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Monstro É Aquele que não Sabe Amar - os Filhos Abandonados da Pátria que os Pariu foi o enredo apresentado pela Beija-Flor no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro do carnaval de 2018, com o qual a escola conquistou o seu 14.
º título de campeã do carnaval carioca, três anos após a conquista anterior, em 2015.
O enredo da escola faz uma analogia entre a obra Frankenstein (que completou duzentos anos de lançamento em 2018) e as mazelas sociais do Brasil, traçando um paralelo entre a criatura da história de Mary Shelley, que foi abandonada pelo seu criador, e os problemas sociais brasileiros, que, na visão do enredo, são frutos do abandono da população por parte dos governantes.
O enredo foi assinado por Marcelo Misailidis, Laíla, Cid Carvalho, Bianca Behrends, Victor Santos, Rodrigo Pacheco e Léo Mídia.[1][2]
A Beija-Flor foi a sexta e última escola a se apresentar na segunda noite do Grupo Especial, iniciando seu desfile na madrugada da terça-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2018.
A escola apostou numa mudança de estilo, abandonando o luxo que caracterizou suas apresentações anteriores e investindo num desfile mais teatralizado e pouco carnavalesco.
As mudanças, sugeridas pelo conselheiro da escola, Gabriel David, e pelo coreógrafo da comissão de frente, Marcelo Misailidis, causaram conflitos internos na área criativa da agremiação, que acabaram resultando na saída do diretor Laíla da escola, logo após o carnaval.
O desfile da Beija-Flor gerou imagens fortes como a reprodução de crianças mortas em caixões, policiais baleados, assaltos, arrastões, e um tiroteio dentro de uma sala de aula.
[3] Também foram usadas referências políticas.
Uma ala representou a "farra dos guardanapos" de Sérgio Cabral Filho.
A segunda alegoria reproduziu o edifício sede da Petrobras de forma "favelizada", em referência ao empobrecimento da população, que por roleta russa bet365 vez seria um dos efeitos da corrupção na empresa.
[4] Ao final da apresentação, o público dos camarotes e arquibancadas invadiu a pista de desfile e seguiu a escola, cantando o samba-enredo à capela, mesmo após a bateria parar de tocar.[5]
O desfile dividiu a opinião dos especialistas.
Quesitos como bateria, samba-enredo, harmonia, evolução e o casal Selminha e Claudinho foram elogiados; enquanto alegorias, fantasias, enredo e comissão de frente, foram duramente criticados.
Alguns veículos de imprensa sequer listaram a Beija-Flor entre as favoritas ao título.
O samba-enredo do desfile, composto por Di Menor BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo e Rafael Prates, foi um dos mais premiados do ano.
A Beija-Flor foi campeã do carnaval de 2018 com um décimo de vantagem sobre Paraíso do Tuiuti e Salgueiro.
Ao todo, a escola recebeu dez notas abaixo da máxima, sendo que seis foram descartadas seguindo o regulamento do concurso.
Com isso, a escola perdeu apenas quatro décimos no julgamento oficial do carnaval.[6]
O "desfile sem ala" da Beija-Flor em 2017.
No carnaval de 2015, a Beija-Flor conquistou seu 13.
º título na elite da folia carioca com um polêmico desfile sobre a Guiné Equatorial, patrocinado pelo presidente do país, o ditador Teodoro Obiang.
[7][8] Em 2016, a escola se classificou em quinto lugar com um desfile sobre o Marquês de Sapucaí, que dá nome à rua onde são realizados os desfiles.
[9] No carnaval de 2017, a Beija-Flor inovou ao mudar a tradicional arrumação do desfile em alas.
Cada setor do desfile foi chamado de "ato".
Em cada ato desfilaram cerca de quinhentas pessoas com fantasias de formas variadas, representando indígenas.
Em meio aos atos, desfilou um grupo coreografado, com cerca de oitenta integrantes, encenando um determinado momento da vida de Iracema, personagem-enredo da escola.
Cada ato foi encerrado por uma alegoria.
[10] As inovações não agradaram o júri e a escola se classificou em sexto lugar.[11]
Cid Carvalho voltou à Beija-Flor para integrar a Comissão de Carnaval de 2018.
Preparação para 2018 [ editar | editar código-fonte ]
Para elaborar o desfile de 2018, a Beija-Flor reformulou roleta russa bet365 Comissão de Carnaval, mantendo alguns componentes, dispensando outros, e contratando o carnavalesco Cid Carvalho.
Campeão pela escola em 1998, 2003, 2004 e 2005, Cid estava fora da agremiação há onze anos.
[12] No dia 15 de julho de 2017 a LIESA sorteou a ordem de apresentação das escolas de samba para o desfile de 2018.
A Beija-Flor foi sorteada para ser a sexta, e última, agremiação a se apresentar na segunda noite do Grupo Especial.
[13][14] A Beija-Flor foi a última escola do Grupo Especial a anunciar seu enredo para 2018.
O anúncio foi realizado no dia 30 de julho de 2017, numa festa na quadra da agremiação, em Nilópolis.[1]
Filho de Anísio Abraão David (patrono e presidente de honra da escola), Gabriel David teve autorização do pai para participar do processo criativo do carnaval junto à Laíla e a comissão de carnavalescos.
[15] Aos 20 anos de idade, ocupando o posto de conselheiro da agremiação, Gabriel teve a ideia de fazer um desfile cênico, que interagisse com o público.
[16] A ideia era "modernizar" o desfile com "atos" coreografados (o que já tinha sido testado no carnaval anterior) e alegorias teatralizadas, com várias encenações acontecendo ao mesmo tempo.
Coreógrafo da comissão de frente da escola, Marcelo Misailidis ficou responsável pela concepção das alegorias coreografadas.
Segundo Misailidis, a ideia era também atingir o público jovem.
Para o coreógrafo, "houve uma pasteurização do espetáculo que não gera atração".
[17] Filho de Anísio, o ator Anderson Müller ficou responsável pela encenação dos carros alegóricos.
[18] Para investir em um visual moderno, a escola abriu mão do luxo que a caracterizou durante anos, apostando em alegorias pouco carnavalizadas.
[19][20] Acostumada a ter destaques de luxo em quase todos os carros, a escola decidiu reunir todos, com fantasias iguais, na última alegoria, a única com visual mais tradicional.
Diante da decisão, alguns destaques decidiram não desfilar, enquanto outros escolheram desfilar noutras escolas.
Esposa de Anísio e mãe de Gabriel, Fabíola David, que desfilava no abre-alas da escola, foi realocada para um tripé no início do desfile.
[21] As ideias de Gabriel e Misailidis encontraram resistência dentro da própria agremiação.
O presidente, Anísio, teve que interferir algumas vezes para apaziguar os ânimos na diretoria.
