.[29]
Música popular urbana 🗝 [ editar | editar código-fonte ]
Modinha e Choro Ver artigos principais: Lundu
O lundu praticado no século XIX, em jogos de cartas de cassino gravura 🗝 de Rugendas.
A música popular brasileira é resultado da confluência cultural de três etnias: o índio, o branco e o negro, 🗝 dos quais herdamos todo o instrumental, o sistema harmônico, os cantos e as danças.[30] Como manifestação cultural expressiva, ela surgiu 🗝 no início do século XIX, nos principais centros do então Brasil Colônia, notadamente Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, entoada 🗝 por pessoas que cantavam modinhas e lundus ao violão, ao piano ou acompanhadas por bandas instrumentais.[31] Os dois principais gêneros 🗝 musicais urbanos nos tempos do Império e do início da República eram o lundu e a modinha, apreciados tanto em 🗝 jogos de cartas de cassino saraus literário-musicais da elite da época e quanto nas ruas, tabernas e lares mais simples. Sozinhos ou em jogos de cartas de cassino 🗝 grupo, instrumentistas ao violão saíam à noite pelas ruas e residências entoando músicas românticas e cristalizando, ao final do século 🗝 XIX, a tradição da seresta.[32][33]
Originalmente uma dança africana que chegou ao Brasil, via Portugal, ou diretamente, com os escravos vindos 🗝 de Angola, o lundu tinha uma natureza sensual e humorística que foi censurada na metrópole, mas no Brasil recuperou este 🗝 caráter, apesar de ter incorporado algum polimento formal e instrumentos como o bandolim. Mais tarde o lundu, que de início 🗝 não era cantado, evoluiu assumindo um caráter de canção urbana e se tornando popular como dança de salão.[34][35] Outra dança 🗝 muito antiga é o cateretê, de origem indígena e influenciada mais tarde pelos escravos africanos.
Já a modinha tem origem possivelmente 🗝 portuguesa a partir de elementos da ópera italiana, foi citada pela primeira vez na literatura por Nicolau Tolentino de Almeida 🗝 em jogos de cartas de cassino 1779, embora seja ainda mais antiga.[36] Domingos Caldas Barbosa foi um de seus primeiros grandes expoentes, publicando uma 🗝 série que foi extremamente popular na época. A modinha é em jogos de cartas de cassino linhas gerais uma canção de caráter sentimental de 🗝 feição bastante simplificada, muitas vezes de estrutura estrófica e acompanhamento reduzido a uma simples viola ou guitarra, sendo de apelo 🗝 direto às pessoas comuns. Mesmo assim era uma presença constante nos saraus dos aristocratas, e podia ser mais elaborada e 🗝 acompanhada por flautas e outros instrumentos e ter textos de poetas importantes como Tomás Antônio Gonzaga, cujo Marília de Dirceu 🗝 foi musicado uma infinidade de vezes. A modinha era tão apreciada que também músicos da corte criaram algumas peças no 🗝 gênero, como Marcos Portugal, autor de uma série com letras extraídas da Marília de Dirceu, e o Padre José Maurício, 🗝 autor da célebre Beijo a mão que me condena.[33][34][35]
Durante o período colonial e o Primeiro Império também as valsas, polcas, 🗝 schotischs e tangos de diversas origens estrangeiras encontraram no Brasil uma forma de expressão peculiar e que, junto com a 🗝 herança da modinha, viriam a ser a origem do choro, um gênero que recebeu este nome em jogos de cartas de cassino virtude de 🗝 seu caráter plangente. Surgiu em jogos de cartas de cassino torno de 1880 e logo adquiriu uma feição própria, onde o improviso tinha um 🗝 papel principal e estabilizando-se na formação para uma flauta, um cavaquinho e um violão, e mais tarde ampliando seu instrumental. 🗝 Seus maiores representantes foram Joaquim Antônio da Silva Calado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.[35]
Primeira metade do 🗝 século XX [ editar | editar código-fonte ]
Carmen Miranda.
Tom Jobim.
