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História do cinema Tipo ( d )
aspecto da história ( d ) história da mídiaaspecto da história
Uma das primeiras câmeras🌧️ usadas pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, pioneiros do cinema.
Embora não seja claro onde realmente começou a história do cinema,🌧️ a primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café, em Paris, em 28 de dezembro🌧️ de 1895.
Nesta data, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram de Cinematógrafo.
O🌧️ evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria🌧️ o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária.
O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat.[1]
O cinema baseia-se em🌧️ projeções públicas de imagens animadas.
O cinema nasceu de várias inovações que vão desde do domínio fotográfico até a síntese do🌧️ movimento.
A esta foi atribuída como causa a persistência da visão ou "persistência retiniana", por teóricos renomados e importantes.
Mas o efeito🌧️ de movimento do cinema não pode ser explicado pela "persistência retiniana" , onde na verdade, acontece em nível neural, já🌧️ posterior à fase da retina no processo de percepção visual.
Hugo Münsterberg, psicólogo e um dos primeiros teóricos do cinema, já🌧️ negava, em 1916, a possibilidade do efeito de movimento produzido no cinema resultar de fenômenos retinianos.
Münsterberg acreditava (e estava certo)🌧️ que tudo acontecia na fase neural do processo de percepção visual, e deu ao fenômeno o nome de "Phi" (Fenômeno🌧️ phi).
Dentre os jogos óticos inventados vale a pena destacar o thaumatrópio (inventado entre 1820 e 1825 por John Ayrton Paris),🌧️ Fenacistoscópio (1828-1832) por Joseph-Antoine Ferdinand Plateau, zootrópio (em 1828-1832 por William George Horner), praxinoscópio (em 1877) e o Estroboscópio (1828-1832🌧️ por Simon von Stampfer).
Em 1888, Charles-Émile Reynaud melhorou jogo de ganhar dinheiro na roleta invenção e começou projetar imagens no Musée Grévin durante 10 anos.
Em🌧️ 1876, Eadweard Muybridge fez uma experiência: primeiro colocou 12 e depois 24 câmeras fotográficas ao longo de um hipódromo e🌧️ tirou várias fotos da passagem de um cavalo.
Ele obteve assim a decomposição do movimento em várias fotografias e através de🌧️ um zoopraxiscópio pode recompor o movimento.
Em 1882, Étienne-Jules Marley melhorou o aparelho de Muybridge.
Em 1888, Louis Aimée Augustin Le Prince🌧️ filmou uma cena de cerca de 2 segundos mas a fragilidade do papel utilizado fez com que a projeção ficasse🌧️ inadequada.
William Kennedy Laurie Dickson, chefe engenheiro da Edison Laboratories, inventou uma tira de celuloide contendo uma sequência de imagens que🌧️ seria a base para fotografia e projeção de imagens em movimento.
Em 1891, Thomas Edison inventou o cinetógrafo e posteriormente o🌧️ cinetoscópio.
O último era uma caixa movida a eletricidade que continha a película inventada por Dickson mas com funções limitadas.
O cinetoscópio🌧️ não projetava o filme.
Programa da primeira exibição.
Baseado na invenção de Edison, Auguste e Louis Lumière inventaram o cinematógrafo, um aparelho🌧️ portátil que consistia num aparelho três em um (máquina de filmar, de revelar e projetar).
Em 1895, o pai dos irmãos🌧️ Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de🌧️ Paris.
A exposição foi um sucesso.
Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comumente conhecida como o nascimento do cinema🌧️ mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito.
Porém, as histórias americanas atribuem um🌧️ maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando na verdade o que ele fez foi pegar pequenos vídeos🌧️ e exibi-los em maquinas caça-níquel, e para não perder tal fonte lucrativa sempre foi contra a exibição dos filmes em🌧️ grandes salas.
Os irmãos Lumière enviaram ao mundo, a fim de apresentar pequenos filmes, os primeiros registros como um início do🌧️ cinema amador.
"Sortie de l'usine Lumière à Lyon" (ou "Empregados deixando a Fábrica Lumière") é tido como o primeiro audiovisual exibido🌧️ na história, sendo dirigido e produzido por Louis Lumière.