Acostumado a ditar as ordens na comissão de carnaval, Laíla teve roleta russa bet365 liderança reduzida e não escondeu de ninguém seu desagrado.[22]
Fora os conflitos internos da escola, o carnaval carioca passava por um momento conturbado.
[23] Em junho de 2017, a Prefeitura do Rio anunciou o corte de 50% do repasse de verbas públicas para as escolas de samba.
[24] A decisão causou polêmica visto que em roleta russa bet365 campanha à Prefeitura, Marcelo Crivella prometeu manter o patrocínio às agremiações.
[25] Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, Crivella também foi acusado de ser influenciado pela roleta russa bet365 religião ao cortar parte da verba do carnaval.
[26] A LIESA ameaçou cancelar os desfiles e sambistas organizaram protestos, mas o Prefeito manteve o corte.
[27] Sem dinheiro, a LIESA decidiu cancelar os ensaios técnicos realizados no sambódromo, após quinze anos bancando o evento.
[28] Ao longo das semanas que antecederam ao desfile, a Beija-Flor realizou ensaios em roleta russa bet365 quadra, em Nilópolis.
No dia 28 de janeiro de 2018, a escola realizou um ensaio aberto na Avenida Atlântica, em Copacabana.[29][18]
Marcelo Misailidis é um dos autores do enredo da Beija-Flor.
"Monstro É Aquele que não Sabe Amar.
Os Filhos Abandonados da Pátria que os Pariu" foi assinado por Marcelo Misailidis, Laíla, Cid Carvalho, Bianca Behrends, Victor Santos, Rodrigo Pacheco e Léo Mídia.
O enredo faz uma analogia entre a obra Frankenstein (que completou duzentos anos de lançamento em 2018) e as mazelas sociais do Brasil.
Na obra da escritora britânica Mary Shelley, a criatura é abandonada pelo seu criador, sendo vista como um monstro, assim como diversos problemas sociais do Brasil são diagnosticados como resultado do abandono da população pelas autoridades competentes.
O enredo foi idealizado pelo coreógrafo da Comissão de Frente da escola, Marcelo Misailidis, a partir da ideia de Gabriel David, que pediu um enredo de crítica social com referências políticas da época.[2][16]
"Frankstein é uma obra que foi escrita há duzentos anos e traduz com muita profundidade a realidade e a utilização desmedida da vaidade intelectual, além da ambição desgovernada.
Neste momento a sociedade do Brasil encontra a tradução mais apropriada para entender os dramas sociais que afetam a nossa cidade.
" - Marcelo Misailidis, idealizador do enredo da Beija-Flor.[ 30 ]
Boris Karloff como o monstro da Universal Studios no clássico filme Frankenstein (1931).
Imagem foi reproduzida nas alegorias do desfile.
O enredo foi desenvolvido em cinco setores:
Setor 1 - A Introdução do Argumento – "Frankenstein ou o Prometeu Moderno"
O enredo começa fazendo referência direta à obra literária Frankenstein ou o Prometeu Moderno, mais conhecida simplesmente como Frankenstein, romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, considerada a primeira obra de ficção científica da história.
O primeiro setor do desfile descreve a ambientação onde começa a se desenrolar a trama: geleiras e icebergs em meio ao Oceano Ártico contemplam uma cena descrita no preâmbulo de abertura do livro; uma alusão ao sopro criativo que levou a autora a produzir uma aventura que tem, como ponto de partida, reflexões sobre o ímpeto da ambição humana e seus possíveis desdobramentos.
É nesse contexto que surge o navio do Comandante Robert Walton, que após resgatar Dr.
Victor Frankenstein em meio às vastas planícies de gelo, contempla uma sucessão de relatos que introduzem a narrativa, e funcionam como base do argumento histórico.
Ao revisitar suas memórias, Victor Frankenstein evidencia a roleta russa bet365 natureza pelo ávido desejo de aprender sobre todas as coisas, indiscriminadamente; relembra seu ingresso na Universidade de Ingolstadt, o fascínio pela ciência e pela medicina, pelas aulas de autópsia e dissecação de cadáveres.
É no laboratório que Dr.
Victor Frankenstein consegue dar vida ao fruto de um experimento, criado a partir de pedaços de corpos costurados rusticamente.
Uma criatura a quem chamou de "o infeliz monstro".
Nesse contexto, o enredo apresenta de um lado, os conceitos da mente de um jovem cientista, de ideais modernos e teor revolucionário, em busca da imortalidade e da glória pessoal; e de outro lado, um ser de aguda sensibilidade, que mesmo reconhecendo em si próprio suas feições monstruosas, no entanto, tema a necessidade de amar e ser amado, de modo eminentemente ser humano.
Edifício sede da Petrobras no Rio de Janeiro foi retratado de forma favelizada na segunda alegoria do desfile.
Setor 2 - A Ambição e a Ganância
O segundo setor aborda a ambição e a ganância de Dr.
Victor Frankenstein, observáveis através da roleta russa bet365 cobiça intelectual e roleta russa bet365 obstinada sede de conhecimento, impulsionada por roleta russa bet365 paixão voraz e inquietante diante das descobertas e avanços científicos.
Através da perspectiva de espelhamento que norteia o enredo, é feita uma analogia com a ambição e a ganância por dinheiro, poder e prestígio, intrínseca e notável ao longo da história do Brasil.
Segundo o enredo, "os monstros brasileiros não saíram da ficção e não aterrorizam os nossos sonhos, são um pesadelo que fazem parte da vida real: Hoje, estão presentes principalmente no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto, em Brasília – a Capital dos Monstros, onde são tomadas as monstruosas decisões políticas que vitimizam o povo brasileiro, demonstrando que a caneta mata mais do que a pistola; estão nos escândalos de corrupção e nos desvios milionários dos cofres públicos, e ainda no pútrido esquema das licitações que envolvem as grandes empreiteiras, que em muito colaboraram para afundar a economia nacional; estão nas unidades prisionais que são verdadeiras universidades do crime".
O enredo ainda cita a Petrobrás como "a ruína do que já foi um dia, quando era referência de prosperidade, estabilidade e credibilidade, e atualmente, é símbolo do monstro da corrupção, protagonizando aquele que talvez seja o mais grave episódio de extravio de verbas públicas e pagamento de propinas na história do país".
Setor 3 - O Abandono
O terceiro setor do enredo aborda o abandono da criatura por Dr.
Victor, seu criador, fazendo uma análise comparativa com o abandono da população brasileira por parte de seus governantes.
Segundo o enredo, "o descuido, o desleixo e o desdém para com a população, que sofre com diversos flagelos, ocasionados por carências múltiplas: falta assistência social, educação, cultura, saúde, segurança, consciência, empatia [...
] São retalhos de uma sociedade refém de uma violência cruel, fruto do abandono social".