Inspirado no modelo das operetas, o Teatro de Revista teve seu 🗝 início no Brasil em jogos de cartas de cassino meados do século XIX com a apresentação em jogos de cartas de cassino 1859 da peça As Surpresas do 🗝 Sr. José da Piedade, de Justiniano de Figueiredo Novaes. O gênero caiu no agrado das massas e se caracterizava por 🗝 ser uma crítica satírica aos costumes. Os números apresentados eram em jogos de cartas de cassino geral canções populares ou paródias de obras célebres, 🗝 acompanhadas por uma orquestra de câmara. Nos anos 30 atingiu seu auge, com encenações luxuosas que apresentavam as suas estrelas, 🗝 as vedetes, com trajes sumários, o que deu origem à derivação do Teatro Rebolado. As companhias mais famosas foram as 🗝 de Walter Pinto e Carlos Machado, revelando talentos como Carmen Miranda, Wilza Carla, Dercy Gonçalves e Elvira Pagã, que fizeram 🗝 imenso sucesso.[35]
Também no fim dos anos 30 iniciou no Brasil a chamada Era do Rádio, acompanhando um maciço crescimento no 🗝 número de compositores e no público consumidor, formando um enorme mercado potencial. Como o processo de gravação de discos ainda 🗝 era primitivo, com resultados de baixa qualidade, o rádio veio a ser o canal privilegiado para a circulação desta produção 🗝 nova. Como disse Tom Tavares, "a deficiência não era no campo da criação. Era na área da gravação, uma vez 🗝 que os estúdios existentes não dispunham, ainda, de recursos técnicos ideais para captação e reprodução sonora. E, se os discos 🗝 gravados em jogos de cartas de cassino 78 rotações não ofereciam fidelidade, tampouco os microfones, tampouco os transmissores e, menos ainda, os raríssimos receptores. 🗝 [...] E o rádio caiu no gosto do povo".[37] Este meio de comunicação assumiu um importante papel de divulgador de 🗝 música popular até bem dentro da década de 1950, lançando muitos novos talentos e tendo uma programação diversificada. Várias emissoras 🗝 mantinham grandes orquestras e importantes cantores fixos, mas perdeu rapidamente espaço quando se popularizou a televisão. No rádio alguns intérpretes 🗝 conquistaram uma audiência nacional, como Dolores Duran, Dalva de Oliveira, Cauby Peixoto, Nora Ney, Emilinha Borba, Marlene, Vicente Celestino e 🗝 Ângela Maria.[37][38]
Destaca-se na sequência a bossa nova, um movimento basicamente urbano, originado no fim dos anos 50 em jogos de cartas de cassino saraus 🗝 de universitários e músicos da classe média. De início era apenas uma forma (bossa) diferente de cantar o samba, mas 🗝 logo incorporou elementos do Jazz e do Impressionismo musical de Debussy e Ravel, e desenvolveu um contorno intimista, leve e 🗝 coloquial, baseado principalmente na voz solo e no piano ou violão para acompanhamento, ainda que com refinamentos de harmonia e 🗝 ritmo. Dentre seus maiores nomes estão o de Nara Leão, Carlos Lyra, João Gilberto, Toquinho, Vinícius de Morais e Tom 🗝 Jobim.[39] De acordo com Luiz Carlos Maciel,
"Seu objetivo era colocar a música popular brasileira na vanguarda musical do planeta. Contudo, 🗝 em jogos de cartas de cassino extensa medida, ela obedecia à tradição. O ritmo básico continuava a ser o samba, embora enriquecido por recursos 🗝 mais sofisticados, como as síncopas criadas por João Gilberto; as melodias eram líricas e ternas; e, finalmente, as letras ainda 🗝 tinham como principal tema os problemas das relações afetivas, as dores do amor, e preservavam o prazer no sofrimento que 🗝 caracteriza tradicionalmente as canções românticas. As novidades, portanto, eram mais formais do que conteudísticas. Mas essas inovações formais eram importantes 🗝 e manifestavam um novo espírito, urbano, culto e mesmo sofisticado. [...] Evidentemente, a música popular brasileira tradicional já era notável 🗝 pelo lirismo de jogos de cartas de cassino invenção melódica e, principalmente, por jogos de cartas de cassino vitalidade rítmica. A proposta fundamental, agora, era de enriquecê-la com 🗝 um avanço em jogos de cartas de cassino termos de harmonia. [...] Mas não foi apenas no plano estritamente musical que se verificou uma 🗝 evolução. Ao contrário dos antigos artistas da música popular brasileira tradicional, vindos das camadas mais pobres da população brasileira, de 🗝 instrução modesta e informação escassa, os novos artistas tinham freqüentemente formação universitária, eram informados e até cultos. As letras das 🗝 canções passaram a manifestar uma inédita intenção literária, fazendo com que muitos desses compositores acabassem sendo considerados poetas até mesmo 🗝 por critérios acadêmicos". [ 39 ]
Segunda metade do século XX [ editar | editar código-fonte ]
Roberto Carlos no início dos 🗝 anos 1970.
