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globo esporte mg de hoje, o "American Boat Challenge" consiste em 100 tentativas realizadas até 1000 jardas de livre-socorro no 👌 estado norte-americano, e os resultados dos 10 "pole positions" chegam a um total de 2,2 milhões de milhas no campeonato.
O 👌 "American Boat Challenge" é realizado anualmente no dia 7 de junho no "Golden Boat Festival" e é patrocinado pelo FWA; 👌 no dia 8 de junho no "Boat Challenge" a maratona de 800 milhas, em 5 datas no Canadá, Suíça e 👌 Japão; no dia 17 de junho no "Citricross".
Até os dias 11 de junho, o circuito de Boat teve
várias corridas realizadas 👌 pela equipe, incluindo o Torneio de Long Briot no Oregon/Northwest Territory (Estados Unidos) no Canadá, Torneio de Long Trek na 👌 Flórida, Torneio de Long Trek em San Diego, Torneio de Long Trek no Indiana e o Torneio de Big Trek 👌 no Texas.
Em 2001, a corrida era chamada de "America's Boat Challenge".
O Campeonato Catarinense de Futebol de 2017 foi a 12ª 👌 edição do torneio, organizado pela equipe de futebol Catarinense.
A final foi disputada no Estádio da Ulbra, em Florianópolis, no dia 👌 19 de Julho.
As inscrições para a Série B do Campeonato Catarinense começaram em
17 de junho de 2017.
Os clubes que disputarão 👌 o Grupo A tiveram direito a quatro vagas na Série B de 2020.
Apenas uma equipe do estado disputa a Série 👌 B da primeira divisão estadual (2º a 14 dias) e nenhuma equipe disputa a Série B da segunda divisão estadual 👌 (5º a 9 dias).
Vale observar: Clubes que lideraram o campeonato ao final de cada rodada: Clubes que ficaram na última 👌 posição do campeonato ao final de cada rodada: Estas são as dez maiores públicos da temporada de 2017: Em negrito, 👌 as equipes que obtiveram o título do Campeonato Catarinense
de Futebol de 17 de junho de 2017, sendo quatro da divisão 👌 de elite e uma do grupo B.
A discografia de Lauren Faust é composta principalmente de três álbuns de estúdio: dois 👌 álbuns de estúdio e três DVDs, lançados nos Estados Unidos.
Em 2002 e até 2009, Lauren Faust fez trilhas sonoras e 👌 apresentações de teatro, rádio e tv no Brasil, em especial para o filme "Duetos e Expositores", estrelado por Fernanda Montenegro.
Em 👌 2006, Lauren lançou seu primeiro álbum solo, intitulado "Her Name Is Lauren", a trilha sonora foi lançada em 2008, como 👌 o álbum solo do single,
lançado em 2009, "Her Name Is The Blue Horizon", com direção de Alex Rossano.
O Instituto Superior 👌 de Agricultura e a Ciência Renovável (ISOR) foi criado pela lei nº 5 8867 de 30 de janeiro de 1965.
Sua 👌 missão de pesquisa fundamental é a docência, educação e extensão universitária para o ensino superior na Universidade de São Paulo 👌 (USP), sem distinção do Instituto Superior de Agricultura e a Ciência Renovável (ISOR).
O ISOR atua através de uma estrutura organizacional 👌 com características organizacionais de apoio do próprio Instituto - por meio de cursos, projetos, convênios, convênios, convênios acadêmicos, e da 👌 estrutura
acadêmica de apoio de todo o Sistema Integrado de Ensino (SIE) - constituindo um amplo corpo de agentes administrativos.
O Instituto 👌 está instalado em três áreas: A atual estrutura foi criada em 1972 através da Lei 12.
324, que deu origem aos 👌 Sistemas Integrados S.A.
criados no Brasil nas décadas de 50 e 60.
Além desses, em 1988 o Decreto nº 7.
297 aprova a 👌 criação do Instituto Federal de Direito Agrário (IFESPO) no país.
A atual estrutura é composta pelas seguintes unidades federativas: São Paulo, 👌 Minas Gerais e Paraná: as unidades federativas que não integram as Unidades Doméneradas (URIs) do Brasil
foram substituídas por cidades e 👌 estados do país.
Na década de 1970 o Instituto recebeu o título de Instituto de Pesquisas Científicas do Brasil (IPE) sob 👌 a denominação de IPE-SP (Instituto de Pesquisas Científicas) pela Portaria nº 3880, de 22 de fevereiro de 1975, que define 👌 a "Universidade, que tem atividades de pesquisa sobre o comportamento e a consciência humana", por meio de um decreto de 👌 27 de março de 1975.
A instituição é transformada em autarquia a partir de 1º de abril de 1976 com a 👌 denominação de Instituto de Pesquisa Científica (ICP), permanecendo assim durante alguns anos, com
a orgânica de Lei nº 1.
831 (1978), sendo 👌 o Conselho Administrativo Nacional de Ciência e Tecnologia (CNET) o órgão responsável pela organização e administrando o ISOR.
O processo de 👌 escolha da Diretoria da IPE tem sido lento o seu surgimento; porém, é reconhecido pela Associação Brasileira de Pesquisas Científicas 👌 (ABCPF), o que não impede o estabelecimento de outros programas de pesquisa e extensão, como o de mestrado e doutorado, 👌 em áreas de pós-graduação, em nível superior e em mestrado.
Há, entretanto, esforços contínuos
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Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela DMA Design, publicado pela BMG Interactive e distribuído pela ⭕️ Take-Two Interactive.
É o primeiro título da série Grand Theft Auto e foi lançado em novembro de 1997 para MS-DOS e ⭕️ Microsoft Windows, em dezembro para PlayStation e em outubro do ano seguinte para Game Boy Color.
O jogo segue a história ⭕️ de um criminoso que começa bets estrela bet carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e aos poucos vai chamando a atenção de ⭕️ grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos.
Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada uma com seus próprios inimigos e aliados, ⭕️ enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.
A jogabilidade é apresentada a partir de uma perspectiva aérea e coloca o ⭕️ jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar missões, apesar de elas serem necessárias para ⭕️ desbloquear novos níveis.
Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ladrão chamado Race 'n' Chase em que ⭕️ o jogador controlava policiais perseguindo criminosos.
Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a ideia de jogar como o criminoso foi ⭕️ adotada.
Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de jogar da maneira que desejasse.
Grand Theft Auto ⭕️ criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo violento, com discussões ocorrendo até na Câmara ⭕️ dos Lordes sobre proibir a bets estrela bet venda.
Toda bets estrela bet campanha de divulgação, organizada pelo publicitário Max Clifford, foi baseada na criação ⭕️ de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título.
Apesar de críticas quanto à qualidade dos gráficos e dos controles, ⭕️ Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade de bets estrela bet jogabilidade e o nível de ⭕️ entretenimento que proporcionava aos jogadores.
Duas expansões se passando na Inglaterra da década de 1960 foram lançadas, acrescentando mapas, armas e ⭕️ veículos totalmente novos.
Imagem de Grand Theft Auto mostrando a visão aérea, os veículos e o protagonista ao centro.
Grand Theft Auto ⭕️ se passa em três cidades diferentes: Liberty City, San Andreas e Vice City.
As três são baseadas em locais reais dos ⭕️ Estados Unidos: Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente.
Cada localidade é bem distinta da outra, com suas principais características também ⭕️ sendo tiradas de suas contrapartes do mundo real: Liberty City é cheia de arranha-céus, Vice City é coberta por palmeiras ⭕️ e possui muitas praias, e San Andreas tem várias ladeiras íngremes.
[1] As três cidades são povoadas por diferentes pedestres e ⭕️ mais de vinte tipos de veículos, como ônibus e esportivos.
Dentro dos veículos é possível sintonizar estações de rádio que transmitem ⭕️ músicas e notícias.[2]
É um jogo de mundo aberto em terceira pessoa visto a partir de uma perspectiva aérea.
[3] A câmera ⭕️ se distancia do personagem quando o jogador entra em algum veículo, a fim de lhe proporcionar uma melhor visão de ⭕️ seu arredores, e se aproxima quando o jogador está a pé ou dirigindo devagar, para que ele possa melhor visualizar ⭕️ os detalhes das ruas e pedestres.[2][4]
Quatro tipos diferentes de armas estão disponíveis para o jogador utilizar: pistola, metralhadora, lança-chamas e ⭕️ lança-granadas-foguete.
Cada vez que o jogador realiza uma ação criminosa, como matar ou roubar, ele ganha pontos que são mostrados no ⭕️ canto superior direito da tela.
Entretanto, sucedidas ações criminosas aumentam seu "nível de procurado" que é simbolizado por estrelas, e quanto ⭕️ o maior número de estrelas mais agressivamente a polícia perseguirá o jogador.
[2][5][6] Outro meio de conseguir pontos é através das ⭕️ missões principais; apesar do jogo não obrigar os jogadores a realizá-las, elas são necessárias para desbloquear as novas cidades.
