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Fred Astaire (nascido Frederick Austerlitz;[1] Omaha, 10 de maio de 1899 - Los Angeles, 22 de junho de 1987) foi ♨️ um dançarino, cantor, ator, coreógrafo e apresentador de televisão estadunidense.
Ele é considerado o dançarino mais influente da história do cinema.[2]
Sua ♨️ subsequente carreira nos palcos, no cinema e na televisão durou um total de 76 anos.
Ele atuou em mais de 10 ♨️ musicais da Broadway e West End, fez 31 filmes musicais, quatro especiais televisivos, e lançou inúmeras canções.
Como dançarino, seus traços ♨️ mais marcantes eram seu absurdo senso de ritmo, seu perfeccionismo, e ganhadores da quina inovação.
Sua companheira de dança favorita era a atriz ♨️ Rita Hayworth,[3] mas ganhadores da quina parceria de dança mais memorável foi com Ginger Rogers, com quem ele co-estrelou em uma série ♨️ de dez musicais de Hollywood, incluindo "O Picolino" (1935), "Ritmo Louco" (1936) e "Vamos Dançar?" (1937).
Entre os outros trabalhos notáveis ♨️ em que Astaire ganhou mais popularidade e levou o gênero de sapateado a um novo nível foram: "Duas Semanas de ♨️ Prazer" (1942), "Desfile de Páscoa" (1948), "A Roda da Fortuna" (1953), "Cinderela em Paris" e "Meias de Seda", ambos de ♨️ 1957.
O Instituto Americano de Cinema nomeou Astaire a quinta maior estrela masculina do cinema clássico de Hollywood.[4][5]
Gene Kelly, outra estrela ♨️ renomada, disse que "a história da dança no cinema começa com Astaire".
Mais tarde, ele afirmou que Astaire era "o único ♨️ dos dançarinos de hoje que será lembrado.
"[6] Além do cinema e da televisão, muitos dançarinos e coreógrafos, incluindo Rudolf Nureyev, ♨️ Sammy Davis Jr.
, Michael Jackson, Gregory Hines, Mikhail Baryshnikov, George Balanchine, Jerome Robbins, Madhuri Dixit e Bob Fosse, que consideravam ♨️ Astaire um "ídolo", também reconheceram ganhadores da quina influência.
Fred e ganhadores da quina irmã Adele Astaire em 1906.
Fred Astaire nasceu Frederick Austerlitz em 10 ♨️ de maio de 1899 em Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos, filho de Johanna "Ann" Austerlitz (nascida Geilus; 1878–1975)[7] e Friedrich ♨️ "Fritz" Emanuel Austerlitz (1868–1923).
[1][8][9] A mãe de Astaire nasceu nos Estados Unidos, filha de imigrantes alemães luteranos, da Prússia Oriental ♨️ e da Alsácia.
O pai de Astaire nasceu em Linz, na Áustria, filho de pais judeus que haviam se convertido ao ♨️ catolicismo romano.[1][10][11][12]
O pai de Astaire, "Fritz" Austerlitz, chegou em Nova Iorque aos 25 anos, em 26 de outubro de 1893, ♨️ na Ilha Ellis.
"Fritz" esperava encontrar trabalho no ramo cervejeiro e mudou-se para Omaha, estado de Nebraska, onde conseguiu um emprego ♨️ na cervejaria "Storz Brewing Company".
A mãe de Astaire sonhava em escapar de Omaha com o talento de seus filhos, depois ♨️ que a irmã de Astaire, Adele Astaire, revelou-se uma dançarina e cantora instintiva desde muito cedo em ganhadores da quina infância.
Johanna planejou ♨️ um "número de irmão e irmã", que era comum no vaudeville na época, para seus dois filhos.
Embora Fred tenha recusado ♨️ as aulas de dança a princípio, ele facilmente imitava os passos de dança de ganhadores da quina irmã mais velha e começou ♨️ a estudar piano, acordeão e clarinete.
Quando o pai de repente perdeu o emprego, a família mudou-se para a Cidade de ♨️ Nova Iorque, em 1905, para lançar a carreira artística das crianças.
Eles começaram a treinar na Alviene Escola de Mestres do ♨️ Teatro e na Academia de Artes Culturais.
[13] Apesar da rivalidade de Adele e Fred, eles rapidamente reconheceram suas forças familiares: ♨️ a durabilidade dele e o maior talento dela.
A mãe de Fred e Adele sugeriu que eles mudassem seu sobrenome para ♨️ "Astaire", pois ela achava que "Austerlitz" era reminiscente da Batalha de Austerlitz.
A lenda da família atribui o sobrenome a um ♨️ tio de sobrenome "L'Astaire".[14]
Eles foram ensinados a dançar, falar e cantar em preparação para o desenvolvimento de um número.
Seu primeiro ♨️ número foi chamado de Artistas Juvenis Apresentando uma Novidade Musical Elétrica de Ponta de Pé.
