triton poker
app brazino777
Please scroll down the page handicap empate 1 bet365 thefazenda betanoto view our dennys ramos pokercassino net
Nota: "Neymar Jr.
" redireciona para este artigo.
Para o personagem dos quadrinhos, veja "Neymar Jr.
" redireciona para este artigo.
Para o personagem dos quadrinhos, veja Neymar Jr.(personagem)
Neymar da Silva Santos Júnior (Mogi das Cruzes, 5 de fevereiro de 1992) é um futebolista brasileiro que atua como atacante.
Atualmente joga pelo Al-Hilal e pela Seleção Brasileira.
É considerado o principal futebolista brasileiro da atualidade e um dos melhores futebolistas do mundo.[11][12][13][14]
Revelado pelo Santos em 2009, Neymar ganhou diversos títulos com o clube, incluindo dois Campeonatos Paulistas seguidos, uma Copa do Brasil e uma Libertadores; com esse último sendo o primeiro do Santos desde 1963.
Ganhou por duas vezes seguidas o prêmio de melhor jogador sul-americano do ano, em 2011 e 2012, e um prêmio Puskás, de gol mais bonito do ano, em 2011.
Em 2013, foi vendido ao Barcelona, após ser protagonista da conquista da Copa das Confederações de 2013 pela Seleção Brasileira.
Considerada a venda mais cara da história do futebol brasileiro, Neymar, na sportsdarodada site segunda temporada pelo clube espanhol, estrelando um trio de ataque ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez, conquistou a tríplice coroa de La Liga, Copa del Rey e Liga dos Campeões da UEFA, terminando como um dos artilheiros da última e se consagrando como um dos melhores futebolistas do mundo, sendo finalista da Bola de Ouro da FIFA por suas atuações no mesmo ano.
Em 2017, tornou-se a transferência mais cara da história do futebol, com sportsdarodada site venda milionária ao Paris Saint-Germain por 222 milhões de euros.
Nesse mesmo ano, foi pela segunda vez na carreira um dos três finalistas da premiação da FIFA de melhor jogador do mundo, desta vez nomeada The Best FIFA Football Awards.
Na sportsdarodada site terceira temporada em Paris, Neymar ajudou o PSG a chegar a sportsdarodada site primeira final de Liga dos Campeões, em que perderam por 1–0.
Neymar é o jogador brasileiro com mais gols por essa competição desde 2018, quando superou Kaká.
Pela Seleção Brasileira, Neymar estreou com 18 anos e atualmente é o camisa 10, principal jogador e o segundo maior artilheiro da história da Seleção, ficando atrás apenas de Pelé.
Disputou a Copa do Mundo FIFA de 2014, onde marcou quatro gols em cinco partidas, mas sofreu uma grave lesão na coluna durante as quartas de final contra a Colômbia, o que o afastou da competição.
No ano anterior havia conquistado o título da Copa das Confederações FIFA, sendo a principal estrela brasileira durante os cinco jogos da campanha, onde fez quatro gols e deu três assistências, tendo, inclusive, levado o prêmio de melhor jogador da competição e ainda a Chuteira de Bronze.
Participou da Copa do Mundo FIFA de 2018, marcou dois gols, mas o Brasil foi eliminado nas quartas de finais.
Também disputou três edições da Copa América, em 2011, 2015 e 2021, sem conseguir passar das quartas de finais nas duas primeiras oportunidades e perdendo o título para a Argentina na última.
Em 2016, fez parte do elenco que ganhou o primeiro título olímpico da história da Canarinho, marcando o pênalti que lhe deu o título e saindo como herói.
Fora de campo, Neymar é um dos atletas mais bem sucedidos do mundo; A SportsPro o nomeou o atleta mais comercializável do mundo em 2012 e 2013,[15] e a ESPN citou-o como o quarto atleta mais famoso do mundo em 2016.
[16] Em 2017, Neymar foi incluído pela Time na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Em 2018, a France Football classificou Neymar como o terceiro jogador de futebol mais bem pago do mundo.
[17] A Forbes o classificou como o terceiro atleta mais bem pago do mundo em 2019, e o quarto atleta mais bem pago em 2020.
Durante nove anos, Neymar foi um dos principais endossadores da empresa estadunidense de roupas esportivas Nike,[18] até assinar com a alemã Puma em agosto de 2020.[19]Biografia
Infância e juventude
Filho do mecânico Neymar da Silva Santos (de quem herdou o nome) e Nadine Santos, Neymar nasceu na cidade de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, em 5 de fevereiro de 1992, mas ainda muito jovem mudou-se a São Vicente e em seguida a Santos.
Em 2003, aos 11 anos de idade, chegou às categorias de base do Santos, donde não saiu mais até tornar-se profissional.[20]
Quando Neymar ainda não ganhava o suficiente para sustentar a família, ele, o pai, a mãe e a irmã moravam em um cômodo na casa da avó, na periferia de São Vicente.
[21] Com o dinheiro e já prevendo o sucesso do filho, a família comprou seu primeiro imóvel, um apartamento ao lado da Vila Belmiro.
À medida que o adolescente crescia, o nível de vida da família melhorava.
Aos 15 anos, Neymar ganhava 10 mil reais por mês.Aos 16, 25 mil.
Aos 17, quando virou titular no time principal do Santos, vieram os primeiros patrocínios.
Neymar é evangélico, e frequenta com sportsdarodada site família a Igreja Batista.
[21]Santos e Barcelona
Neymar iniciou sportsdarodada site carreira nas categorias de base da Portuguesa Santista em 1998, sendo transferido para o Santos em 2003.
Após seis anos, foi promovido ao time principal.
No ano em que fez a sportsdarodada site estreia com a equipe profissional, Neymar foi considerado a maior revelação do Campeonato Paulista.
No ano seguinte, ele tornou-se o artilheiro da Copa do Brasil com onze gols, e o melhor jogador do Campeonato Paulista, finalizando a temporada com quarenta e dois gols em sessenta jogos.
Com dezenove anos, Neymar conquistou o Prêmio de Futebolista Sul-Americano do Ano de 2011, após encerrar na terceira posição na edição anterior.
No ano de 2011, concorreu ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo, onde encerrou na décima posição; no mesmo evento, recebeu a aclamação mundial por conquistar o Prêmio Puskás de Gol do Ano, marcado na derrota do Santos para o Flamengo em uma partida do Campeonato Brasileiro.
Neymar foi o principal destaque da conquista da Libertadores pelo Santos, triunfo que o levou a participar da Copa do Mundo de Clubes, onde foi derrotado na final por 4–0 pelo Barcelona.
Após a conquista da Recopa de 2012, Neymar começou a receber propostas do mesmo Barcelona, equipe com que fechou contrato num acordo polêmico envolvendo o presidente do clube Sandro Rosell.
Em seu primeiro ano na equipe, Neymar conquistou a Supercopa da Espanha, mas o reconhecimento mundial e a aclamação como um dos maiores jogadores do mundo ocorreu na temporada 2014–15, com o triunfo do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões da UEFA.
No Barcelona, Neymar integrava o trio MSN, formado juntamente com os jogadores Lionel Messi e Luis Suárez, descrito por jornalistas como o melhor ataque dos últimos anos no futebol mundial.
Seleção Brasileira
Neymar representou a Seleção Brasileira nas categorias Sub-17, Sub-20 e profissional.
Pela Seleção principal, fez sportsdarodada site estreia em 2010, aos 18 anos, num amistoso contra os Estados Unidos, onde marcou um gol.
Neymar tornou-se o artilheiro do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2011 com nove gols, incluindo dois na final em um triunfo perante a Seleção Uruguaia, liderando a equipe a conquista do título.
Foi convocado pelo então treinador Luiz Felipe Scolari para a disputa da Copa das Confederações FIFA de 2013, onde começou a atuar com a camisa de número 10 e acabou por ser escolhido como o melhor jogador do torneio, contribuindo à conquista brasileira com um gol na final contra a Espanha.
Na Copa do Mundo FIFA de 2014, Neymar foi o destaque da Seleção com quatro gols, até sofrer uma lesão em uma vértebra da coluna no jogo das quartas de final contra a Seleção Colombiana, que fez com que ele desfalcasse a equipe pelo restante do torneio.
[22] Apesar disso, recebeu a Chuteira de Bronze como o terceiro maior goleador do evento, e fez parte da equipe descrita como "time dos sonhos", com os onze melhores jogadores da competição.
Vida pessoal
Assinatura de Neymar
Neymar e seu filho David Lucca após a conquista dos Jogos Olímpicos em 2016
No dia 8 de maio de 2011, horas antes da final do Campeonato Paulista daquele ano contra o Corinthians, Neymar foi informado que seria pai de um filho com uma garota de dezessete anos.
[21] Quatro dias depois, em 12 de maio, a notícia tornou-se oficial através de seu site oficial, confirmando que o jogador seria pai pela primeira vez aos dezenove anos de idade.
[23] O nome da mãe inicialmente não foi divulgado para que se pudesse preservar a imagem, tanto dela, quanto da criança.
Dezesseis dias depois de ter o conhecimento da gravidez, na véspera da semifinal da Copa Libertadores, a mãe da criança informou-lhe que o bebê seria do sexo masculino.
[21] Em 24 de agosto de 2011, às onze horas da manhã, ocorreu o nascimento de Davi Lucca, na cidade de São Paulo.
[24] Apesar do nascimento do seu primeiro filho, Neymar jamais chegou a manter um relacionamento estável com Carolina Dantas, a mãe do bebê, que posteriormente teve seu nome divulgado para a mídia.
[21] O jogador tem um acordo verbal com Carolina e paga trinta mil reais por mês de pensão, além de ter concedido uma cobertura de cinco dormitórios para que mãe e filho morassem.
[25] Entre 2008 e 2009, Neymar e sportsdarodada site família moraram neste mesmo apartamento, na época em que o atleta iniciava sportsdarodada site carreira profissional no Santos.[25]
Em 11 de fevereiro de 2013, Neymar assumiu publicamente um relacionamento com a atriz Bruna Marquezine, da TV Globo.
[26] Ainda que os dois tenham sido vistos desde outubro do ano anterior, eles negaram diversas vezes indícios de relacionamento, dizendo serem apenas "bons amigos".
No entanto, durante o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, os dois confirmaram que já estavam juntos há um mês.
[26] Passado exato um ano, no dia 11 de fevereiro de 2014, a assessoria da atriz confirmou o fim do relacionamento com Neymar.
[27] Várias especulações afirmaram que Neymar teria iniciado relacionamento com outras mulheres, mas nenhuma dessas foram confirmadas publicamente.[28][29]
Em 22 de junho de 2017, Neymar confirmou fim de namoro com Marquezine, após aparecer sozinho em evento em prol do Instituto Neymar sem a aliança e com novo penteado.
O jogador ainda esclareceu que rompeu o namoro com Marquezine de maneira amigável e deixou uma esperança aos fãs sobre uma possível reconciliação.[30]
No final de dezembro de 2017, Neymar foi visto novamente com Marquezine; após os boatos, o próprio jogador postou nas redes sociais uma declaração, afirmando, que havia voltado o namoro com a atriz.
[31] O casal foi visto junto pela última vez no dia 3 de outubro de 2018, antes do anúncio do término do relacionamento.
A decisão teria sido tomada pelo jogador como uma junção de fatores, sendo o principal a tristeza causada pelo relacionamento à distância e a negativa de Bruna de se mudar para Paris.[32]
Em abril de 2022, Neymar iniciou um relacionamento com a modelo Bruna Biancardi, terminando amigavelmente em agosto.
[33] No entanto, eles reataram o namoro em janeiro de 2023.
[34] Já no dia 18 de abril, o casal anunciou que esperava o primeiro filho.
[35] Em junho, o jornal Metrópoles divulgou um vídeo que afirmando que Neymar teria traído Bruna com a coach Fernanda Campos, na véspera do dia dos namorados; dias depois o jogador se pronunciou confirmando e pedindo desculpas a namorada.
