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Placar Placar Equipe editorial Ricardo Corrêa Ayres (editor de fotografia), Rodolfo Rodrigues (texto), Alexandre Batibugli (fotógrafo) e L.E.
Ratto (design) Categoria Esportes Frequência mensal Circulação Nacional Editora Editora Abril (do lançamento até junho de 2015 e desde novembro de 2016)
Editora Caras (de julho de 2015 a outubro de 2016) Fundação 1970 Primeira edição 20 de março de 1970 País Brasil Idioma português www.placar.com.br
Placar é uma revista brasileira especializadacasino online americanoesporte.
Lançadacasino online americano1970 pela Editora Abril, foi comprada pela Editora Carascasino online americanojunho de 2015[1] e readquirida pela Abrilcasino online americanooutubro de 2016.[2]
Primeira fase semanal [ editar | editar código-fonte ]
Seu primeiro número data de 20 de março de 1970[3] e, emcasino online americanoprimeira fase, a revista foi semanal, ao longo dos anos 1970 e 1980, e assim permaneceu até agosto de 1990.
Lançada pouco antes da Copa do Mundo de 1970, para preencher a lacuna de uma publicação nacional sobre o esporte,[4] a revista levantou como bandeira a estruturação e modernização do comando do futebol brasileiro.
Pelé foi o personagem da capa da primeira edição, que vendeu quase duzentos mil exemplares[4] e trouxe como brinde uma moeda cunhadacasino online americanolatão com a efígie do jogador.
[5] Em suas edições de número 23 e 24, aindacasino online americano1970, série de reportagens de Michel Laurence e Narciso James, sob o nome de "A Falência dos Cartolas", propunha várias mudanças, entre elas a criação de um campeonato verdadeiramente nacional, o que foi adotadocasino online americano1971.[6]
Em 1977 Placar defendeu a criação de uma segunda divisão para o Campeonato Brasileiro[7] e, dez anos depois, apoiou a criação da Copa União, fornecendo, inclusive, o troféu entregue ao campeão.[8]
Logo no início, a revista foi um sucesso de vendas, chegando a vender mais de cem mil exemplares semanais durante a Copa do Mundo de 1970.
Mas, com o final da competição, a vendagem despencou para uma média de quarenta mil exemplares.
[9] Para diminuir custos,casino online americano1972 foi introduzido, a partir do número 131, um encartecasino online americanopapel jornal que trazia o "Tabelão", conjunto de resultados e fichas técnicas que a própria revista chamava de "o Diário Oficial do futebol brasileiro".
[10] No encarte, vinham ainda as notícias mais "frescas", com a rodada do fim de semana, enquanto o miolo de revista trazia matérias menos pontuais, como perfis e reportagens sobre os jogos do meio da semana anterior.
O encarte durou até o fim de 1974.
O que segurava as vendas da revista era a mesma Loteria Esportiva que depois viria a ser alvo de grande investigação por parte da revista.
Com dicas para palpites e "bolões",casino online americano1972, chegou a vender 250 mil exemplares de uma edição, "movida [pela Loteca]".[11]
Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavamcasino online americanoum teste.
[12] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[13]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto.
Ainda com as suspeitascasino online americanorelação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.
[14] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores.
Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triplocasino online americanopartida que se cravaria seco", conta Juca.
"Corinthians x Juventus, triplo.
Flamengo x Olaria, triplo.
Vasco x Botafogo, Vasco.
Atlético-PR x Coritiba, Coritiba.
Inter x Livramento, triplo.Não é possível.
Eles cravam triplocasino online americanojogo fácil e seco para jogo difícil.
Tem alguma coisa estranha nisso."[15]
Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.
Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados.
Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.
A loteria perdeu credibilidade,[16] que nunca mais recuperou.
Por ironia do destino, as vendas de Placar também sofreram com as consequências da reportagem, já que muitos compravam a revista justamente por causa de suas análises de cada teste.
Fim das edições semanais [ editar | editar código-fonte ]
Outros esforços para se alcançar novos públicos foram feitos, comocasino online americano1984, quando a revista passou a abrir um espaço muito maior para outros esportes, que não o futebol.