Fred usava uma cartola e um ♨️ fraque no primeiro tempo e uma roupa de lagosta no segundo.
Em uma entrevista, a filha de Astaire, Ava Astaire McKenzie, ♨️ observou que muitas vezes colocavam Fred em uma cartola para fazê-lo parecer mais alto.
[15] O número cômico estreou em Keyport, ♨️ Nova Jérsei, em um "teatro experimental".
O jornal local escreveu que "os Astaires são o maior número infantil do vaudeville".[16]
Como resultado ♨️ da habilidade de vendas de seu pai, Fred e Adele rapidamente conseguiram um grande contrato e se apresentaram no famoso ♨️ Orpheum Circuit, uma cadeia de vaudeville e cinemas, no centro-oeste, no Oeste e em algumas cidades do Sul dos Estados ♨️ Unidos.
Logo Adele cresceu e ficou pelo menos sete centímetros mais alto que Fred, e os dois começaram a parecer incongruentes.
A ♨️ família decidiu fazer uma pausa de dois anos do show business, deixar o tempo seguir seu curso e evitar problemas ♨️ com a Gerry Society, a Sociedade de Nova Iorque para a Prevenção da Crueldade às Crianças, e com as leis ♨️ de trabalho infantil da época.
Em 1912, Fred se tornou episcopal.
A carreira dos irmãos Astaire recomeçou com fortunas mistas, embora com ♨️ habilidade e aperfeiçoamento cada vez maiores, à medida que começaram a incorporar o sapateado em suas coreografias.
A dança de Astaire ♨️ foi inspirada por Bill "Bojangles" Robinson e John "Bubbles" Sublett.
Do dançarino de vaudeville Aurelio Coccia, eles aprenderam o tango, a ♨️ valsa e outras danças de salão popularizadas por Vernon e Irene Castle.
Algumas fontes afirmam que os irmãos Astaire apareceram em ♨️ um filme de 1915 intitulado Fanchon, o Grilo, estrelado por Mary Pickford, mas os Astaires sempre negaram isso.
Aos 14 anos, ♨️ Fred havia assumido as responsabilidades musicais da dupla.
Ele conheceu George Gershwin, que trabalhava como compositor para a editora musical de ♨️ Jerome H.Remick, em 1916.
Fred já estava procurando por novas ideias de música e dança.
Seu encontro casual afetou profundamente as carreiras ♨️ de ambos os artistas.
Astaire estava sempre à procura de novos passos de dança no Circuit e começava a demonstrar ganhadores da quina ♨️ busca incessante por novidade e perfeição.
1917-1933: Carreira no palco na Broadway e em Londres [ editar | editar código-fonte ]
Fred ♨️ e Adele Astaire em 1921.
Os Astaires estrearam na Broadway em 1917 com "Over the Top", uma sátira patriótica, e, na ♨️ época, se apresentaram também para as tropas americanas e aliadas.
Eles seguiram com vários outros shows.
De seu trabalho em "The Passing ♨️ Show of 1918", o jornalista Heywood Broun escreveu: "Em uma noite em que houve uma abundância de boa dança, Fred ♨️ Astaire se destacou ...
Ele e ganhadores da quina parceira, Adele Astaire, fizeram o show fazer uma pausa mais cedo à noite com ♨️ uma bela dança de pernas soltas".
O brilho e o humor de Adele atraíram grande parte da atenção, em parte devido ♨️ à preparação cuidadosa de Fred e à ganhadores da quina coreografia de apoio.
Ela ainda definia o tom do ato deles.
Mas a essa ♨️ altura, a habilidade de dança de Astaire começava a ofuscar a de ganhadores da quina irmã.
Durante a década de 1920, Fred e ♨️ Adele apareceram na Broadway e nos palcos de West End.
Em shows como "The Bunch and Judy" (1922), de Jerome Kern, ♨️ "Lady, Be Good" (1924), de George e Ira Gershwin, "Funny Face" (1927) e, mais tarde, em "The Band Wagon" (1931), ♨️ eles ganharam aclamação popular com a platéia do teatro em ambos os lados do Atlântico.
Nessa época, o sapateado de Astaire ♨️ já era reconhecido como um dos melhores.
Por exemplo, Robert Benchley escreveu em 1930: "Não acho que vou mergulhar a nação ♨️ na guerra, afirmando que Fred é o maior dançarino de sapateado do mundo."
Após o encerramento de "Funny Face", os Astaires ♨️ foram a Hollywood para um teste de tela (agora perdido) na Paramount Pictures, mas a Paramount os considerou inadequados para ♨️ filmes.
Eles se separaram em 1932, quando Adele casou-se com seu primeiro marido, Lord Charles Cavendish, segundo filho de Victor, Duque ♨️ de Devonshire.
Fred veio a alcançar sucesso sozinho na Broadway e em Londres com "Gay Divorce" (mais tarde transformado em filme), ♨️ enquanto considerava ofertas de Hollywood.