Do mesmo ano, ainda dos irmãos Lumière o filme L'Arroseur Arrosé, uma🌧️ pequena comédia.
Menos de 6 meses depois, Edison projetaria seu primeiro filme, "Vitascope".
Experiência de Eadweard Muybridge
Desde o início, inventores e produtores🌧️ cinematográficos tentaram casar a imagem com um som sincronizado.
Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 1920.
Assim sendo, durante🌧️ 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de efeitos especiais🌧️ e narração e diálogos escritos presentes entre cenas.
Tendo destaque para Charles Chaplin, considerado uma das figuras mais importantes no cinema🌧️ mudo.
Desenvolvimento e negócios [ editar | editar código-fonte ]
O ilusionista francês, Georges Méliès começou a exibir filmes em 1896, quando🌧️ adquiriu uma "filmadora".
Ele foi pioneiro em alguns efeitos especiais.
Seu filme "Le Voyage dans la Lune" (ou "Viagem à Lua") de🌧️ apenas 14 minutos foi provavelmente o primeiro a tratar sobre o assunto de alienígenas.[2]Edwin S.
Porter que se tornou cameraman de🌧️ Thomas Edison usou pela primeira vez a técnica de edição de imagens.
Em seu filme "Life of an American Fireman" de🌧️ 1903 é possível ver duas imagens diferentes mas que ocorreram simultâneamente, a visão de uma mulher sendo resgatada por um🌧️ bombeiro e a mesma cena com a visão do bombeiro resgatando a mulher.
Em "The Great Train Robbery" (1903), um dos🌧️ primeiros westerns do cinema, o grande legado foi o "cross-cutting" com imagens simultâneas em diferentes lugares.
Mas o mais importante em🌧️ Porter, foi que o final do filme "The Great Train Robbery" teve que ser mudado, por motivos morais e éticos,🌧️ visto que originalmente os bandidos se saiam bem no final, o que passava uma ideia de impunidade ao povo, se🌧️ mostrava a partir dai, um cinema "educador".
O desenvolvimento de filmes fez crescer os nickelodeons, pequenos lugares de exibição de filmes🌧️ onde se pagava o ingresso de 1 níquel, no qual se juntavam uma grande quantidade de pessoas, chamando a atenção🌧️ da elite para o poder de influencia daquelas exibições.
Os filmes também começaram a crescer em duração.
Antes um filme durava de🌧️ 10 a 15 minutos.
Em 1906, o filme australiano "The Story of the Kelly Gang" tinha 70 minutos sendo lembrado até🌧️ hoje como o primeiro longa-metragem da história do cinema.
Depois do filme australiano, a Europa começou a produzir filmes até mais🌧️ longos: "La Reine Élisabeth" (filme francês de 1912), "Quo Vadis" (filme italiano de 1913) e "Cabiria" (filme italiano de 1914),🌧️ este último com 123 minutos de duração.
Em janeiro de 1914 foi exibido "Photo-Drama of Creation", um filme com mais de🌧️ 8 horas de duração apresentado e narrado por Charles Taze Russell, fundador do movimento religioso dos Estudantes da Bíblia e🌧️ da Sociedade Torre de Vigia.
[5] O Fotodrama consistia de um conjunto de slides com pinturas coloridas descrevendo o relato criativo🌧️ bíblico desde a criação do Universo aos dias atuais, se prolongando pelos 1 000 anos futuros do reino de Jesus,🌧️ segundo as crenças de Russell.
Foi o primeiro filme a incluir som sincronizado e imagens coloridas.
O filme consistia em 96 gravações🌧️ de pequenos discursos bíblicos, narrados por um locutor bem conhecido da época.
Muitas cenas eram acompanhadas por música clássica.
Operadores habilidosos usavam🌧️ fonógrafos para tocar as gravações de música e voz, sincronizando o som com slides e filmes coloridos que encenavam histórias🌧️ da Bíblia.[6][7]
Pelo lado americano, o diretor D.W.
Griffith conseguia destaque.
Seu filme, "The Birth of a Nation" (ou "O Nascimento de uma🌧️ nação") de 1915, foi considerado um dos filmes mais populares da época do cinema mudo, causou polêmica por ser uma🌧️ glorificação da escravatura, segregação racial e promoção do aparecimento da Ku Klux Klan.