A experiência durou de abril a novembro, quando os outros esportes, assim como o slogan "Todos os esportes", saíram da capa, passando a receber menor atenção dentro da revista.
A exceção foi a Fórmula 1, que manteve a cobertura característica da revista ao longo dos anos.
No final de 1986 foi lançada Grid, "filhote"[17] de Placar, revista dedicada ao automobilismo que continha a retrospectiva da temporada daquele ano.
O segundo número da revista sairiacasino online americanoabril do ano seguinte, contendo um guia de 64 páginas da temporada de 1987, que foi acompanhada com revistas-pôster publicadas na semana seguinte a cada grande prêmio.[17]
Em setembro de 1985, na edição número 800, a tradicional seção "Tabelão", que trazia resultados de vários campeonatos no Brasil e no mundo, foi extinta por ser muito cara de se fazer.
[18] Exatas 50 edições depois,casino online americanosetembro de 1986, a seção voltou, graças a protestos de mais de 600 leitores[19] por meio de cartas e telefonemas, de início destacando apenas o Campeonato Brasileiro de 1986,[20] mas depois, aos poucos, estendendo-se a outros campeonatos.
No início daquele ano.
a revista adioucasino online americanoum diacasino online americanodata de publicação, passando a fechar às segundas-feiras,casino online americanovez de nas noites de domingo, para dar um novo enfoque às matérias, que "[fugiriam] do que já fora apresentado na televisão, nas emissoras de rádio e nos jornais".
[21] Com as vendas estagnadas desde 1985,[22]casino online americanosetembro de 1988, mais uma tentativa,casino online americanoformato maior, com tamanho maior, menos páginas e papel menos nobre, a chamada fase "Placar Mais".
No início, ela passou a ser a revista mais vendida da Abril, embora desse prejuízo se vendesse demais, por isso a editora era obrigada a segurar a tiragem.[18]
A boa fase não durou muito, já que a revista nunca vendeu muita publicidade, e o golpe fatal veio com o fracasso retumbante da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1990, que veio a se somar às péssimas campanhas dos times grandes no Campeonato Paulista (a final daquele ano foi disputada entre Bragantino e Novorizontino) e à polêmica final do Campeonato Carioca,casino online americanoque o título só foi decidido no "Tapetão".
A Placar sempre tinha lucro com as edições comemorativas dos campeões estaduais.
Naquele ano não houve essa alternativa, e a Abril decidiu parar de investircasino online americanouma revista semanal de futebol.[23]
Depois de anos "mal das pernas" (entre 1979 e 1995, por exemplo, a revista só ficou no azulcasino online americanotrês anos), houve cortes na redação,[24] e a revista deixou de ser semanal.
Isso apesar de, apenas um ano antes, o expediente da edição de número mil ter avisado que Placar chegava àquela marca "com saúde" e uma venda média de 127 mil exemplares.[25]
Fase de edições temáticas [ editar | editar código-fonte ]
O último número semanal foi o 1.
051, apesar de a data da capa do número 1.
052, um Guia do Campeonato Brasileiro de 1990, constar como uma semana depois da data da edição anterior.
No editorial desta edição, o diretor editorial Juca Kfouri escreveu que "sempre que o aquecimento do futebol justificar, Placar estará nas bancas do país inteiro com edições especiais",[26] mas a revista quase acabou por aí.
O que a salvou foi o lançamento de uma edição especial, o número 1.
053, sobre o cinquentenário de Pelé, que acabou sendo um sucesso, com a venda de 99 700 das cem mil revistas impressas.
[27] A edição especial valeu até um Prêmio Esso à Placar, o terceiro ganho pela revista.[28]
O sucesso fez Kfouri propor à Abril manter uma linha de revistas temáticas, com redação "enxuta".
A Abril aprovou a ideia, desde que não houvesse periodicidade, mas o cronograma para 1991 previa doze exemplares.
"Fizemos as doze", conta Kfouri.
"Ninguém dizia 'Placar, a revista mensal de futebol da Editora Abril', mas o fato é que ela era mensal.
E passou a viver no azul.
"[23] Só não houve edição numerada nos meses de dezembro de 1993, julho e agosto de 1994 e fevereiro de 1995.