O fim da parceria foi traumático para Astaire, mas estimulou-o a expandir seu alcance.
Livre das restrições ♨️ irmão-irmã da antiga dupla, e trabalhando com a nova parceira, Claire Luce, Fred criou uma dança romântica para a canção ♨️ "Night and Day", de Cole Porter, que fora escrita para "Gay Divorce".
Luce afirmou que ela teve que encorajá-lo a tomar ♨️ uma abordagem mais romântica: "Vamos lá, Fred, eu não sou ganhadores da quina irmã, você sabe".
O sucesso da peça teatral foi creditado ♨️ a este número, e quando recriado no filme "A Alegre Divorciada" (1934), a versão cinematográfica da peça, ele inaugurou uma ♨️ nova era na dança filmada.
Recentemente, filmagens feitas por Fred Stone de Astaire se apresentando em "Gay Divorce", com a sucessora ♨️ de Luce, Dorothy Stone, em Nova Iorque, no ano de 1933, foram descobertas pela dançarina e historiadora Betsy Baytos, e ♨️ agora representa a mais antiga filmagem conhecida de Astaire.
1933-1939: Astaire e Rogers na RKO [ editar | editar código-fonte ]
De ♨️ acordo com o folclore de Hollywood, um relatório de teste de tela sobre Astaire para a RKO Radio Pictures, agora ♨️ perdido junto com o teste, dizia: "Não sabe cantar.Não sabe atuar.Ficando calvo.
Sabe dançar um pouco".
O produtor dos filmes Astaire-Rogers, Pandro ♨️ S.
Berman, alegou que nunca tinha ouvido a história nos anos 1930 e que ela só surgiu anos depois.
Astaire mais tarde ♨️ esclareceu, insistindo que o relatório dizia: "Não sabe atuar.Levemente calvo.Também dança".
De qualquer forma, o teste foi claramente decepcionante, e David ♨️ O.
Selznick, que contratara Astaire para a RKO e encomendara o teste, declarou em um memorando: "Estou incerto sobre o homem, ♨️ mas eu sinto, apesar de suas orelhas enormes e linha de queixo ruim, que seu charme é tão tremendo que ♨️ sobressai até mesmo nesse miserável teste".
No entanto, isso não afetou os planos da RKO para Astaire.
Eles o emprestaram por alguns ♨️ dias para a MGM, em 1933, para a ganhadores da quina estreia em Hollywood, no filme musical de sucesso "Amor de Dançarina".
No ♨️ filme, ele apareceu como ele mesmo, dançando com Joan Crawford.
Em seu retorno à RKO, ele foi o quinto nome nos ♨️ créditos, logo atrás do quarto nome, Ginger Rogers, no filme de 1933 estrelado por Dolores del Río, "Voando Para o ♨️ Rio".
Em uma crítica, a revista Variety atribuiu o enorme sucesso do filme à presença da Astaire:
"O ponto principal de 'Voando ♨️ Para o Rio' é a promessa do cinema, Fred Astaire ...
Ele certamente é uma aposta depois dessa, porque é claramente ♨️ simpático na tela, o microfone é gentil com ganhadores da quina voz e como dançarino ele se encontra em um nível próprio.
A ♨️ última observação não será novidade para a profissão, que admitiu há muito tempo que Astaire começa a dançar onde os ♨️ outros param de andar".
Já tendo sido ligado à ganhadores da quina irmã Adele no palco, Astaire, inicialmente, estava muito relutante em se ♨️ tornar parte de outra dupla de dança.
Ele escreveu ao seu agente: "Eu não me importo de fazer outro filme com ♨️ ela, mas quanto a essa ideia de 'dupla', está 'fora!' Acabei de terminar uma parceria e não tenho interesse em ♨️ formar outra".
No entanto, ele foi persuadido pelo aparente apelo público da dupla Astaire-Rogers.
A parceria, e a coreografia de Astaire e ♨️ Hermes Pan, ajudaram a tornar a dança um elemento importante dos filmes musicais de Hollywood.
Astaire revolucionou a dança no cinema ♨️ ao ter total autonomia sobre ganhadores da quina apresentação.
Ele é creditado por duas inovações importantes nos primeiros filmes musicais.
Primeiro, ele insistiu que ♨️ uma câmera monotrilho filmasse de perto uma coreografia de dança no menor número de tomadas possíveis, normalmente de apenas quatro ♨️ a oito cortes, mostrando os dançarinos por inteiro todo o tempo.
Isso dava a ilusão de uma câmera quase estacionária filmando ♨️ uma dança inteira em uma única tomada.
Astaire ficou famoso pela frase: "Ou a câmera dança, ou eu danço".
Astaire manteve essa ♨️ política de "The Gay Divorcee", em 1934, até seu último filme musical, "O Caminho do Arco-íris", de 1968, quando o ♨️ diretor Francis Ford Coppola rejeitou ganhadores da quina exigência.