Caetano Veloso.
No entanto, no início dos anos 60, à medida que o movimento da bossa nova evoluía, o esteticismo 🗝 original dava lugar à introdução de temas políticos, tendência exemplificada em jogos de cartas de cassino Zé Keti e João do Vale, fazendo com 🗝 que ela sofresse uma cisão em jogos de cartas de cassino duas correntes opostas, abrindo o campo para a polêmica. A politização da música 🗝 popular ganharia corpo sob a ditadura implantada em jogos de cartas de cassino 1964, aparecendo o gênero da "canção de protesto", como a famosa 🗝 "Caminhando", de Geraldo Vandré. É a época dos grandes festivais musicais na TV, onde surgiu uma geração universitária de compositores 🗝 e cantores, entre os quais Chico Buarque e Edu Lobo, que seria idolatrada pela intelectualidade e classificada sob a sigla 🗝 MPB (Música Popular Brasileira). Era um movimento intimamente ligado ao engajamento político contra a ditadura.[39]
O movimento tropicalista, também caracterizado como 🗝 uma música de protesto, surgindo na mesma época e nos mesmos palcos da TV, distinguiu-se por associar numa mistura eclética, 🗝 reminiscente do movimento antropofágico, elementos da cultura pop, como o rock, e da cultura de elite, como as escolas modernista 🗝 e concretista das artes visuais, tendo um caráter mais erudito e experimental. Os baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil foram 🗝 os principais expoentes desse movimento.[40] Já o Iê Iê Iê ligava-se basicamente ao rock produzido nos Estados Unidos, embora no 🗝 Brasil tenha se suavizado e adotado uma temática romântica em jogos de cartas de cassino uma abordagem muitas vezes ingênua, numa corrente que veio 🗝 a ser conhecida como Jovem Guarda, de grande apelo entre as massas, tendo como grandes nomes Roberto Carlos, Erasmo Carlos, 🗝 Tim Maia, Wanderléa, José Ricardo, Wanderley Cardoso e conjuntos como Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers.[41]
A 🗝 transição para a década de 1970 foi marcada pela consolidação da MPB, "incorporando gêneros os mais variados ao seu repertório, 🗝 não somente de outras origens regionais (como o baião nordestino), mas também estrangeiros (como o reggae jamaicano). Nesse cenário a 🗝 Jovem Guarda foi considerada como 'alienada' dos problemas sociais e políticos do país sob ditadura militar", como referiu Ulhôa, e 🗝 logo o movimento perdeu jogos de cartas de cassino força.[41] Nesse contexto se destacam artistas como os Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Gal 🗝 Costa, Simone, Elis Regina, Rita Lee e Maria Bethânia.
Reginaldo Rossi.