Já Intolerância (1916) ("Intolerance: Love's Struggle Throughout the🌧️ Ages") é considerado uma das grandes obras do cinema mudo, apesar da grande massa não ter entendido a proposta de🌧️ quatro historias simultâneas, achando o filme muito confuso.
"The Gold Rush" de Charlie Chaplin.
Até esta época, Itália e França tinham o🌧️ cinema mais popular e poderoso do mundo mas com a Primeira Guerra Mundial, a indústria europeia de cinema foi arrasada.
Os🌧️ EUA começaram a destacar-se no mundo do cinema fazendo e importando diversos filmes.
Thomas Edison tentou tomar o controle dos direitos🌧️ sobre a exploração do cinematógrafo.
Alguns produtores independentes emigraram de Nova York à costa oeste em pequeno povoado chamado Hollywoodland, graças🌧️ a Griffith, que já o sugeria.
Lá encontraram condições ideais para rodar: dias ensolarados quase todo ano, diferentes paisagens que puderam🌧️ servir como locações e quase todos as etnias como, negros, brancos, latinos, indianos, índios, orientais e etc, um "banquete" de🌧️ coadjuvantes.
Assim nasceu a chamada "Meca do Cinema", e Hollywood se transformou no mais importante centro da indústria cinematográfica do planeta.
(VER:🌧️ Cinema de arte)
Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema (Fox, Universal Studios, Paramount) promovidos por judeus (Darryl🌧️ Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc.
) que viam o cinema como um negócio.
Lutaram entre si e às vezes para competir🌧️ melhor, juntaram empresas assim nasceu a 20th Century Fox (da antiga Fox) e Metro-Goldwyn-Mayer (união dos estúdios de Samuel Goldwyn🌧️ com Louis B.Mayer).
Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o "star system", sistema de promoção de estrelas🌧️ e com isso, de ideologias e pensamentos de Hollywood.
Começaram a se destacar nesta época comédias de Charlie Chaplin e Buster🌧️ Keaton, aventuras de Douglas Fairbanks e romances de Clara Bow.
Foi o próprio Charles Chaplin e Douglas Fairbanks junto a Mary🌧️ Pickford e David Wark Griffith que acabaram criando a United Artists com o motivo de desafiar o poder dos grandes🌧️ estúdios.
O cinema no mundo [ editar | editar código-fonte ]
Em alternativa a Hollywood existiam vários outros lugares que investiam no🌧️ cinema de arte e contribuíam para seu desenvolvimento.
Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de🌧️ Cinema Impressionista Francês ou cinema de vanguarda (avant garde em francês).
Se destacaram nesta época o cineasta Abel Gance com seu🌧️ filme épico "Napoléon" e "J'accuse" e Jean Epstein com seu filme "A Queda da Casa de Usher" de 1928, ainda🌧️ se destaca Germaine Dulac de "La Souriante Madame Beudet".
Ainda temos nesse movimento "A Moça da Água" (La Fille de l'eau),🌧️ de Jean Renoir, que mais tarde ajudaria a construir outra escola de cinema: Realismo Poético Francês.
Na Alemanha surgiu o expressionismo🌧️ alemão donde se destacam os filmes "Das Cabinet des Dr.
Caligari" ("O Gabinete do Dr.
Caligari ") de 1920 do diretor Robert🌧️ Wiene, "Nosferatu", "Phantom" ambos de 1922 e do diretor Friedrich Wilhelm Murnau e Metrópolis de Fritz Lang de 1927.
Outros filmes🌧️ de destaque são: "O Gabinete das Figuras de Cera" e "A Última Gargalhada".
Na Espanha surgiu o cinema surrealista donde se🌧️ destacou o diretor Luis Buñuel.
"Un perro andaluz" (ou "Um Cão Andaluz" em português) de 1928 foi o filme que mais🌧️ representou o cinema surrealista de Buñuel.
Destaca-se ainda: "A Idade do Ouro".
Na Rússia se destacou o cineasta Serguei Eisenstein que criou🌧️ uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica.
Seu filme de maior destaque foi "O Couraçado Potemkin" (ou br:🌧️ "O Encouraçado Potemkin") de 1925.