O estilo de sequências de dança de Astaire permitiu que o espectador acompanhasse os ♨️ dançarinos e a coreografia em ganhadores da quina totalidade.
Este estilo diferia notavelmente daqueles nos musicais de Busby Berkeley.
As sequências desses musicais eram ♨️ preenchidas com tomadas aéreas extravagantes, dezenas de cortes de tomadas rápidas e zooms em áreas do corpo, como braços ou ♨️ pernas.
A segunda inovação de Astaire envolveu o contexto da dança; ele era irredutível de que todas as coreografias de música ♨️ e dança fossem parte integrante do enredo do filme.
Em vez de usar a dança como um espetáculo, como Busby Berkeley ♨️ fazia, Astaire usou-a para levar o enredo adiante.
Tipicamente, um filme de Astaire incluía pelo menos três danças padrão.
Uma era uma ♨️ performance solo de Astaire, que ele chamava de seu "golpe solo".
Outra era uma coreografia de dança cômica, em parceria, e ♨️ finalmente, ele incluía uma coreografia de dança romântica, também em parceria.
Avaliação da parceria com Rogers [ editar | editar código-fonte ♨️ ]
Os comentaristas de dança Arlene Croce, Hannah Hyam, e John Mueller consideram que Rogers foi a maior parceira de dança ♨️ de Astaire, opinião esta compartilhada também por Hermes Pan e Stanley Donen.
A crítica cinematográfica Pauline Kael adota uma postura mais ♨️ neutra, enquanto que o crítico de cinema da revista Time, Richard Schickel, escreve: "A nostalgia em torno de Rogers-Astaire tende ♨️ a alvejar outras parceiras".
Mueller resume as habilidades de Rogers da seguinte forma:
"Rogers foi excepcional entre as parceiras de Astaire, não ♨️ porque ela era superior às outras como dançarina, mas porque, como uma atriz habilidosa e intuitiva, ela era cautelosa o ♨️ bastante para perceber que a atuação não parava quando a dança começava ...
A razão de tantas mulheres fantasiarem em dançar ♨️ com Fred Astaire é que Ginger Rogers dava a impressão de que dançar com ele é a experiência mais emocionante ♨️ que se possa imaginar".
De acordo com Astaire, "Ginger nunca tinha dançado com um parceiro antes de "Flying Down to Rio".
Ela ♨️ fingiu muitíssimo.
Ela não sabia sapatear e não sabia fazer isso e aquilo ...
Mas Ginger tinha estilo e talento, e melhorou ♨️ com o tempo.
Ela ficou tão boa que depois de um tempo todo mundo que dançava comigo parecia errado".Na p.
162 de ♨️ seu livro "Ginger: Salute to a Star", o escritor Dick Richards cita Astaire dizendo a Raymond Rohauer, curador da Galeria ♨️ de Arte Moderna de Nova Iorque, "Ginger foi brilhantemente eficaz.
Ela fez tudo funcionar para ela.
Na verdade, ela tornou as coisas ♨️ muito boas para nós dois, e merece a maior parte do crédito pelo nosso sucesso".
Rogers descreveu os padrões intransigentes de ♨️ Astaire, estendendo-se a toda a produção: "Às vezes ele pensa em uma nova fala de diálogo ou um novo ângulo ♨️ para a história ...
Eles nunca sabem a que horas da noite ele vai ligar e começar a falar entusiasticamente sobre ♨️ uma nova ideia ...
Nada de vadiar no trabalho em um filme com Astaire, e nada de fazer pelas coxas".
Apesar de ♨️ seu sucesso, Astaire não estava disposto a ter ganhadores da quina carreira vinculada exclusivamente a uma parceria.
Ele negociou com a RKO para ♨️ estrelar sozinho em "Cativa e Cativante", (1937), com uma inexperiente e não dançante Joan Fontaine, o qual não obteve sucesso.
Ele ♨️ voltou a fazer mais dois filmes com Rogers, "Dance Comigo" (1938) e "A História de Vernon e Irene Castle" (1939).
Embora ♨️ ambos os filmes tenham faturado respeitáveis rendimentos brutos, ambos perderam dinheiro por causa do aumento dos custos de produção, e ♨️ Astaire deixou a RKO, depois de ser rotulado como "veneno de bilheteria" pelo Independent Film Journal.
Astaire se reuniu com Rogers ♨️ em 1949, na MGM, para ganhadores da quina apresentação final juntos, em "Ciúme, Sinal de Amor", o único de seus filmes juntos ♨️ a ser filmado em technicolor.
Uma certa comoção foi causada quando perguntaram a Astaire, anos depois, quem era ganhadores da quina parceira de ♨️ dança favorita.
O palpite era que o nome de Rogers seria a resposta dada por ele, que tentou não responder à ♨️ pergunta, mas depois admitiu que era Rita Hayworth.