Na mesma época surge também um gênero diferenciado de música romântica 🗝 popular, que ganharia o epíteto pejorativo de "cafona", depois substituído por "brega", com a intenção de desqualificar o gênero, mas 🗝 logo o nome foi assumido pelos seus adeptos, tornando-se uma corrente que ganhou um vasto público. Teve como precursores Orlando 🗝 Dias, Silvinho, Carlos Alberto, Cláudio de Barros e Evaldo Braga, entre outros, mas a fama do gênero se consolidou com 🗝 Waldick Soriano, com jogos de cartas de cassino "Eu não Sou Cachorro não", Odair José, com "Pare de Tomar a Pílula", e Sidney Magal, 🗝 com "Sandra Rosa Madalena". No início dos anos 80 a música brega se funde a outras correntes e se torna 🗝 de difícil caracterização, mas continua de grande apelo para as massas, surgindo novos sucessos como "Fuscão Preto", de Atílio Versutti 🗝 e Jeca Mineiro, e "Garçom", do chamado "Rei do Brega", Reginaldo Rossi.[42][43][44] Com o fim da Jovem Guarda, Roberto Carlos 🗝 também se aproximou de um estilo romântico que lhe valeu a classificação de brega, mas através dele firmou jogos de cartas de cassino posição 🗝 de cantor mais popular do país.[45][46]
Depois de ser rejeitado em jogos de cartas de cassino peso pelas correntes dominantes da música popular, o brega 🗝 vem recebendo apreciações positivas como um gênero que tem legitimidade, espelhando o gosto de expressiva parcela da população.[42][43][47] Paulo César 🗝 de Araújo, pesquisador do gênero, afirmou que "o brega está mais forte do que nunca. Assim como o samba, ele 🗝 agoniza mas não morre. Ele se transforma. Estamos hoje no tecno-brega, que é dançante e mexe com o corpo. Nos 🗝 anos 70 era algo mais romântico, você ouvia mais contemplativo".[43] Adriano Belisário também atestou o vigor do brega:
"Se vivo, Euclides 🗝 da Cunha concordaria: o cantor brega também é, antes de tudo, um forte. Sobreviventes da pobreza e do trabalho infantil, 🗝 estes artistas conviveram com duras críticas a seus trabalhos mesmo depois de se tornarem celebridades. O enorme sucesso não evitou 🗝 que fossem excluídos da historiografia da música brasileira por décadas. [...] Ao contrário dos artistas da MPB, eles não tiveram 🗝 formação universitária e não compunham prioritariamente canções de protesto. O Brasil dos cafonas era outro. Suas músicas falavam quase sempre 🗝 sobre a rejeição, seja ela amorosa ou social. Por conta disso, foram tachados de alienados e ignorados pelas elites culturais. 🗝 No entanto, está em jogos de cartas de cassino marcha uma retomada do brega. Patrícia Pillar lançou recentemente o documentário Waldick, Sempre no meu 🗝 coração e bandas jovens, como Los Hermanos e Mombojó, já regravaram canções de artistas considerados cafonas". [ 43 ]
Durante os 🗝 anos oitenta, com o fim da ditadura, o aparecimento de um novo sentimento de liberdade e prazer e o esvaziamento 🗝 das pesquisas em jogos de cartas de cassino torno do nacionalismo musical, o rock brasileiro ganhou grande impulso, nascendo o movimento BRock, onde a 🗝 "brasilidade" desta produção já era tomada como garantida, embora em jogos de cartas de cassino vários aspectos se alinhasse a correntes internacionais.[41][48] Neste momento 🗝 surgem bandas emblemáticas como Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Ultraje a Rigor e Legião Urbana. Segundo Mauro Ferreira, "os grupos 🗝 de rock desempenharam, a partir dos anos 80, o papel revolucionário feito pela estupenda geração revelada nos anos 60". No 🗝 final da década de 1980, gêneros populares ou regionais como o sertanejo, o pagode, a música afro e o axé 🗝 music passavam a ganhar espaço considerável.[48] Nos anos noventa, o funk carioca e o hip hop se popularizava entre jovens 🗝 do Sudeste brasileiro, enquanto que o brega resistia e se renovava, mantendo-se popular especialmente no Norte e Nordeste.[49]
Vinícius de Moraes.
Rita 🗝 Lee.
João Gilberto.
Elis Regina.
Chitãozinho & Xororó.
Tim Maia.
Chico Buarque
Daniela Mercury.
Gilberto Gil.