Já Dziga Vertov, de "O Homem com a Câmera" se propôs a um documentário sofisticado, chamado🌧️ "Cine-Olho".
Outros filmes de arte russos de destaque são: "Aelita" e "Terra".
O dinamarquês Carl Theodor Dreyer, roda "Le Passion de Jeanne🌧️ D'arc", um filme mudo de 1928 com a atriz Maria Falconetti no papel de Joana.
Considerado por alguns um dos melhores🌧️ filmes de todos os tempos.
O filme dá valor à expressão facial.
Foi filmado na Itália.
Infelizmente, cerca de 90% dos filmes mudos🌧️ se perderam, por falta de cuidado ou de boa conservação.
De fato, a maioria dos filmes mudos foi derretida a fim🌧️ de recuperarem o nitrato de prata, um componente caro.
A era do som [ editar | editar código-fonte ]
Até então já🌧️ haviam sido feitos experimentos com som mas com problemas de sincronização e amplificação.
Em 11 de janeiro de 1914 estreava o🌧️ "Fotodrama da Criação", uma apresentação marcante produzida para que as pessoas desenvolvessem fé na Bíblia como a Palavra de Deus.
Numa🌧️ época em que a crença na evolução, a alta crítica e o ceticismo estava se instaurando, o "Fotodrama" defendia a🌧️ tradicional crença de um Criador único, Jeová.
Charles Taze Russell, que liderava os Estudantes da Bíblia (como então eram conhecidas as🌧️ Testemunhas de Jeová), estava sempre procurando meios mais rápidos e eficazes para divulgar a Bíblia.
Os Estudantes da Bíblia já faziam🌧️ uso do poder da página impressa havia mais de três décadas.
Agora, uma nova ferramenta atraiu a atenção deles: os filmes.
Na🌧️ década de 1890, o público conheceu o cinema mudo.
Alguns anos depois, em 1903, um filme religioso foi exibido numa igreja🌧️ em Nova York.
Em 1912, quando a indústria cinematográfica estava apenas iniciando, Russell corajosamente começou a preparar o "Fotodrama".
Ele percebeu que🌧️ os filmes poderiam transmitir seu conhecimento e ideológia bíblica de uma forma que a página impressa por si só não🌧️ conseguiria.
O "Fotodrama", que tinha oito horas de duração, era geralmente exibido em quatro partes.
Ele consistia em 96 gravações de pequenos🌧️ discursos bíblicos, narrados por um locutor bem conhecido da época.
Muitas cenas eram acompanhadas por música clássica.
Operadores habilidosos usavam fonógrafos para🌧️ tocar as gravações de música e voz, sincronizando o som com slides e filmes coloridos que encenavam histórias famosas da🌧️ Bíblia.
Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco) até que em🌧️ 1927, a Warner lançou o filme "The Jazz Singer", um filme musical que pela primeira vez na história do cinema🌧️ tinha alguns diálogos e cantorias sincronizados aliados a partes totalmente sem som; então em 1928 o filme "The Lights of🌧️ New York", (também da Warner), se tornaria o primeiro filme com som totalmente sincronizado.
O som gravado no disco do sistema🌧️ Vitaphone foi logo sendo substituído por outro sistema como o Movietone da Fox, DeForest Phonofilm e Photophone da RCA com🌧️ sistema de som no próprio filme.
O Beijo, lançado em 1929 e protagonizado pela atriz sueca Greta Garbo, foi o último🌧️ filme mudo da MGM e o último da história de Hollywood, com exceção de duas jóias raras de Chaplin: Luzes🌧️ da Cidade e Tempos Modernos.
No final de 1929, o cinema de Hollywood já era quase totalmente falado.
No resto do mundo,🌧️ por razões económicas, a transição do mudo para o falado foi feito mais lentamente.
Neste mesmo ano já lançado grandes filmes🌧️ falados como "Blackmail" de Alfred Hitchcock (o primeiro filme inglês falado), "Applause" do diretor Rouben Mamoulian (um musical em preto🌧️ e branco) e "Chinatown Nights" de William A.
Wellman (mesmo diretor de "Uma estrela nasce" de 1937).