Astaire disse: "Tudo bem, eu vou te dar um nome, mas se você ♨️ deixar escapar, eu vou jurar que menti.Foi Rita Hayworth".[3]
Astaire deixou a RKO em 1939 para se tornar freelancer e buscar ♨️ novas oportunidades cinematográficas, com resultados mistos, embora geralmente bem-sucedidos.
Durante esse período, Astaire continuou a valorizar a sugestão de colaboradores coreográficos.
Ao ♨️ contrário da década de 1930, quando trabalhou quase exclusivamente com Hermes Pan, ele aproveitou o talento de outros coreógrafos para ♨️ inovar continuamente.
Sua primeira parceira de dança pós-Ginger foi a temível Eleanor Powell, considerada a mais excepcional sapateadora de ganhadores da quina geração.
Eles ♨️ estrelaram em "Melodia da Broadway", na qual fizeram uma célebre e prolongada coreografia de dança para a canção "Begin the ♨️ Beguine", de Cole Porter.
Em ganhadores da quina autobiografia, "Steps in Time", Astaire observou: "Ela mandava ver como um homem, nada de algo ♨️ rápido de menininha com Ellie.
Ela realmente mandava ver no sapateado num nível que era só dela".
Ele atuou ao lado de ♨️ Bing Crosby em "Duas Semanas de Prazer" (1942), e depois em "Romance Inacabado" (1946).
Mas, apesar do enorme sucesso financeiro de ♨️ ambos, ele teria ficado insatisfeito com papéis em que perdia a garota para Crosby.
O primeiro filme é memorável por ganhadores da quina ♨️ virtuosa dança solo para a canção "Let's Say it with Firecrackers".
O último filme continha a canção "Puttin' On the Ritz", ♨️ uma inovadora canção e coreografia de dança indelevelmente associada a ele.
Outras parcerias durante este período incluíram Paulette Goddard, em "Amor ♨️ da Minha Vida" (1940), no qual ele conduziu dançando a orquestra de Artie Shaw.
Astaire fez dois filmes com Rita Hayworth.
O ♨️ primeiro filme, "Ao Compasso do Amor" (1941), catapultou Hayworth para o estrelato.
No filme, Astaire integrou pela terceira vez passos de ♨️ dança latino-americana em seu estilo (a primeira foi com Ginger Rogers no número "The Carioca", do filme "Flying Down to ♨️ Rio" (1933), e o segundo, novamente com Rogers, foi a dança "Dengozo", no filme "The Story of Vernon and Irene ♨️ Castle", de 1939.).
Seu segundo filme com Hayworth, "Bonita Como Nunca" (1942), foi igualmente bem-sucedido.
Ele continha um dueto na canção "I'm ♨️ Old Fashioned", de Kern, que se tornou a peça central do tributo ao ator, feito por Jerome Robbins e apresentado ♨️ pelo Balé da Cidade de Nova Iorque, em 1983.
Em seguida, ele contracenou ao lado de Joan Leslie, na época com ♨️ dezessete anos, no drama de guerra, "Tudo Por Ti" (1943).
Nele, apresentou a canção "One For My Baby", de Arlen e ♨️ Mercer, enquanto dançava em um balcão de bar, em uma coreografia sombria e problemática.
Astaire coreografou esse filme sozinho e obteve ♨️ um sucesso modesto nas bilheterias.
Isso representou uma mudança notável para Astaire de ganhadores da quina habitual persona no cinema, charmoso, feliz e ♨️ sortudo, e confundiu os críticos contemporâneos.
Sua próxima parceira, Lucille Bremer, participou de duas luxuosos produções, ambas dirigidas por Vincente Minnelli.
O ♨️ filme "Yolanda and the Thief" ("Yolanda e o Ladrão"), de 1945, apresentou um balé surrealista de vanguarda.
Na comédia musical "Ziegfeld ♨️ Follies" (1945), Astaire dançou a canção "The Babbit and the Bromide", de Gershwin, ao lado de Gene Kelly.
A mesma música ♨️ que Astaire havia apresentado com ganhadores da quina irmã Adele em 1927.
Enquanto "Follies" foi um sucesso, "Yolanda" fracassou nas bilheterias.
Sempre inseguro e ♨️ acreditando que ganhadores da quina carreira estava começando a declinar, Astaire surpreendeu seu público ao anunciar ganhadores da quina aposentadoria durante a produção do ♨️ filme "Blue Skies" (1946).
Ele escolheu "Puttin' On the Ritz" como ganhadores da quina dança de despedida.
Após anunciar ganhadores da quina aposentadoria, Astaire concentrou-se em ♨️ seu interesse em corridas de cavalos e, em 1947, fundou os Estúdios de Dança Fred Astaire, a qual ele vendeu ♨️ em 1966.
1948-1957: Anos produtivos na MGM e segunda aposentadoria [ editar | editar código-fonte ]
A aposentadoria de Astaire não durou ♨️ muito tempo.
Ele retornou às telas para substituir um lesionado Gene Kelly em "Desfile de Páscoa" (1948), contracenando com Judy Garland, ♨️ Ann Miller e Peter Lawford.