Grand Theft ⭕️ Auto dá liberdade para que o jogador escolha o seu próprio modo de jogar: como quer navegar pelas cidades, como ⭕️ quer realizar as missões, se quer matar ou não pedestres nas ruas.[2][5]
Ao iniciar Grand Theft Auto os jogadores têm oito ⭕️ opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, Mikki, Travis, Troy e Ulrika.
Entretanto, não havia ⭕️ nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse escolhido em detrimento de outro.
[7] Além do ⭕️ protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage no decorrer da história, que são Robert ⭕️ "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus.
Seragliano é um mafioso chefe da família Vercotti e um ⭕️ homem obcecado em vingar a morte do pai.
Fu é o chefe de uma gangue asiática e que lendariamente possui 130 ⭕️ anos de idade.
El Burro é o líder de uma gangue latina que está em conflito com a gangue de Fu.
Deever ⭕️ é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes.
E por fim Marcus é o líder da ⭕️ gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.[8]
O protagonista começa bets estrela bet carreira em Liberty City realizando trabalhos ⭕️ para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano.
Depois de completar um número de serviços, ele é avisado por uma gangue rival ⭕️ que suas ações estão causando grande dano ao seu chefe, Sonetti.
O protagonista mesmo assim continua trabalhando para Seragliano e mata ⭕️ Sonetti.
Depois de mais trabalhos, Bubby o chama e o elogia, porém avisa que a polícia está cercando a gangue e ⭕️ seria uma boa ideia eles deixarem a cidade.[5]
Assim que o protagonista chega em San Andreas ele é contatado pela gangue ⭕️ de Uncle Fu, começando a trabalhar para eles.
Depois de fazer alguns trabalhos para a gangue, ele se encontra pessoalmente com ⭕️ Fu, que expressa bets estrela bet gratidão pelos serviços e afirma que suas ações trouxeram honra para a família.
Em seguida o protagonista ⭕️ entra no serviço de El Burro.
Novamente, após vários trabalhos o protagonista conhece seu grato chefe pessoalmente, que o manda para ⭕️ a cidade de Vice City.[5]
As ações do protagonista chamaram a atenção do policial corrupto Samuel Deever, que afirma ter evidências ⭕️ que podem colocá-lo na cadeia.
Ele começa a trabalhar para o policial.
O ciclo se repete e os dois se encontram pessoalmente, ⭕️ com Deever avisando para o protagonista tomar cuidado com suas atitudes.
Em seguida ele passa a trabalhar para os Rastafaris até ⭕️ se encontrar com seu líder Brother Marcus, que acredita que o protagonista fez um excelente trabalho, porém que eles não ⭕️ vão se ver mais.[5]
David Jones, fundador da DMA Design e produtor de Grand Theft Auto.
Grand Theft Auto foi originalmente concebido ⭕️ e desenvolvido pela companhia escocesa DMA Design, que havia sido fundada em 1987 por David Jones.
A companhia ganhou proeminência ao ⭕️ longo da primeira metade da década de 1990 desenvolvendo os jogos da série Lemmings.
Após o lançamento de três títulos da ⭕️ série e vários pacotes de expansão, a DMA por fim decidiu encarar um novo projeto por já terem em mãos ⭕️ "um motor interessante que havia sido desenvolvido".[9]
A DMA havia se mudado para Dundee, Escócia, possuindo na época os melhores computadores ⭕️ disponíveis para o desenvolvimento de jogos.
Suas instalações eram as maiores e mais potentes do Reino Unido.
Jones viu a possibilidade de ⭕️ realizar seu sonho de criar uma cidade realista dentro de um jogo eletrônico.
Ele tinha uma "fascinação com o quão viva ⭕️ e dinâmica uma cidade poderia ser usando o mínimo de memória e velocidade de processamento".
Jones pediu para bets estrela bet equipe encontrar ⭕️ ideias para tornar isso possível.
Um programador construiu uma cidade vista do alto, enquanto outro pegou esse mesmo mapa e colocou ⭕️ carros correndo pelas ruas.
[10] Jones gostou do resultado e decidiu desenvolver um jogo a partir disso; para ele, o movimento ⭕️ dos prédios aliado aos carros e à câmera dava uma grande sensação de velocidade e altura.
[6][9] A ideia que foi ⭕️ formada tinha o jogador no papel da polícia que corre atrás de criminosos em perseguições de alta velocidade, um conceito ⭕️ simples e eficiente para Jones, que afirmou: "Polícia e ladrão tem uma estrutura natural que todo mundo conhece".
O jogo foi ⭕️ chamado de Race 'n' Chase e recebeu mais detalhes, como pedestres que andavam pelas ruas e semáforos que faziam os ⭕️ outros carros pararem.[11]
Com um demo pronto, Jones levou o Race 'n' Chase para a publicadora BMG Interactive, que há muito ⭕️ desejava trabalhar com a DMA na criação de jogos.
Ele conseguiu um contrato de 3,4 milhões de libras esterlinas e um ⭕️ prazo de treze meses para desenvolver o título.
[11] Entretanto, logo ficou claro tanto para a equipe da DMA quanto para ⭕️ a da BMG que o jogo naquele conceito e forma estava maçante; era impossível dirigir em alta velocidade atrás dos ⭕️ criminosos e não atropelar os ícones dos pedestres que andavam pelas calçadas e, como o jogador estava no controle de ⭕️ um policial, seria repreendido pela morte de um inocente.
[12] A equipe decidiu então inverter os papéis e transformar o jogador ⭕️ no criminoso.
Dessa maneira, se um pedestre fosse atropelado o jogador ganharia pontos ao invés de perdê-los.
[13] Como o roteirista Brian ⭕️ Baglow colocou: "Você é um criminoso, então, se fizer algo ruim, ganha uma recompensa!".
As missões mudaram e passaram a envolver ⭕️ o protagonista roubando carros nas ruas e realizando tarefas para criminosos.
A mudança era radical pois, até então na história dos ⭕️ jogos eletrônicos, o jogador na grande maioria das vezes jogava como o "herói".
Essa alteração foi bem recebida e aprovada pela ⭕️ BMG, principalmente pelo executivo encarregado Sam Houser, que enxergou o produto como algo "cartunesco e absurdo".[14][15]
A equipe de desenvolvimento começou ⭕️ a adicionar mais detalhes para a cidade, como árvores e efeitos sonoros,[13] além de várias referências a filmes como Reservoir ⭕️ Dogs, James Bond e The French Connection.
[16] Houser via o jogo como um mundo ficcional e queria uma grande ênfase ⭕️ na liberdade do jogador.
Para atender a esse desejo, a equipe criou três cidades distintas onde o jogo se passaria, todas ⭕️ baseadas em cidades reais.
Jones escolheu aquelas que ele achava que causariam mais impacto: Miami, que foi transformada na cidade de ⭕️ Vice City; São Francisco, que se tornou San Andreas; e por fim Nova Iorque, que virou Liberty City.[1]
Essa grande liberdade ⭕️ dada ao jogador criou um problema quando Race 'n' Chase foi para grupos de testes: muitas pessoas não se interessavam ⭕️ em realizar missões, achando mais divertido apenas matar e roubar pela cidade.
Até então, as missões eram passadas aos jogadores através ⭕️ de cabines telefônicas específicas, mas depois de algumas discussões isso foi alterado para que todos os telefones pudessem passar missões ⭕️ ao jogador, eliminando a necessidade de ir a determinado lugar apenas para iniciar uma missão.
[17] Mesmo assim, Jones estava cético ⭕️ sobre um mundo tão aberto e livre; para ele os jogadores sempre precisam de um objetivo.
Para resolver esse problema ele ⭕️ estabeleceu que o jogador precisaria acumular o maior número de pontos possíveis para passar de nível, comparando a ideia com ⭕️ um pinball.[18]
Durante todo o processo de desenvolvimento, Jones e o resto da equipe da DMA priorizaram a jogabilidade ao invés ⭕️ dos gráficos, uma contratendência do mercado.
Eles se focaram em usar a limitada capacidade de processamento dos computadores da época para ⭕️ aprimorarem a física do jogo, as ações da cidade e a inteligência artificial dos pedestres e dos inimigos.
Essa atitude foi ⭕️ apoiada por Houser, que acreditava que os jogadores também concordariam com essa abordagem ao conferirem o resultado final: "O visual ⭕️ é o de menos.
Se for uma experiência envolvente e divertida, as pessoas vão jogar".[19]
Porém, no final de 1996 foi lançado ⭕️ Tomb Raider, um dos maiores sucessos de venda e crítica até então.
O título tinha gráficos tridimensionais de grande qualidade para ⭕️ a época, além de uma protagonista carismática e chamativa.
Os executivos da BMG passaram a temer que Race 'n' Chase, com ⭕️ gráficos bidimensionais simples e história clichê, não fosse ser atrativo para o público e crítica especializada, que costumavam priorizar a ⭕️ aparência de um jogo na hora de julgá-lo.
A companhia quis abandonar o projeto, pressionando a DMA todos os meses.
Uma pesquisa ⭕️ interna informal realizada com os funcionários da BMG elegeu Race 'n' Chase como o jogo mais provável de fracassar.