Foi também no ano de🌧️ 1929 criado o prêmio Óscar ou Prêmios da Academia que serve até os dias atuais como premiação aos melhores do🌧️ cinema.
O uso do som fez com que o cinema se diversificasse mais em termos de gêneros.
Dessa nova tecnologia nascia o🌧️ musical e também algumas comédias cinematográficas.
E do casamento dos dois surgia a comédia musical.
"Gone With the Wind" de Victor Fleming.
Filmes🌧️ históricos ou bíblicos na maioria das vezes caminharam de mãos dadas.
Dentre os que misturavam este dois gêneros se destacaram "Os🌧️ Dez Mandamentos" (versão original de 1923), "Rei dos Reis" de 1927 e Cleópatra de 1934.
Filmes de gangsters se tornaram populares🌧️ como por exemplo "Little Caesar" e "The Public Enemy" ambos de 1931.
Este tipo de filme foi fortemente influenciado pelo Expressionismo🌧️ Europeu.
Talvez o ator que mais se destacou neste gênero foi Humphrey Bogart.
O gênero ficção científica já existente desde o cinema🌧️ mudo foi se desenvolvendo cada vez mais com a produção de clássicos como "Drácula" (com Bela Lugosi) de 1931 e🌧️ "Frankenstein" (com Boris Karloff) do mesmo ano.
O duplo sentido com conotações sexuais de Mae West em "She Done Him Wrong"🌧️ de 1933.
A comédia anárquica sem sentido dos Irmãos Marx.
Em 1939 os maiores êxitos do cinema foram "O Maravilhoso Mágico de🌧️ Oz" e o "Gone with the Wind" (pt: "E tudo o vento levou"; br: "E o vento levou").
Na Itália foi🌧️ criada a Cinecittà por ordem de Mussolini em 1937.
Na América Latina se destacaram o mexicano Cantinflas e a luso-brasileira Carmem🌧️ Miranda.
Carmem Miranda estreou no filme "Alô Alô Carnaval " de 1936 mas conseguiria sucesso internacional na década seguinte atuando em🌧️ Hollywood.
O filme "Casablanca" de 1943
A Segunda Guerra Mundial fez com que a Inglaterra e Estados Unidos produzissem vários filmes com🌧️ apelo patriota e que serviram de propaganda de guerra.
Havia também, já no final da guerra, filmes antinazistas.
Dentre os filmes que🌧️ retrataram a época da guerra se destacou o popular "Casablanca" de 1943 com o ator Humphrey Bogart.
No começo da década,🌧️ o diretor Orson Welles lançou o filme "Citizen Kane" (em Portugal, "O Mundo a seus Pés"; no Brasil, "Cidadão Kane")🌧️ com inovações como ângulos de filmagem e narrativa não linear.
Em 1946, o diretor Frank Capra lançou o filme "It's a🌧️ wonderful life".
Ambos os filmes estão classificados entre os melhores de todos os tempos.
No ano de 1947, o Comitê de Investigação🌧️ de Atividades Antiamericanas do Senado dos Estados Unidos fez a primeira lista negra de Hollywood, acusando 10 diretores e escritores🌧️ de promover propaganda comunista.
Os filmes "Mission to Moscow" e "Song of Russia" foram considerados propaganda pró-soviética.
Na Itália nascia o Neorrealismo🌧️ como reação ao cinema fascista do regime de Mussolini, e buscava a máxima naturalidade, com atores não profissionais, iluminação natural🌧️ e com uma forte crítica social.
Se considera inaugurado o gênero com "Roma, Cidade Aberta" (de 1945), ainda que se considera🌧️ como seu maior representante "Ladrões de bicicletas)" de Vittorio de Sica.
O Comitê de Investigação de Atividades Antiamericanas do Senado dos🌧️ Estados Unidos amplia a lista suspeita incluindo diretores, atores e escritores incluindo até mesmo Charles Chaplin.
O início da década de🌧️ 1950 marcou para a chanchada brasileira uma enorme reviravolta.
Embora a Atlântida Cinematográfica tenha se consagrado na década anterior como uma🌧️ das mais fortes indústrias cinematográficas do país, ainda assim as produções eram um tanto desleixadas.