[36]CarreiraCategorias de base
Neymar chegou às categorias de base do Santos em 2002, aos 11 anos de idade, e desde muito novo passou a ser tratado como uma "joia" por seus diversos treinadores.
Ainda na adolescência, já possuía grande atenção da mídia de maneira geral, chegando a participar de amistosos com jogadores que há muito já se haviam tornado profissionais.
Também nas categorias de base e ainda muito novo, Neymar conheceu Paulo Henrique Ganso, que seria jogador do time santista, campeão de títulos como a Copa do Brasil de 2010 e Copa Libertadores de 2011 ao lado de Neymar.
Depois de defender o São Paulo, Ganso se transferiu ao Sevilla.[37]
Aos 14 anos, viajou para a Espanha visando fazer uma espécie de estágio no time do Real Madrid, que na época tinha no elenco craques como Ronaldo, Zinédine Zidane, David Beckham e Roberto Carlos.
O jogador foi aprovado nos testes da equipe espanhola,[21] e chegou a ser registrado na Federação Madrilenha de Futebol.
[38] Notando o interesse do Real no ainda adolescente Neymar e sob o risco de perder seu futuro craque, a diretoria do Santos pagou 1 milhão de reais ao jogador para que ele permanecesse nas categorias de base do clube e tornasse-se profissional lá.
[21] A diretoria do Real Madrid achou que não valia a pena desembolsar esse dinheiro por um atleta de 14 anos.[38]Santos2009
Tido como grande promessa do Santos, Neymar fez sportsdarodada site estreia no time profissional em 7 de março de 2009, aos 17 anos, na partida contra o Oeste, no estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.
[39] Seu primeiro gol como profissional vestindo a camisa santista foi contra o Mogi Mirim, na Vila Belmiro, em 15 de março, também pelo campeonato estadual.
[40] Destaque nas semifinais dessa competição contra o Palmeiras,[nota 1] disputou sportsdarodada site primeira final profissional contra o Corinthians.
Embora não tenha se destacado na decisão que rendeu o vice-campeonato aos santistas, acabou sendo eleito a revelação do Campeonato Paulista.
[42] Pelo Campeonato Brasileiro, obteve destaque ao lado de Paulo Henrique Ganso, mas o Santos acabou terminando na 12ª posição.
2010
Pelo Campeonato Paulista, Neymar conseguiu o feito de marcar cinco gols em cinco clássicos; no mais notável, marcou três gols contra o São Paulo, além de marcar contra o Corinthians[43] e contra o Palmeiras[44] na campanha em que o Santos sagrou-se campeão paulista.
Contra o São Paulo na primeira fase, a partida foi vencida por 2–1.
Já nas semifinais, mais duas vitórias (3–2 na ida e e 3–0 na volta).
O Santos voltou a vencer outro clássico, dessa vez contra o Corinthians, por 2–1.
Já contra o Palmeiras, sportsdarodada site equipe perdeu pelo placar de 4–3.
Após a vitória na campanha estadual, a equipe que contava com um quarteto ofensivo formado por Neymar, Paulo Henrique Ganso, Robinho e André foi apelidada de "Meninos da Vila", apelido geralmente dado a times que o Santos forma, com jogadores revelados nas categorias de base como destaque.
O segundo título na temporada viria na Copa do Brasil; Neymar se destacou nas partidas contra o Naviraiense, uma sonora goleada por 10–0,[45] além do 8–1 sobre o Guarani, jogo este em que marcou cinco dos oito tentos da equipe santista, em partida disputada na Vila Belmiro, pelas oitavas de final da competição.
[46] No dia 28 de julho, na final do torneio, Neymar marcou um dos gols na partida de ida, ajudando o Santos a vencer o Vitória por 2–0.
Apesar da derrota no jogo de volta em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio e Neymar foi o artilheiro com onze gols,[47] garantindo a vaga da equipe na Libertadores do ano seguinte.
Ainda em 2010, em meio a fortes especulações de sportsdarodada site transferência à Europa, muito provavelmente para o Chelsea, da Inglaterra, a diretoria do clube novamente tentou manter o jogador.
Em 23 de agosto, o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro fez uma reunião com Neymar da Silva Santos, empresário e pai do jogador.
[48] Após a reunião, Pelé ligou para o presidente do Santos, que também tentava convencer Neymar (pai) a manter o filho no clube.
Neymar decidiu permanecer no Santos.
[48] Na sequência da temporada 2010, já com a vaga garantida na Copa Libertadores do ano seguinte, o Santos não demonstrou grande importância ao Campeonato Brasileiro daquele ano, terminando apenas na oitava posição.
Apesar disto, Neymar foi ainda o vice-artilheiro do Brasileirão 2010, com 17 gols, ficando atrás apenas de Jonas, então no Grêmio, que havia marcado 23 vezes.[49]2011
Após 2010, passou a ser considerado por muitos especialistas como o melhor jogador em atividade no país.
Pelo Santos, agora reforçado por Elano, Neymar iniciou a temporada ajudando o clube a classificar-se para a fase final do Campeonato Paulista.
Em seguida, o Santos venceu a Ponte Preta nas quartas de final,[50] e passou pelo rival São Paulo nas semifinais, no clássico chamado San-São.
[51] Na final, enfrentou o Corinthians, que havia passado pelo Palmeiras nas semis.
No primeiro jogo, realizado no estádio do Pacaembu, o empate sem gols mostrou-se um bom resultado para o Santos no jogo da volta, já que agora a equipe precisava apenas do placar mínimo para ser campeão.
[52] No jogo da volta, na Vila Belmiro, o Santos venceu por 2–1, com um dos gols tendo sido marcado por Neymar, tornou-se bicampeão paulista, e pela 19ª vez campeão estadual.
[52] Pela Copa Libertadores, o Santos classificou-se na segunda colocação do grupo 5, atrás do Cerro Porteño, e passou pelo América do México nas oitavas-de-final, vencendo por 1–0 na Vila Belmiro e segurando o 0–0 na casa do adversário.
[53] O Once Caldas foi o adversário nas quartas-de-final, no jogo de ida, na Colômbia, o Santos venceu por 1–0, com boa atuação, tendo também dado o passe para o gol marcado por Alan Patrick.
[54] Na volta, o empate por 1–1 no Pacaembu assegurou a vaga do Peixe nas semifinais,[54] tendo novamente o Cerro Porteño como adversário, assim como na fase de grupos.
Contra o Cerro, o Santos venceu no jogo de ida, novamente no Pacaembu, por 1–0.
Na volta, no Paraguai, após o empate em 3–3, os santistas garantiram sportsdarodada site vaga na final.[55]
Na final da Copa Libertadores o Santos teve como adversário o Peñarol, que havia vencido o Vélez Sársfield na outra semi.
No jogo de ida, realizado no Estádio Centenario, em Montevidéu, Neymar teve uma atuação apagada e sofreu muito com a dura marcação dos defensores uruguaios, chegando a receber um cartão amarelo numa jogada que, segundo o árbitro Carlos Amarilla, o jogador simulou ter recebido uma pancada na região do abdômen.
No intervalo do jogo, Neymar alegou ainda que Amarilla o ameaçou várias vezes de expulsão caso continuasse caindo ou fizesse falta,[56] fato que lhe suspenderia do jogo de volta.[56]
Apesar de uma partida movimentada e com muitas chances para ambas as equipes, o jogo terminou em 0–0.
[57] Na partida de volta, Neymar fez um dos gols da vitória por 2–1, ajudando o Santos a conquistar o título da Copa Libertadores, após 48 anos, e garantindo a vaga do time na disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2011, realizada no Japão.
Sua estreia pelo Campeonato Brasileiro aconteceu apenas na 12ª rodada, na emocionante partida contra o Flamengo.
No tão esperado duelo contra Ronaldinho Gaúcho, Neymar marcou dois dos quatro gols santistas, mas não pôde evitar a derrota da sportsdarodada site equipe num incomum 5–4.
[58] Posteriormente, no final do ano, um dos gols marcados nesse jogo foi eleito o mais bonito de 2011 no Prêmio FIFA Ferenc Puskás.[59][60]
Ainda no Campeonato Brasileiro, em jogo válido pela 32ª rodada, Neymar marcou quatro gols contra o Atlético Paranaense e ainda teve mais dois anulados na vitória do Santos por 4–1 sobre a equipe atleticana.
[61] No dia 1 de novembro foram anunciados os indicados à Bola de Ouro FIFA 2011 e Neymar foi o primeiro jogador atuando na América do Sul a ser indicado ao prêmio.
[62] Anteriormente, em 2007, Rogério Ceni foi indicado a Bola de Ouro da revista francesa France Football sendo o primeiro atleta atuando no Brasil a ser indicado ao prêmio antes da unificação com a premiação da FIFA.
Pela Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2011, o Santos enfrentou o Kashiwa Reysol na semifinal, e não teve muitas dificuldades na vitória por 3–1, com Neymar marcando um belo gol de fora da área.
Na final, os santistas enfrentaram aquele que era apontado como o melhor time do mundo no momento, o Barcelona, partida onde Neymar foi muito bem marcado pelo zagueiro espanhol Carles Puyol, tendo uma atuação bastante apagada.
O Santos foi amplamente dominado na partida, e viu a equipe de Lionel Messi e companhia golear por 4–0.[63]
Após a partida, Neymar conquistou o prêmio "Bola de Bronze" por ter sido eleito o terceiro melhor jogador do torneio.[64]2012
Em sportsdarodada site segunda partida do ano em 5 de fevereiro, pelo Paulistão, marcou seu centésimo gol na carreira na derrota do Santos para o Palmeiras por 2–1.
[65] Foram 82 gols pelo Santos e mais 18 pela Seleção Brasileira, incluindo as seleções de base.
Pela Copa Libertadores da América, após uma derrota por 2–1 para o The Strongest, da Bolívia, no primeiro jogo, Neymar teve uma atuação extraordinária na partida contra o Internacional, em 7 de março, na Vila Belmiro.
O atacante foi o autor de um hat-trick, marcando os três gols do Santos na partida e decretando a vitória por 3–1 sobre os gaúchos,[66] resultado que colocou o Santos na 2ª colocação do grupo.
Um dos três gols de Neymar nesta partida chegou a ser comparado ao gol marcado contra o Flamengo no ano anterior, que deu ao jogador o Prêmio FIFA Ferenc Puskás de 2011, como gol mais bonito do ano.[59][60]
Na sequência da Libertadores, o Santos teve dois jogos contra o Juan Aurich, do Peru.
O primeiro deles, realizado na casa dos peruanos no dia 15 de março, terminou com o placar de 3–1 a favor dos brasileiros.
[67] Nesse jogo Neymar não marcou gol, mas no jogo da volta, realizado no estádio do Pacaembu uma semana depois, o Santos novamente venceu a equipe peruana por 2-0, com um gol de Edu Dracena e outro de Neymar.
[68] A "joia" santista seguiu com atuações espetaculares também nas partidas pelo Campeonato Paulista, incluindo um gol contra o São Paulo, no clássico San-São realizado no estádio do Morumbi,[69] além de mais um hat-trick na goleada por 5–0 sobre o Guaratinguetá, retomando a sportsdarodada site média de um gol por jogo no ano.
[70] Ainda pela Libertadores, Neymar jogou contra a equipe do The Strongest na Vila Belmiro.
Após perder o primeiro jogo, o Santos conseguiu vencer a equipe da Bolívia por 2–0, ainda que com uma certa dificuldade, com Neymar marcando o segundo gol da partida.
O bom início de temporada de Neymar continuou no clássico San-São, válido pela semifinal do Campeonato Paulista.