Ele se juntou uma última vez com Rogers (substituindo Judy Garland) em "Ciúme, Sinal de Amor" ♨️ (1949).
Ambos os filmes reviveram a popularidade de Astaire, e em 1950 ele estrelou em dois musicais.
"Três Palavrinhas", com Vera-Ellen e ♨️ Red Skelton, para a MGM, e "Nasci Para Bailar", com Betty Hutton, emprestado para a Paramount.
Enquanto "Three Little Words" foi ♨️ muito bem nas bilheterias, "Let's Dance" foi uma decepção financeira.
"Núpcias Reais" (1951), com Jane Powell e Peter Lawford, foi muito ♨️ bem-sucedido, mas "The Belle of New York" ("Ver, Gostar e Amar"), de 1952, com Vera-Ellen, foi um desastre de crítica ♨️ e bilheteria.
"A Roda da Fortuna" (1953), que é considerado um dos melhores musicais já feitos, recebeu ótimas críticas e atraiu ♨️ multidões.
Mas devido ao seu alto custo, o filme não obteve tanto lucro em seu primeiro lançamento.
Logo após, Astaire, como as ♨️ outras estrelas remanescentes na MGM, foi dispensado de seu contrato por causa do advento da televisão e da redução na ♨️ produção de filmes.
Em 1954, Astaire estava prestes a começar a trabalhar em um novo musical, "Papai Pernilongo" (1955), com Leslie ♨️ Caron, na 20th Century Fox, mas ganhadores da quina esposa, Phyllis, ficou doente e morreu repentinamente de câncer de pulmão.
Astaire ficou tão ♨️ desolado que queria cancelar o filme e se ofereceu para pagar os custos de produção do próprio bolso.
No entanto, Johnny ♨️ Mercer, compositor do filme, e os executivos do estúdio da Fox o convenceram de que o trabalho seria a melhor ♨️ coisa para ele.
O filme se saiu moderadamente bem nas bilheterias.
Seu próximo filme com a Paramount, "Cinderela em Paris" (1957), juntou-o ♨️ com Audrey Hepburn e Kay Thompson.
Apesar da sumptuosidade da produção e das boas críticas, o filme não conseguiu recuperar o ♨️ seu custo.
Da mesma forma, o próximo projeto de Astaire – seu último musical na MGM, "Meias de Seda" (1957), no ♨️ qual ele co-estrelou com Cyd Charisse, também perdeu dinheiro nas bilheterias.
Por fim, Astaire anunciou que estava se aposentando da dança ♨️ no cinema.
Seu legado a essa altura já era de 30 filmes musicais em 25 anos.
1957-1981: Especiais da televisão e papéis ♨️ importantes [ editar | editar código-fonte ]Astaire em 1962.
Astaire não se aposentou completamente da dança.
Ele fez uma série de quatro ♨️ especiais musicais premiados com um Prêmio Emmy para a televisão em 1958, 1959, 1960 e 1968, todos ao lado de ♨️ Barrie Chase, com quem Astaire desfrutou de um período renovado de criatividade na dança.
O primeiro desses programas, de 1958 "An ♨️ Evening with Fred Astaire" ("Uma Noite com Fred Astaire)", ganhou nove Prêmios Emmy.
Também foi notável por ser a primeira grande ♨️ transmissão a ser pré-gravada em fita de vídeo colorida.
Astaire ganhou o Emmy pela melhor performance solo de um ator.
A escolha ♨️ teve uma reação controversa porque muitos acreditavam que ganhadores da quina dança naquele programa não era o tipo de "atuação" para o ♨️ qual o prêmio foi projetado.
A certa altura, Astaire se ofereceu para devolver o prêmio, mas a Academia se recusou a ♨️ aceitá-lo.
Uma restauração do programa ganhou um Emmy técnico em 1988 para Ed Reitan, Don Kent e Dan Einstein.
Eles restauraram a ♨️ fita de vídeo original, transferindo seu conteúdo para um formato moderno e preenchendo as lacunas onde a fita havia se ♨️ deteriorado com imagens de um cinescópio.[17]
Astaire interpretou Julian Osborne, um personagem que não dança, no drama de guerra nuclear "A ♨️ Hora Final" (1959).
Foi indicado a um Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em cinema por ganhadores da quina performance, perdendo para ♨️ Stephen Boyd, que ganhou por "Ben-Hur".
Astaire apareceu em papéis não dançantes em três outros filmes e várias séries de televisão ♨️ de 1957 a 1969.
O último grande filme musical de Astaire foi "O Caminho do Arco-Íris" (1968), dirigido por Francis Ford ♨️ Coppola.
Astaire largou ganhadores da quina gravata branca e fraque para interpretar um trapaceiro irlandês que acredita que se enterrar um pote de ♨️ ouro nas sombras da cidade de Fort Knox, o ouro multiplicará.