Ainda segundo o enredo, "enquanto os bandidos estão soltos pelas ruas, a população fica presa em propriedades gradeadas, numa tentativa desesperada de se ter um mínimo de segurança e proteção, onde aqueles que têm melhores condições financeiras, vivem em condomínios que são uma espécie de 'prisão de luxo', enquanto os demais, sobrevivem como podem, à mercê das mais diversas mazelas sociais.
Já o abandono do lixo, é um alerta sobre a nossa responsabilidade no que se refere ao descarte indevido dos restos e detritos que produzimos, e que são abandonados de forma irresponsável no meio ambiente; esse excesso de sujeira retrata a materialização do abandono, já que as questões ecológicas também são um retrato da rejeição".
Setor 4 - A Intolerância
O quarto setor do enredo aborda diversas questões referentes à intolerância, mais uma vez fazendo analogia com a relação de Dr.
Victor e roleta russa bet365 criatura.
O monstro de Frankenstein é rejeitado por seu criador por ser estranho e diferente, quando só queria ser amado.
Segundo o enredo, "intolerância é a falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferentes crenças e opiniões; é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista dissidentes, provocando assim, uma postura de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos de grupos específicos, que vivem à roleta russa bet365 maneira de ser, e em consonância com seus próprios estilos de vida e convicções".
O enredo cita intolerância religiosa, de gênero e orientação sexual, de racismo (intolerância racial), xenofobia, e intolerância desportiva, citando o Estádio do Maracanã como um "moderno Coliseu" (palco de combates de gladiadores na Roma antiga), "onde torcedores, ao invés de vibrarem por seus times, terminam por digladiarem-se entre si", em referência às brigas de torcida de futebol.
Setor 5 - A Redenção
O quinto e último setor aborda a redenção da criatura que, na visão do enredo, só queria ser amada pelo seu criador.
O carnaval é apresentado como símbolo dessa redenção por ser uma festa democrática, onde todos podem se divertir.
Segundo o enredo, "o Rei Momo, monarca da Corte e anfitrião do carnaval, convoca a realeza, plebeus e personagens tradicionais da folia para dar um xeque-mate na tristeza e realizar um arrastão de alegria na Sapucaí, desfilando o respeito às diferenças através do Samba.
Zé Pereira, os negros da nossa Pequena África, as damas de casa, Pierrô, Colombina e Arlequim – a elite Bal Masqué, baianinhas, a plêiade do samba, o bloco dos sujos, velha guarda...
todos convidados a clamar por paz, representando e enaltecendo a voz do samba".
O enredo termina homenageando "os setenta anos de história que a Beija-Flor de Nilópolis está prestes a completar nesse ano de 2018", demonstrando "na prática, através de quarenta anos de projetos e trabalhos sociais, que sabe cuidar de roleta russa bet365 comunidade; que com amor, assistência e educação, é possível sim transformar a vida de seres humanos".
Detalhe das alas em referência à violência no futebol no desfile de 2018 da Beija-Flor .
Componentes desfilam com fantasias de gladiador e bandeiras de times brasileiros.
Processo de escolha [ editar | editar código-fonte ]
O concurso para escolha do samba-enredo oficial da Beija-Flor para o carnaval de 2018 teve início em 20 de agosto de 2017, data em que as parcerias concorrentes inscreveram suas obras para participar da disputa.
Na mesma data, a Beija-Flor fez a gravação dos sambas inscritos.[32]
22 parcerias inscreveram sambas no concurso da escola:[33]
Samba 04: Di Menor BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo e Rafael Prates.
Samba 05: Junior Trindade, Jota R, Thiago Alves, Wilson Tata e Rra Massa.
Samba 06: Valmir Vignolli, Carlos França, Maurício Augusto, Darwen Schiavine, Gabriel Lopes, Maia e Marquinhos Cavaco.
Samba 07: Serginho Aguiar, Alan Vinícius, Dr.
Rogério, Nino Smith, Gigi da Estiva, Márcio França, Kaká Kalmão, Vinícius Rabello, Rodrigo Sarmento, Rodrigo Armani, Rodrigo Nunes, Vinícius Sá, Carlinhos Ousadia e Cristiano Mesquita.
Samba 13: Cláudio Russo, J.
Velloso, Gilberto Oliveira, Julio, JB Oliveira e Marquinho Beija-Flor.
Samba 14: Cosme Araujo, Ricardo Carvalho, Sergio Galo, Claudio Vagareza, A.
Menezes, Frank Santos, Rodrigo Ponte e Kae Valle.
Samba 19: Zezé, Henrique Nova Cidade, João do Casulo, Edilson do Cavaco e Donde.
Samba 23: Willian Defensor, Luciano da Kombi e Robério Souza.
Samba 27: Arnaldo da Beija-Flor, Carlinhos Jr, Magnão do Sete Corda, Babalu do Cavaco e Fifito do Sete Corda.
Samba 29: Edson Azevedo e cia.
Samba 30: Carlinhos Amanhã, Pereirão, Robson Batalha, Wanderley Novidade, Paulinho Pontes, Atilio Muniz e Wilsinho da Benção.
Samba 31: Michel Laczynski.
Samba 37: Miguel, Veni Vieira, Tamir, Marcondes, Bocão e Paulo Bispo.
Samba 39: Sidney de Pilares, Sormany, Jorginho Moreira, LM Perigo, Rodrigo Cavanha, Cláudio Marinho, Walney Rocha e Paulo Oliveira.
Samba 51: Picolé da Beija-Flor, Gryvaldo e Samuel Permino.
Samba 52: Abraão Quinin e Rogério Costa.
Samba 53: Lucas de Moraes, Valter Rodrigues e Jorge Santana.
Samba 54: André do Cavaco, Bruno Costa, Adriano Gasparzinho e Alex Freitas.
Samba 55: Maurício Martins, Sobrinho França e Marcelo Martins.
Samba 77: Marcelo Guimarães, Rogério Damata, Tia vanda, Tia Rita e Tia Ivone.
Samba 88: Billy Conty, Denis Lopes, Diego Natural, Ailson Brandão, Beiço Rosa, Damião Linhares, Roger SD e Marcinho Beija-Flor.
Samba 300: Jose Roberto, Nurynho Almawi, João Fernandes, Villela, Marcelo Machado, Carlinhos da Xerox, Casé Fernandes, Fagner Fernandes e Fabio Santana.
"Acho que tudo que nós brasileiros estamos sentindo hoje, vivendo muita intolerância, falta de amor, falta de cuidado, nós temos que botar para fora a nossa indignação.
É hora de fazer um grande arrastão de alegria".
[ 34 ] -Kiraizinho, um dos compositores do samba da Beija-Flor.
Os sambas foram divididos em duas chaves (chave verde e chave amarela) com onze obras em cada chave.
O processo de escolha foi realizado em forma de classificatória, com os sambas sendo apresentados na quadra da escola e avaliados pela direção da agremiação com eliminatórias semanais.