Nesta que foi talvez a melhor partida do atacante no ano, um jogo que se mostrava equilibrado e com chances para os dois lados, Neymar mais uma vez desequilibrou a favor do Santos e marcou os três gols da vitória por 3–1 sobre o São Paulo, em pleno Estádio do Morumbi, garantindo a vaga santista na final do estadual pelo quarto ano seguido.
[71] Nesta partida, o atacante marcou também o seu 100º gol pelo Santos (o primeiro dos três), entrando de vez para a lista dos maiores artilheiros em toda a história do clube.
Em 10 de maio, Neymar marcou dois gols contra o Bolívar pelas oitavas de final da Libertadores, tornando-se agora o maior artilheiro do Santos na era pós-Pelé com 106 gols marcados, superando o ex-atacante Serginho Chulapa, que tinha 104 gols.
Em 13 de maio, marcou mais dois contra o Guarani na vitória do Santos por 4–2, conquistando o tricampeonato paulista além da artilharia da competição, com 20 gols.
Após o tricampeonato paulista conquistado pelo Santos, o time voltou novamente suas atenções para a Libertadores em busca do tetra.
Seu adversário nas quartas de finais da competição, foi o clube argentino Vélez Sarsfield.
No primeiro jogo, Neymar não teve boa atuação.
O Vélez ganhou a partida na Argentina por 1–0.
Já no segundo jogo, realizado na Vila Belmiro, Neymar teve uma atuação melhor, e o Santos devolveu o placar por 1–0, com gol de Alan Kardec, levando a disputa para os pênaltis.
O Peixe não teve muita dificuldade para vencer a equipe argentina nas penalidades.
Neymar seria o quinto a cobrar, mas não chegou a fazê-lo pois a equipe praiana já havia feito uma vantagem suficiente: 4–2.
[72] Nas semifinais o Santos enfrentou o Corinthians, com o primeiro duelo realizado na Vila Belmiro.
O Corinthians venceu o Santos por 1–0, gol marcado por Emerson Sheik.
[73] No segundo jogo, realizado no Pacaembu, repetindo a mesma atuação do primeiro jogo do confronto, Neymar não jogou bem, porém marcou o único gol do Santos.
Este gol, porém, não foi o bastante, já que o Corinthians chegou ao empate no começo do segundo tempo e desclassificou o clube da Libertadores.
[74] Após a participação da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Londres, o atleta se envolveu em outra polêmica.
Participou com destaque de um amistoso contra a Seleção Sueca e, após o jogo, fretou um jatinho que o levou diretamente à capital catarinense, onde o Santos enfrentou o time do Figueirense.
Foi criticado por atuar em dois jogos em apenas dois dias, mas a atuação destacada do craque fez com que as críticas fossem abafadas após o jogo.[75][76]2013
Durante suas férias no começo do ano, Neymar foi o centro das atenções após aparecer com um novo visual de cabelo completamente loiro.
[77] Foi assim também que ele apareceu na partida contra o Botafogo-SP pela segunda rodada do Campeonato Paulista, onde foi novamente o centro das atenções, eleito o melhor jogador em campo por suas jogadas ousadas, entre elas um lance que repercutiu bastante, onde o camisa 11 deu um chapéu num zagueiro adversário usando a sola do pé.
[78] Nesta mesma partida ainda marcou um gol.
O Campeonato seguiu e Neymar continuou se destacando, ajudando o Santos a chegar a sportsdarodada site quinta final estadual consecutiva, entretanto o sonho do tetracampeonato foi frustrado pelo Corinthians.
Neymar foi eleito o craque do campeonato, além de vice artilheiro com 12 gols marcados, e fez parte da seleção do campeonato.
No dia 25 de maio de 2013 Neymar disputou sportsdarodada site última partida pelo Santos no Estádio Mané Garrincha, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2013.
O craque se emocionou e não conseguiu segurar o choro durante o hino nacional.
A partida terminou 0-0.[79]Barcelona
Polêmica na transferência
Ver artigo principal: Neymargate
Neymar em sportsdarodada site apresentação pelo Barcelona em 2013
A transferência de Neymar para Barcelona envolveu polêmica.
Quando foi oficializada em 25 de maio de 2013, o valor divulgado da negociação era de 57 milhões de euros.
[80][81] No entanto, o valor total da transação pode ter sido entre 86 milhões a 95 milhões de euros.[82][83]
O anúncio colocava fim a uma especulação de meses sobre a possível saída do jogador do Santos.
O Real Madrid chegou a fazer uma proposta superior ao rival catalão[nota 2] e acreditava que poderia negociar com o clube brasileiro.
[85] Mas Neymar já estava comprometido com o clube desde novembro de 2011, antes mesmo da disputa do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA daquele ano.
[86] Um vice-presidente do Barcelona confirmou que o jogador recebeu 10 milhões de euros em adiantamento.
E caso o acordo não fosse cumprido por uma das partes, havia uma indenização a ser paga.[nota 3][87]
A Justiça espanhola resolveu investigar o caso no início de 2014, quando um dos sócios do Barcelona exigiu esclarecimentos sobre a forma pela qual o clube comprou o atacante brasileiro, confirmou-se "indícios de delitos" nos contratos entre Neymar, a empresa de seu pai e o presidente do Barcelona, Sandro Rosell.
[83] O escândalo teve como primeiro efeito a saída de Rosell do comando do clube.
[82] O novo presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, admitiu que Neymar custou 86,2 milhões de euros ao Barcelona, mas que a diferença para os 57,1 milhões de euros anunciados foram referente a luvas, parcerias sociais entre o clube e a Fundação Neymar e ações de marketing.
[88] O pai de Neymar confirmou que recebeu no total 40 milhões de euros como na negociação do seu filho para o futebol espanhol[88] e que agiu com conhecimento de Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, então presidente do Santos, para negociar os termos da transferência entre o clube espanhol e o agente para julho de 2014.[87]2013
Neymar foi o melhor jogador da Copa das Confederações de 2013
Em sportsdarodada site apresentação oficial na equipe catalã, Neymar foi recepcionado por 56 mil torcedores no Camp Nou e quebrou o recorde de Zlatan Ibrahimović, que em 2009, levou cerca de 50 mil ao estádio.
[89] Na sportsdarodada site segunda partida pelo Barcelona, enfrentou seu ex-clube, o Santos, entrando no segundo tempo, ajudando na goleada de 8–0 contra o rival, dando uma assistência para Cesc Fábregas.
[90] Fez seu primeiro gol com a camisa do Barcelona no empate por 1–1 contra o Atlético de Madrid, no estádio Vicente Calderón, no jogo de ida da Supercopa da Espanha.
Na partida contra o maior rival do clube catalão, o Real Madrid, Neymar se destacou, deixando seu gol e uma assistência na vitória por 2–1, no Camp Nou em partida válida pela La Liga.
[91] No dia 11 de dezembro, Neymar marcou seu primeiro hat-trick pela equipe catalã numa goleada por 6–1 contra o Celtic, em partida válida fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA.[92]2014
No dia 16 de janeiro, Neymar acabou saindo lesionado de campo aos 24 minutos do primeiro após entorse nos tendões peroneais do tornozelo direito, mas o Barcelona venceu o Getafe por 2–0.
[93][94] Após ficar 30 dias sem jogar, Neymar voltou a jogar pelo Barcelona fazendo um golaço na goleada por 6–0 diante do Rayo Vallecano, o atacante entrou no segundo tempo quando o jogo estava 5–0.
Neymar marcou o gol do empate entre Barcelona e Atlético de Madrid por 1–1 pela Liga dos Campeões, nas quartas de finais, após passe de Andrés Iniesta.
Neymar voltou a campo, após lesão na coluna durante a Copa do Mundo, num amistoso entre o Barcelona e o León do México, partida na qual marcou dois gols e ajudou na goleada de 6–0.
No dia 13 de setembro de 2014 marcou dois gols na vitória do Barcelona sobre o Athletic Bilbao por 2–0.
[95] Após uma atuação apagada no clássico contra o Real Madrid, Neymar marcou dois gols na vitória por 3–0 diante do Celta de Vigo.
[96] Em seu primeiro jogo após a lesão na Copa do Mundo FIFA de 2014, Neymar marcou dois belos gols sendo um deles de calcanhar na goleada por 6–0 no León, em partida válida pelo Troféu Joan Gamper.
[97] Diante do Athletic Bilbao, o atacante brasileiro foi decisivo após entrar no segundo tempo e marcar os dois gols na vitória por 2–0, em partida válida pela La Liga.
[98] No dia 27 de setembro, Neymar marcou um hat-trick no Campeonato Espanhol, na goleada por 6–0 diante do Granada.
Este jogo também marcou a marca de 400 gols na carreira do craque argentino Lionel Messi.
[99] No dia 9 de março, em partida contra o Real Sociedad, pela 36ª rodada da La Liga, o camisa 11 chegou à marca de 50 gols com a camisa do time catalão, tendo feito o segundo do jogo, que terminou em 2–0 a favor do Barça, realizado no Camp Nou.[100]
No dia 25 de outubro, no primeiro clássico contra o Real Madrid na temporada 2014–15, Neymar marcou um belo gol após receber passe de Luis Suárez e se livrar de dois marcadores para finalizar com categoria no canto direito abrindo o placar da partida em pleno estádio Santiago Bernabéu.
[101] No dia 10 de dezembro, destacou-se na vitória por 3–1 sobre o Paris Saint Germain pela Liga dos Campeões da UEFA, na qual marcou um golaço de fora da área acertando o canto direito de Salvatore Sirigu.
Com a vitória, o Barcelona avança para as oitavas de finais da competição na primeira colocação de seu grupo.[102]2015
Neymar atuando pelo Barcelona em 2015
Neymar começou o ano de 2015 com uma atuação brilhante diante do Atlético de Madrid pelas quartas de final da Copa do Rei, marcando duas vezes na vitória catalã por 3–2 no estádio Vicente Calderón, assegurando sportsdarodada site classificação à final da competição.
[103] No dia 21 de abril, Neymar foi o protagonista da vitória que colocou o Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões, marcando os dois gols no confronto contra o PSG (2–0) no Camp Nou,[104] com o seu segundo gol concorrendo como um dos mais bonitos da Europa.
[105] Neymar voltou a ser protagonista na partida contra o Bayern de Munique pela semifinal da Liga dos Campeões, onde marcou os dois gols que asseguraram a classificação da equipe blaugarna para a final.
[106] O camisa 11 também teve outra grande atuação na final da Copa do Rei, ajudando o Barça a derrotar o Athletic Bilbao por 3–1 e conquistar seu segundo título na temporada.
O camisa 11 marcou o segundo gol do jogo, e causou polêmica já no final da partida quando tentou aplicar uma carretilha num zagueiro adversário, sendo que este drible é considerado um desrespeito em Bilbao.
[107] Na final da Liga dos Campeões da UEFA, Neymar marcou o gol que garantiu a vitória por 3–1 e o título da tríplice coroa na temporada.
Com uma grande atuação, o brasileiro foi o melhor em campo e terminou a competição entre os artilheiros, com dez gols marcados.[108]
No dia 21 de novembro, Neymar teve uma grande atuação diante do maior rival do Barcelona, marcando um gol e dando um lindo passe de calcanhar para Andrés Iniesta marcar o quarto gol da goleada de 4–0 sobre o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu.
[109][110] Já no dia 8 de novembro, contra o Villarreal, Neymar marcou um gol antológico: aos 39 minutos do segundo tempo, o atacante brasileiro recebeu bom passe de Luis Suárez, deu um chapéu no zagueiro Jaume Costa e finalizou forte com a perna direita, sem deixar a bola cair no chão, marcando assim um golaço, o terceiro do Barcelona na partida.
Com a vitória por 3–1, o clube catalão assumiu a liderança da La Liga.
[111] Em dezembro Neymar disputou a final do Mundial de Clubes, contra o River Plate.