A parceira de dança de Astaire foi Petula Clark, que ♨️ interpretou a filha cética de seu personagem.
Ele se descreveu nervoso em cantar com ela, enquanto ela disse que estava preocupada ♨️ em dançar com ele.
O filme foi um sucesso modesto, tanto nas bilheterias quanto entre os críticos.
Astaire continuou a atuar na ♨️ década de 1970.
Ele apareceu na televisão como o pai de Alexander Mundy, personagem de Robert Wagner, em "It Takes a ♨️ Thief" ("O Rei dos Ladrões"), de 1969–70.
No filme "Inferno na Torre" (1974), dançou com Jennifer Jones e recebeu ganhadores da quina única ♨️ indicação ao Oscar, na categoria de melhor ator coadjuvante.
Ele dublou o narrador carteiro S.
D Kluger nos especiais de televisão animados ♨️ de Rankin/Bass "Santa Claus Is Comin' to Town" (1970) e "The Easter Bunny Is Comin' to Town" (1977).
Astaire também apareceu ♨️ nos dois primeiros documentários de "Era Uma Vez em Hollywood", ainda nos anos 70.
Na segunda compilação, aos setenta e seis ♨️ anos, ele executou breves sequências de dança com Kelly, suas últimas apresentações de dança em um filme musical.
No verão de ♨️ 1975, ele gravou três álbuns em Londres, Attitude Dancing, They Can't Take These Away from Me, e A Couple of ♨️ Song and Dance Men, com o último sendo um álbum de duetos com Bing Crosby.
Em 1976, Astaire desempenhou um papel ♨️ coadjuvante como Daniel Hughes no filme cult "Os Incríveis Dobermans", co-estrelando com Barbara Eden e James Franciscus, e interpretou o ♨️ Dr.
Seamus Scully no filme francês "The Purple Taxi" ("Um Táxi Cor de Malva"), de 1977.
Em 1978, ele co-estrelou com Helen ♨️ Hayes no filme de televisão "A Family Upside Down" em que eles interpretaram um casal de idosos lidando com problemas ♨️ de saúde.
Astaire ganhou um Prêmio Emmy por ganhadores da quina atuação.
Fez também uma aparição bem divulgada na série de televisão de ficção-científica ♨️ "Galactica, Astronave de Combate", em 1979, como Chameleon, o possível pai de Starbuck, em "The Man with Nine Lives", um ♨️ papel escrito para ele por Donald P.Bellisario.
Astaire pediu ao seu agente que conseguisse um papel para ele em "Galactica" por ♨️ causa do interesse de seus netos na série, deixando os produtores encantados com a oportunidade de criar um episódio inteiro ♨️ para apresentá-lo.
Este episódio marcou a última vez que ele dançou na tela, neste caso com Anne Jeffreys.
Ele atuou em nove ♨️ papéis diferentes em "The Man in the Santa Claus Suit", também em 1979.
Seu trabalho final foi a adaptação de 1981 ♨️ do romance de Peter Straub, "Ghost Story".
O filme de terror também foi o último para dois de seus colegas de ♨️ elenco mais proeminentes, Melvyn Douglas e Douglas Fairbanks Jr.
Sempre impecável, ele e Cary Grant eram chamados de "os atores mais ♨️ bem vestidos dos filmes americanos".
[18] Astaire permaneceu um ícone da moda masculina mesmo em seus últimos anos, evitando ganhadores da quina cartola, ♨️ gravata branca e fraque, que ele odiava.
[19] Em vez disso, ele preferia um estilo descontraído e casual de jaquetas esportivas ♨️ feitas sob medida, camisas coloridas e calças – estas últimas geralmente sustentadas pelo uso distinto de uma gravata velha ou ♨️ lenço de seda no lugar de um cinto.
Astaire casou-se com Phyllis Potter, de 25 anos, em 1933 (nascida Phyllis Livingston ♨️ Baker [1908–1954]), uma socialite nativa de Boston, ex-esposa de Eliphalet Nott Potter III (1906–1981), apesar das objeções de ganhadores da quina mãe ♨️ e irmã.
[13] A causa da morte de Phyllis foi câncer de pulmão, aos 46 anos, que encerrou 21 anos de ♨️ um casamento feliz e deixou Astaire devastado.
[20] Astaire tentou desistir do filme "Papai Pernilongo" (1955), que estava em processo de ♨️ filmagem, oferecendo-se para pagar os custos de produção até o momento, mas foi persuadido a ficar.[21]
Além do filho de Phyllis ♨️ Potter, Eliphalet IV (conhecido como Peter), os Astaires tiveram dois filhos.
O filho dos Astaires, Fred Jr.
(nascido em 1936), apareceu com ♨️ seu pai no filme "Midas Run" ("O Jogo das Barras de Ouro"), de 1969, e mais tarde tornou-se um piloto ♨️ e fazendeiro.
A filha dos Astaires, Ava Astaire (nascida em 1942) continua envolvida na promoção do legado de seu pai.