Os estúdios estavam mal acomodados, os🌧️ equipamentos sem a manutenção necessária e os atores recebiam quantias ínfimas pelo árduo trabalho de interpretar em condições precárias.
No fim🌧️ da década 1940, mais precisamente no ano 47, o sucesso das chanchadas trouxeram para a Atlântida uma série de novos🌧️ investidores, interessados principalmente em participar dos lucros da empresa, então ainda sob a administração de Moacyr Fenelon e dos irmãos🌧️ José Carlos e Paulo Burle.
[8] Entra em cena nesta altura um personagem que será fundamental na consolidação das produções da🌧️ Atlântida na década de 1950: Luiz Severiano Ribeiro Júnior.
Severiano entrou juntamente com vários outros empresários nos investimentos em produções, que🌧️ a ele principalmente interessavam por seu domínio em pelo menos 40% das salas de exibição no Brasil.
Assim, ele poderia participar🌧️ dos lucros de uma forma muito maior.
A grande surpresa veio ainda em 1947, quando noticiaram que Severiano havia comprado uma🌧️ grande quantia de ações da Atlântida, tornando-se acionista majoritário e, consequentemente, dono da companhia.
Os filmes 3-D porém duraram pouco tempo,🌧️ de 1952 até 1954 dentre os quais se destacou o filme "House of Wax" de 1953.
O cineasta Akira Kurosawa projeta🌧️ mundialmente o cinema japonês com os filmes "Rashômon" e "Shichinin no Samurai" ("Os Sete Samurais "), lá também se destaca🌧️ Kenji Mizoguchi ("Ugetsu monogatari") e Yasujiro Ozu ("Tōkyō Monogatari ").
No final da década de 1950 surgia na França o movimento🌧️ Nouvelle Vague no qual se destacaram Claude Chabrol, Jean-Luc Godard ("O Acossado") e François Truffaut ("Os Incompreendidos").
Marilyn Monroe se destaca🌧️ como atriz e símbolo sexual feminino nas obras de Billy Wilder em "The Seven Year Itch", de 1955 e "Some🌧️ Like it Hot", de 1959.
O cinema da Índia era produzido em grande escala, mas no ano de 1955 pela primeira🌧️ vez ganhou reconhecimento internacional com o filme "Pather Panchali" (ou "A canção do caminho").
O cineasta sueco Ingmar Bergman ganha projeção🌧️ internacional como um dos maiores cineastas de todos os tempos com as obras-primas "Det Sjunde Inseglet" (O Sétimo Selo) e🌧️ "Smultronstället" (Morangos Silvestres), ambas do ano de 1957.
Alfred Htichcock lança "Vertigo", considerado um dos maiores êxitos do cinema.
Nos anos 1960🌧️ o sistema Hollywood começou a entrar em declínio.
Muitas produções passaram a ser feitas em Pinewood Studios na Inglaterra e Cinecittà🌧️ na Itália ficando fora de Hollywood.
"Mary Poppins" de 1964 da Walt Disney Productions, "My Fair Lady" também de 64 e🌧️ "The Sound of Music" (br: A noviça rebelde - pt: Música no coração) de 1965 estão entre os filmes mais🌧️ rentáveis da década.
Iniciado pelo diretor John Cassavetes, o cinema americano passou a tomar novos rumos com a produção independente com🌧️ orçamento reduzido.
Na França o destaque ficou para "Jules e Jim" de 1962 (br: "Uma mulher para dois" de François Truffaut).
Na🌧️ Itália foi o filme "La Dolce Vita" de Federico Fellini de 1960.
Na Inglaterra o destaque ficou para o início da🌧️ série de filmes de 007 com o filme "Dr.No" em 1962.
Na América Latina o maior destaque ficou por conta da🌧️ Argentina e do diretor Fernando Solanas.
Pensando o cinema [ editar | editar código-fonte ]
História do pensamento cinematográfico - apontamentos [🌧️ editar | editar código-fonte ]
Desde o momento em que o Cinema começou dar seus primeiros passos, os envolvidos com a🌧️ nova prática já começavam a pensá-la teoricamente.