A revista mantevecasino online americanopostura críticacasino online americanorelação aos dirigentes do futebol brasileiro, o que levou o então presidente da Federação Paulista de Futebol, Eduardo José Farah, a proibir a entrada de fotógrafos da publicação no campo da final do Campeonato Brasileiro de 1991, entre Bragantino e São Paulo,casino online americanoBragança Paulista.[29]
Durante a Copa do Mundo de 1994, foram lançadas edições especiais após cada jogo do Brasil.
Produzidas diretamente no Brasil ecasino online americanopapel inferior, a curva de vendas, fraca na primeira edição, subiu consistentemente.
A partir da quarta edição, as vendas já eram satisfatórias e a edição que comemorou o título brasileiro vendeu mais de quinhentas mil cópias.
[18] A série rendeu um superávit de quinhentos mil dólares.[30]
Foi ainda nesse período que a revista teve seu maior preço facial:casino online americanoagosto de 1993, ela custou 290 mil cruzeiros.
"Futebol, sexo e rock n' roll" [ editar | editar código-fonte ]
Com esse sucesso, aliado à vitória do Brasil na Copa, a revista passou, a partir da edição de abril de 1995, por uma grande reformulação, pouco depois de comemorar seus 25 anos, que incluiu a saída de todos os jornalistas que colaboraram com a "encarnação" anterior, à exceção de Manoel Coelho e Paulo Vinicius Coelho.
[31] Foram três meses de preparativos.
[32] Foi investido aproximadamente um milhão de dólares, buscando jovens adultos como público-alvo.
[33] A aposta foi no slogan "Futebol, sexo e rock 'n roll".
O formato da revista também mudou nessa fase, passando para 27,5 cm x 35,8 cm,[4] e pela primeira vez emcasino online americanohistória a Placar vendeu assinaturas.
[33] O projeto gráfico foi assinado por Roger Black, um dos mais conceituados diretores de arte do mundo.
A primeira edição da nova fase vendeu 237 mil exemplares, um recorde.[32]
Pouco depois, Juca deixou não apenas a Placar, mas a Abril, justamente por interferências da diretoria no conteúdo da revista.
Não interessava à editora continuar fazendo,casino online americanoum encarte que vinha junto com a edição mensal, denúncias contra dirigentes do futebol, por medo de complicações nos contratos de transmissão de campeonatos pela TVA, do Grupo Abril.
[34] Roberto Civita, presidente da Abril, chegou a propor que Juca comprasse o título Placar, já que a revista não dava lucro e a editora ainda livrar-se-ia da possibilidade de mais processos, mas as negociações não foram adiante.
[35] Segundo Kfouri, a Abril teria aumentado a pedida quando soube que Pelé seria sócio no negócio.[36]
Ao longo dos anos seguintes, foram feitos ajustes visuais (como a diminuição do formato para 22,6 cm x 29,9 cm,casino online americano1996)[4] e de conteúdo e, aos poucos, as matérias voltaram a abordar o futebol como tema principal e não mais como um mero fio condutor.
Durante a Copa do Mundo de 1998, a Placar, a exemplo do que tinha feito na Copa anterior, decidiu-se por publicar edições especiais após os jogos do Brasil.
Mas, desta vez, foram enviados vários profissionais para a França, país-sede, inclusive com a diagramação da revista sendo feitacasino online americanosolo francês.
Foi um fiasco, pois os custos aumentaram demais, e as vendas diminuíramcasino online americanorelação a quatro anos antes.
Segunda fase semanal e formato atual [ editar | editar código-fonte ]
Na edição de março de 2001, foi anunciado que a Placar voltaria a ser semanal, saindo todas as sextas-feiras a partir da edição de 10 de abril.
Muitos leitores acharam que a revista demorava demais para chegar às bancascasino online americanorelação à rodada do fim de semana e escreveram à redação solicitando a mudança,[37] atendida a partir da edição de 19 de outubro.
Contudo, não foi o suficiente para manter a periodicidade semanal, que durou até fevereiro do ano seguinte, quando a crise no futebol brasileiro (com CPIs e classificação para a Copa do Mundo de 2002 só na última partida), combinada com a decisão da Editora Abril de manter apenas revistas com altas margens de lucro, eliminasse a Placar semanal, que só recentemente começara a dar algum lucro modesto.