Houser e ⭕️ seu irmão Dan Houser conseguiram acalmar a BMG e mantê-los no projeto; ao mesmo tempo a DMA manteve seu pensamento ⭕️ que uma boa jogabilidade compensaria gráficos inferiores.[20]
A DMA tinha originalmente recebido da BMG um prazo de treze meses para o ⭕️ desenvolvimento, entretanto ele acabou demorando trinta meses para ficar completo.
[6] Ao final do ciclo de produção, a BMG achou que ⭕️ o título Race 'n' Chase não era muito bom e decidiu alterá-lo para Grand Theft Auto.[21]
A liberdade no mundo do ⭕️ jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim ⭕️ criaram a ideia de ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos mais variados gêneros.
A composição de todas as ⭕️ músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin Anderson, Craig Conner e Grant Middleton.
Eles compunham ⭕️ as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios da empresa.[18][22]
Grand Theft Auto tem sete emissoras ⭕️ de rádio: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground 77.
7, It's Unleashed on 93.
5 FM e ⭕️ The Fergus Buckner Show.
Além dessas, há também uma rádio pertencente à polícia.
Todas podem ser ouvidas quando o jogador entra em ⭕️ algum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.
[23] Os jogadores de PC e PlayStation podem ⭕️ retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por outro com suas próprias músicas.
Quando o personagem ⭕️ entra em algum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD.[23]
O tema principal de Grand Theft Auto é "Gangster ⭕️ Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na estação N-CT FM.
Com a exceção da Head ⭕️ Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados durante o jogo.[23]
Divulgação e controvérsias [ editar ⭕️ | editar código-fonte ]
Max Clifford criou controvérsias nos meios de comunicação para promover Grand Theft Auto.
A BMG ainda estava temerosa ⭕️ sobre a baixa qualidade gráfica do jogo, mas principalmente sobre seu conteúdo violento.
Dessa maneira, a companhia decidiu contratar o publicitário ⭕️ Max Clifford para realizar a divulgação do jogo.
Clifford tinha um histórico de manipular tabloides e criar escândalos para divulgar seus ⭕️ clientes, muitas vezes entrando em conflito com membros conservadores da sociedade.
Gary Dale, o chefe da BMG, disse ao publicitário que ⭕️ eles queriam "ter certeza de que podemos gerenciar esse tipo de conteúdo da maneira correta.[...
] precisamos garantir o posicionamento correto ⭕️ tanto do jogo quanto da mensagem contida nele".[24]
Clifford pensou diferente e conseguiu convencer os executivos da BMG a abraçar a ⭕️ violência do jogo ao invés de tentar ocultá-la ou afastá-la da mídia.
Para ele a violência era parte integral do produto ⭕️ e não se podia escapar dela.
Ele admitiu que Grand Theft Auto seria muito criticado por algumas pessoas, mas disse que ⭕️ não deveriam ter medo contanto que a classificação indicativa fosse respeitada.
O publicitário então baseou a divulgação do jogo na criação ⭕️ de controvérsias na mídia e no governo britânico sobre seu conteúdo, explicando: "Vamos encorajar as pessoas certas a acreditar que ⭕️ seria bom para elas se posicionar contra esse jogo ultrajante e criticá-lo".
O plano era gerar uma divulgação gratuita que acabaria ⭕️ encorajando o público jovem a comprar o produto.
A ideia foi bem recebida pelos irmãos Houser, porém Jones e a DMA ⭕️ ficaram muito inseguros em promover Grand Theft Auto apenas na base da controvérsia.[25]
Clifford foi atrás dos seus contatos no governo ⭕️ e plantou informações sobre o jogo.
[26] Algum tempo depois em 20 de maio de 1997, cinco meses antes do lançamento ⭕️ de Grand Theft Auto, lorde Gordon Campbell, Barão Campbell de Croy, foi à Câmara dos Lordes do Reino Unido falar ⭕️ sobre a violência do jogo e como, na opinião dele, o título era um perigo para as "crianças" e "jovens" ⭕️ do país.
A discussão tomou a câmara, com muitos lordes defendendo que o jogo não deveria receber permissão para ser vendido ⭕️ em território britânico.
[26][27] Ficou decidido que a British Board of Film Classification, órgão responsável pela classificação de entretenimento no Reino ⭕️ Unido, avaliaria Grand Theft Auto e decidiria se ele poderia ser legalmente vendido.[26]
As discussões na Câmara dos Lordes chamaram a ⭕️ atenção da mídia.
O jornal Daily Mail escreveu "jogo criminoso que faz apologia a assaltantes", também listando as atividades que o ⭕️ jogador podia realizar: "Imagine-se [...
] roubando veículos exóticos e cometendo seu primeiro assassinato, matando policiais, vendendo drogas, roubando bancos e ⭕️ até exterminando imigrantes ilegais!".
[28] Outros jornais se seguiram com manchetes e artigos semelhantes, todos enfantizando a má influência que Grand ⭕️ Theft Auto poderia ser para os jovens.
O porta-voz da Scottish Motor Trade Association afirmou que "expor as mentes da juventude ⭕️ para o crime automobilístico dessa maneira é deplorável".
A BMG ficou feliz com a repercussão e os resultados, e aos poucos ⭕️ até mesmo a DMA passou a sentir o mesmo.[29]
A fim de aumentar ainda mais as controvérsias, Clifford fez propaganda nos ⭕️ rádios com trechos dos debates na Câmara dos Lordes, espalhou multas falsas com o logotipo do jogo por estacionamentos de ⭕️ convenções de jogos e um pôster com uma lista de atividades criminais que o jogador podia realizar.
Quando Baglow ralou seu ⭕️ carro em uma árvore, Clifford circulou a informação distorcida que um dos criadores de Grand Theft Auto havia sofrido um ⭕️ enorme acidente automobilístico e teve bets estrela bet carteira de motorista apreendida.
Apesar de Baglow ter gostado da "brincadeira", Jones ainda estava reticente ⭕️ e não acreditava que várias pessoas estavam criticando um jogo ainda não lançado.[30]
A British Board of Film Classification havia contratado ⭕️ um psicólogo da Universidade de Nottingham Trent para estudar o jogo e o veredito final foi emitido pouco antes do ⭕️ lançamento.
O pronunciamento citava que a violência de Grand Theft Auto "não tem precedentes", porém não proibiu bets estrela bet venda e o ⭕️ classificou como um produto recomendado para maiores de dezoito anos.
A BMG ficou muito satisfeita com a classificação e o resultado ⭕️ da campanha, com Clifford estimando que haviam alcançado por volta de treze milhões de pessoas apenas com as controvérsias.
[31] Mesmo ⭕️ tendo recebido classificações similares ao redor do mundo, o jogo ainda assim atraiu polêmicas semelhantes em países como a Alemanha ⭕️ e França, enquanto o Brasil proibiu completamente bets estrela bet venda em território nacional.[6]
O plano da BMG era iniciar o lançamento de ⭕️ Grand Theft Auto no Reino Unido, depois ir para os Estados Unidos e em seguida expandir para outros mercados.
Suas plataformas ⭕️ originais eram MS-DOS e Microsoft Windows, porém um mês depois ele também foi lançado para PlayStation.
O jogo estreou em território ⭕️ britânico em 28 de novembro de 1997, porém de acordo com o jornalista David Kushner, "o lançamento de GTA parecia ⭕️ secundário perto do próprio hype".
[32] Nos Estados Unidos o jogo chegou em fevereiro de 1998.
A ASC Games de Connecticut ficou ⭕️ encarregada de distribuí-lo nas plataformas PC enquanto a Take-Two Interactive cuidou do lançamento para PlayStation.
A ASC seguiu o mesmo plano ⭕️ de Clifford no Reino Unido e também promoveu o título por meio de controvérsias, e dessa forma várias publicações norte-americanas ⭕️ correram matérias similares às britânicas que ressaltavam o conteúdo violento e a liberdade dada ao jogador em Grand Theft Auto.[33]
Grand ⭕️ Theft Auto também seria lançado para Nintendo 64 por volta do final de 1999, contendo supostamente melhoramentos nos controles e ⭕️ nos gráficos, além da adição de novos níveis e características do jogador.
Junto com isso existiram certas discussões sobre a possibilidade ⭕️ da Nintendo censurar o jogo por causa da linguagem e da violência.
[34] Entretanto, a versão foi cancelada antes mesmo de ⭕️ qualquer material ter sido divulgado.
[35] Mesmo assim uma versão para Game Boy Color foi lançada em outubro de 1999 na ⭕️ Europa e em novembro nos Estados Unidos, com a Tarantula Studios tendo ficado encarregada da conversão.[36]
A primeira expansão de Grand ⭕️ Theft Auto foi London, 1969, lançada em maio de 1999 para as versões de computadores e de PlayStation, sendo a ⭕️ primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony.
[6] O jogo se passa em uma recriação da cidade de Londres ⭕️ no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre oito personagens principais assim que começa.
[37] A ⭕️ história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para vários chefões a fim de subir no ⭕️ submundo do crime.
Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do final da década de 1960 e as ⭕️ ruas seguem a mão inglesa.
As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos ⭕️ e nos controles.[37][38]
A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de London, 1969 apenas por download para computadores, ⭕️ sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato.