Este primeiro momento, que pode ser chamado de tradição Formativa, pensou o Cinema a🌧️ partir de seus aspectos técnicos, principalmente no que tange à importância da montagem para uma película.
O nome que se destaca🌧️ nesse momento é o de Sergei Eisenstein, soviético.Segundo Quinsani:"(...
) o autor central da categoria formativa, e que mais ganhou projeção,🌧️ foi Sergei Eisenstein.
Boa parte de jogo de ganhar dinheiro na roleta reflexão está associada à execução de suas obras, que tiveram grande reverberação em todo🌧️ o mundo.
Seus principais livros são: A forma do filme e O sentido do filme.
Toda jogo de ganhar dinheiro na roleta reflexão gira em torno da🌧️ montagem, considerada o eixo central da estruturação do fazer cinematográfico e de jogo de ganhar dinheiro na roleta teorização.(...)".[ 9 ]
O predomínio desta forma de🌧️ pensar o Cinema não duraria para sempre.
Já a partir da década de 1920 se começa a perceber que o Cinema🌧️ não pode ser pensado apenas através de elementos técnicos.
Béla Balázs aponta que David Wark Griffith, com jogo de ganhar dinheiro na roleta revolucionária técnica de🌧️ montagem fragmentária de cenas, renovou a maneira de se contar histórias ao possibilitar novos direções para o olhar do espectador.
Novas🌧️ tecnologias também contribuíram para a evolução da imagem cinematográfica.
A resposta contra a tradição Normativa amadureceu na segunda metade do século🌧️ XX.
Contra o caráter político que a tradição Formativa dava ao Cinema, se passou a argumentar que a realidade apreendida pela🌧️ tela grande vinha antes de qualquer significado que se quisesse incutir em um filme.
Siegfried Kracauer e André Bazin são os🌧️ grandes nomes desse movimento.Kracauer"(...
) Elabora o conceito de abordagem cinemática, na qual o cineasta tem em jogo de ganhar dinheiro na roleta mente a intenção🌧️ do registro do real e do registro cinematográfico desse real.
O cinema só tende a perder seu caráter específico quando é🌧️ enquadrado como arte tradicional, pois esta só pode ser pensada a partir da transcendência pela imaginação daquilo que aborda.
A realidade🌧️ está mais explícita a partir do cinema na medida em que expressa os significados do mundo.(...)".[ 10 ]
André Bazin, na🌧️ França, contribuiu para a criação de muitas das tendências teóricas que ainda vigoram.
História da relação entre a História e o🌧️ Cinema - apontamentos [ editar | editar código-fonte ]
Se Arthur Elton propôs pela primeira vez (em 1950) que o Cinema🌧️ deveria ser posto no mesmo patamar das outras fontes históricas, foi somente em 1970 com Marc Ferro e seu artigo🌧️ "O filme, uma contra-análise da sociedade?" que o assunto começou a entrar em discussão no âmbito acadêmico em larga escala.
Ferro🌧️ até mesmo nomeou esta nova frente de pesquisa de "sócio-história cinematográfica".
Quinsani nos explica que Ferro propôs para que se conseguisse🌧️ ver o conteúdo latente dentro de um filme que"(...
) a ideologia encontra-se na base de sustentação do conteúdo apresentado por🌧️ um filme.
Real e ficção se formam e transitam a partir destas bases.
A análise do conteúdo aparente de suas imagens e🌧️ jogo de ganhar dinheiro na roleta crítica a partir do cruzamento de outras fontes, permite desvelar o conteúdo latente, a zona de realidade não-visível, composta🌧️ pelos elementos transpostos conscientemente ou inconscientemente pelos realizadores do filme.(...)".[ 11 ]Referências
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V País de origem Curaçau Lançamento 2019 Endereço💶 eletrônico blaze .com
Blaze é um site de apostas e cassino online sediado na ilha de Curaçau.
Ficou notório no Brasil, a💶 partir de 2023, devido aos patrocínios de influenciadores como Neymar e Felipe Neto e às acusações de golpe.
A Blaze entrou💶 no circuito mediático de Portugal, em 2019, depois de uma reportagem da Rádio Renascença que dava conta de que alguns💶 dos maiores youtubers portugueses, como SirKazzio e Wuant, estavam promovendo o site de apostas, que não dispunha de licença para💶 operar no país.