"Futebol forte e sério, revista forte", escreveu por e-mail o diretor de redação Sérgio Xavier Filho a um leitor.
A partir daí, a Placar voltou às bancas esporadicamente, emboracasino online americanomaior quantidade do que no período "esporádico" anterior (segundo semestre de 1990), com suas lucrativas[5] edições especiais.
Cada especial, mesmo os simultâneos, tinha um número diferente.
Em maio de 2003, contudo, a revista voltou a ser mensal e tem saído todos os meses desde então.
Com isso, os especiais deixaram de seguir a numeração.
Em março de 2008 uma reportagem sobre a internação do comentarista e ex-jogador Casagrande causou polêmica,[38] com jornalistas defendendo e criticando[39] a postura da revista.
Emcasino online americanoedição de outubro de 2012 a revista colocou emcasino online americanocapa uma montagem do jogador Neymarcasino online americanouma cruz, sob o título "A Crucificação de Neymar".
A capa foi criticada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil por "ridicularizar a fé" com "mera finalidade comercial".[40]
Com uma tiragem mensalcasino online americanotorno de 65 mil a 75 mil exemplares, o ano de 2008 representou o quinto consecutivocasino online americanoque a revista fechou seu balanço no azul,[41] algo impensável nas primeiras décadas da publicação.
Em abril de 2013, foi implantado novo projeto gráfico, mantendocasino online americanoproposta editorial de textos mais "interpretativos".
[42] "Embora nós não tenhamos mais concorrência direta no segmento", afirmou o diretor de redação, Maurício Barros, referindo-se ao fim da Revista ESPN, "concorremos com todas as mídias que produzem conteúdo ligado ao futebol.
Enquanto nas outras mídias você 'nada na superfície', a Placar é um 'mergulho'."[42]
Aindacasino online americano2013, a Placar ganhou os prêmios da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) de melhor revista do ano e de melhor matéria da imprensa escrita, pelo dossiê sobre casos de abuso sexual nas categorias de base do futebol brasileiro, "O lado sombrio da bola".[43]
Em 2 de junho de 2015, a Editora Abril anunciou a venda de sete marcas para a Editora Caras, entre elas, a Placar.[44]
A partir da edição lançadacasino online americanoagosto de 2015, a revista adotou um novo nicho de mercado, publicando, além de matérias e entrevistas sobre outros esportes além do futebol, com enfoque principal nos desportos olímpicos e paralímpicos.
Neste período na Editora Caras, a revista lançou as seções "Resumão" (notas dos mais importantes acontecimentos esportivos do mês, separadas por data), "Agendão" (dia a dia dos esportes na TV) e "Aventuras na História dos Esportes" (fatos históricos dos esportes).
A fase contou ainda com a volta de publicações tradicionais sobre futebol, até então extintas (como a Edição dos Campeões e o Guia do 2.
º Turno do Campeonato Brasileiro), além da ampliação dos guias da Libertadores e dos Estaduais, a remodelação da Bola de Pratacasino online americano2016, com a adição de novas categorias, a estreia do encarte "Livro do Mês" e a volta dos pôsteres encartados.
Além destas, foram publicados diversos especiais de outros esportes (como Anuário da Fórmula 1, Campeões Mundiais de Todos os Esportes e as edições de Pódio Placar - revista encartada nas edições mensais entre fevereiro e agosto de 2016, dedicada aos esportes olímpicos e paralímpicos -, além do Dicionário Olímpico: 4999 Verbetes de A a Z).
Com a crise econômico-financeira que afetou o Brasil e a repulsa de parte dos leitorescasino online americanorelação aos demais esportes, a partir de setembro de 2016 a Placar voltou a ser dedicada exclusivamente ao futebol.
Volta à Editora Abril [ editar | editar código-fonte ]
Na edição de novembro de 2016, foi anunciada a transferência da revista àcasino online americanoantiga editora, a Abril,[2] e a venda do prêmio Bola de Prata ao canal esportivo ESPN[45] (ambas as negociações foram concretizadascasino online americanooutubro).