[6] London, 1961 era na verdade uma expansão da primeira expansão, necessitando bets estrela bet ⭕️ instalação para poder ser jogável.
[39] Ela acrescentava novas missões e veículos e um novo modo multijogador em um mapa inspirado ⭕️ na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.[40]
A decisão de colocar as duas expansões se ⭕️ passando em Londres veio principalmente de Sam Houser, que nasceu e viveu durante muitos anos na cidade antes de se ⭕️ mudar para os Estados Unidos.
Ele queria realizar uma versão digital do filme policial Get Carter de 1971, que por acaso ⭕️ tinha no elenco bets estrela bet mãe, a atriz Geraldine Moffat.
De acordo com Houser: "Nos anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e ⭕️ popular, mas com uma constante tendência ultraviolenta".[41]
Grand Theft Auto recebeu críticas geralmente boas e medianas para suas versões no PC ⭕️ e no PlayStation, porém a conversão para Game Boy Color teve críticas muito piores quando comparada às outras plataformas.
As análises ⭕️ elogiavam a liberdade dada ao jogador e o nível de entretenimento que proporcionava, porém criticavam os controles e os gráficos ⭕️ inferiores.
No site agregador de resenhas Game Rankings, a versão para computadores tem uma média de aprovação de 78.
50%,[42] a versão ⭕️ para PlayStation ficou com 68.
33%,[43] enquanto a versão de Game Boy tem uma classificação de apenas 57.33%.[47]
A Computer Games Magazine ⭕️ elogiou a diversão proporcionada e conceito criminal, dizendo que "o modo divertido com o qual o jogo aceitou a anarquia ⭕️ é revigorante, deixando de lado o ponto de vista bonzinho encontrado na maioria dos jogos", dando uma nota 9/10 e ⭕️ definindo Grand Theft Auto como um "joguinho brilhante".
[carece de fontes] A PlayStation Magazine também gostou muito do jogo e o ⭕️ chamou de "um dos lançamentos mais originais, inovadores, tecnicamente impressionantes e controversos da história do PlayStation".[48]
A GameSpot foi mais contida ⭕️ em suas duas resenhas, uma para a versão de PlayStation e outra para a de computadores.
Ryan Mac Donald avaliou o ⭕️ jogo no PlayStation e achou os gráficos bem simples e os controles excessivamente difíceis, porém elogiou seus efeitos sonoros, música ⭕️ e acima de tudo a liberdade que dava ao jogador.
Mac Donald concluiu bets estrela bet resenha com uma nota 8/10 escrevendo que ⭕️ "eu amei o jogo e recomendaria para qualquer um que não tenha problemas com violência ou linguagem adulta".
[2] Tasos Kaiafas ⭕️ realizou a crítica para computadores, porém deu uma nota mais baixa em 6,4/10; ele disse que Grand Theft Auto era ⭕️ divertido, porém necessitava de paciência.
Ele elogiou a física dos veículos, mas também criticou os controles, concluindo seu texto com "ele ⭕️ não vai ganhar nenhum prêmio.
Aspirantes a sociopatas capazes de lidar com alguns defeitos vão se divertir muito".[46]
A Computer Gaming World ⭕️ teve uma análise negativa das versões para computador.
Na opinião deles a "ASC Games [distribuidora norte-americana] precisa desesperadamente de um sucesso ⭕️ no PC, porém não sei se Grand Theft Auto será ele.
É uma diversão deprava, porém uma cuja reputação acaba excedendo ⭕️ bets estrela bet significância".
Já a GamePro e a Gaming Age não acharam o jogo nem um pouco divertido, com a segunda dizendo ⭕️ que Grand Theft Auto eventualmente ficava "chato".
[carece de fontes] Similarmente a Digital Press deu uma nota 5/10 criticando os controles ⭕️ e os gráficos, concluindo a resenha dizendo que "A única característica interessante do jogo seria ver quantas pessoas ainda o ⭕️ acham divertido sem a violência em massa".[49]
As versões para Game Boy Color foram as mais criticadas.
Craig Harris da IGN achou ⭕️ que os controles permaneceram ruins, a qualidade sonora era muito baixa e ainda criticou a falta de carros nas ruas, ⭕️ "que não é exatamente uma boa coisa quando toda a ideia é parar carros para roubá-los"; ele concluiu bets estrela bet resenha ⭕️ com uma nota 4/10 aconselhando os jogadores a não comparem a versão a menos que gostassem da versão para console.
[36] ⭕️ A Nintendo Power Magazine foi um pouco mais positiva com uma nota 6,2/10, porém também criticou os controles e afirmou ⭕️ que "o único controle de jogo bom em Grand Theft Auto é a operação do botão de ligar e desligar".[carece ⭕️ de fontes]
A pior das resenhas ficou com a Entertainment Weekly, que deu ao jogo uma nota "F" e escreveu "caça-níqueis ⭕️ ofensivo [...
] tão monótono quanto desconfortável (você ganha pontos de bom comportamento com seu mafioso, porém), deixa o jogador à ⭕️ mercê de gráficos datados e um jogo que te enche de culpa, mas nenhum prazer".[44]
A equipe da DMA e da ⭕️ BMG já esperavam críticas voltadas aos controles e os gráficos, porém não acharam que seriam citadas frequentemente, esperando que a ⭕️ jogabilidade de mundo aberto fosse ser o suficiente para atrair a maior parte do foco.
Como Dan Houser colocou: "Se é ⭕️ legal de se jogar, o visual pouco importa".[50]
Grand Theft Auto permaneceu durante 26 semanas na lista dos mais vendidos do ⭕️ Reino Unido, algo extremamente incomum já que jogos mais antigos sempre perdem lugar para novos lançamentos.
[51] As vendas mesmo assim ⭕️ foram modestas, porém mantiveram-se estáveis em aproximadamente dez mil cópias por semana.
Isso ocorreu muito por conta do boca a boca ⭕️ de diversos jogadores recomendando o título a outros.
[52] Ele vendeu por volta de quinhentas mil cópias em território britânico, arrecadando ⭕️ uma quantia de 25 milhões de libras esterlinas, muito acima do orçamento total do jogo, que consistiu principalmente nos salários ⭕️ da equipe.
[52] No final, o jogo veio a vender mais de um milhão de cópias mundialmente e gerou milhões em ⭕️ receita para suas companhias envolvidas.[53]
Logotipo da série usado a partir de Grand Theft Auto III.
Grand Theft Auto foi um dos ⭕️ jogos eletrônicos de maior controvérsia até então.
Anteriormente, a enorme maioria dos jogos colocava o jogador apenas em situações que o ⭕️ obrigavam a realizar atividades positivas.
[54] As exceções, como Wolfenstein 3D e Doom, ainda permaneciam um pouco obscuras e limitadas.
A visão ⭕️ muito difundida até a década de 1990 pensava que os jogos eram produtos principalmente para crianças e seus conteúdos deviam ⭕️ estar de acordo com esse público,[54][55] porém Sam Houser achava que existia um grande mercado disponível para satisfazer adultos que ⭕️ desejavam conteúdos mais maduros do que até então estava disponível.
[54] A decisão de contratar Clifford para realizar a divulgação, um ⭕️ publicitário influente e controverso, foi algo inédito para a indústria.
As controvérsias geradas por Clifford sobre o conteúdo e seu possível ⭕️ efeito no público jovem eram miradas justamente nesse pensamento que tais produtos destinavam-se apenas a crianças, fazendo com que a ⭕️ campanha de Grand Theft Auto ficasse muito eficiente.[56]
Grand Theft Auto foi o primeiro jogo de grande destaque e impacto a ⭕️ incentivar que seus jogares realizassem ações criminosas dentro do mundo do jogo.
[14] Apesar de não ter sido o primeiro jogo ⭕️ a se ambientar em um mundo aberto (a série The Legend of Zelda já fazia isso há muito tempo, por ⭕️ exemplo), ele foi pioneiro ao não obrigar seus jogadores a fazerem missões, mesmo incentivando-os para ganhar benefícios.
Era possível para o ⭕️ jogador andar pelas cidades causando caos e nunca iniciar uma missão sequer.[18]
Apesar do sucesso do jogo e a repercussão que ⭕️ teve na mídia, suas vendas não foram grandiosas e o mercado continuava dominado por títulos voltados para o público mais ⭕️ infantil.
Mesmo assim, seu lucro e impacto foram o suficiente para que uma sequência fosse encomendada.
Sua produção começou na mesma época ⭕️ de London, 1969.
[41] A sequência, Grand Theft Auto 2, estreou no final de 1999 com uma nova história e cidade, ⭕️ além de gráficos e jogabilidade aprimorada.
No meio tempo entre os dois jogos a BMG virou uma subsidiária da Take Two, ⭕️ Sam Houser tornou-se seu presidente, ela se mudou para um escritório em Nova Iorque e foi renomeada para Rockstar Games.
[6] ⭕️ Jones também vendeu DMA, para uma empresa chamada Gremlin Interactive, porém permaneceu em Dundee.[57]
Jones deixou a produção dos jogos da ⭕️ série após Grand Theft Auto 2, enquanto Sam Houser passou ao cargo de produtor executivo e Dan Houser virou o ⭕️ roteirista.