Na sequência dessa reportagem, a Blaze recebeu notificação do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ) para💶 cessar atividade.
[1][2] A Blaze tentou operar nos Estados Unidos e também teve suas operações bloqueadas.
Mais tarde em 2019, a empresa💶 começou a operar no Brasil.
[3] Em agosto de 2022, após receber algumas críticas, a Blaze alegou que não roubava clientes💶 e que havia um problema com saques travados devido a problemas cadastrais.[4]
A partir de maio de 2023, a Blaze ganhou💶 projeção nacional especialmente devido a um vídeo do youtuber Daniel Penin intitulado "BLAZE – Tire dos Pobres e dê aos💶 Influencers", onde denuncia que quem mais se beneficia no jogo são os influenciadores, que fazem a propaganda para o site.
Segundo💶 Penin, os influencers poderiam lucrar até 50 milhões de reais com os patrocínios, e uma das maneiras de pagamento do💶 site aos influenciadores é que, cada vez que um apostador perde dinheiro na Blaze, os patrocinadores recebem comissão.
[5] Segundo Penin,💶 dentro da Blaze teria uma inteligência artificial por trás de todos os jogos que estão lá, criado para manipular as💶 apostas e fazer o apostador perder dinheiro.
Esse robô seria programado para o apostador pensar que vai ganhar dinheiro e acabar💶 perdendo o que tem.
[6] Penin também mostrou que a localização da sede da empresa estava em um paraíso fiscal, e💶 que o CEO tinha uma identidade completamente anônima.[7]
Em junho de 2023, a Blaze somava 24 704 reclamações no site Reclame💶 Aqui, com a maioria das pessoas relatando golpe e falta de pagamento.
O site classificou a empresa como "não recomendada", pois💶 "não responde a pelo menos 50% das reclamações recebidas".
Um levantamento da Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), em parceria💶 com o Portal do Bitcoin, encontrou 15 processos judiciais contra a Blaze em oito estados brasileiros.[5]
Após o vídeo de Penin,💶 diversos influencers foram criticados por patrocinar a Blaze, especialmente o futebolista Neymar e o youtuber Felipe Neto.
[8] Neymar assinou o💶 contrato no final de 2022 onde, por quatro anos, ele seria o embaixador global do grupo.
[9] Felipe Neto iniciou o💶 patrocínio no segundo semestre de 2022, e chegou a fazer uma transmissão ao vivo no YouTube na qual passou uma💶 hora e meia jogando e falando sobre a Blaze.
[10] Após as críticas, Felipe defendeu a empresa, disse que estava sendo💶 alvo de "campanha difamatória",[11] e pediu por regulamentação de jogos de azar em suas redes sociais.
[5] Posteriormente, afirmou expressamente em💶 vídeo no YouTube que manterá o contrato.
[12] O youtuber Peter Jordan disse que não renovaria o contrato.
[13] O deputado federal💶 Kim Kataguiri comentou que a Blaze "comete fraude contra clientes".
[14] O Santos Futebol Clube, que tem a Blaze como patrocinadora💶 master, analisou o caso e disse que não teme problemas contratuais.[3]
Em 7 de junho, Daniel Penin lançou uma segunda parte💶 ao vídeo, revelando que o domínio blaze.com.
br , redirecionamento para o site principal blaze.
com , tem como proprietário Erick Loth💶 Teixeira, de acordo com o WHOIS.
Seu nome e rosto foram borrados no vídeo.
[15] Em suas redes sociais, Erick aparece usando💶 boné da Blaze em foto com Jon Vlogs, que já disse ser o responsável por coordenar a ação massiva de💶 marketing do cassino via influencers.
Em outra foto, Erick aparece com camisa da Blaze em uma foto com um grupo de💶 pessoas ao redor do humorista Fábio Porchat.
Penin afirma que antes de seus vídeos, o Instagram de Erick era aberto e💶 que ele era seguido por muitas celebridades.
Após os vídeos, Erick fechou jogo de ganhar dinheiro na roleta conta - e os influencers pararam de segui-lo,💶 segundo o youtuber.
[16] Em entrevista, Erick afirma que não é o dono da Blaze.[17]
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