Luiz Gonzaga
O samba enquanto gênero musical surgiu em jogos de cartas de cassino princípios do século 🗝 XX no Rio de Janeiro, porém o termo já era usado desde pelo menos 1830 para designar manifestações com origem 🗝 no batuque como a roda de coco. Recebeu influências do samba de roda, da modinha, do maxixe e do lundu. 🗝 No início era um tipo de música identificada com as pessoas dos estratos mais humildes e tinha seu principal centro 🗝 no bairro carioca Estácio de Sá, mas logo ele sairia das rodas de improvisações e criações conjuntas dos morros cariocas 🗝 e seria alçado à condição de gênero musical mais "tipicamente" brasileiro. Contribuiu para isso a primeira gravação de um samba, 🗝 Pelo Telefone, lançada em jogos de cartas de cassino 1917, que teve sucesso nacional.[50][51]
Clara Nunes.
Em linhas muito gerais, o samba se caracteriza pela melodia 🗝 sincopada, a grande ênfase rítmica e uso importante da percussão. Contudo, enquanto ia dando origem à bossa nova, o samba 🗝 carioca recebia influência de muitos outros gêneros urbanos, como o rock e o funk, em jogos de cartas de cassino sínteses desenvolvidas por artistas 🗝 como Jorge Ben e Dom Salvador. Neste ínterim, já espalhado para todo o Brasil, alguns grupos absorviam elementos da música 🗝 folclórica, dando origem a correntes de caráter tradicional e regionalista. Hoje a denominação abrange uma grande variedade de linhas distintas, 🗝 como samba de roda, o samba-raiado, samba-corrido, samba-chulado, samba de partido alto, pagode, o samba-rap, samba-rock, samba-funk, samba-reggae e o 🗝 samba-enredo das escolas de samba de carnaval, entre inúmeros, cada qual incorporando influências diferentes e evoluindo com independência. Durante algum 🗝 tempo o samba foi uma das formas de resistência contra a penetração da influências estrangeiras, mas com a crescente diversificação 🗝 do gênero, que absorve hoje muitos elementos internacionais, há grande polêmica a respeito da justeza de apelidar alguns dos subtipos 🗝 como verdadeiro samba.[50][51][52] Diz Adalberto Paranhos:
"Denominador comum da propalada identidade cultural brasileira no segmento da música, o samba urbano teve 🗝 que enfrentar um longo e acidentado percurso até deixar de ser um artefato cultural marginal e receber as honras da 🗝 jogos de cartas de cassino consagração como símbolo nacional. Essa história, cujo ponto de partida pode ser recuado até a virada dos séculos XIX 🗝 e XX, foi toda ela permeada por idas e vindas, marchas e contramarchas, descrevendo, dialeticamente uma trajetória que desconhece qualquer 🗝 traçado uniforme ou linear". [ 51 ]
Em suas primeiras fases se destacaram músicos como Pixinguinha, Donga, Sinhô, Ismael Silva, Cartola, 🗝 Nílton Bastos e Candeia, mais tarde fariam nome Nelson Cavaquinho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Alcione, Beth Carvalho e 🗝 Clara Nunes, entre outros.[50][52]
A música popular hoje [ editar | editar código-fonte ]
Com a crescente abertura do Brasil à cultura 🗝 globalizada dos anos 90 em jogos de cartas de cassino diante, concomitante ao maior conhecimento, valorização e divulgação de suas próprias raízes históricas, jogos de cartas de cassino 🗝 música vem mostrando grande originalidade e variedade, observadas na criativa fusão de influências diversas e na riqueza de gêneros musicais 🗝 encontrados hoje em jogos de cartas de cassino dia, como o samba, a música sertaneja, o rock brasileiro, o samba-reggae, o baião, o forró, 🗝 a lambada, a música eletrônica, os regionalistas, entre tantos outros. Depois de pioneiros como Carmen Miranda, muitos outros nomes deram 🗝 à música popular brasileira divulgação internacional, e hoje ela tem aceitação em jogos de cartas de cassino muitas partes do mundo, e apesar de 🗝 fazer uso de uma pluralidade de referenciais globais, mantém um caráter distintivo que é rapidamente reconhecido e apreciado no estrangeiro.[49][53] 🗝 Diz Martha Tupinambá de Ulhôa:
"São muitos ritmos, tradicionais e importados, locais e transnacionais. Nessa cena globalizada onde fica a especificidade 🗝 da música brasileira? A questão sugere uma reflexão sobre essa trajetória, com influências e adaptações de música estrangeira e, também, 🗝 com a articulação de uma linguagem musical muito particular. O aspecto rítmico é sem dúvida o elemento mais marcante dessa 🗝 discussão. Mas o ritmo é muito mais que uma seqüência de durações organizadas num motivo, reconhecível aqui e ali. Existem 🗝 aspectos rítmicos muito sutis na música popular brasileira, responsáveis por seu molho e jogos de cartas de cassino ginga. Esse estilo brasileiro de fazer 🗝 música foi construído num longo processo histórico de contatos, empréstimos e trocas entre gêneros brasileiros e estrangeiros. [...] Novos gêneros 🗝 musicais se formam a partir da ação deliberada de músicos ao privilegiar determinadas manifestações melódicas, rítmicas, tímbricas e harmônicas. São 🗝 práticas musicais, por seu lado fundadas e fundidas a práticas sociais histórica e geograficamente específicas". [ 41 ]
Nota-se uma substancial 🗝 predominância das mulheres no campo da interpretação de canções: desde as divas da era do rádio até os dias atuais 🗝 as mulheres são maioria. Em jogos de cartas de cassino 2006 mais de 100 discos de intérpretes femininas foram lançadas. No mesmo período, foram 🗝 lançados apenas 34 discos de intérpretes masculinos.[54]
A música popular tradicional ou folclórica [ editar | editar código-fonte ]
Rugendas: Uma congada 🗝 no século XIX.
Inserida dentro da música popular brasileira está a chamada música tradicional ou folclórica, um sub-gênero que é constituído 🗝 por expressões musicais transmitidas de geração em jogos de cartas de cassino geração em jogos de cartas de cassino zonas onde os modernos meios de comunicação e o 🗝 mercado de consumo ainda não exercem decisivamente jogos de cartas de cassino influência diluidora. Contudo, a definição do que seja a música "folclórica" é 🗝 difícil, pois a música popular em jogos de cartas de cassino geral muitas vezes guarda importantes traços do que usualmente se considera tipicamente folclórico, 🗝 tais como a espontaneidade e a aceitação coletiva.[55][56]
Porém, ela se distingue pela virtual ausência de interesse comercial na produção; muitas 🗝 vezes tem autoria anônima ou coletiva; está essencialmente vinculada à oralidade, numa transmissão tradicional através das gerações; pode dar bastante 🗝 espaço para o improviso e a variação; pode fazer uso de estruturas e harmonias incomuns em jogos de cartas de cassino outras produções populares, 🗝 como as formas da ladainha e do repente, ou o uso dos modos medievais, e está na maior parte das 🗝 vezes ligada a cerimônias ou festividades tradicionais, bem como a lendas e mitos característicos de cada região, tendo fortes características 🗝 funcionais, havendo, por exemplo, canções de trabalho, canções de brincar e ninar, e cânticos devocionais, entre outras.[57][58][59] Pode ainda preservar 🗝 influências arcaicas, onde são detectáveis traços medievais europeus ou indígenas e negros muito antigos, ou de elementos étnicos específicos quando 🗝 pertencem a regiões de imigração de populações de fora do Brasil, como ocorre no Rio Grande do Sul, que recebeu 🗝 grandes levas de italianos, açorianos e alemães.[59]
Dentre as mais típicas estão as congadas, da região centro-nordeste do país, os ternos-de-reis, 🗝 associados a ritos religiosos católicos, o repentismo, gênero de desafio musical em jogos de cartas de cassino improviso, de larga difusão em jogos de cartas de cassino todo 🗝 o Brasil com estilos diversos, as cirandas, as cantigas de roda, que fazem parte do universo infantil, catira, cururu, toada, 🗝 fandango, jongo (caxambu), samba de roda, coco, bambelô, embolada, milonga, pajada, rancheira, bugio, carimbó, entre muitos outros gêneros que constituem 🗝 um riquíssimo acervo musical que tem inspirado compositores do porte de Villa-Lobos.