Foi apenas com Grand Theft Auto III em 2001 que a série realmente alcançou grande sucesso.
Com gráficos tridimensionais graças a ⭕️ plataforma PlayStation 2, uma história não mais clichê e atores famosos dublando os personagens, o título se tornou o jogo ⭕️ mais vendido do ano em apenas dois meses e um dos mais aclamados da história dos jogos eletrônicos.
A violência foi ⭕️ aumentada e consequentemente as polêmicas, e junto a série começou a receber vários processos pelo conteúdo, principalmente vindos do advogado ⭕️ Jack Thompson.
Mesmo com toda a polêmica, cada novo título passou a ser recebido com aclamação de crítica e recordes de ⭕️ vendas.
[6][58] Atualmente, a série Grand Theft Auto é um dos maiores sucessos do entretenimento mundial, já tendo vendido mais de ⭕️ 150 milhões de cópias em diversas plataformas e arrecadado bilhões em dólares.
[59] O décimo primeiro título da série, Grand Theft ⭕️ Auto V, é sozinho o detentor de sete Guinness World Records,[60] rendendo oitocentos milhões de dólares em receita nas primeiras ⭕️ 24 horas de venda e um bilhão nos primeiros três dias, tornando-se o maior lançamento da história do entretenimento e ⭕️ o produto que mais vendeu em menos tempo.[61][62]Referências
Grand Theft Auto é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela DMA Design, ⭕️ publicado pela BMG Interactive e distribuído pela Take-Two Interactive.
É o primeiro título da série Grand Theft Auto e foi lançado ⭕️ em novembro de 1997 para MS-DOS e Microsoft Windows, em dezembro para PlayStation e em outubro do ano seguinte para ⭕️ Game Boy Color.
O jogo segue a história de um criminoso que começa bets estrela bet carreira realizando pequenos trabalhos para gângsters e ⭕️ aos poucos vai chamando a atenção de grandes criminosos, desde mafiosos a policiais corruptos.
Suas ações levam-no a diferentes cidades, cada ⭕️ uma com seus próprios inimigos e aliados, enquanto o protagonista sobe no submundo da criminalidade.
A jogabilidade é apresentada a partir ⭕️ de uma perspectiva aérea e coloca o jogador dentro de um mapa com liberdade total, não estando obrigado a realizar ⭕️ missões, apesar de elas serem necessárias para desbloquear novos níveis.
Grand Theft Auto inicialmente começou como um jogo de polícia e ⭕️ ladrão chamado Race 'n' Chase em que o jogador controlava policiais perseguindo criminosos.
Entretanto, o conceito foi considerado maçante e a ⭕️ ideia de jogar como o criminoso foi adotada.
Os criadores trabalharam muito para garantir que o jogador tivesse a liberdade de ⭕️ jogar da maneira que desejasse.
Grand Theft Auto criou grande controvérsia antes mesmo de seu lançamento por causa de seu conteúdo ⭕️ violento, com discussões ocorrendo até na Câmara dos Lordes sobre proibir a bets estrela bet venda.
Toda bets estrela bet campanha de divulgação, organizada pelo ⭕️ publicitário Max Clifford, foi baseada na criação de polêmicas que serviriam como promoção gratuita para o título.
Apesar de críticas quanto ⭕️ à qualidade dos gráficos e dos controles, Grand Theft Auto teve bons números de vendas e foi elogiado pela liberdade ⭕️ de bets estrela bet jogabilidade e o nível de entretenimento que proporcionava aos jogadores.
Duas expansões se passando na Inglaterra da década de ⭕️ 1960 foram lançadas, acrescentando mapas, armas e veículos totalmente novos.
Imagem de Grand Theft Auto mostrando a visão aérea, os veículos ⭕️ e o protagonista ao centro.
Grand Theft Auto se passa em três cidades diferentes: Liberty City, San Andreas e Vice City.
As ⭕️ três são baseadas em locais reais dos Estados Unidos: Nova Iorque, São Francisco e Miami, respectivamente.
Cada localidade é bem distinta ⭕️ da outra, com suas principais características também sendo tiradas de suas contrapartes do mundo real: Liberty City é cheia de ⭕️ arranha-céus, Vice City é coberta por palmeiras e possui muitas praias, e San Andreas tem várias ladeiras íngremes.
[1] As três ⭕️ cidades são povoadas por diferentes pedestres e mais de vinte tipos de veículos, como ônibus e esportivos.
Dentro dos veículos é ⭕️ possível sintonizar estações de rádio que transmitem músicas e notícias.[2]
É um jogo de mundo aberto em terceira pessoa visto a ⭕️ partir de uma perspectiva aérea.
[3] A câmera se distancia do personagem quando o jogador entra em algum veículo, a fim ⭕️ de lhe proporcionar uma melhor visão de seu arredores, e se aproxima quando o jogador está a pé ou dirigindo ⭕️ devagar, para que ele possa melhor visualizar os detalhes das ruas e pedestres.[2][4]
Quatro tipos diferentes de armas estão disponíveis para ⭕️ o jogador utilizar: pistola, metralhadora, lança-chamas e lança-granadas-foguete.
Cada vez que o jogador realiza uma ação criminosa, como matar ou roubar, ⭕️ ele ganha pontos que são mostrados no canto superior direito da tela.
Entretanto, sucedidas ações criminosas aumentam seu "nível de procurado" ⭕️ que é simbolizado por estrelas, e quanto o maior número de estrelas mais agressivamente a polícia perseguirá o jogador.
[2][5][6] Outro ⭕️ meio de conseguir pontos é através das missões principais; apesar do jogo não obrigar os jogadores a realizá-las, elas são ⭕️ necessárias para desbloquear as novas cidades.
Grand Theft Auto dá liberdade para que o jogador escolha o seu próprio modo de ⭕️ jogar: como quer navegar pelas cidades, como quer realizar as missões, se quer matar ou não pedestres nas ruas.[2][5]
Ao iniciar ⭕️ Grand Theft Auto os jogadores têm oito opções de personagens protagonistas para escolher com quem jogar: Bubba, Divine, Katie, Kivlov, ⭕️ Mikki, Travis, Troy e Ulrika.
Entretanto, não havia nenhuma mudança na jogabilidade ou na história do jogo caso um personagem fosse ⭕️ escolhido em detrimento de outro.
[7] Além do protagonista, os outros personagens de destaque são os criminosos que o jogador interage ⭕️ no decorrer da história, que são Robert "Bubby" Seragliano, Uncle Fu, El Burro, Samuel Deever e Brother Marcus.
Seragliano é um ⭕️ mafioso chefe da família Vercotti e um homem obcecado em vingar a morte do pai.
Fu é o chefe de uma ⭕️ gangue asiática e que lendariamente possui 130 anos de idade.
El Burro é o líder de uma gangue latina que está ⭕️ em conflito com a gangue de Fu.
Deever é um oficial corrupto da polícia de Vice City suspeito de vários crimes.
E ⭕️ por fim Marcus é o líder da gangue Rastafaris e o maior traficante de drogas de Vice City.[8]
O protagonista começa ⭕️ bets estrela bet carreira em Liberty City realizando trabalhos para a gangue de Robert "Bubby" Seragliano.
Depois de completar um número de serviços, ⭕️ ele é avisado por uma gangue rival que suas ações estão causando grande dano ao seu chefe, Sonetti.
O protagonista mesmo ⭕️ assim continua trabalhando para Seragliano e mata Sonetti.
Depois de mais trabalhos, Bubby o chama e o elogia, porém avisa que ⭕️ a polícia está cercando a gangue e seria uma boa ideia eles deixarem a cidade.[5]
Assim que o protagonista chega em ⭕️ San Andreas ele é contatado pela gangue de Uncle Fu, começando a trabalhar para eles.
Depois de fazer alguns trabalhos para ⭕️ a gangue, ele se encontra pessoalmente com Fu, que expressa bets estrela bet gratidão pelos serviços e afirma que suas ações trouxeram ⭕️ honra para a família.
Em seguida o protagonista entra no serviço de El Burro.
Novamente, após vários trabalhos o protagonista conhece seu ⭕️ grato chefe pessoalmente, que o manda para a cidade de Vice City.[5]
As ações do protagonista chamaram a atenção do policial ⭕️ corrupto Samuel Deever, que afirma ter evidências que podem colocá-lo na cadeia.
Ele começa a trabalhar para o policial.
O ciclo se ⭕️ repete e os dois se encontram pessoalmente, com Deever avisando para o protagonista tomar cuidado com suas atitudes.
Em seguida ele ⭕️ passa a trabalhar para os Rastafaris até se encontrar com seu líder Brother Marcus, que acredita que o protagonista fez ⭕️ um excelente trabalho, porém que eles não vão se ver mais.[5]
David Jones, fundador da DMA Design e produtor de Grand ⭕️ Theft Auto.
Grand Theft Auto foi originalmente concebido e desenvolvido pela companhia escocesa DMA Design, que havia sido fundada em 1987 ⭕️ por David Jones.