Apesar de não ter tido uma atuação brilhante, o atacante deu assistências importantes e fez belas jogadas individuais, ajudando o Barça a vencer por 3–0 e conquistar seu quinto título no ano.[112]2016
No dia 11 de janeiro, Neymar participou da premiação da FIFA de melhores do ano de 2015.
O brasileiro concorreu pela primeira vez ao prêmio da Bola de Ouro da FIFA, sendo o primeiro jogador brasileiro a estar na disputa desde que Kaká, em 2007, venceu o prêmio.
Por coincidência o prêmio foi entregue pelo próprio Kaká, entretanto, Neymar ficou em 3°.
Além disso Neymar também fez parte do time ideal da FIFA, juntamente com outros três brasileiros: Daniel Alves, Thiago Silva e Marcelo.
[113] Junto a todo o elenco do Barcelona, Neymar compareceu ao memorial em homenagem ao ídolo Johan Cruijff, que havia falecido em 24 de março.
A vestimenta de Neymar foi o que chamou atenção: o craque apareceu usando um chapéu para trás e óculos escuros, peças inapropriadas para a ocasião.
Neymar não foi perdoado das críticas, sendo inclusive chamado de "arrogante" pelo comentarista Paulo César Vasconcellos.[114]
Após um período sem balançar as redes, Neymar virou alvo de críticas dos torcedores do Barcelona, sendo cobrado não só pela falta de futebol, mas também pelo "excesso de raiva".
[115] Voltou a balançar as redes somente na final da Copa do Rei diante do Sevilla, marcando o segundo gol da vitória catalã por 2–0, que deu o título do "doblete" (Campeonato Espanhol e Copa do Rei) ao Barça.
[116] Neymar encerra a temporada 2015–16 com 31 gols marcados em 50 partidas disputadas.
Devido sportsdarodada site presença com a Seleção Brasileira durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro e nos dois jogos pelas eliminatórias para a Copa 2018, Neymar só fez sportsdarodada site estreia pelo Barcelona na temporada 2016–17 no confronto contra o Alavés pela quarta rodada do Espanhol, na qual o Barça sofreu sportsdarodada site primeira derrota na competição, 2–1 em pleno Camp Nou.
Em seu segundo jogo na temporada, Neymar se redimiu.
O camisa 11 foi um dos protagonistas da goleada sobre o Celtic por 7–0 em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA.
Além de marcar um lindo gol de falta, o brasileiro deu quatro assistências, sendo o primeiro jogador a atingir tal marca em uma única partida na história da competição.
[117] Na partida seguinte o camisa 11 voltou a ser destaque, ajudando o Barça golear fora de casa o Leganés por 5–1 em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Espanhol.
Além de ter marcado o terceiro gol do jogo e sofrido o pênalti convertido por Messi no segundo tempo, o brasileiro fez diversas jogadas e ainda chamou as atenções quando discutiu com seu companheiro de equipe, o meia, também brasileiro Rafinha.[118]
Em 24 de setembro, Neymar se destacou na goleada sobre o Sporting Gijón por 5–0, em partida válida pela sexta rodada da La Liga.
O brasileiro foi autor de dois gols e teve grande atuação, sendo eleito o melhor jogador em campo na ausência de Messi.[119]
Encerrou 2016 em baixa no Barcelona, marcando poucos gols pela temporada 2016–17 e ficando de fora da disputa da Bola de Ouro da FIFA, ficando em quinto colocado.
2017
Começou 2017 recebendo diversas críticas devido a uma atuação apagada no jogo de ida da semifinal da Copa do Rei contra o Atlético de Madrid em 1 de fevereiro.
Se redimiu com uma atuação brilhante três dias depois, na vitória por 3–0 sobre o Athletic Bilbao pela La Liga.
No dia 12 de fevereiro, Neymar marcou um gol na goleada por 6–0 sobre o Alavés, em partida válida pela La Liga.
Com este gol, o camisa 11 superou o ídolo Ronaldinho Gaúcho e chegou a marca de 95 gols pelo clube, tornando-se o terceiro brasileiro a marcar mais gols pelo clube catalão, atrás somente de Rivaldo e Evaristo de Macedo.
Se destacou na goleada por 6–1 sobre o Sporting de Gijón que colocou o Barça na liderança da La Liga.
Nesse jogo o camisa 11 marcou um belíssimo gol numa cobrança de falta e atingiu a marca de 100 gols pelo clube.
Ainda nesta partida deu assistências para Luis Suárez e Lionel Messi.
Na partida seguinte, em 4 de março contra o Celta de Vigo, o camisa 11 voltou a se destacar e marcou um belíssimo gol por cobertura, ajudando o time catalão a golear por 5–0.
Pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA 2016–17 Neymar foi um dos grandes destaques da vitória que classificou o Barcelona para as quartas de final no que foi considerado um milagre.
Apesar da derrota no jogo de ida por 4–0 para o Paris Saint Germain, o Barça conseguiu virar o placar agregado vencendo o segundo jogo por 6–1 no Camp Nou com dois gols do camisa 11, sendo um de falta e outro de pênalti.
Além disso foi dele também a assistência para o gol da classificação marcado por Sergi Roberto no último lance do jogo.
Foi aplaudido de pé no dia 19 de março, no Camp Nou, após realizar uma linda jogada individual durante a partida contra o Valencia, válida pelo Campeonato Espanhol.
Na jogada, o brasileiro arrancou desde a defesa num rápido contra-ataque e cercado por dois marcadores, driblou, invadiu a área e tocou para André Gomes dar números finais a vitória do Barça por 4–2.
Em 2 de abril, na vitória do Barcelona por 4–1 sobre o Granada, em partida válida pela La Liga, Neymar teve uma grande atuação, marcando seu centésimo gol com a camisa do clube catalão, e ainda dando uma assistência.[120]
No primeiro jogo da pré-temporada 2017–18, em amistoso contra a Juventus pela International Champions Cup de 2017, marcou os dois gols na vitória do Barcelona por 2–1.
[121] Alguns dias depois faria sportsdarodada site despedida do time catalão num amistoso contra o Real Madrid, na qual sportsdarodada site equipe venceu por 3–2.
[122]Paris Saint-Germain2017–18
Neymar e Nasser Al-Khelaïfi durante sportsdarodada site apresentação no PSG, em 2017
Em 2 de agosto de 2017, o Barcelona anunciou, por meio de um comunicado oficial, a saída de Neymar do clube.
[123] O Paris Saint-Germain pagou a multa rescisória de 222 milhões de euros (R$ 821,4 milhões na cotação do dia) pelo atacante, transformando Neymar no jogador mais caro de todos os tempos.
[124] No dia 3 de agosto, o Barcelona comunicou que recebeu o pagamento da multa, rescindindo oficialmente seu contrato com a equipe espanhola e estando livre para assinar com o Paris Saint-Germain.
[125] Horas depois, ele foi anunciado de forma oficial pelo Paris Saint-Germain, assinando contrato até junho de 2022.
[126] O atleta recebeu a camisa 10 do Paris[127] e foi apresentado no Estádio Parc des Princes diante de 40 mil pessoas no dia 5 de agosto, antes de uma partida entre o clube de Paris e o Amiens válido pela Ligue 1.
Fez sportsdarodada site estreia em 13 de agosto de 2017, pela segunda rodada do Campeonato Francês, contra o Guingamp, no Stade du Roudourou.
Nesse jogo, Neymar participou do lance do primeiro gol, contra, deu assistência pro gol de Edinson Cavani e fechou o placar ao completar passe deste, marcando seu primeiro gol com a camisa do Paris Saint-Germain, e fechando a vitória por 3–0.
[128] Na rodada seguinte, jogando pela primeira vez em casa, no Parc des Princes, contra o Toulose, teve atuação de destaque na goleada por 6-2: marcou o primeiro e o ultimo gol do PSG, deu assistência para o segundo de Adrien Rabiot e para o quinto de Layvin Kurzawa, além de ter sofrido o pênalti que resultou no quarto gol da equipe parisiense, convertido por Cavani.
[129] Em 8 de setembro, pela quinta rodada rodada da Ligue 1 contra o Metz, no Stade Saint-Symphorien, deu assistência para o primeiro gol da partida, marcado por Cavani, e marcou o terceiro na vitória por 5–1.
[130] Na primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA, contra o Celtic, na Escócia, abriu o placar após receber um passe de Rabiot, além de ter dado a assistência para o segundo gol do jogo, marcado por Kylian Mbappé, em jogo que terminou 5–0, mantendo sportsdarodada site média de um gol e uma assistência por jogo.[131]
Neymar atuando pelo PSG em fevereiro de 2018
Na partida seguinte pela Liga, diante do Bayern de Munique, no Parc des Princes, teve uma atuação de gala, marcando um gol e dando assistência para o gol de Daniel Alves, depois de fazer uma linda jogada individual.
[132] Em 30 de setembro, destacou-se numa partida contra o Bordeaux válida pela Ligue 1, marcando um golaço de falta e outro de pênalti, na goleada por 6–2.
[133] Fez mais um pela terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões onde ajudou na vitória fora de casa sobre o Anderlecht por 4–0 mantendo o aproveitamento de 100% do time parisiense na principal competição europeia a nível de clube.
Fez mais um de falta no clássico contra o Olympique de Marseille que terminou 2–2, mesmo jogo em que sofreu sportsdarodada site primeira expulsão pelo PSG.
Em 31 de outubro marcou um dos golaços que concorreu como mais bonito da quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o gol foi marcado numa bela finalização de fora da área na vitória sobre o Anderlecht por 5–0 no Parc des Princes, resultado que já classificou o time de Paris para as oitavas de final.
No dia 22 de novembro, igualou-se a Rivaldo entre os brasileiros com mais gols marcados em Liga dos Campeões da UEFA.
O feito foi alcançado com os dois tentos que o camisa 10 marcou na goleada por 7–1 diante do Celtic, no Parc des Princes.
Nessa partida, Neymar foi eleito o melhor em campo.[134]
Em 17 de janeiro, marcou quatro vezes na goleada por 8–0 sobre o Dijon, além de ter dado duas assistências para os gols de Ángel Di María e Kylian Mbappé.
[135] Dez dias depois ele voltou a jogar pelo PSG, após se recuperar de uma lesão no tornozelo, e teve uma grande atuação na vitória por 4–0 sobre o Montpellier em que assumiu a vice artilharia da Ligue 1, onde marcou dois gols nesta partida e ainda participou da jogada do gol histórico do uruguaio Edinson Cavani.[136]
Em 25 de fevereiro, Neymar sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé direito, em jogo contra o Olympique de Marseille.
[137] O jogador foi liberado pelo PSG para operar com o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, que deu prazo de três meses para a volta do atacante aos gramados.[138][139]2018–19
Após a Copa do Mundo FIFA de 2018, Neymar ganhou férias e perdeu a pré-temporada, não participando da International Champions Cup.
Se reapresentou em 2 de agosto, dois dias antes do primeiro jogo oficial do Paris Saint-Germain, pela Supercopa da França contra o Monaco.
[140] Começou a partida no banco de reservas, entrando nos 15 minutos finais na goleada por 4–0.
[141] Em 12 de agosto de 2018, Neymar marcou seu primeiro gol na temporada numa vitória por 3–0 contra o Caen, válida pela 1ª rodada da Ligue 1.
[142] Na rodada seguinte, marcou o primeiro gol no triunfo por 3–1 sobre o Guingamp.
[143] Em 25 de agosto, assinalou o terceiro gol da vitória por 3–1 sobre o Angers, ao receber passe de Kylian Mbappé no Parc des Princes.
[144] Em 1 de setembro, marcou o gol inicial da vitória por 4–2 sobre o Nîmes, após completar passe de Thomas Meunier.
[145] Em 18 de setembro contribuiu com uma assistência para o gol de Mbappé na derrota de 3–2 para o Liverpool, válida pela Liga dos Campeões.