A partir do final da década de 60 um 🗝 trabalho de resgate da música popular brasileira de raiz foi feito pelo pesquisador Marcus Pereira que através de jogos de cartas de cassino gravadora 🗝 'Discos Marcus Pereira' levantou o que ficou conhecido como o 'Mapa musical do Brasil' indo da música da cidade até 🗝 as regiões mais remotas do interior do país, tendo como destaque uma série de 16 álbuns de música folclórica de 🗝 cada região do Brasil, podendo ser classificado como um documento da música popular brasileira com dimensões antropológicas e sociológicas.[60]
Indígenas no 🗝 Kuarup.
Dentro da classe de músicas tradicionais podem ser incluídas as ainda praticadas pelos remanescentes das tribos de índios que outrora 🗝 povoavam todo o território nacional e hoje vivem confinados em jogos de cartas de cassino reservas especialmente na região amazônica e do centro-oeste, onde 🗝 o contato com o colonizador foi menos profundo e transformador. Alguns grupos tiveram uma expressiva participação na música do Brasil 🗝 especialmente no âmbito das Reduções Jesuítas durante os séculos XVII e XVIII, adquirindo grande proficiência na interpretação da arte musical 🗝 de tradição européia, mas em jogos de cartas de cassino geral os índios evitaram o contato mais profundo com o branco, esquivando-se quando possível 🗝 da aculturação, e logo se retiraram para regiões mais remotas. Assim, seu papel na vida musical nacional diminuiu até quase 🗝 desaparecer, permanecendo jogos de cartas de cassino música como um universo à parte das correntes gerais que floresceram no país.[61][62]
Mencionada desde os primeiros tempos 🗝 coloniais, jogos de cartas de cassino música própria, ou o que dela restou, só passaria a receber mais atenção acadêmica e oficial a partir 🗝 do trabalho de pesquisa de Mário de Andrade e Villa Lobos no século XX.[63] Nas reservas onde ainda vivem seus 🗝 descendentes alguns ritos religiosos e festejos sociais de longa tradição ainda são encontrados de forma mais ou menos autêntica, como 🗝 as cerimônias do Kuarup, do Ouricuri e do Umbu, onde a música e a dança desempenham um papel de grande 🗝 relevo.[64]
Onde a música indígena encontrou o elemento negro fusões resultaram em jogos de cartas de cassino uma forma de cultura específica denominada cabocla, com 🗝 manifestações híbridas típicas como o candomblé de caboclo, o maracatu de caboclo e outras.
A música indígena tinha (e ainda tem) 🗝 um caráter sobrenatural, sendo ligada desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, celebração, culto, 🗝 ligação com os ancestrais e exorcismo, magia ou cura. Segundo certas lendas a música foi um presente dos deuses, entristecidos 🗝 com o silêncio que imperava no mundo dos humanos. Na maioria dos casos a música é associada à dança e 🗝 é uma atividade coletiva.[62][65][66]
Indígenas Kamaiurá tocando uma flauta típica, uruá.
A voz e o canto são dominantes na música indígena, mas 🗝 existe um muito variado instrumental de apoio, com instrumentos de percussão, sopro e zunidores, mas classificações próprias dos índios fazem 🗝 distinções diferentes, com dezenas de categorias para "coisas de fazer música". Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de 🗝 materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais. Não seguindo o sistema tonal 🗝 ocidental, a jogos de cartas de cassino sonoridade apresenta uma enorme sutileza e complexidade especialmente nos timbres e nas alturas. O ritmo também é 🗝 extensamente trabalhado. Contudo, não existe desenvolvimento de polifonia ou harmonia reais (num sentido ocidental), sendo de uma espécie monódica ou 🗝 no máximo heterofônica, com alguns exemplos de composição antifonal. Não existe notação, e o acervo de composições antigas é transmitido 🗝 pela prática continuada entre as gerações. A criação de novas músicas é geralmente adstrita aos pajés, que as intuem em 🗝 jogos de cartas de cassino seus transes onde estabelecem contato com deuses e ancestrais, ou surgem nos sonhos dos guerreiros mais distinguidos da tribo.[61][64][67]
Também 🗝 há rigorosas prescrições para uso de determinadas melodias e para quem será o intérprete, e para quando serão executadas. Há 🗝 músicas e instrumentos exclusivos dos homens, outros só de mulheres, ou melodias cantadas apenas em jogos de cartas de cassino um certo rito ou 🗝 com uma função específica. Em jogos de cartas de cassino algumas tribos as mulheres não podem sequer ver certos instrumentos (embora devam ouvir jogos de cartas de cassino 🗝 música), como as flautas produzidas com madeira de certas árvores sagradas como a paxiúba e embaúba, consideradas como sendo o 🗝 corpo místico de seus heróis.[64]
A interpretação musical está usualmente cercada de rituais propiciatórios ou facilitadores, como a pintura de uma 🗝 linha sobre o ouvido e lábio para facilitar o aprendizado de canções, colocar um ramo de enodoréu à orelha para 🗝 não esquecer a melodia, e uma série de outras praxes.