A companhia ganhou proeminência ao longo da primeira metade da década de 1990 desenvolvendo os jogos da série ⭕️ Lemmings.
Após o lançamento de três títulos da série e vários pacotes de expansão, a DMA por fim decidiu encarar um ⭕️ novo projeto por já terem em mãos "um motor interessante que havia sido desenvolvido".[9]
A DMA havia se mudado para Dundee, ⭕️ Escócia, possuindo na época os melhores computadores disponíveis para o desenvolvimento de jogos.
Suas instalações eram as maiores e mais potentes ⭕️ do Reino Unido.
Jones viu a possibilidade de realizar seu sonho de criar uma cidade realista dentro de um jogo eletrônico.
Ele ⭕️ tinha uma "fascinação com o quão viva e dinâmica uma cidade poderia ser usando o mínimo de memória e velocidade ⭕️ de processamento".
Jones pediu para bets estrela bet equipe encontrar ideias para tornar isso possível.
Um programador construiu uma cidade vista do alto, enquanto ⭕️ outro pegou esse mesmo mapa e colocou carros correndo pelas ruas.
[10] Jones gostou do resultado e decidiu desenvolver um jogo ⭕️ a partir disso; para ele, o movimento dos prédios aliado aos carros e à câmera dava uma grande sensação de ⭕️ velocidade e altura.
[6][9] A ideia que foi formada tinha o jogador no papel da polícia que corre atrás de criminosos ⭕️ em perseguições de alta velocidade, um conceito simples e eficiente para Jones, que afirmou: "Polícia e ladrão tem uma estrutura ⭕️ natural que todo mundo conhece".
O jogo foi chamado de Race 'n' Chase e recebeu mais detalhes, como pedestres que andavam ⭕️ pelas ruas e semáforos que faziam os outros carros pararem.[11]
Com um demo pronto, Jones levou o Race 'n' Chase para ⭕️ a publicadora BMG Interactive, que há muito desejava trabalhar com a DMA na criação de jogos.
Ele conseguiu um contrato de ⭕️ 3,4 milhões de libras esterlinas e um prazo de treze meses para desenvolver o título.
[11] Entretanto, logo ficou claro tanto ⭕️ para a equipe da DMA quanto para a da BMG que o jogo naquele conceito e forma estava maçante; era ⭕️ impossível dirigir em alta velocidade atrás dos criminosos e não atropelar os ícones dos pedestres que andavam pelas calçadas e, ⭕️ como o jogador estava no controle de um policial, seria repreendido pela morte de um inocente.
[12] A equipe decidiu então ⭕️ inverter os papéis e transformar o jogador no criminoso.
Dessa maneira, se um pedestre fosse atropelado o jogador ganharia pontos ao ⭕️ invés de perdê-los.
[13] Como o roteirista Brian Baglow colocou: "Você é um criminoso, então, se fizer algo ruim, ganha uma ⭕️ recompensa!".
As missões mudaram e passaram a envolver o protagonista roubando carros nas ruas e realizando tarefas para criminosos.
A mudança era ⭕️ radical pois, até então na história dos jogos eletrônicos, o jogador na grande maioria das vezes jogava como o "herói".
Essa ⭕️ alteração foi bem recebida e aprovada pela BMG, principalmente pelo executivo encarregado Sam Houser, que enxergou o produto como algo ⭕️ "cartunesco e absurdo".[14][15]
A equipe de desenvolvimento começou a adicionar mais detalhes para a cidade, como árvores e efeitos sonoros,[13] além ⭕️ de várias referências a filmes como Reservoir Dogs, James Bond e The French Connection.
[16] Houser via o jogo como um ⭕️ mundo ficcional e queria uma grande ênfase na liberdade do jogador.
Para atender a esse desejo, a equipe criou três cidades ⭕️ distintas onde o jogo se passaria, todas baseadas em cidades reais.
Jones escolheu aquelas que ele achava que causariam mais impacto: ⭕️ Miami, que foi transformada na cidade de Vice City; São Francisco, que se tornou San Andreas; e por fim Nova ⭕️ Iorque, que virou Liberty City.[1]
Essa grande liberdade dada ao jogador criou um problema quando Race 'n' Chase foi para grupos ⭕️ de testes: muitas pessoas não se interessavam em realizar missões, achando mais divertido apenas matar e roubar pela cidade.
Até então, ⭕️ as missões eram passadas aos jogadores através de cabines telefônicas específicas, mas depois de algumas discussões isso foi alterado para ⭕️ que todos os telefones pudessem passar missões ao jogador, eliminando a necessidade de ir a determinado lugar apenas para iniciar ⭕️ uma missão.
[17] Mesmo assim, Jones estava cético sobre um mundo tão aberto e livre; para ele os jogadores sempre precisam ⭕️ de um objetivo.
Para resolver esse problema ele estabeleceu que o jogador precisaria acumular o maior número de pontos possíveis para ⭕️ passar de nível, comparando a ideia com um pinball.[18]
Durante todo o processo de desenvolvimento, Jones e o resto da equipe ⭕️ da DMA priorizaram a jogabilidade ao invés dos gráficos, uma contratendência do mercado.
Eles se focaram em usar a limitada capacidade ⭕️ de processamento dos computadores da época para aprimorarem a física do jogo, as ações da cidade e a inteligência artificial ⭕️ dos pedestres e dos inimigos.
Essa atitude foi apoiada por Houser, que acreditava que os jogadores também concordariam com essa abordagem ⭕️ ao conferirem o resultado final: "O visual é o de menos.
Se for uma experiência envolvente e divertida, as pessoas vão ⭕️ jogar".[19]
Porém, no final de 1996 foi lançado Tomb Raider, um dos maiores sucessos de venda e crítica até então.
O título ⭕️ tinha gráficos tridimensionais de grande qualidade para a época, além de uma protagonista carismática e chamativa.
Os executivos da BMG passaram ⭕️ a temer que Race 'n' Chase, com gráficos bidimensionais simples e história clichê, não fosse ser atrativo para o público ⭕️ e crítica especializada, que costumavam priorizar a aparência de um jogo na hora de julgá-lo.
A companhia quis abandonar o projeto, ⭕️ pressionando a DMA todos os meses.
Uma pesquisa interna informal realizada com os funcionários da BMG elegeu Race 'n' Chase como ⭕️ o jogo mais provável de fracassar.
Houser e seu irmão Dan Houser conseguiram acalmar a BMG e mantê-los no projeto; ao ⭕️ mesmo tempo a DMA manteve seu pensamento que uma boa jogabilidade compensaria gráficos inferiores.[20]
A DMA tinha originalmente recebido da BMG ⭕️ um prazo de treze meses para o desenvolvimento, entretanto ele acabou demorando trinta meses para ficar completo.
[6] Ao final do ⭕️ ciclo de produção, a BMG achou que o título Race 'n' Chase não era muito bom e decidiu alterá-lo para ⭕️ Grand Theft Auto.[21]
A liberdade no mundo do jogo fez a equipe da DMA pensar que os jogadores gostariam de ouvir ⭕️ diferentes músicas enquanto dirigissem pela cidade, assim criaram a ideia de ter diversas estações de rádio que tocariam músicas dos ⭕️ mais variados gêneros.
A composição de todas as músicas presentes nas rádios ficou a cargo de três membros da DMA: Colin ⭕️ Anderson, Craig Conner e Grant Middleton.
Eles compunham as faixas das rádios e as gravavam durante as madrugadas nos próprios escritórios ⭕️ da empresa.[18][22]
Grand Theft Auto tem sete emissoras de rádio: The Fix FM, Head Radio, Radio 76, N-CT FM, Brooklyn Underground ⭕️ 77.
7, It's Unleashed on 93.
5 FM e The Fergus Buckner Show.
Além dessas, há também uma rádio pertencente à polícia.
Todas podem ⭕️ ser ouvidas quando o jogador entra em algum veículo; no entanto, cada veículo recebe apenas um número limitado de emissoras.
[23] ⭕️ Os jogadores de PC e PlayStation podem retirar o CD do jogo quando ele acaba de carregar e substituí-lo por ⭕️ outro com suas próprias músicas.
Quando o personagem entra em algum carro, o jogo toca aleatoriamente alguma música do CD.[23]
O tema ⭕️ principal de Grand Theft Auto é "Gangster Friday", composto por Conner, canção creditada à banda fictícia Slumpussy e tocada na ⭕️ estação N-CT FM.
Com a exceção da Head Radio, os nomes das canções e das estações de rádio nunca são mencionados ⭕️ durante o jogo.[23]
Divulgação e controvérsias [ editar | editar código-fonte ]
Max Clifford criou controvérsias nos meios de comunicação para promover ⭕️ Grand Theft Auto.
A BMG ainda estava temerosa sobre a baixa qualidade gráfica do jogo, mas principalmente sobre seu conteúdo violento.
Dessa ⭕️ maneira, a companhia decidiu contratar o publicitário Max Clifford para realizar a divulgação do jogo.
Clifford tinha um histórico de manipular ⭕️ tabloides e criar escândalos para divulgar seus clientes, muitas vezes entrando em conflito com membros conservadores da sociedade.