A primeira eliminatória aconteceu em 24 de agosto de 2017.
As primeiras eliminatórias foram realizadas no barracão da escola, na Cidade do Samba.
Posteriormente, o concurso passou a ser realizado na quadra da agremiação em Nilópolis.
A Beija-Flor foi a última escola a definir seu samba para 2018.
A final da disputa foi realizada na madrugada da sexta-feira, dia 20 de outubro de 2017, na quadra da agremiação.
Quatro obras disputaram a final do concurso: sambas 4, 5, 7 e 39.
Venceu o samba 4, dos compositores Di Menor BF, Kiraizinho, Diogo Rosa, Julio Assis, Bakaninha, Diego Oliveira, JJ Santos, Manolo, Rafael Prates.
Foi a primeira vez que todos os compositores da parceria venceram uma disputa de samba-enredo.
[34] Dias após a final do concurso, o samba da Beija-Flor foi gravado por componentes e ritmistas da escola na Cidade do Samba, e por Neguinho da Beija-Flor em estúdio.
A obra é a sexta faixa do álbum Sambas de Enredo 2018, lançado em novembro de 2017.
[35][36] O samba 37, eliminado antes da final do concurso, foi gravado e lançado por Neguinho da Beija-Flor com o título de "O Poder da Ganância".[37]
Letra e melodia [ editar | editar código-fonte ]
Refrão principal do samba-enredo de 2018 da Beija-Flor.
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A letra do samba-enredo oficial da Beija-Flor foi escrita na primeira pessoa do singular.
Na primeira parte, a letra é ambígua, fazendo referências à história de Frankenstein, mas que também servem para retratar o abandono de brasileiros que se encontram à margem da sociedade ("Sou eu...
/ Espelho da lendária criatura / Um monstro...
/ Carente de amor e de ternura / O alvo na mira do desprezo e da segregação / Do pai que renegou a criação / Refém da intolerância dessa gente / Retalhos do meu próprio criador / Julgado pela força da ambição / Sigo carregando a minha cruz / À procura de uma luz, a salvação").
O refrão central do samba faz alusão à exploração da fé.
Religiosos que exploram os mais necessitados e só fazem o bem pedindo algo em troca ("Estenda a mão meu senhor / Pois não entendo tua fé / Se ofereces com amor / Me alimento de axé / Me chamas tanto de irmão / E me abandonas ao léu / Troca um pedaço de pão / Por um pedaço de céu").
A segunda parte do samba começa fazendo referência à corrupção na política e seus efeitos na sociedade ("Ganância veste terno e gravata / Onde a esperança sucumbiu / Vejo a liberdade aprisionada / Teu livro eu não sei ler, Brasil!").
O trecho seguinte aponta o samba como salvação para os problemas sociais ("Mas o samba faz essa dor dentro do peito ir embora / Feito um arrastão de alegria e emoção o pranto rola / Meu canto é resistência no ecoar de um tambor / Vem ver brilhar mais um menino que você abandonou").
O refrão principal do samba critica o abandono dos brasileiros pelas autoridades e usa a Beija-Flor como símbolo de acolhimento social ("Oh! Pátria amada, por onde andarás? / Seus filhos já não aguentam mais! / Você que não soube cuidar / Você que negou o amor / Vem aprender na Beija-Flor!").
Luiz Antônio Simas, em roleta russa bet365 crítica para O Globo, escreveu que "Beija-Flor (com uma gravação excepcional), Paraíso do Tuiuti e Mangueira têm sambas candidatos a melhores do carnaval, com enredos contundentes, ancorados na crítica social às mazelas de uma sociedade intolerante e estruturalmente racista como a brasileira".
[38] Leonardo Bruno, do Extra, classificou o samba da Beija-Flor como "obra-prima", apontando que "a escola de Nilópolis traz um enredo-manifesto, com letra forte em interpretação marcante de Neguinho da Beija-Flor".
[39] Para Bruno Guedes, da Cult Magazine, "o samba é um primor.
Talvez a melhor poesia do ano e com um Neguinho da Beija-Flor, no disco, fazendo jus a roleta russa bet365 figura lendária.
E melodicamente é 'Padrão Beija-Flor': pesado quando precisa ser e feito para o componente acostumado a ele".
[40] Marco Maciel, do Sambario, elogiou o samba, escrevendo que "a melodia segue o tom 'nilopolitano' de levada pesada, no entanto com mais dolência.
Os refrães são fortíssimos, principalmente o do meio, cuja letra que ataca os templos é um achado.
Trechos como 'pois não entendo roleta russa bet365 fé' e 'me chamas tanto de irmão e me abandonas ao léu / troca um pedaço de pão por um pedaço de céu' são a síntese da exploração à fé alheia que infelizmente ludibria tanta gente e enche os bolsos de quem não merece.
A segunda parte do samba cita as mazelas provocadas pelos governantes, fechando a obra, no momento de mais emoção, com a exaltação ao samba como canto de resistência.
O samba, interpretado brilhantemente pelo velho Neguinho, dispensa a sinopse para o entendimento do tema, fruto de inspiração ímpar dos compositores, servindo perfeitamente como o triste retrato atual de nosso país, cujos poetas são historicamente habituados a tecerem obras antológicas em períodos de maior adversidade".
[41] Mauro Ferreira, do G1, foi o único a criticar o samba, apontando que a obra da Beija-Flor é "muito aquém" do histórico da agremiação.[42]
A Beija-Flor foi a sexta, e última, escola a desfilar na segunda noite do Grupo Especial, iniciando seu desfile pouco depois das 4 horas da manhã da terça-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2018.
A apresentação contou com 3.
550 componentes, divididos em 36 alas, cinco alegorias e três tripés.
A escola concluiu seu desfile com 72 minutos de apresentação.
[43][44] Ao final, o público dos camarotes e arquibancadas invadiu a pista e seguiu a escola, ato conhecido no meio carnavalesco como "arrastão", porém, de maior proporção do que o comum.
Mesmo após a bateria parar de tocar, o público continuou cantando o samba-enredo à capela.
[5] Abaixo, o roteiro do desfile e o contexto das alegorias e fantasias apresentadas.
Recepção dos especialistas [ editar | editar código-fonte ]
O desfile dividiu a opinião dos especialistas.
Foram elogiados os chamados "quesitos de chão" (harmonia e evolução), além da parte musical (bateria e samba-enredo) e o casal Selminha e Claudinho; enquanto a plástica (alegorias e fantasias), enredo e comissão de frente, foram duramente criticados.
Alguns veículos de imprensa sequer listaram a Beija-Flor entre as favoritas ao título.
Bernardo Araujo, do jornal O Globo, listou Portela, Salgueiro e Mangueira como as favoritas ao campeonato.