Críticas à música brasileira contemporânea [ editar | editar código-fonte ]
Debatendo 🗝 com músicos, produtores, críticos culturais e pesquisadores que discutiam em jogos de cartas de cassino jogos de cartas de cassino página no Facebook em jogos de cartas de cassino março de 2024, 🗝 o crítico e jornalista Juarez Fonseca do Zero Hora disse que a música do sertanejo universitário é "muito ruim": "Sempre 🗝 tivemos música boa e música ruim no Brasil, mas havia um equilíbrio. De uns tempos para cá, pelo menos 90% 🗝 do que as gravadoras lançam é totalmente descartável".[68]
Escrevendo para o Yahoo!, Regis Tadeu criticou a qualidade da música brasileira em 🗝 jogos de cartas de cassino abril de 2024: "É possível citar uma única canção que não tenha uma letra meramente ginasial?" Em jogos de cartas de cassino outra 🗝 crítica publicada em jogos de cartas de cassino agosto de 2024, analisando o pagode, sertanejo e o forró eletrônico, Tadeu disse que os gêneros 🗝 são "tsunami de lixo musical inédito na história da música brasileira".[69][70]
Em agosto de 2024, Nando Cordel também publicou uma crítica 🗝 negativa: "Nós compositores estamos fazendo um trabalho muito triste atualmente na música popular brasileira. Uma música que está em jogos de cartas de cassino 🗝 um nível baixíssimo. Cheia de pornografia, cheia de convites para cair na gandaia. É uma música que está profundamente na 🗝 lama, na lama podre (...) Essa música está atrofiando a mente das pessoas. Mexendo com as crianças e jovens. Na 🗝 realidade, a música pode mudar a vida das pessoas completamente (...) A música veio para fazer o bem e embelezar 🗝 as almas, e não para alienação total, como está acontecendo agora. A gente precisa acordar e não deixar essa música 🗝 dissolver a ética e a moral. (...) nós precisamos refletir e oferecer uma música de qualidade, que eleva, que pode 🗝 fazer você feliz. Pense numa música de paz e faça uma música melhor."[71]
Flávio Ricco, escrevendo para O Dia em jogos de cartas de cassino 🗝 outubro de 2024, destacou a "decadência da música popular brasileira", dizendo que "quase nada de importante se tem como registro 🗝 depois de Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Marisa Monte, Tribalistas".[72]
O produtor Rick Bonadio, publicou um post em jogos de cartas de cassino 🗝 jogos de cartas de cassino rede social em jogos de cartas de cassino janeiro de 2024, destacando: "Todos nós sabemos que vivemos o pior momento em jogos de cartas de cassino termos 🗝 de qualidade na música brasileira. Criticar e reclamar não vai nos trazer de volta belas canções com letras criativas e 🗝 poéticas então vamos trabalhar por isso. Mais ainda, vamos lutar por isso, já que amamos a música." Bonadio criticou "os 🗝 sucessos" das músicas produzidas a partir das "baladas", chamando de "pobres e fúteis. (...) Precisamos oferecer músicas boas. Artistas novos 🗝 com força e personalidade".[73]
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