Já na edição de novembro, a Placar contou com a volta da seção "Tabelão".
Período: Setembro/1984 a Janeiro/1986.
Criação: Editora Abril.
Período: Janeiro/1986 a Dezembro/1986; Setembro/1987 a Agosto/1988.
Criação: Editora Abril.
Período: Janeiro/1987 a Setembro/1987.
Criação: Editora Abril.
Período: Setembro/1988 a Março/1995.
Criação: Editora Abril.
Período: Janeiro/2006 a Janeiro/2017.
Criação: Rodrigo Maroja (intervenção sobre obra de Roger Black)
Período: Desde Fevereiro/2017 Criação: Danilo Braga (Editora Abril)[46]
Especiais e prêmios [ editar | editar código-fonte ]
Desde os anos 1980, a Placar criou uma tradição de especiais, como os guias da Copa do Mundo e do Campeonato Brasileiro, ambos publicados desde 1990casino online americanoedições especiais, além da Edição dos Campeões, publicada desde 1980.
Entre as Copas do Mundo de 1994 e 2006, e a partir da Copa de 2014, a revista publicou edições especiais após cada partida da Seleção Brasileira no torneio.
Para a Copa de 2010, entretanto, a revista aproveitou a publicação de seu jornal, que passou a ser diário durante a duração do evento.
Bola de Prata [ editar | editar código-fonte ]
A Placar, ao fim de todo Brasileirão, concede o troféu Bola de Prata, escolhendo os melhores jogadores (por posição) do campeonato.
Para fazer isso, todos os jogos são vistos por jornalistas, que dão notas.
As melhores médias levam o prêmio, assim como o artilheiro do campeonato.
A melhor média de todas leva a Bola de Ouro.
O troféu foi idealizadocasino online americano1970, no primeiro ano da revista, e, na ausência do Campeonato Brasileiro, julgou o Robertão.
Quem teve a ideia foi o jornalista Michel Laurence, que se inspirou nos prêmios dados por revistas europeias (especialmente o Ballon D'Or, da revista francesa France Football),[47] e foi acompanhado na proposta pelo fotógrafo Manoel Motta.
[48] A idéia da Bola de Ouro só viria três anos depois, e Pelé foi considerado hors concours para o prêmio, assim como já o era para a Bola de Prata.
O jogador que mais vezes foi premiado foi Zico, com cinco Bolas de Prata, duas de Ouro e duas como artilheiro.
[49] Em 2012 Neymar foi considerado hors-concours pela revista, ao lado de Pelé.
Em outubro de 2016, a Editora Caras vende os direitos do prêmio Bola de Prata ao canal esportivo ESPN.[45]
Edição dos Campeões [ editar | editar código-fonte ]
Em 1980, foi instituída a Edição dos Campeões, que trazia reportagens e pôsteres dos campeões estaduais assim que esses campeonatos eram concluídos.
Em 1989, a edição passou a abordar também os campeões brasileiro e da Copa do Brasil, assim como títulos importantes conquistados por clubes ou pela Seleção no Exterior.
A partir de 1995, com o novo projeto gráfico, as reportagens foram abolidas, e a Edição dos Campeões passou a trazer apenas pôsteres sem os grampos, sendo todoscasino online americanopapel mais nobre e não mais apenas os dos campeões dos principais torneios.
Em 2006, foram incluídos campeões de campeonatos europeus.
Quatro anos depois, o especial foi encartado na edição especial da Bola de Prata e deixou de apresentar os campeões europeus.
Este formato durou até 2013, já quecasino online americano2014 a Edição dos Campeões não foi publicada: somente seus pôsteres foram disponibilizados gratuitamente no site da revista.
O especial ressurgiucasino online americano2015, durante a fase na Editora Caras, com os pôsteres dos campeões do Brasil e uma novidade: além dos clubes de futebol profissional, foram publicados dos campeões do futebol feminino, futsal e categoria de base.
O ano de 2016 contou com a volta da Edição dos Campeões Estaduais, com um formato ainda maior.
Time dos Sonhos [ editar | editar código-fonte ]
A Placar realiza, de temposcasino online americanotempos, a eleição do "Time dos Sonhos" dos principais clubes brasileiros.