Sobre a Beija-Flor, o jornalista escreveu que a escola "passou seu recado, ao som de um samba belíssimo, mas não o fez de forma carnavalesca [...
] desistindo do luxo que a caracteriza há 40 anos para contar, de forma teatral, o enredo".
[56][57] Ainda segundo Araujo, a escola de Nilópolis só chegaria ao Desfile das Campeãs "com boa vontade dos jurados".
[58] Para Tony Goes, da Folha de São Paulo, a Beija-Flor "recuperou a verve dos tempos do carnavalesco Joãosinho Trinta e fez um desfile memorável, ressaltando as mazelas da corrupção brasileira (mas, convenientemente, esquecendo que seu patrono, Anísio Abraão David, está condenado a 48 anos de prisão)".[59]
Uma mãe chora ao ver seu filho policial baleado.
Trajes comuns e falta de carnavalização foi criticada pelos especialistas.
Anderson Baltar, do UOL, apontou Salgueiro e Mangueira como as favoritas.
[60] O jornalista escreveu que a Beija-Flor não merecia vencer o carnaval porque "usou e abusou de imagens sem qualquer espécie de carnavalização [...
] e, em muitos casos, resvalaram no mau gosto", criticando as encenações de um tiroteio em sala de aula e de um policial baleado agonizando.
Ainda segundo Baltar, "não é justo e correto que outras doze concorrentes, cujos profissionais pensam, por meses, em um conceito de desfile e em deixar suas alegorias e roupas bem acabadas e inteligíveis, percam para um festival de carros sem cuidado e não-fantasias passando", finalizando que a escola poderia vencer "escorada pela comoção pública e pela força dentro dos bastidores".[61]
Leonardo Bruno e Ramiro Costa, do Extra, colocaram Salgueiro, Mangueira e Paraíso do Tuiuti na briga pelo título, destacando que a Beija-Flor "foi a grande decepção do ano, com uma concepção de desfile equivocada, uma qualidade visual inferior à roleta russa bet365 tradição e um descasamento claro entre alegorias e fantasias, num enredo que se mostrou um balaio de gatos".
Para os jornalistas, "o enredo não mostrou consistência ao atirar para todos os lados.
E a nova proposta de alegorias, com uma estética realista demais, era pouco carnavalesca.
Os carros não tinham requinte estético, e as fantasias traziam uma proposta totalmente diferente.
Vale destacar o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Claudinho e Selminha, que dançou muito".[62]
Aydano André Motta escreveu que "no fundamental aspecto estético, a azul e branco fracassou.
Nos essenciais samba e evolução, brilhou intensamente".
Para o jornalista, "a crítica reprovou a apresentação nilopolitana, pelo desprezo ao acabamento de alegorias e à qualidade das fantasias, que se desmancharam avenida afora.
O carro que representava a sede da Petrobras, para falar de corrupção parecia inacabado, na madeira; boa parte das encenações causava incômodo, e não o alegre prazer do carnaval.
(E teve blackface, imperdoável ícone racista.)".
Aydano ainda elogiou os desempenhos de Neguinho da Beija-Flor, Selminha e Claudinho, e pontuou que "a impressionante multidão foliã, que foi atrás da escola e cantou o samba à capela, mesmo depois de a bateria silenciar, transformou a apresentação na mais importante do ano, por construir apoteose que entra para a história da festa" e que "o sarapatel de críticas às mazelas sociais abarcou correntes diversas, ao tratar de racismo e homofobia, machismo e poluição ambiental – agendas da esquerda –, de carga tributária e corrupção – temas que a saga política associou à direita.
E no meio, a violência, que mobiliza todas as 43568 correntes ideológicas".[63]
Os jurados do prêmio Estandarte de Ouro criticaram o desfile.
Para Luiz Antonio Simas, a Beija-Flor "apresentou um enredo de difícil compreensão, com problemas na estrutura narrativa, e deixou a desejar nos aspectos visuais.
Por outro lado, o ótimo desempenho do casal de mestre-sala e porta-bandeira, da bateria e do samba-enredo favoreceram a comunicação com o público".
Para Marcelo de Mello, "a escola deixou de lado seu estilo de alegorias, e pôs no lugar uma teatralização de mau gosto.
Trocou o luxo de sempre por movimentos desconexos na dramatização".
Maria Augusta Rodrigues pontuou que "a parte alegórica não trouxe as características da escola".
Dorina classificou o desfile como impactante, pontuando que "às vezes a gente não quer ver aquilo na Avenida, mas é o que está nas ruas o tempo todo".
Para Bruno Chateaubriand, "o enredo pode parecer confuso, mas as pessoas davam significado àquilo tudo.
Os desfilantes visualizavam aquilo na vida deles, cantavam com o coração".
Para Alberto Mussa, "o que chocou foi a desorganização do enredo e o mau gosto de algumas imagens".
Aloy Jupiara lembrou que "a Beija-Flor se propôs a fazer uma crítica social e política.
Ela fez isso em 1989, com Ratos e urubus...
Larguem a minha fantasia.
Mas não há margem de comparação.
O Joãosinho Trinta carnavalizou os mendigos.
Esse ano, aquilo não se realizou e corrompeu as características da escola".
Felipe Ferreira apontou que a Beija-Flor "anulou os destaques, um personagem importante que surge praticamente junto com as escolas de samba.
Vários deles não saíram, e os que saíram foram reduzidos a composições da última alegoria".
Para Luís Filipe de Lima, "a bateria, que tem passado sempre com andamento cadenciado, teve o mérito de manter roleta russa bet365 característica.
Mas foi pouco arrojada, poderia ter esquentado mais o samba".[64]
Em roleta russa bet365 crônica, o jornal O Dia escreveu que "o enredo da agremiação foi desenvolvido de forma confusa e as alegorias apresentaram acabamento abaixo do esperado.[...
] a escola causou um grande choque na Sapucaí.
Os carros apresentavam uma grande poluição visual complicando demais a resolução do enredo.
As alas também não ajudaram a agremiação no seu desfile.
O ponto positivo ficou por conta dos quesitos de chão.
O belo samba-enredo foi muito bem executado pela bateria comandada pelo mestre Rodney.
A harmonia da escola foi mais uma vez o rolo compressor e deverá fazer com que a agremiação conquiste boas notas [...
] a escola não fez um desfile que a credenciasse a lutar pelo título do Carnaval.
A apresentação experimental acabou mostrando uma qualidade bastante duvidosa".
[65] Fabio Grellet, do Estadão, foi um dos poucos a apontar a escola como favorita, escrevendo que "mesmo trocando seu tradicional luxo por fantasias que em muitos casos representavam o lixo, a escola é candidata ao título".[66]
Para Guilherme Ayupp, do site Carnavalesco, "apesar da pesada crítica e do discurso em tom elevado, quesitos como enredo e alegorias apresentaram falhas no desfile".