Gary Dale, o ⭕️ chefe da BMG, disse ao publicitário que eles queriam "ter certeza de que podemos gerenciar esse tipo de conteúdo da ⭕️ maneira correta.[...
] precisamos garantir o posicionamento correto tanto do jogo quanto da mensagem contida nele".[24]
Clifford pensou diferente e conseguiu convencer ⭕️ os executivos da BMG a abraçar a violência do jogo ao invés de tentar ocultá-la ou afastá-la da mídia.
Para ele ⭕️ a violência era parte integral do produto e não se podia escapar dela.
Ele admitiu que Grand Theft Auto seria muito ⭕️ criticado por algumas pessoas, mas disse que não deveriam ter medo contanto que a classificação indicativa fosse respeitada.
O publicitário então ⭕️ baseou a divulgação do jogo na criação de controvérsias na mídia e no governo britânico sobre seu conteúdo, explicando: "Vamos ⭕️ encorajar as pessoas certas a acreditar que seria bom para elas se posicionar contra esse jogo ultrajante e criticá-lo".
O plano ⭕️ era gerar uma divulgação gratuita que acabaria encorajando o público jovem a comprar o produto.
A ideia foi bem recebida pelos ⭕️ irmãos Houser, porém Jones e a DMA ficaram muito inseguros em promover Grand Theft Auto apenas na base da controvérsia.[25]
Clifford ⭕️ foi atrás dos seus contatos no governo e plantou informações sobre o jogo.
[26] Algum tempo depois em 20 de maio ⭕️ de 1997, cinco meses antes do lançamento de Grand Theft Auto, lorde Gordon Campbell, Barão Campbell de Croy, foi à ⭕️ Câmara dos Lordes do Reino Unido falar sobre a violência do jogo e como, na opinião dele, o título era ⭕️ um perigo para as "crianças" e "jovens" do país.
A discussão tomou a câmara, com muitos lordes defendendo que o jogo ⭕️ não deveria receber permissão para ser vendido em território britânico.
[26][27] Ficou decidido que a British Board of Film Classification, órgão ⭕️ responsável pela classificação de entretenimento no Reino Unido, avaliaria Grand Theft Auto e decidiria se ele poderia ser legalmente vendido.[26]
As ⭕️ discussões na Câmara dos Lordes chamaram a atenção da mídia.
O jornal Daily Mail escreveu "jogo criminoso que faz apologia a ⭕️ assaltantes", também listando as atividades que o jogador podia realizar: "Imagine-se [...
] roubando veículos exóticos e cometendo seu primeiro assassinato, ⭕️ matando policiais, vendendo drogas, roubando bancos e até exterminando imigrantes ilegais!".
[28] Outros jornais se seguiram com manchetes e artigos semelhantes, ⭕️ todos enfantizando a má influência que Grand Theft Auto poderia ser para os jovens.
O porta-voz da Scottish Motor Trade Association ⭕️ afirmou que "expor as mentes da juventude para o crime automobilístico dessa maneira é deplorável".
A BMG ficou feliz com a ⭕️ repercussão e os resultados, e aos poucos até mesmo a DMA passou a sentir o mesmo.[29]
A fim de aumentar ainda ⭕️ mais as controvérsias, Clifford fez propaganda nos rádios com trechos dos debates na Câmara dos Lordes, espalhou multas falsas com ⭕️ o logotipo do jogo por estacionamentos de convenções de jogos e um pôster com uma lista de atividades criminais que ⭕️ o jogador podia realizar.
Quando Baglow ralou seu carro em uma árvore, Clifford circulou a informação distorcida que um dos criadores ⭕️ de Grand Theft Auto havia sofrido um enorme acidente automobilístico e teve bets estrela bet carteira de motorista apreendida.
Apesar de Baglow ter ⭕️ gostado da "brincadeira", Jones ainda estava reticente e não acreditava que várias pessoas estavam criticando um jogo ainda não lançado.[30]
A ⭕️ British Board of Film Classification havia contratado um psicólogo da Universidade de Nottingham Trent para estudar o jogo e o ⭕️ veredito final foi emitido pouco antes do lançamento.
O pronunciamento citava que a violência de Grand Theft Auto "não tem precedentes", ⭕️ porém não proibiu bets estrela bet venda e o classificou como um produto recomendado para maiores de dezoito anos.
A BMG ficou muito ⭕️ satisfeita com a classificação e o resultado da campanha, com Clifford estimando que haviam alcançado por volta de treze milhões ⭕️ de pessoas apenas com as controvérsias.
[31] Mesmo tendo recebido classificações similares ao redor do mundo, o jogo ainda assim atraiu ⭕️ polêmicas semelhantes em países como a Alemanha e França, enquanto o Brasil proibiu completamente bets estrela bet venda em território nacional.[6]
O plano ⭕️ da BMG era iniciar o lançamento de Grand Theft Auto no Reino Unido, depois ir para os Estados Unidos e ⭕️ em seguida expandir para outros mercados.
Suas plataformas originais eram MS-DOS e Microsoft Windows, porém um mês depois ele também foi ⭕️ lançado para PlayStation.
O jogo estreou em território britânico em 28 de novembro de 1997, porém de acordo com o jornalista ⭕️ David Kushner, "o lançamento de GTA parecia secundário perto do próprio hype".
[32] Nos Estados Unidos o jogo chegou em fevereiro ⭕️ de 1998.
A ASC Games de Connecticut ficou encarregada de distribuí-lo nas plataformas PC enquanto a Take-Two Interactive cuidou do lançamento ⭕️ para PlayStation.
A ASC seguiu o mesmo plano de Clifford no Reino Unido e também promoveu o título por meio de ⭕️ controvérsias, e dessa forma várias publicações norte-americanas correram matérias similares às britânicas que ressaltavam o conteúdo violento e a liberdade ⭕️ dada ao jogador em Grand Theft Auto.[33]
Grand Theft Auto também seria lançado para Nintendo 64 por volta do final de ⭕️ 1999, contendo supostamente melhoramentos nos controles e nos gráficos, além da adição de novos níveis e características do jogador.
Junto com ⭕️ isso existiram certas discussões sobre a possibilidade da Nintendo censurar o jogo por causa da linguagem e da violência.
[34] Entretanto, ⭕️ a versão foi cancelada antes mesmo de qualquer material ter sido divulgado.
[35] Mesmo assim uma versão para Game Boy Color ⭕️ foi lançada em outubro de 1999 na Europa e em novembro nos Estados Unidos, com a Tarantula Studios tendo ficado ⭕️ encarregada da conversão.[36]
A primeira expansão de Grand Theft Auto foi London, 1969, lançada em maio de 1999 para as versões ⭕️ de computadores e de PlayStation, sendo a primeira expansão disponibilizada na história do console da Sony.
[6] O jogo se passa ⭕️ em uma recriação da cidade de Londres no ano de 1969 e, similarmente ao original, o jogador pode escolher dentre ⭕️ oito personagens principais assim que começa.
[37] A história também é semelhante a original e envolve um criminoso realizando trabalhos para ⭕️ vários chefões a fim de subir no submundo do crime.
Todos os veículos foram modelados para se assemelharem a automóveis do ⭕️ final da década de 1960 e as ruas seguem a mão inglesa.
As estações de rádio tocam músicas inglesas da época, ⭕️ porém não houve nenhum melhoramento nos gráficos e nos controles.[37][38]
A segunda expansão foi London, 1961, lançada um mês depois de ⭕️ London, 1969 apenas por download para computadores, sendo uma das primeiras expansões disponíveis nesse formato.
[6] London, 1961 era na verdade ⭕️ uma expansão da primeira expansão, necessitando bets estrela bet instalação para poder ser jogável.
[39] Ela acrescentava novas missões e veículos e um ⭕️ novo modo multijogador em um mapa inspirado na cidade de Manchester, porém novamente nenhuma inovação nos gráficos ou nos controles.[40]
A ⭕️ decisão de colocar as duas expansões se passando em Londres veio principalmente de Sam Houser, que nasceu e viveu durante ⭕️ muitos anos na cidade antes de se mudar para os Estados Unidos.
Ele queria realizar uma versão digital do filme policial ⭕️ Get Carter de 1971, que por acaso tinha no elenco bets estrela bet mãe, a atriz Geraldine Moffat.
De acordo com Houser: "Nos ⭕️ anos 1960, Londres era glamorosa, enganadora e popular, mas com uma constante tendência ultraviolenta".[41]
Grand Theft Auto recebeu críticas geralmente boas ⭕️ e medianas para suas versões no PC e no PlayStation, porém a conversão para Game Boy Color teve críticas muito ⭕️ piores quando comparada às outras plataformas.
As análises elogiavam a liberdade dada ao jogador e o nível de entretenimento que proporcionava, ⭕️ porém criticavam os controles e os gráficos inferiores.
No site agregador de resenhas Game Rankings, a versão para computadores tem uma ⭕️ média de aprovação de 78.
50%,[42] a versão para PlayStation ficou com 68.