[146] Cinco dias após o duelo na Champions, o brasileiro deu mais uma assistência, dessa vez para Meunier, numa vitória por 3–1 sobre o Rennes, em jogo da Ligue 1.
[147] Já no dia 26 de setembro, contra o Reims, Neymar marcou mais uma vez e deu passe para Edinson Cavani marcar o terceiro na goleada por 4–1.
[148] O atacante marcou mais dois gols no dia 29 de setembro, num triunfo por 3–0 contra o Nice, fora de casa, pelo Campeonato Francês.[149]
Pela fase de grupos da Liga dos Campeões, Neymar teve atuação emblemática na vitória por 6–1 sobre o Estrela Vermelha válida pela segunda rodada, onde marcou três gols, sendo dois de falta, e foi eleito como o melhor jogador da partida.
[150] Quatro dias após a goleada sobre o clube sérvio, Neymar marcou e deu assistência para um dos quatro gols de Mbappé em partida disputada contra o Lyon.
[151] Em 2 de novembro, diante do Lille, ele marcou o segundo gol da vitória por 2–1 sobre o até então vice líder do Campeonato Francês ao receber passe de Mbappé.
[152] No dia 11 de novembro, Neymar marcou e deu assistência para gol de Edinson Cavani na vitória por 4–0 sobre o Mônaco em pleno Stade Louis II, casa do clube do principado.
[153] 17 dias mais tarde, no dia 28 de novembro de 2018, em duelo contra o Liverpool pela Champions, ele marcou o segundo gol da vitória por 2–1, no Parc des Princes, e com esse gol se tornou o futebolista brasileiro que mais balançou as redes pela competição, superando Kaká.[154][155][156]
No dia 2 de dezembro, contra o Bordeaux, Neymar marcou o primeiro gol do confronto, que terminou empatado por 2–2 no Stade Matmut Atlantique, pondo fim, até então, ao 100% de aproveitamento do PSG no Campeonato Francês.
[157] Na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Neymar marcou o segundo gol do confronto e contribuiu com assistência para gol de Kylian Mbappé, o quarto no 4–1 sobre o Estrela Vermelha, classificando o clube francês em primeiro lugar de seu grupo.
[158] Na estreia em 2019, marcou o segundo gol e deu assistência para o gol de Julian Draxler na vitória de 4–0 sobre o GSI Pontivy válida pela Copa da França.
[159] Em 9 de janeiro, apesar do gol marcado por ele, o PSG não conseguiu segurar o resultado e acabou sendo eliminado da Copa da Liga pelo Guingamp.
[160] Na 21ª rodada do Francês, o PSG aplicou uma sonora goleada sobre o mesmo Guingamp de 9–0, Neymar marcou duas vezes, Mbappé e Cavani três gols cada e Meunier fechou a conta para o clube parisiense.
[161] No dia 23 de janeiro, contra o Strasbourg, Neymar pisou em falso no gramado e sentiu dores na mesma região do quinto metatarso do pé direito lesionado em 2018, após tentar voltar a partida o camisa 10 foi substituído por Moussa Diaby.
Dias seguintes ao incidente, o PSG divulgou o prazo de recuperação do atacante, estipulado em 10 semanas.
[162] A lesão fez o brasileiro perder importantes jogos, ele ficou fora das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Manchester United, na qual os ingleses venceriam os parisienses em uma virada dentro do Parc des Princes e se classificariam para a fase seguinte enquanto o PSG amargava a terceira eliminação consecutiva nas oitavas.[163][164]2019–20
Durante a pré-temporada, Neymar manifestou seu desejo de deixar o Paris Saint-Germain, segundo o dirigente do clube, Leonardo.
Vários clubes chegaram a negociar sportsdarodada site contratação, entre eles o Real Madrid e o Barcelona.
[165] Durante as negociações, Neymar foi afastado do clube, passando a treinar separado do elenco principal.
[166] Após o fechamento da janela de transferências, e sem acordo com nenhum clube, voltou a ser reintegrado, sendo confirmado como titular na partida contra o Strasbourg, em duelo válido pela quinta rodada da Ligue 1.
[167] No mês de setembro marcou seu primeiros gols na temporada decidindo duas partidas pelo Campeonato Francês, ambas vencidas pelo PSG pelo placar mínimo: o primeiro tento foi contra o Strasbourg, no dia 14,[168] e o segundo contra o Lyon, no dia 22.[169]
Teve bons resultados nas oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund, na partida de ida, disputada no "Westfalenstadion", Neymar marcou mas não conseguiu evitar a derrota por 2–1, que contou com brilho do centroavante norueguês Erling Haaland.
[170] Foi decisivo na partida de volta ao marcar novamente, dessa vez com um gol de cabeça dentro da área, na vitória parisiense por 2–0, o que representou a primeira ida do PSG às quartas de final após três anos caindo nas oitavas.[171]
Depois de três anos seguidos caindo nas quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA, finalmente Neymar consegue a tão sonhada ida para a semifinal na competição com o Paris Saint-Germain passando por uma das maiores surpresas da edição, a Atalanta.
Sendo peça principal do PSG, Neymar teve uma atuação de gala, dando assistência para Marquinhos marcar o 1° gol, e criou a jogada para Mbappé dar o passe para Choupo-Moting sacramentar a vitória do Paris Saint-Germain aos 48 minutos do segundo tempo, por 2–1 e de virada, igualando a melhor campanha da história do time na competição.
[172] Na semifinal, o PSG venceu o RB Leipzig por 3–0, com assistência de Neymar para o segundo gol e garantiu sportsdarodada site primeira final na história.
Nessa mesma partida, Neymar ainda entrou no top 10 de jogadores com mais assistências na história da Champions.
De acordo com dados oficiais da UEFA, este foi o 26º passe para o gol do craque brasileiro, empatando com Fàbregas, Luis Suárez e Zlatan Ibrahimović na oitava posição.[173]
Na final da Liga dos Campeões da UEFA, Neymar teve atuação apagada e o PSG foi derrotado por 1–0 pelo Bayern de Munique, ficando assim com o vice-campeonato e sem o principal objetivo da temporada.[174]2020–21
Uma temporada onde começou poucos dias após a final da Champions League, era bastante promissora para o Neymar e companhia, porém já no segundo jogo da temporada, no dia 13 de setembro, Neymar se envolveu num caso de racismo com o jogador Álvaro González, do Olympique de Marseille, que segundo o brasileiro, soltou termos racistas contra o próprio nos minutos finais da partida perdida pelo PSG.
Houve uma repercussão negativa para o lado do espanhol, porém Neymar acabou sendo punido, recebendo dois jogos de suspensão por uma agressão física após o envolvido.[175]
Ficou cinco jogos fora por conta de uma lesão no tornozelo,[176] começando a final da Supercopa da França, contra o o Olympique de Marseille, no banco.
[177] Neymar entrou somente no segundo tempo e marcou o segundo gol da vitória por 2–1, após converter o pênalti sofrido por Mauro Icardi.
Com a conquista da terceira Supercopa da França seguida, esse foi o seu 31º título oficial na carreira.
[178][179][180]2021–22
Mesmo com o título da Ligue 1 e a marca inédita de 100 gols nas três equipes em que jogou na carreira, Neymar acumulou uma marca negativa com o PSG.
O atacante terminou a temporada 2021–22 com o menor número de gols desde que chegou à Europa, em 2013.
[181] Neymar precisou lidar de novo com lesões que o tiraram de ação por meses, suspensões e a irregularidade do time.
O brasileiro teve 21 participações em gols, com 13 marcados e oito assistências, somando as atuações pelo Campeonato Francês e pela Liga dos Campeões da UEFA.[182]2022–23
A temporada no PSG começou conturbada, com indícios de uma possível crise entre Neymar e outra estrela do time, o atacante Kylian Mbappé.
Logo após a vitória do PSG sobre o Montpellier, no dia 13 de agosto, o clima no vestiário piorou por conta da polêmica dos pênaltis no confronto.
[183] A polêmica se deu devido a Mbappé ter desperdiçado o primeiro pênalti a favor do PSG, por volta dos 21 minutos do primeiro tempo.
Vinte minutos depois, o Paris Saint-Germain teve outro pênalti a seu favor e, após conversar com Mbappé, Neymar bateu e converteu a cobrança.
O brasileiro ainda marcou mais um gol, de cabeça, e o PSG goleou o Montpellier por 5–2.[184]
Neymar voltou a ter grande atuação em mais uma goleada, dessa vez contra o Lille, no dia 21 de agosto.
Além de ter marcado dois gols na vitória do PSG por 7–1, o atacante ainda deu três assistências, sendo duas para o francês Mbappé, deixando para trás qualquer polêmica entre ambos.
Com os gols marcados, Neymar chegou a cinco na Ligue 1 e isolou-se na artilharia da competição.[185]
Em 14 de janeiro de 2023, Neymar foi um dos anunciados pela FIFA como concorrente ao prêmio de melhor jogador do mundo, o The Best 2022.
[186] Embora tenha sofrido com algumas lesões, ficando de fora em 15 partidas, o atacante teve bom desempenho sempre que esteve apto e saudável, com uma boa média de participações em gols.
Neymar terminou a temporada com 29 jogos disputados, 18 gols marcados e 16 assistências distribuídas.[187]Saída
Ao final da temporada 2022–23, o clube francês iniciou uma reformulação no elenco e não renovou com grandes nomes como Sergio Ramos e Lionel Messi.
Em seguida, com a chegada do treinador Luis Enrique, Neymar e Marco Verratti também foram informados de que não estariam nos planos da equipe.
[188] Assim, o atacante deixou o PSG com 173 jogos e 118 gols marcados em seis temporadas, sendo o 4º maior artilheiro da história do clube, atrás de Kylian Mbappé, Edinson Cavani e Zlatan Ibrahimović.
Em nota divulgada no dia 15 de agosto, o Paris Saint-Germain divulgou uma carta de agradecimento com diversos elogios para o brasileiro.
" É sempre difícil dizer adeus a um jogador tão excepcional quanto Neymar, um dos melhores do mundo.
Nunca esquecerei o dia em que ele chegou ao Paris Saint-Germain e o que ele trouxe para o nosso clube e para o projeto nos últimos seis anos.
Vivemos grandes momentos e Neymar sempre fará parte da nossa história.
Quero agradecer a Neymar e sportsdarodada site família.
Desejamos a Neymar o melhor para o futuro e sportsdarodada site próxima aventura.
[ 189 ] " - Nasser Al-KhelaïfiAl-Hilal
Foi anunciado oficialmente pelo Al-Hilal no dia 15 de agosto de 2023.
Na transação, o clube saudita pagará 90 milhões de euros (R$ 485 milhões) ao PSG para contar com o atacante em seu elenco pelas próximas duas temporadas.
[190] Maior contratação feita por um clube não europeu na história, Neymar terá um salário astronômico de 80 milhões de euros por ano (R$ 430 milhões).
[191]Seleção NacionalSub-17
Pelas Seleções de base do Brasil, Neymar defendeu a Sub-17, em 2009, e a Sub-20, em 2011.
Pelo Sub-17, participou do Copa do Mundo FIFA Sub-17 de 2009, onde o Brasil foi eliminado logo na primeira fase da competição.
Neymar marcou um gol na partida de estreia, contra o Japão, vencida pelo Brasil por 3–2.
[192] Posteriormente, o Brasil sofreu duas derrotas por 1–0, para México e Suíça, e foi precocemente eliminado da competição.
Sub-20
Pelo Sub-20, por outro lado, obteve resultados melhores.
Fez parte do elenco campeão do Campeonato Sul-Americano de 2011, resultado que garantiu a vaga brasileira nas Olimpíadas de 2012.
Logo na primeira partida, marcou os quatro gols da vitória por 4–2 sobre o Paraguai.