O jornalista elogiou o samba-enredo e seu intérprete oficial ("Neguinho da Beija-Flor levantou as arquibancadas com a condução de uma das obras mais populares do carnaval.
O refrão, que trazia uma mensagem forte, acabou sendo bastante cantado pela escola e pelas próprias arquibancadas.
Em perfeita harmonia com a bateria, o carro de som foi o ponto alto da atuação do samba"); a evolução da escola ("componentes evoluíram com alegria e desenvoltura"); a harmonia ("As alas cantaram forte o samba-enredo.
Em todos os setores houve a mesma intensidade de canto.
A comunicação com o público acabou impulsionando arquibancadas e frisas a também cantarem, o que deu ainda mais volume"); Selminha e Claudinho ("O entrosamento de mais de vinte carnavais fez mais uma vez grande diferença"); e as fantasias ("Estavam bem adequadas ao enredo e a realização dos figurinos teve uma das leituras mais compreensíveis de todo o Grupo Especial").
Foram criticadas a comissão de frente ("a realização da coreografia se deu de maneira confusa e sem clareza, dificultando sensivelmente roleta russa bet365 compreensão [...
] Não houve comunicação com o público"); as alegorias ("Houve falhas de concepção e realização em praticamente todos os carros"); e o enredo ("o desfile teve falhas graves de realização da proposta.
A setorização não se mostrou de maneira clara na avenida, carecendo de uma melhor continuidade entre um setor e outro").[67]
Em análise para o site Carnavalesco, Eugênio Leal escreveu que "a Beija-flor encerrou os desfiles revertendo a lógica do carnaval.
As pessoas vão à Sapucaí para navegar no mundo dos sonhos; ver carros grandiosos e brilhantes; fantasias coloridas cheias de pluma; componentes de corpos pintados, corpos esculturais seminus e coisas do tipo.
Querem fugir da realidade.
O que a escola de Nilópolis fez foi jogar na cara das pessoas a esta realidade que as espera quando deixam o sambódromo".
[68] Em roleta russa bet365 crítica, o portal Carnavalize escreveu que "o enredo não funcionou bem e não se fez claro, sem um fio condutor, e as críticas feitas não conversaram entre si.
O visual inovador da escola gerou controvérsias" e que "a Comissão de Frente fez uma apresentação sem momentos de destaque e por vezes confusa", mas elogiou o casal Selminha e Claudinho ("fizeram uma boa apresentação e foram muito aplaudidos pela arquibancada"), além de Neguinho da Beija-Flor, a harmonia e a bateria da escola.[69]
Os comentaristas do site SRzd analisaram os pontos positivos e negativos da apresentação.
Para Raquel Valença, "o que mais fez falta ao desfile foi enredo.
Não havia começo, meio e fim.
De geleira a punk nordestino, um desfile de carros sem beleza e sem acabamento [...
] nem os componentes pareciam convencidos do novo discurso da escola".
Analisando o desempenho de Selminha e Claudinho, Eliane Santos Souza escreveu que "a graça, a leveza e a majestade do casal pôde ser observada durante a realização dos movimentos coordenados onde se destacaram o equilíbrio e a reciprocidade da dupla".
Para Bruno Moraes, "o belo desfile da bateria da Beija-Flor teve o seu grande destaque o andamento.
Aquela batucada autêntica e swingada já é característica da bateria do mestre Rodney.
Fez boas apresentações nas cabines 1, 2 e 3, porém, no módulo 4, a bateria não foi tão firme quanto nos demais.
No geral foi um ótimo desfile dos ritmistas de Nilópolis".[70]
Jornalistas que cobrem política também deram opinião sobre o desfile.
Para Josias de Souza, "o desfile foi apoteótico.
Mas faltou à Beija-Flor uma ala sobre o patrono da escola, o contraventor Aniz Abraão David.
Anízio, como é chamado, carrega no prontuário uma sentença de primeira instância: 48 anos de cadeia por corrupção ativa, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e contrabando".
[71] Ascânio Seleme escreveu que a Beija-Flor "acertou ao retratar o Rio de Sérgio Cabral, com seus jantares fartos e guardanapos na cabeça, mas errou ao praticamente ignorar o PT (Partido dos Trabalhadores) no seu enredo de ratazanas".[72]
Selminha Sorriso durante o Desfile das Campeãs.
A Beija-Flor foi a campeã do carnaval de 2018 com um décimo de vantagem sobre Paraíso do Tuiuti e Salgueiro.
A escola de Nilópolis conquistou seu 14.
º título de campeã da folia carioca, três anos depois de roleta russa bet365 conquista anterior, em 2015.
[73][4] Com a vitória, a escola foi classificada para encerrar o Desfile das Campeãs, que teve início na noite do sábado, dia 17 de fevereiro de 2018, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.[74]
Impedida de usar roleta russa bet365 quadra, interditada pelo Ministério Público por apresentar problemas estruturais, a Beija-Flor montou um palco com telão numa praça próxima à quadra para seus torcedores acompanharem a apuração.
Com a confirmação do título, as ruas no entorno foram tomadas por milhares de pessoas.
[75] Cerca de vinte tonéis de latinhas de cerveja foram comprados pela escola para serem distribuídos na festa do título.
[76] O troféu foi levado em carreata pelas principais ruas da cidade, em cima de um carro de som, pelos componentes e diretores da escola.[77]
A leitura das notas foi realizada na tarde da quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro de 2018, na Praça da Apoteose.
De acordo com o regulamento do ano, a menor nota recebida por cada escola, em cada quesito, foi descartada.
As notas variam de nove à dez, podendo ser fracionadas em décimos.
A ordem de leitura dos quesitos foi definida em sorteio horas antes do início da leitura das notas.[78]
A apuração começou com Portela e Mangueira liderando após a leitura dos quesitos Enredo e Evolução.
Com a perda de um décimo em Enredo, Beija-Flor estava na terceira colocação, empatada com a Unidos da Tijuca.
A Mangueira perdeu a liderança no quesito Bateria, onde perdeu dois décimos.
A Beija-Flor assumiu a liderança isolada da apuração no quesito Comissão de Frente, onde a Portela perdeu alguns décimos.
No quesito seguinte, Alegorias e Adereços, a escola de Nilópolis perdeu a liderança para a Mocidade.
A escola de Padre Miguel liderou até o quesito Fantasias, onde perdeu alguns décimos, passando a liderança da apuração para Salgueiro e Beija-Flor.
No último quesito, Samba-Enredo, o Salgueiro perdeu um décimo e a Beija-Flor, com nota máxima, conquistou o título.
[79] Ao todo, a escola recebeu dez notas abaixo da máxima, sendo que seis foram descartadas seguindo o regulamento do concurso.