Foram feitas eleiçõescasino online americano1982, 1994 e 2006.
Chuteira de Ouro [ editar | editar código-fonte ]
A revista também concede a Chuteira de Ouro, dada ao maior artilheiro do futebol brasileirocasino online americanocada ano.
Os gols têm "peso" diferenciado (gols pela Seleção e na Libertadores têm peso 2, enquanto estaduais têm 1 ou 2 dependendo da importância do futebol do estado).
Em outubro de 2008, Placar anunciou o lançamento, para o mês seguinte, do Jornal Placar, de distribuição gratuitacasino online americanodias úteis e 70 mil exemplares de tiragem.
[50] Com a primeira ediçãocasino online americano10 de novembro, a distribuição deu-secasino online americanoconjunto com a do jornal gratuito Destak.
Foram 22 edições e mais de 1,5 milhão de exemplares distribuídos[51] durante um período experimental que se encerroucasino online americano9 de dezembro.
"Se os anunciantes entenderem que o jornal está sendo bem percebido e, conseqüentemente, seus anúncios lidos, é porque deu certo", garante Sérgio Xavier Filho, diretor de redação da revista e do jornal.
[41] Na última edição dessa fase de testes, o período foi tratado como "primeira fase e a segunda fase foi anunciada para 2009.[51]
A maior discussão sobre o jornal, porém, foi uma notícia publicadacasino online americano27 de novembro, que tratava a contratação de Ronaldo pelo Corinthians como piada.
[52] Na última edição do jornal, nova brincadeira no editorial: "Se Ronaldo Fenômeno não desembarcará no Corinthians, por que enganar o leitor?", escreveu o diretor de redação Sérgio Xavier Filho.
[51] Quando a contratação foi anunciada pelo clube,casino online americano9 de dezembro, o jornal teve de publicar uma retrataçãocasino online americanoseu site (já que não haveria edição no dia seguinte).
"Ronaldo Fenômeno no Corinthians? Placar brincou com essa possibilidade, fez piadinha e.
.
.
quebrou a cara", escreveu Sérgio Xavier no blog da redação.
"Jornalisticamente, só podemos dar a mão a palmatória e aceitar a tiração de onda que já acontece no Orkut.
Tínhamos informação de patrocinadores de Ronaldo que ele ficaria no Flamengo, que não havia possibilidade alguma de um desembarque no Parque São Jorge.
Informação que não se confirmou.Falha nossa.
"[53] Entre as duas retratações publicadas no sítio de Placar, houve mais de oitocentos comentários de leitorescasino online americanomenos de 24 horas.
Apenascasino online americanomarço de 2009 foi confirmado que o Jornal Placar voltaria, de fato, nos mesmos moldes do ano anterior, desta vez com a contratação de uma pequena redação e a tiragem um pouco maior: oitenta mil exemplares.
[54] O jornal manteve-se diário por algum tempo, passando depois a sair apenas às segundas e sextas-feiras.
Quando da Copa do Mundo de 2010, a periodicidade passou a ser diária, incluindo fins de semana, apesar de não ter havido edição no domingo anterior à final, mesmo sendo ele dia seguinte a duas partidas das quartas de final.
Após a Copa, o jornal deixou de ser gratuito e passou a sair apenas às segundas-feiras, custando um real.
A última edição saiucasino online americanodezembro de 2010, depois da entrega do prêmio Bola de Prata do Campeonato Brasileiro de 2010, e a publicação foi oficialmente canceladacasino online americanojaneiro de 2011, tendo retornado durante a Olimpíada de 2012.
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O Festival Carioca de Artes Plásticas foi criadocasino online americano1948 por um júri formado pelos artistas da capital carioca, pela iniciativa deles, a Fundação Calouste Gulbenkian.
Durante o Festival de Arte Moderna de 1950, o governo português fez um acordo com a Companhia de Conjuntos da Sociedade de Arte Contemporânea (CCA) para tornar a "Fundação SESP" um dos principais órgãos culturais portugueses da época.
O Festival Carioca de Artes Plásticas foi um dos mais importantes eventos artísticos de sempre realizadas no Brasil.