Ao fim do Sul-Americano, foi também o artilheiro do torneio, com nove gols.[193]Sub-23
Neymar (ao centro) emocionado após converter o pênalti que deu o título dos Jogos Olímpicos ao Brasil
Nas Olimpíadas de Londres, Neymar marcou três gols e deu quatro assistências.
Mas na final, não jogou bem e o Brasil perdeu para o México, ficando com a medalha de prata.[194]
Já durante os Jogos Olímpicos de 2016, Neymar foi escolhido para ser capitão da Seleção durante o torneio, vestindo a camisa 10.
Após dois jogos apagados contra a África do Sul e Iraque, que geraram muita crítica a postura da Seleção nas Olimpíadas que corria risco de ser eliminada na primeira fase, Neymar ao lado de jogadores como Gabigol, Gabriel Jesus e Luan foram fundamentais para a vitória por 4–0 diante da Dinamarca que classificou o Brasil para a próxima fase.
[195] Contra a Colômbia em uma bela cobrança de falta marcou seu primeiro gol na competição, jogo esse que gerou muito polêmica em virtude da forma em que os jogadores colombianos cometiam faltas nos jogadores brasileiros, no fim o jogo terminou 2–0 para o Brasil.
[196] Na semifinal contra Honduras, Neymar abriu o placar logo aos 14 segundos de jogo, superando o recorde de gol mais rápido da história dos Jogos Olímpicos.
Nesse mesmo jogo, o camisa 10 ainda marcaria mais um e ajudaria o Brasil a golear por 6–0.
[197] Na final diante da Alemanha, Neymar marcou novamente em cobrança de falta, abrindo o placar para o Brasil no jogo, mas Max Meyer empatou para os visitantes e a partida acabou indo para os pênaltis.
Neymar converteu a última cobrança e o Brasil conquistou o inédito ouro olímpico.
[198]PrincipalInício
Em 2010, após se destacar no Santos, houve um grande clamor popular para que Neymar fosse convocado para a Copa do Mundo FIFA daquele ano, realizada na África do Sul.
Mas Dunga, então treinador da Seleção Brasileira, preferiu não levar o atacante para o Mundial, alegando que o jogador não tinha nenhuma experiência com a Seleção principal.
O técnico alegou também que o jogador não tinha muita experiência no Santos, pois só tinha começado a jogar como titular no Peixe em fevereiro daquele ano.
[199] Já Jorginho, que era auxiliar de Dunga, disse que o treinador não teve como testar Neymar antes da Copa e que Dunga tinha uma filosofia de não levar nenhum jogador que não tivesse sido testado em nenhum jogo.[200]
Neymar recebeu sportsdarodada site primeira convocação no dia 26 de julho de 2010, sendo chamado pelo técnico Mano Menezes, que havia acabado de assumir o cargo.
A convocação era para um amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jérsia.
[201] Titular no ataque ao lado de Robinho e Alexandre Pato, Neymar teve boa atuação e abriu o placar na vitória por 2–0.
Aos 28 minutos do primeiro tempo, de cabeça, o jogador marcou seu primeiro gol com a camisa canarinha.[202]
Após ficar de fora da convocação seguinte devido ao seu atrito com Dorival Júnior no Santos,[203] Neymar foi chamado novamente pela Seleção no dia 29 de outubro para outro amistoso, desta vez contra a grande rival Argentina.
O jogador teve uma atuação razoável na partida, mas não pôde evitar a derrota por 1–0, com o gol sendo marcado por Lionel Messi.
[204] No ano seguinte continuou sendo chamado por Mano, agora para um amistoso contra a Escócia, realizado em 27 de março de 2011.
[205] Foi nessa partida que o atacante teve sportsdarodada site melhor atuação até então pela Seleção, marcando os dois gols da vitória por 2–0, um deles de pênalti, sofrido por ele próprio.[206]
Neymar durante partida contra a Escócia, em 27 de março de 2011
2011 e 2012: Copa América e amistosos
Em junho, atuou em mais dois amistosos: um empate em 0–0 contra a Holanda e uma vitória por 1–0 contra a Romênia.
Nestes dois jogos teve atuações abaixo do esperado, mas foi o autor da assistência para o gol de Fred na vitória pelo placar mínimo sobre os romenos.
[207] Após esta partida, Mano Menezes anunciou a lista de convocação do Brasil para a Copa América, e incluiu Neymar, que disputara seu primeiro torneio pela Seleção principal.
[208] Neymar chegou à Argentina, sede da Copa América, como o principal protagonista.
Após a conquista da Copa Libertadores com o Santos, era apontado pelos jornalistas esportivos como o jogador em melhor forma entre os 23 convocados.
Na partida de estreia, contra a Venezuela, esteve durante os 90 minutos em campo e não pôde evitar o empate em 0–0.
[209] No jogo seguinte, agora frente ao Paraguai, novamente fez muito pouco e chegou a ser vaiado quando foi substituído por Fred, que poucos minutos após sportsdarodada site entrada marcou o gol que garantiu o empate por 2–2.
[210] Seu desempenho inicial na Copa América foi abaixo das expectativas: nos dois primeiros jogos, pouco finalizou e teve números abaixo do que vinha apresentando em seu clube.
[211] No jogo seguinte, contra o Equador, marcou dois gols na vitória por 4-2 e ajudou a garantir o Brasil na primeira colocação do grupo, tendo o Paraguai como adversário nas quartas-de-final.[212]
Contra os paraguaios, veio a eliminação da Seleção Brasileira: após um 0-0 durante o tempo normal e prorrogação, a Seleção Paraguaia acabou saindo vencedora na disputa por pênaltis, com os brasileiros errando todas as quatro cobranças.
[213] Neymar havia sido novamente substituído por Fred ainda antes do final da prorrogação, logo, não participou das cobranças.
Para o primeiro amistoso após a Copa América, contra a Alemanha, em Estugarda, Mano Menezes anunciou a lista de convocação no dia 25 de julho, e incluiu Neymar.
[214] Como a Seleção Brasileira não disputou as eliminatórias por ter sido a sede da Copa do Mundo posterior, amistosos foram muito comuns nos meses seguintes.
Na partida, Neymar marcou o segundo gol brasileiro, mas a Alemanha sagrou-se vencedora.
Dias depois, além do amistoso contra Gana, o atacante foi convocado para as partidas do Superclássico das Américas, contra a Argentina.
No primeiro jogo, empate em 0–0.
Já no segundo jogo, 2–0 para o Brasil, com o segundo gol marcado por Neymar.
Foi seu primeiro título com a seleção.
Logo na semana seguinte ao Superclássico, foi o autor do único gol da vitória sobre a Costa Rica num outro amistoso.
Após um amistoso com atuação discreta no final de fevereiro, numa vitória por 2–1 contra a Bósnia, Neymar disputou seu segundo jogo pela seleção em 2012 frente aos Estados Unidos, já em preparação para as Olimpíadas de Londres.
O treinador Mano Menezes convocou em sportsdarodada site grande maioria jogadores com idade olímpica (abaixo de 23 anos), e Neymar foi um dos destaques da partida, marcando o primeiro gol de pênalti e dando assistência para os dois seguintes.
A partida terminou com o placar de 4–1.[215]
2013: Copa das Confederações
Como já era previsto, Neymar esteve presente na lista dos convocados do técnico Luiz Felipe Scolari para a disputa da Copa das Confederações FIFA de 2013.
Ao invés da tradicional camisa 11 que vestia na Seleção Brasileira e no Santos, o atacante vestiu a camisa de número 10 na competição, antes utilizada pelo meia Oscar.
[216] No jogo de estreia do Brasil diante do Japão, Neymar marcou seu primeiro gol na competição após pegar a bola e bater de primeira, o que lhe rendeu indicação ao Prémio Puskás de gol mais bonito do ano (acabou perdendo o prêmio para o sueco Zlatan Ibrahimović).
O jogo terminou 3–0 para o Brasil.
[217] Neymar voltou a ser protagonista novamente na vitória por 2–0 contra o México, em que marcou o primeiro gol e fez uma bela jogada para o segundo gol, marcado por Jô.
Com o triunfo, o Brasil garantiu a classificação da seleção para a fase final da competição.[218]
Diante da Itália, Neymar foi eleito pela terceira vez seguida o melhor jogador em campo na vitória por 4–2, em que marcou um belo gol de falta.
Vitória que classificou o time como líder do grupo A.
[219][220] Na final, contra a campeã mundial do momento, a Espanha, foi eleito novamente o melhor jogador em campo, jogo em que teve grande atuação e marcou um dos três gols na vitória por 3–0.
[221][222] Ao fim da Copa das Confederações, Neymar terminou como vice-artilheiro da competição (ao lado do uruguaio Abel Hernández), foi eleito o melhor jogador da competição (Bola de Ouro) e esteve presente na seleção da competição.[222][223]
2014: Copa do Mundo no Brasil
Esteve na lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo FIFA de 2014.
[224] Na partida de abertura da Copa do Mundo contra a Croácia na Arena Corinthians, Neymar foi decisivo marcando dois gols na virada por 3–1, sendo com isso eleito o melhor em campo.
[225][226] Na terceira partida da fase de grupos, Neymar foi novamente decisivo marcando dois gols na goleada por 4–1 em cima da Seleção Camaronesa, no Estádio Mané Garrincha.
Com isso, foi eleito o melhor jogador da partida.
[227][228] Na partida seguinte, já pela fase mata-mata, o Brasil enfrentou o Chile num jogo duro e truncado, mas acabou se classificando nos pênaltis após um empate por 1–1 no tempo normal e na prorrogação.
Neymar teve atuação apagada na partida, mas mesmo assim participou do único gol do Brasil, marcado por David Luiz, e foi decisivo na disputa de pênaltis, na qual converteu a última cobrança que classificou o Brasil para a próxima fase.
[229] Já pelas quartas de final, contra a Colômbia, o baque.
O Brasil saiu classificado após partida segura e vitória por 2–1, porém Neymar saiu lesionado após dura entrada do colombiano Juan Camilo Zúñiga.
[230] O acontecimento moveu o país e muitos apontaram o fato como um dos principais motivos pela eliminação da Seleção na partida seguinte, contra a Alemanha (que acabou se sagrando campeã do mundial).
Na partida contra a Colômbia em Fortaleza, no dia 4 de julho, em uma disputa de bola, Neymar foi atingido nas costas por uma joelhada do lateral Zúñiga.
Chorando, o brasileiro foi retirado de campo por uma maca e levado diretamente para um hospital na região.
[231] Os resultados dos exames constataram uma fratura na terceira vértebra lombar, levando-o a ficar de quatro a seis semanas em tratamento e impossibilitando-o, assim, de continuar disputando a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, classificada para as semifinais contra a Alemanha.
[232] O Brasil acabou ficando com o quarto lugar na competição.
Pós-Copa
Neymar atuando pela Seleção em 2015, contra o Chile
Logo na primeira partida após a Copa do Mundo, já na estreia do técnico Dunga, Neymar marcou um gol de falta, dando a vitória sobre a Colômbia por 1–0.
Se destacou num amistoso contra o Japão, onde marcou os quatro gols da goleada brasileira por 4–0.
[233] Na partida seguinte, mais uma goleada por 4–0, Neymar fez dois gols, foi destaque na goleada sobre a Turquia e terminou o jogo aplaudido de pé.
[234] Ainda em 2014, teve uma atuação apagada num amistoso contra a Áustria em que o Brasil venceu por 2–1.
Neymar se destacou num amistoso contra a França em janeiro de 2015 em pleno Stade de France, onde marcou um gol e ajudou na vitória por 3–1.
2015: Expulsão na Copa América
Em 2015, Neymar disputou a Copa América no Chile e se destacou na primeira rodada: marcou um gol e deu o passe para Douglas Costa marcar nos acréscimos e garantir a vitória sobre o Peru por 2–1.
Na segunda rodada Neymar foi expulso, e acabou pegando suspensão de quatro partidas.