Intensamente privado, ♨️ Fred Astaire raramente era visto na cena social de Hollywood.
Em vez disso, ele dedicou seu tempo livre à família e ♨️ seus hobbies, que incluíam corridas de cavalos, tocar bateria, escrever músicas e jogar golfe.
Ele era bom amigo de David Niven, ♨️ Randolph Scott, Clark Gable e Gregory Peck.
Niven o descreveu como "um pouco tímido, sempre caloroso, com uma propensão para piadas ♨️ de colegial".
Em 1946, seu cavalo Triplicate ganhou a Hollywood Gold Cup ("Copa de Ouro de Hollywood") e San Juan Capistrano ♨️ Handicap.
Permaneceu fisicamente ativo até os oitenta anos, quando começou a praticar esqueitismo no final dos seus setenta anos e foi ♨️ premiado como membro vitalício da National Skateboard Society.
Aos setenta e oito anos, ele quebrou o pulso esquerdo enquanto andava de ♨️ skate em ganhadores da quina garagem.
[22] Também teve interesse em boxe e casos criminais.
Em 24 de junho de 1980, aos 81 anos, ♨️ casou-se pela segunda vez.
Robyn Smith era 45 anos mais nova que ele e uma jóquei que montou para Alfred Gwynne ♨️ Vanderbilt Jr.
(ela também namorou Vanderbilt na década de 1970),[23] e apareceu na capa da Sports Illustrated em 31 de julho ♨️ de 1972.[24][25]
A vida de Astaire nunca foi retratada em algum filme.
[26] Ele sempre recusou permissão para tais retratos, dizendo: "Por ♨️ mais que eles me ofereçam - e as ofertas cheguem o tempo todo - eu não vou vender".
[27] O testamento ♨️ de Astaire incluía uma cláusula solicitando que tal representação jamais ocorresse; ele comentou: "Está lá porque não tenho nenhum desejo ♨️ particular de ter minha vida mal interpretada, e é o que seria".
[28] Em 5 de dezembro de 2021, Tom Holland ♨️ anunciou que ele estaria interpretando Astaire em uma próxima cinebiografia, que atraiu críticas devido à cláusula.[29]
Túmulo de Fred Astaire, no ♨️ Parque Memorial de Oakwood.
Astaire morreu de pneumonia em 22 de junho de 1987, aos 88 anos.
Seu corpo foi sepultado no ♨️ Cemitério do Parque Nacional de Oakwood em Chatsworth, Califórnia.
[30] Um de seus últimos pedidos foi agradecer aos fãs por inúmeros ♨️ anos de apoio.
Astaire dançando nas paredes e no teto ao cantar "You're All the World", em "Núpcias Reais" (1951).
Antes de ♨️ Fred Astaire estrear no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas "em partes": os pés, as cabeças e os torsos ♨️ eram compostos na sala de edição.
Astaire, por ganhadores da quina vez, exigia ser filmado de corpo inteiro.
Para isso eram necessários longos ensaios ♨️ - certa vez chegou a três meses com dez horas diárias de trabalho, com repetições feitas passo a passo e ♨️ movimentos de câmara acompanhando a coreografia.
Em seus filmes, Astaire conseguiu dar nova emoção à dança, fosse ela banal ou repleta ♨️ de tragicidade.
Sua interpretação enriquecia-se pelo que James Cagney chamava de "o toque do vagabundo".
Sempre trajado a rigor, seu charme tornou-se ♨️ lendário.
Michael Kidd, co-coreógrafo de Astaire no filme "A Roda da Fortuna", de 1953, descobriu que ganhadores da quina própria preocupação com a ♨️ motivação emocional por trás da dança não era compartilhada por Astaire.
Kidd mais tarde contou: "A técnica era importante para ele.
Ele ♨️ dizia: 'Vamos fazer os passos.
Vamos adicionar os looks depois.'"[31]
Embora ele se visse principalmente como um artista, ganhadores da quina arte ganhou a ♨️ admiração de outros dançarinos do século XX, como Gene Kelly, George Balanchine, os Nicholas Brothers, Mikhail Baryshnikov, Margot Fonteyn, Bob ♨️ Fosse, Gregory Hines, Rudolf Nureyev, Michael Jackson, e Bill Robinson.
Balanchine o comparou com Bach, descrevendo-o como "o mais interessante, o ♨️ mais inventivo, o mais elegante dançarino de nossos tempos", enquanto para Baryshnikov ele era "um gênio ...
um dançarino clássico como ♨️ eu nunca vi na minha vida".
"Nenhum dançarino pode assistir Fred Astaire e não saber que todos nós deveríamos estar em ♨️ outro negócio", ele concluiu.
Prêmios, honras e tributos [ editar | editar código-fonte ]
Mãos e pegadas de Astaire no Teatro Chinês ♨️ de Grauman.
Placa homenageando Astaire em Lismore, Waterford, Irlanda.
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