Foi reconhecido como o maior evento artístico da América Latina, com vários prêmios, entre eles o Grande Prémio de Artes Plásticas, o Concurso Internacional de Pintores Franceses da Fundação Bienal de São Paulo, e o Prêmio Açorianos de Artes Especiais.
Desde 1990 o concurso de artistas internacionais acontececasino online americanovárias capitais brasileiras - São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Paraná.
Entre os artistas que ganharam o prêmio do Festival de Arte Moderna foram Almada Negreiros, Almada Negreiros (de quem é autor de muitos livros), Carlos Dias (de quem participou dos dois primeiros filmes da série "Uma Espécie de São
Francisco" -casino online americano1970), Eduardo Viana, Eduardo Viana Baptista, Eduardo Viana Filho e Mário Pedrosa, o artista plástico João Teixeira, e o músico Aldo Bianchi.
Em 1988, a Fundação Calouste Gulbenkian convidou para ser membro do júri o artista brasileiro José Afonso, com o nomecasino online americanohomenagem ao poeta.
Um dos trabalhos expostoscasino online americanoLisboa foi um quadro português de Mário Pedrosa intitulado "Sétimo Nome", que era um concurso realizado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Entre outros artistas, encontram-se Fernando Namoracasino online americano"Nouvelle Vague", Alfredo Volpicasino online americano"A Noite no Tempo de Dizer", Eduardo Vianacasino online americano"Os Meus Sonhos de uma
Noite", Francisco Martinscasino online americano"Idéias Despedidas de São João Batista" e o pintor Paulo Sérgio Rezendecasino online americano"Pioneiros".
O concurso, realizado na Casa da Cultura de São Paulo, foi realizadocasino online americanoum teatro no bairro do Flamengo com a presença do então Presidente da República, Hermes da Fonseca.
A Fundação SESP é a maior rede de galerias no país, com mais de 10 mil galerias, contando com exposiçõescasino online americanoPortugal ecasino online americanoalguns países do mundo.
É também o maior grupo seletivo da Europa, tendo ultrapassado os 70 mil inscritoscasino online americano2006 e 2012.
Na década de 1980, com a
criação do Fórum Mundial da Cultura, surgiu na capital brasileira o Concomcional da Cultura (CWC), que se tornou um dos maiores espaços de trabalho de divulgação do património cultural brasileiro.
Em 1988, o Comitê de Redação da FUNAR (Fundação Rio Branco) do Conselho de Defesa da Cultura (Concomcional da Cultura) criou a primeira página sobre o Festival Carioca de Artes Plásticas - que hoje faz parte da programação do I Festival Niemeyer do Porto.
Em 2006 houve a criação de um grupo de curadores voluntários com os quais coordenou a preparação dos membros do júri para a realização do Festival.
Apesar das deficiências técnicas, o Festival Carioca de Artes Plásticas foi sempre reconhecido pela crítica, pela mídia e pela crítica especializada como tendo ganhado diversos prêmioscasino online americanoimportantes e importantes eventos culturais brasileiras, como o Prêmio Açorianos de Artes Especiais, o Prêmio Estío de Artes Especiais e o Grande Prémio de Artes Especiaiscasino online americano2004.
A Fundação SESP promoveu, desde 1987, o Festival de Arte Contemporânea, com o objetivo de manter as suas exposiçõescasino online americanoPortugal, com o objetivo de garantir uma visão portuguesa a realizar.
O objetivo foi promover uma visão artística portuguesa a partir da proposta de que
o Festival de Arte mostra o grande talento natural de artistas nacionais do século XVI.
A apresentação portuguesa do conjunto foi realizada por 11 artistas nacionais e estrangeiros que participaram do festival.
O evento foi realizado na Casa da Cultura de São Paulo (SP), onde os artistas nacionais e estrangeiros deram o seu parecer e o público participou através de painéis com tema e grafites originais.
O festival foi iniciado, pela primeira vez,casino online americano1950, pelo então presidente do Brasil Américo Brasiliense, que já já havia representado o Brasil na Bienal Internacional da Bahia.
A ideia inicial de um evento
de arte de origem europeia surgiu com a exposição do pintor italiano Antonio Camurani (1690 - 1712) do Museu Nacional de Belas
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