Os primeiros efeitos foram sentidos logo nessa partida e a seleção acabou derrotada pela Colômbia por 1–0.
No restante da competição, sem Neymar, a Seleção acabou pagando vexame mais uma vez e foi eliminada nas quartas de finais pelo Paraguai.
Foi a segunda vez seguida que a Seleção perdeu para o Paraguai nas penalidades de uma competição continental.
Ainda em 2015, o Brasil iniciou o caminho para a Copa do Mundo FIFA de 2018 nas Eliminatórias da copa, Neymar participou dos últimos jogos contra a Argentina (1–1) e Peru (3–0), mas acabou sendo apagado em campo nos dois jogos e marcou só um gol que acabou sendo marcado como impedido contra o Peru.
2016: Protagonismo pós-Olimpíada
Apesar da insistência da CBF em contar com Neymar nas Olimpíadas do Rio de 2016 e na Copa América Centenário, o Barcelona liberou o atleta para jogar apenas as Olimpíadas.
[235] Sem ele a Seleção passou vexame na Copa América, sendo eliminada na fase de grupos após derrota para o Peru por 1–0, com um polêmico gol de mão.
[236] O craque utilizou as redes sociais para mostrar indignação com a melancólica eliminação e chamou de babaca os críticos da Seleção.
Essa postagem foi bastante censurada pela mídia, em especial pelo ex-jogador Roberto Rivellino, que chamou o próprio Neymar de babaca.[237]
Após tantas críticas, Neymar voltou a viver grande fase com a camisa da Seleção depois de vencer o inédito título olímpico, se destacando nos jogos pelas eliminatórias, ajudando o Brasil a ficar na liderança da mesma.
O Brasil fez mais seis jogos pelas Eliminatórias, na primeira partida, Neymar foi destaque fazendo um gol e uma assistência na vitória por 3–0 contra o Equador, já na segunda, foi fundamental na vitória sobre a Colômbia por 2–1 com um gol e uma assistência.
Após isso, fez um gol na vitória contra a Bolívia (5–0).
Na partida esperada contra a Argentina em novembro, válida pelas eliminatórias, Neymar teve uma de suas melhores atuações com a camisa da seleção, tendo feito um gol e comandado a vitória por 3–0 no Mineirão.[238]
2017: Destaque nas Eliminatórias
Em 28 de março de 2017, na vitória do Brasil sobre o Paraguai por 3–0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Neymar foi destaque da partida, marcando um golaço, e ainda participando no gol anotado por Marcelo.
O camisa 10 brasileiro ainda teve pênalti perdido e gol anulado.
[239] Alguns dias antes havia sido um dos principais destaques da goleada sobre o Uruguai por 4–1 em Montevidéu, onde fez um gol por cobertura e deu três assistências para Paulinho, além de ter feito diversas jogadas individuais, como de costume.
[240] Neymar terminou as eliminatórias em terceiro na artilharia, tendo marcado um total de seis gols, atrás do uruguaio Edinson Cavani (10 gols) e dos quatro jogadores que marcaram sete gols (Lionel Messi, Gabriel Jesus, Alexis Sánchez e Felipe Caicedo).
2018: Copa do Mundo na Rússia
Devido a uma lesão sofrida em fevereiro, Neymar só voltou a atuar duas semanas antes do mundial, nos amistosos pré-copa.
Segundo a comissão técnica da Seleção, o jogador só alcançaria os 100% de sportsdarodada site performance na segunda fase do torneio.[241]
Na primeira partida, contra a Suíça, Neymar foi muito marcado pelos adversários, tendo sofrido 10 faltas.
Este foi o maior numero de faltas sofrido por um jogador em uma partida de Copa do Mundo desde a partida entre Inglaterra e Tunísia, na Copa do Mundo FIFA de 1998, quando o inglês Alan Shearer sofreu 11 faltas.
[242] As 10 faltas sofridas pelo jogador brasileiro renderam três cartões amarelos para os suíços.[243]
No dia 22 de junho, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA de 2018, Neymar marcou seu primeiro gol na edição do campeonato contra a Costa Rica completando assistência de Douglas Costa.
Tento esse que o fez superar Romário e ser o quarto maior artilheiro da história da Seleção Brasileira.
[244] Foi o gol mais tardio, em tempo normal, das Copas do Mundo, sendo feito sete minutos após os 90 regulamentares.[245][246]
Nas oitavas de final, em 2 de julho, Neymar marcou o primeiro gol e participou da jogada do segundo na vitória da Seleção contra a equipe do México.
O Brasil venceu e acabou classificado, 2–0.
No jogo, Neymar também sofreu seis faltas e um pisão do meia Miguel Layún quando já estava caído no chão.
Os mexicanos, porém, reclamaram muito do suposto exagero do atacante nas faltas.
[247][248] Mesmo criticado, ele foi escolhido como o melhor jogador da partida.
Na partida seguinte, o Brasil perdeu para a Bélgica por 2–1 e foi desclassificado, Neymar finalizou algumas vezes mas não conseguiu marcar perante o goleiro Thibaut Courtois.[249]
Após a eliminação, Neymar foi muito criticado no mundo inteiro por suas frequentes quedas em campo durante os jogos.
O "cai-cai" do jogador também foi satirizado como piada por muitos torcedores na Rússia, país-sede da Copa, e em programas de TV ao redor do mundo.[250]
2019: Fora da Copa América
Apesar das críticas depois da eliminação na Copa do Mundo de 2018, Neymar continuou a ser convocado regularmente para a seleção e era considerado presença certa na Copa América de 2019, que seria disputada em casa.
O técnico Tite chegou a escolhê-lo para ser o capitão da Seleção.
No entanto, após um incidente na Copa da França em que Neymar agrediu um torcedor, o jogador acabou perdendo a braçadeira de capitão.
[251] E um pouco antes da Copa América, em um amistoso contra o Catar, Neymar sofreu uma lesão logo no começo de jogo e precisou deixar a partida.
Exames médicos mostraram que ele sofreu um rompimento no ligamento do tornozelo direito.
Por causa dessa lesão, Neymar foi cortado da seleção e não jogou a Copa América de 2019, em que o Brasil foi campeão.[252]
2020: Superando Ronaldo nas Eliminatórias
Em 13 de outubro de 2020, durante uma partida, fora de casa, contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022, Brasil venceu a Seleção Peruana por 4–2, de virada, com destaque para Neymar, que fez um hat-trick e tornou-se o segundo maior artilheiro da história da Canarinho, superando Ronaldo e ficando atrás apenas de Pelé.[253]
2021: Segundo maior artilheiro da Seleção
Na estreia do Brasil na Copa América de 2021, no dia 13 de junho, contra a Venezuela, Neymar marcou o segundo da partida, de pênalti.
Além disso, ainda deu uma assistência para Gabigol fazer o último da vitória 3–0.
Com esse gol, Neymar chegou a 67 gols pela Seleção Brasileira, igualando a Ronaldo, ultrapassando Zico (com 66 gols) e ficando a 10 gols de alcançar Pelé, segundo a contagem da FIFA.
[254][255][256] O Brasil avançou e chegou até a final da competição, realizada no Maracanã, mas acabou perdendo de 1–0 para a Argentina.
Após a derrota, Neymar chorou muito em campo.[257]2022: Pré-Copa
Teve boa atuação no dia 2 de junho, contra a Coreia do Sul, num amistoso de preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2022.
Titular, o atacante marcou dois gols de pênalti na goleada por 5–1, em jogo realizado no Estádio da Copa do Mundo de Seul.[258]
Presente na lista de 26 convocados por Tite no dia 7 de novembro, Neymar foi chamado para a sportsdarodada site terceira Copa do Mundo FIFA consecutiva.[259]
2022: Copa do Mundo no Catar
Titular na estreia contra a Sérvia, no Estádio Nacional de Lusail, Neymar sofreu muitas faltas,[260] pouco finalizou e teve atuação discreta na vitória do Brasil por 2–0, que contou com dois gols de Richarlison.
Substituído por Antony aos 35 minutos do segundo tempo, o camisa 10 saiu com o tornozelo inchado e recebeu um tratamento com gelo no banco de reservas.
[261] Após a partida, exames médicos confirmaram que Neymar e o lateral-direito Danilo desfalcariam o Brasil nos dois próximos jogos, perdendo assim a fase de grupos.
[262] Com Neymar na torcida, o Brasil venceu a Suíça e perdeu para Camarões nos dias 28 de novembro e 2 de dezembro, respectivamente.
O atacante retornou ao time nas oitavas de final, sendo titular na vitória por 4–1 contra a Coreia do Sul, no Estádio 974.
Ao marcar o segundo gol da partida, de pênalti, Neymar juntou-se a Pelé e Ronaldo e tornou-se um dos três brasileiros a marcar em três Copas do Mundo diferentes.
[263] Na comemoração, o atacante foi até as arquibancadas da arena para dedicar o gol ao lateral-esquerdo Alex Telles, cortado do Mundial por uma lesão sofrida na derrota contra Camarões.[264]
Na partida seguinte, o Brasil enfrentou a Croácia.
Após um empate sem gols no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação.
Nela, Neymar marcou um belo gol, deixando o Brasil muito perto da vitória.
Com esse gol, o atacante igualou Pelé com 77 gols em jogos oficiais pela Seleção.
[265] Mas faltando apenas quatro minutos para o fim do jogo, o time permitiu um contra-ataque que terminou com Bruno Petković empatando para os croatas.
Com o placar permanecendo em 1–1, o jogo foi para os pênaltis e a Croácia venceu por 4–2, eliminando o Brasil da Copa do Mundo.
Neymar foi relacionado para cobrar a quinta penalidade, mas não chegou a cobrar porque a Croácia venceu antes da quinta cobrança.
O técnico Tite, então treinador da Seleção Brasileira, foi muito criticado por não ter escalado Neymar para ser o primeiro cobrador, deixando o atacante por último nas cobranças.
[266] Muitos também criticaram os jogadores da defesa brasileira, por terem ido para o ataque em vez de ficar protegendo atrás para evitar o gol de empate da Croácia no final da prorrogação.
Em um vídeo que teve muita repercussão, Neymar foi visto reclamando com os jogadores da defesa após o gol sofrido.
O jogador deixou o campo chorando e sendo consolado pelo filho de Ivan Perišić, da Croácia.
[267][268]Estilo de jogo
Neymar joga como atacante, tendo jogado como centroavante, falso 9, segundo atacante e como ponta-esquerda.
[269][270][271] Sua posição principal é a ponta-esquerda, tanto na Seleção Brasileira quanto nos clubes em que já atuou.
Neymar utiliza essa posição devido ao seu ritmo energético e às suas habilidades de jogo; essa posição permite que ele chute com seu pé mais forte e crie boas chances de gols para os companheiros de equipe.
Suas principais características são seus dribles, truques, criatividade, visão de jogo, passes, e técnica, sendo descritas como "elétricas" e "explosivas".
[272][273][274] Ele afirma ter sido inspirado por Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Andrés Iniesta, Xavi e Wayne Rooney.[275]
Diversas figuras emblemáticas do futebol mundial comentaram as habilidades do jogador brasileiro, entre eles, Ronaldinho Gaúcho e Messi, o primeiro disse em 2013: "Neymar é jovem, mal posso explicar o quão especial ele se tornará.
Nas próximas duas ou três temporadas ele se tornará o melhor jogador.
"[276] O segundo afirmou em 2014 que "ele será o número um do mundo pela qualidade e condições que tem".
[277] A ex-estrela do futebol espanhol, Xavi Hernández, também falou sobre o brasileiro e disse: "Ele é um grande jogador, tem uma atitude muito boa e continuará até ser o melhor jogador do mundo".
Entretanto, Neymar é muito criticado por supostamente exagerar quando sofre faltas, até mesmo seu compatriota considerado por muitos como o melhor jogador da história do futebol, Pelé, o criticou por isso.