33%,[43] enquanto a versão de Game Boy tem uma ⭕️ classificação de apenas 57.33%.[47]
A Computer Games Magazine elogiou a diversão proporcionada e conceito criminal, dizendo que "o modo divertido com ⭕️ o qual o jogo aceitou a anarquia é revigorante, deixando de lado o ponto de vista bonzinho encontrado na maioria ⭕️ dos jogos", dando uma nota 9/10 e definindo Grand Theft Auto como um "joguinho brilhante".
[carece de fontes] A PlayStation Magazine ⭕️ também gostou muito do jogo e o chamou de "um dos lançamentos mais originais, inovadores, tecnicamente impressionantes e controversos da ⭕️ história do PlayStation".[48]
A GameSpot foi mais contida em suas duas resenhas, uma para a versão de PlayStation e outra para ⭕️ a de computadores.
Ryan Mac Donald avaliou o jogo no PlayStation e achou os gráficos bem simples e os controles excessivamente ⭕️ difíceis, porém elogiou seus efeitos sonoros, música e acima de tudo a liberdade que dava ao jogador.
Mac Donald concluiu bets estrela bet ⭕️ resenha com uma nota 8/10 escrevendo que "eu amei o jogo e recomendaria para qualquer um que não tenha problemas ⭕️ com violência ou linguagem adulta".
[2] Tasos Kaiafas realizou a crítica para computadores, porém deu uma nota mais baixa em 6,4/10; ⭕️ ele disse que Grand Theft Auto era divertido, porém necessitava de paciência.
Ele elogiou a física dos veículos, mas também criticou ⭕️ os controles, concluindo seu texto com "ele não vai ganhar nenhum prêmio.
Aspirantes a sociopatas capazes de lidar com alguns defeitos ⭕️ vão se divertir muito".[46]
A Computer Gaming World teve uma análise negativa das versões para computador.
Na opinião deles a "ASC Games ⭕️ [distribuidora norte-americana] precisa desesperadamente de um sucesso no PC, porém não sei se Grand Theft Auto será ele.
É uma diversão ⭕️ deprava, porém uma cuja reputação acaba excedendo bets estrela bet significância".
Já a GamePro e a Gaming Age não acharam o jogo nem ⭕️ um pouco divertido, com a segunda dizendo que Grand Theft Auto eventualmente ficava "chato".
[carece de fontes] Similarmente a Digital Press ⭕️ deu uma nota 5/10 criticando os controles e os gráficos, concluindo a resenha dizendo que "A única característica interessante do ⭕️ jogo seria ver quantas pessoas ainda o acham divertido sem a violência em massa".[49]
As versões para Game Boy Color foram ⭕️ as mais criticadas.
Craig Harris da IGN achou que os controles permaneceram ruins, a qualidade sonora era muito baixa e ainda ⭕️ criticou a falta de carros nas ruas, "que não é exatamente uma boa coisa quando toda a ideia é parar ⭕️ carros para roubá-los"; ele concluiu bets estrela bet resenha com uma nota 4/10 aconselhando os jogadores a não comparem a versão a ⭕️ menos que gostassem da versão para console.
[36] A Nintendo Power Magazine foi um pouco mais positiva com uma nota 6,2/10, ⭕️ porém também criticou os controles e afirmou que "o único controle de jogo bom em Grand Theft Auto é a ⭕️ operação do botão de ligar e desligar".[carece de fontes]
A pior das resenhas ficou com a Entertainment Weekly, que deu ao ⭕️ jogo uma nota "F" e escreveu "caça-níqueis ofensivo [...
] tão monótono quanto desconfortável (você ganha pontos de bom comportamento com ⭕️ seu mafioso, porém), deixa o jogador à mercê de gráficos datados e um jogo que te enche de culpa, mas ⭕️ nenhum prazer".[44]
A equipe da DMA e da BMG já esperavam críticas voltadas aos controles e os gráficos, porém não acharam ⭕️ que seriam citadas frequentemente, esperando que a jogabilidade de mundo aberto fosse ser o suficiente para atrair a maior parte ⭕️ do foco.
Como Dan Houser colocou: "Se é legal de se jogar, o visual pouco importa".[50]
Grand Theft Auto permaneceu durante 26 ⭕️ semanas na lista dos mais vendidos do Reino Unido, algo extremamente incomum já que jogos mais antigos sempre perdem lugar ⭕️ para novos lançamentos.
[51] As vendas mesmo assim foram modestas, porém mantiveram-se estáveis em aproximadamente dez mil cópias por semana.
Isso ocorreu ⭕️ muito por conta do boca a boca de diversos jogadores recomendando o título a outros.
[52] Ele vendeu por volta de ⭕️ quinhentas mil cópias em território britânico, arrecadando uma quantia de 25 milhões de libras esterlinas, muito acima do orçamento total ⭕️ do jogo, que consistiu principalmente nos salários da equipe.
[52] No final, o jogo veio a vender mais de um milhão ⭕️ de cópias mundialmente e gerou milhões em receita para suas companhias envolvidas.[53]
Logotipo da série usado a partir de Grand Theft ⭕️ Auto III.
Grand Theft Auto foi um dos jogos eletrônicos de maior controvérsia até então.
Anteriormente, a enorme maioria dos jogos colocava ⭕️ o jogador apenas em situações que o obrigavam a realizar atividades positivas.
[54] As exceções, como Wolfenstein 3D e Doom, ainda ⭕️ permaneciam um pouco obscuras e limitadas.
A visão muito difundida até a década de 1990 pensava que os jogos eram produtos ⭕️ principalmente para crianças e seus conteúdos deviam estar de acordo com esse público,[54][55] porém Sam Houser achava que existia um ⭕️ grande mercado disponível para satisfazer adultos que desejavam conteúdos mais maduros do que até então estava disponível.
[54] A decisão de ⭕️ contratar Clifford para realizar a divulgação, um publicitário influente e controverso, foi algo inédito para a indústria.
As controvérsias geradas por ⭕️ Clifford sobre o conteúdo e seu possível efeito no público jovem eram miradas justamente nesse pensamento que tais produtos destinavam-se ⭕️ apenas a crianças, fazendo com que a campanha de Grand Theft Auto ficasse muito eficiente.[56]
Grand Theft Auto foi o primeiro ⭕️ jogo de grande destaque e impacto a incentivar que seus jogares realizassem ações criminosas dentro do mundo do jogo.
[14] Apesar ⭕️ de não ter sido o primeiro jogo a se ambientar em um mundo aberto (a série The Legend of Zelda ⭕️ já fazia isso há muito tempo, por exemplo), ele foi pioneiro ao não obrigar seus jogadores a fazerem missões, mesmo ⭕️ incentivando-os para ganhar benefícios.
Era possível para o jogador andar pelas cidades causando caos e nunca iniciar uma missão sequer.[18]
Apesar do ⭕️ sucesso do jogo e a repercussão que teve na mídia, suas vendas não foram grandiosas e o mercado continuava dominado ⭕️ por títulos voltados para o público mais infantil.
Mesmo assim, seu lucro e impacto foram o suficiente para que uma sequência ⭕️ fosse encomendada.
Sua produção começou na mesma época de London, 1969.
[41] A sequência, Grand Theft Auto 2, estreou no final de ⭕️ 1999 com uma nova história e cidade, além de gráficos e jogabilidade aprimorada.
No meio tempo entre os dois jogos a ⭕️ BMG virou uma subsidiária da Take Two, Sam Houser tornou-se seu presidente, ela se mudou para um escritório em Nova ⭕️ Iorque e foi renomeada para Rockstar Games.
[6] Jones também vendeu DMA, para uma empresa chamada Gremlin Interactive, porém permaneceu em ⭕️ Dundee.[57]
Jones deixou a produção dos jogos da série após Grand Theft Auto 2, enquanto Sam Houser passou ao cargo de ⭕️ produtor executivo e Dan Houser virou o roteirista.
Foi apenas com Grand Theft Auto III em 2001 que a série realmente ⭕️ alcançou grande sucesso.
Com gráficos tridimensionais graças a plataforma PlayStation 2, uma história não mais clichê e atores famosos dublando os ⭕️ personagens, o título se tornou o jogo mais vendido do ano em apenas dois meses e um dos mais aclamados ⭕️ da história dos jogos eletrônicos.
A violência foi aumentada e consequentemente as polêmicas, e junto a série começou a receber vários ⭕️ processos pelo conteúdo, principalmente vindos do advogado Jack Thompson.
Mesmo com toda a polêmica, cada novo título passou a ser recebido ⭕️ com aclamação de crítica e recordes de vendas.
[6][58] Atualmente, a série Grand Theft Auto é um dos maiores sucessos do ⭕️ entretenimento mundial, já tendo vendido mais de 150 milhões de cópias em diversas plataformas e arrecadado bilhões em dólares.
[59] O ⭕️ décimo primeiro título da série, Grand Theft Auto V, é sozinho o detentor de sete Guinness World Records,[60] rendendo oitocentos ⭕️ milhões de dólares em receita nas primeiras 24 horas de venda e um bilhão nos primeiros três dias, tornando-se o ⭕️ maior lançamento da história do entretenimento e o produto que mais vendeu em menos tempo.[61][62]Referências
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