Com isso, a escola perdeu apenas quatro décimos, atingindo 269,6 pontos contra 269,5 do Tuiuti e do Salgueiro.[6]
Legenda: S Nota descartada J1 Julgador 1 J2 Julgador 2 J3 Julgador 3 J4 Julgador 4
Total Enredo Evolução Bateria Mestre-Sala e Porta-Bandeira Comissão de Frente Alegorias e Adereços Harmonia Fantasias Samba-Enredo J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 J1 J2 J3 J4 9,9 10 9,9 10 10 10 10 10 10 10 9,9 10 10 9,9 10 10 10 10 9,9 10 9,9 9,9 9,9 10 10 10 10 10 9,9 10 9,8 10 10 10 10 10 269,6
A nota máxima (dez) não é justificada.
Abaixo, as justificativas das notas abaixo de dez:
O julgador Artur Nunes Gomes, do módulo 1 de Enredo, deu nota 9,9 para a escola porque a ala 5 "não conseguiu materializar roleta russa bet365 proposta em razão da ausência da mala que consta no figurino do livro abre-alas e expressa a absoluta riqueza material, conforme descrita na justificativa da fantasia" e também porque na ala 31 "o Pierrô apresentou-se sem o instrumento musical que consta no figurino da fantasia apresentado no livro abre-alas e que compõe roleta russa bet365 representação tradicional.[ 80 ]
Pérsio Gomyde Brasil, do módulo 3 de Enredo, deu nota 9,9 por um conjunto de fatores: a ala 5 "não trouxe a maleta de dinheiro" conforme descrito no livro abre-alas; o figurino do ato 4 "é diferente do que consta no livro abre-alas"; na indumentária da ala 18 "faltou o elemento necessário"; e após o ato 8 desfilou "um grupo com bandeiras não roteirizado".[ 81 ]
Cláudio Luis Matheus, do módulo 3 de Bateria, deu nota 9,9 para a escola alegando "pouca criatividade".
O julgador também apontou que "a bateria se deslocou no momento da convenção do refrão, causando imprecisão".
[ 82 ] A nota foi descartada por ter sido a menor do quesito.
Beatriz Badejo, do módulo 2 de Mestre-sala e Porta-bandeira, deu nota 9,9 para Claudinho e Selminha alegando que "o casal aproximou-se do módulo de julgamento dançando, sem pausa para a introdução do bailado e apresentação da bandeira, como todos costumam fazer em suas exibições".
A julgadora também alegou "início atropelado".
[ 83 ] A nota foi descartada por ter sido a menor do quesito.
Paulo César Morato, do módulo 3 de Comissão de Frente, deu nota 9,9 para a escola.
O julgador elogiou a qualidade da ideia proposta e o cenário de terror gótico montado, mas alegou que faltou "desenvolver mais essa excelente ideia, pois acabou ficando híbrido e incompleto em termos de realização, comprometendo a narratividade ao público".
[ 84 ] A nota foi descartada por ter sido a menor do quesito.
Soter Bentes, do módulo 1 de Alegorias e Adereços, deu nota 9,9 para a escola.
O julgador escreveu que na primeira alegoria, "a estrutura do barco que ia levantar não funcionou, prejudicando o entendimento das funções do espaço" e que "a alegoria 2 também não funcionou bem quando passou pelo módulo 1, e fiquei sem entender o uso dos espaços vazios da estrutura que simbolizava o prédio da Petrobras".[ 85 ]
Rebeca Kaiser, do módulo 2 de Alegorias e Adereços, deu nota 9,9 porque a encenação e transformação da primeira alegoria "não aconteceram em frente ao módulo, logo não foi possível ver todos os elementos nem entender a representação proposta do argumento da obra".[ 86 ]
Madson Oliveira, do módulo 3 de Alegorias e Adereços, deu nota 9,9 alegando que "o conjunto alegórico apresentado foi quase que totalmente teatralizado, com pouco carnavalização, arriscando-se na estética de figurinos cênicos realistas ao invés de fantasias.
Isso foi notado no carro abre-alas, elementos cenográficos e alegorias de numero 2 a 4".[ 87 ]
Paulo Paradela, do módulo 1 de Fantasias, deu nota 9,9 para a escola justificando que "o diabo presente no costeiro da fantasia da ala 2 estava despencando em alguns componentes"; na ala 5 "não foi identificado o elemento mala de dinheiro que é descrito no livro abre-alas" e na ala 24 "os bonecos que compunham a fantasia estavam, em alguns casos, despencando, comprometendo a estética/realização".[ 88 ]
Helenice Gomes, do módulo 3 de Fantasias, deu a nota mais baixa do desfile: 9,8.
A julgadora argumentou que "na realização das fantasias, foram observadas algumas faltas de adereços que constam no caderno abre-alas e falhas pontuais", citando a ala 2, em que "alguns costeiros estavam tombando pra trás, comprometendo o visual"; a ala 5, em que "faltou a mala que fazia parte da proposta da fantasia"; a ala 18, onde "faltou o incensário, adereço que compõe a indumentária"; além do ato 4, onde "a fantasia apresentada era diferente da que constava no livro abre-alas".[ 89 ]
Detalhe da terceira alegoria do desfile, que reproduziu um cenário caótico em meio ao lixo, com caixões e policiais feridos à espera de atendimento.
Repercussão da vitória [ editar | editar código-fonte ]
"Dedico a conquista desse carnaval ao povo de Nilópolis e especialmente ao Laíla pela luta que ele teve pra conseguir 'botar' o carnaval na rua.
Tivemos alguns problemas, mas hoje Nilópolis é nossa.
O título veio com certa dificuldade, mas no fim o nosso samba conseguiu se impor e prevalecer".
[ 76 ] - Leo Mídia, um dos integrantes da comissão de carnaval da escola.
Ao final da apuração diversas celebridades usaram as redes sociais para celebrar a vitória da Beija-Flor.
[90][91] O perfil oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro nas redes sociais parabenizou a escola pelo título e postou uma imagem do último tripé do desfile, com a escultura de uma mãe segurando o filho policial morto.[92]
Especialistas divergiram sobre o resultado.
Leonardo Bruno, em análise para O Globo, escreveu que "o júri oficial, tão criticado por ser técnico, frio e calculista, dessa vez foi populista.
Premiou a escola que foi abraçada pelo povo, sem observar falhas no enredo, na comissão de frente, e na concepção das alegorias.[93]
Artur Xexéo, também d'O Globo, elogiou o resultado, apontando que "a Beija-Flor fez o que mais se espera de uma escola de samba: surpreendeu.
Ao organizar um desfile teatralizado, trouxe para o Sambódromo cenas do cotidiano brasileiro.
A corrupção e a violência foram mostradas de forma carnavalesca por meio de alas fantasiadas de políticos com malas de dinheiro ou encenações de crianças atingidas por balas perdidas na escola.
As alegorias foram criticadas.
Pareciam simples demais.Eram mesmo.
O carro que tentava reproduzir o edifício da Petrobras era até feio.
Mas, quando ele se transformava e exibia cenas múltiplas vividas numa favela, tornava-se deslumbrante".[94]
Para Ramiro Costa, do Extra, a Beija-Flor perdeu "muito pouco diante do que se esperava, frente à reação negativa gerada pelo visual da escola [...
] O júri, que em geral é tão rigoroso nos quesitos visuais, dessa vez se deixou contagiar pela emoção".
[95] Ricardo Noblat, da Veja, elogiou o resultado, apontando que "Beija-Flor e Tuiuti foram as duas escolas que mais empolgaram o público no Sambódromo".[96]
Carnavalesco e comentarista de carnaval da Super Rádio Tupi, Luiz Fernando Reis discordou do resultado, creditando a vitória da escola a Laíla: "não foi a parte plástica, não foi o Misailidis (coreógrafo, autor do enredo e de parte das concepção dos carros).
A comunidade da Beija-Flor ganhou o carnaval, com samba, harmonia, evolução".
Reis também criticou o uso do edifício da Petrobras como símbolo de corrupção pela escola: "Foi uma falha de enredo monumental.
A Petrobras é a maior empresa brasileira, motivo de orgulho nacional.
As besteiras foram feitas por seus gestores, e não pela empresa.
Então vamos falar deles, e não da Petrobras".[97]
Bernardo Araujo, d'O Globo, também discordou dos jurados, apontando que "além das tradicionais e merecidas boas notas em samba-enredo, bateria, evolução e mestre-sala e porta-bandeira, o fraquíssimo trabalho visual foi punido com poucos décimos: dois em alegorias e adereços e um em fantasia.
O enredo confuso, panfletário, caça-likes perdeu apenas um décimo".
[98] Para a Veja, "numa avaliação técnica, a apresentação da Beija-Flor foi apenas mediana.
Mas, no calor da empolgação popular, atraiu também o interesse dos jurados".
Para a doutora em história Rosa Maria Araújo, presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio, "o protesto político passou à frente da estética e da técnica".[99]
Para a Folha de São Paulo, "a Beija-Flor conquistou público e jurados com um desfile contestador apesar do 'teto de vidro' dentro da escola", lembrando que o bicheiro Aniz Abraão David é patrono e presidente de honra da agremiação.
[100] Em análise para o jornal O Globo, o poeta e jornalista Luis Turiba elogiou os desfiles de Beija-Flor e Paraíso do Tuiuti, mas apontou que o enredo da escola de Nilópolis "foi mais longe.
Colocou o dedo no pus da ferida, ousou mais, focou com lentes de aumento o Brasil que vivemos".[101]
Para Daniela Name, da Revista Caju, "a Beija-Flor fez um carnaval sem fio narrativo, em que as imagens vistas na avenida funcionaram como bolhas ou ilhas, ideias à deriva no curso do desfile.
Foi assim com a farra dos guardanapos, crítica a Sergio Cabral.
Foi assim também com as mortes dos policiais, com o prédio da Petrobras transformado em um conjunto retalhado de cenas urbanas, logo depois do navio e da geleira de Frankenstein.
Foi assim também com a procissão de mendigos, mal amarrada homenagem a 'Ratos e Urubus', e com o arrastão promovido em uma das alas – vergonhosamente com praticamente todos os bandidos com a pele tão negra quanto a maioria dos componentes da comunidade de Nilópolis.
A Beija-Flor não fez carnaval sequer para Desfile das Campeãs, mas disputou o título e, apoiada pelos erros de suas concorrentes diretas, acabou vencendo".[102]
Num ano de eleições presidenciais no Brasil, o carnaval não ficou de fora da polarização política que tomou conta do país.
Parlamentares de esquerda celebraram o desfile do Paraíso do Tuiuti, que criticou a reforma trabalhista do Governo Temer e debochou das manifestações pelo impeachment de Dilma Roussef, criando uma rivalidade com o desfile da Beija-Flor, apontado por sites e políticos de esquerda e alguns especialistas como um "desfile de direita", que exaltou a Operação Lava Jato, criminalizou políticos do PT e defendeu os anseios e angústias do empresariado, criticando a carga tributária e benefícios trabalhistas como FGTS e PIS.[103][104][68][105]
Detalhe da ala 12 ("O Bicho Papão da Educação e as Crianças Vendedoras de Balas").
Componentes desfilaram com fantasia de bicho-papão, simbolizando que "o abandono é o grande bicho-papão da educação, que, metaforicamente, devora a oportunidade de aprendizado infanto-juvenil".
Laíla, histórico diretor da Beija-Flor, se despediu da escola após o título de 2018.
Após a vitória da Beija-Flor, Laíla fez críticas à perda de espaço no comando do carnaval da escola.
O desabafo do diretor expôs o conflito interno dentro da agremiação após a ascensão de Gabriel David e suas ideias de modernização do desfile junto ao coreógrafo Marcelo Misailidis.
[113][114] Em 26 de fevereiro de 2018, cerca de uma semana após o Desfile das Campeãs, a Beija-Flor comunicou o desligamento "amigável" de Laíla, encerrando uma das maiores parcerias da história do carnaval carioca.
Laíla teve três passagens pela escola, com a última durando 23 anos, além de oito títulos conquistados.
[115] Semanas depois, Laíla anunciou roleta russa bet365 transferência para a Unidos da Tijuca.
[116] Em 2020, Laíla esteve na União da Ilha do Governador.
[117] Em 18 de junho de 2021, Laíla faleceu, aos 78 anos de idade, vítima da COVID-19.[118]
No carnaval de 2019, a Beija-Flor manteve o estilo "moderno" adotado por Gabriel David e Marcelo Misailidis, e consagrado com o título de 2018.
O desfile de 2019, que homenageou os setenta anos da escola, teve alas e alegorias coreografadas ao estilo da apresentação de 2018.
[119] O resultado, porém, foi bem diferente.
A Beija-Flor obteve um dos piores resultados de roleta russa bet365 história, se classificando em décimo primeiro lugar, perto da zona de rebaixamento.
[120] Para se recuperar do desastre de 2019, a escola voltou a apostar num estilo de desfile mais clássico, investindo no luxo que a caracterizou durante anos, voltando a conquistar boas colocações no Grupo Especial.
[121] Para o carnaval de 2020, a agremiação decidiu acabar com roleta russa bet365 comissão de carnaval, montada por Laíla em 1998.
[122] Da comissão, apenas Cid Carvalho foi mantido na escola.
Carnavalesco da Beija-Flor entre 2007 e 2011, Alexandre Louzada retornou à agremiação, formando dupla com Cid.
[123] Marcelo Misailidis voltou a se dedicar exclusivamente à função de coreógrafo da comissão de frente da escola.[124]Referências
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