[278][279] O blogueiro do UOL Esporte, Rafael Reis, afirmou que o estilo de jogo de Neymar favorece as faltas, principalmente devido aos seus dribles.
Ele também afirmou que Neymar está, desde que chegou a Europa em 2013, entre os cinco jogadores das cinco principais ligas que mais sofrem faltas.
[280]Histórico de lesões
FONTE: GE, R7, Terra, Istoé.
Atualizado em 08/03/2023.
[300][301][302][303]Outras atividades
Vida pessoal e trabalho de caridade
Neymar expressa sportsdarodada site fé cristã depois de ganhar a medalha de ouro com o Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016
Além do português, Neymar também fala espanhol e possui pouco conhecimento no francês.[304]
Neymar já expressou sportsdarodada site fé cristã depois de ganhar a medalha de ouro com o Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.
Cristão, o jogador segue o ramo pentecostal da religião e chegou a afirmar que "A vida só faz sentido quando o nosso maior ideal é servir a Cristo".
Além disso, ele às vezes usa uma faixa com as palavras "100% Jesus".
Neymar também doa o dízimo (10% de sportsdarodada site renda mensal) para sportsdarodada site igreja[305] e nomeou Kaká como seu modelo religioso.
Todos os anos, Neymar organiza uma partida de caridade com o futebolista brasileiro Nenê, na cidade natal de Nenê, Jundiaí, com o objetivo de arrecadar alimentos para famílias carentes.
Neymar tem um filho, Davi Lucca, nascido em 13 de agosto de 2011, com a ex-namorada Carolina Dantas.
Posteriormente o jogador descreveu o nascimento de seu bebê como: "2,8 kg de pura felicidade" e também disse: "Mãe e bebê estão em boas condições logo após o parto".
Ele tem um relacionamento muito próximo com sportsdarodada site irmã Rafaella Beckran, e cimentou essa proximidade platônica tatuando o rosto no braço dele, enquanto Rafaella tatuou os olhos do irmão no braço dela.
Fortuna e patrocínios
Em abril de 2011, período em que Neymar já se consagrava como um dos destaques da seleção e um dos principais garotos-propaganda da televisão brasileira, ele adquiriu uma mansão no condomínio Jardim Acapulco, no Guarujá, litoral de São Paulo, avaliada em quatro milhões de reais.
[21] O salário de Neymar naquele momento era de três milhões de reais, sendo metade do valor pago pelo Santos e a outra metade pelos patrocinadores.
[306] Sua imagem atraiu empresas como a Nike,[21] que assinou um contrato de onze anos com o jogador, onde este recebe cerca de um milhão de reais por ano somente da fabricante de materiais esportivos, valor que pode ser reajustado em caso de conquistas de títulos e boas atuações.
[21] Além da Nike, as outras dez empresas das quais Neymar também é garoto-propaganda são Red Bull, Panasonic, Tennys Pé, Guaraná Antarctica, Banco Santander, Claro, Lupo, Unilever, Volkswagen, Heliar e Castrol.
[307] No ano de 2012, Neymar faturou cerca de 60 milhões de reais.
[308] Seu faturamento anual com todos estes patrocínios é de cerca de trinta e seis milhões de euros por ano.[309]
Em maio de 2013, Neymar foi escolhido como o atleta com o melhor marketing do mundo, superando a Lionel Messi e a Cristiano Ronaldo.
[310] Devido a popularização do jogador e seu respectivo marketing, a agência Loducca criou uma marca pessoal para Neymar, composta pelas letras N, J e R (Neymar Júnior) e pelo número 11 estilizado dentro da letra N.
[311] Segundo dados de 2015, Neymar é o terceiro jogador mais bem pago do mundo, conforme valor informado anteriormente (36 milhões de euros), atrás apenas de Messi e Cristiano Ronaldo.[309]
Em agosto de 2017, em cerimônia realizada na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Genebra, na Suíça, Neymar tornou-se embaixador da ONG Handicap International e aproveitou para combater o racismo.
A Handicap International cuida de deficientes e trabalha com pessoas em situações de pobreza e exclusão, conflitos e desastres.
Além da Handicap, Neymar atualmente é rosto de outras 10 empresas, sendo elas: Nike, Gillete, Red Bull, Beats, Gaga Milano,[312] Replay, Listerine,[313] Heliar, NN Consultoria e Instituto Neymar Jr.[314]
No dia 31 de agosto de 2020, Neymar rescindiu com a Nike, após 15 anos.
[315] No dia 12 de setembro de 2020, Neymar foi anunciado pela Puma, sendo o principal nome da marca no futebol.
Foi anunciado com a hashtag "The King Is Back", por usar a lendária chuteira Puma King, usada por Pelé, Diego Maradona e Johan Cruijff.[316]Mídia
Devido ao extremo assédio ao jogador, o Santos criou um departamento para cuidar apenas da imagem de Neymar, hoje administrada pelo especialista em marketing Eduardo Musa.
Além do advogado Lissandro Florêncio e do empresário Wagner Ribeiro (que cuida dos contratos ligados ao futebol), Neymar também tem seus passos acompanhados pela 9ine, a empresa de marketing esportivo recém-criada por Ronaldo.
[21] Outro grande administrador da carreira do atleta é o seu pai e xará, Neymar da Silva Santos.
Ele coordena todo o lucro do filho e não permite que o ainda jovem garoto faça extravagâncias com os altos valores que fatura.
Ao marcar pela segunda vez na vitória de 6-0 do Brasil sobre o Uruguai, Neymar imitou o gesto de um motorista, como se conduzisse um volante de um carro imaginário.
O fato foi uma ironia com a aposta que ele havia feito com seu pai.[21]Música
Neymar tornou-se um ícone popular para promover a música pop moderna brasileira, em especial a música sertaneja.
O vídeo em que o atacante dança no vestiário do Santos na frente dos companheiros de equipe a canção "Ai, Se Eu Te Pego", de Michel Teló, tornou-se um viral na internet.
Ele fez questão de exercer as coreografias de danças como forma de celebração após marcar gols em jogos, chegando até a aparecer ao vivo com Teló em um dos shows dele.
Neymar também participou de shows do cantor sertanejo Gusttavo Lima, cantando ao vivo com Lima os sucessos "Balada" e "Fazer Beber".
Em 2012, ele fez aparições no videoclipe da música "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha", da dupla João Lucas & Marcelo.
Já em 2013, Neymar apareceu no clipe de "País do Futebol", canção de rap gravada por MC Guimê e Emicida.
Histórias em quadrinhos
Em janeiro de 2012, o escritor Mauricio de Sousa divulgou uma ilustração inspirada em um gol marcado por Neymar.
[60] Em setembro do mesmo ano, o quadrinista e empresário afirmou que uma revista em quadrinhos baseada no jogador seria produzida pela Mauricio de Sousa Produções,[317] a exemplo das Turmas do Pelezinho e Ronaldinho Gaúcho.
[318] A revista Neymar Jr.
foi lançada em abril de 2013,[319] e em julho de 2014 o personagem Neymar Jr.
ganhou animações exibidas pelo canal Nickelodeon.
[320] Já em 2015, a revista foi relançada com outras publicações do estúdio.
[321] Em junho de 2018, a revista foi lançada na França, na Bélgica e na Suíça com o título "Les aventures de Neymar Jr.".[322]
Em setembro de 2018, Neymar lançou um selo de quadrinhos digitais chamado "Neymar Jr.
Comics" com histórias protagonizadas por um personagem inspirado no jogador chamado apenas de Junior.
[323] Pouco mais de um ano depois, em novembro de 2019, foi anunciada uma versão impressa pela Editora Mythos com lançamento durante a Comic Con Experience.[324]
Controvérsias e irregularidades
Ato de caridade e suposta agressão
Em 2 de abril de 2010, juntamente com outros jogadores evangélicos do Santos como Paulo Henrique Ganso e Robinho, Neymar se recusou a distribuir ovos de páscoa em um gesto de caridade para uma instituição de viés espírita de Santos, chamada "Mensageiros da Luz", alegando razões religiosas;[325] Em 2 de setembro do mesmo ano, durante uma partida contra o Avaí, Neymar reclamou do excesso de faltas recebidas.
Porém, o técnico do Avaí, Antônio Lopes, disse que é Neymar quem deve se comportar melhor e acusou o jogador de ter agredido com socos e uma cotovelada um defensor de seu time e, ainda por cima, de ter provocado o zagueiro Emerson Nunes dizendo a ele "Sou milionário e posso tudo".
[326]Alvo de racismo
Em 27 de março de 2011, durante o amistoso entre Brasil e Escócia no qual os brasileiros venceram por 2–0, Neymar, que foi o autor de ambos os gols e foi vaiado o tempo todo pela torcida escocesa, teria sofrido, segundo o canal televisivo SporTV, atos de racismos, dentre os quais uma banana que teria sido jogada em campo ao ser substituído.
[327] O escocês Hamish Husband, representante da torcida Tartan Army ("Exército de Tartan", em inglês), negou o ocorrido ao dizer que "Racismo não tem lugar na Tartan Army.
Se ele existisse, seria erradicado imediatamente, porque nos policiamos".
[328] Em 1 de abril de 2011, o presidente da Federação Escocesa de Futebol, Stewart Regan, enviou uma carta à Confederação Brasileira de Futebol exigindo um pedido de desculpas de Neymar pelas acusações de racismo que o atleta fez após a partida.
Essa exigência é devida ao fato de a polícia inglesa ter dito que a torcida escocesa se portou de maneira exemplar e de ter descoberto que o autor do ato foi um adolescente alemão que se encontrava entre a torcida brasileira.[329]
Problemas com técnicos
Em 15 de setembro de 2010, em uma partida contra o Atlético Goianiense, ao receber ordens do técnico santista, Dorival Júnior, para não bater o pênalti, Neymar, furioso, discutiu com o treinador.
[330] Segundo o site esportivo Lancenet.com.
br, a fúria de Neymar continuou após o jogo, no vestiário chegando, inclusive, a atirar um copo com isotônico no auxiliar de Dorival.
[331] O então técnico da equipe goiana, René Simões, disse, chocado, sobre Neymar:
" Com toda a experiência que eu tenho, com todos esses anos de futebol, eu nunca vi ninguém tão mal-educado desportivamente como esse rapaz, Neymar.
Em nome da arte, em nome do futebol, estão criando um monstro.
" - René Simões sobre Neymar [ 332 ] .
O então técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, repudiou a atitude de Neymar.
[333][334] O episódio culminou com a demissão de Dorival Júnior;[335] Após esse episódio, Mano Menezes não convocou Neymar para "deixar problemas fora da Seleção".
[336] Em 5 de janeiro de 2011, numa entrevista, o ex-volante santista Roberto Brum fez uma revelação polêmica sobre a demissão de Dorival Júnior dizendo que "o elenco foi ameaçado de não ganhar salário se Neymar não jogasse contra o Corinthians."[337]
No mesmo ano, durante a disputa da Copa América de 2011, o técnico da Seleção da Venezuela, César Farías, se desentendeu com Neymar devido a um lance na partida no qual seu país enfrentou a equipe do Brasil na primeira rodada da competição.
O lance que gerou o desentendimento foi uma jogada em que um venezuelano ficou no chão, após uma dividida.
Ao invés de de colocar a bola para fora, como queriam os venezuelanos, a jogada foi continuada, Neymar a finalizou e fez o Brasil ganhar um escanteio.
Aos gritos, Farías criticou e xingou Neymar.
Durante a confusão o técnico venezuelano disse que foi agredido fisicamente, contudo, afirmou: "Não foi o Neymar que me agrediu, absolutamente."[338]
Ofensa ao árbitro Sandro Meira Ricci
Foi processado pelo juiz Sandro Meira Ricci por conta de uma declaração no Twitter, na qual teria chamado o juiz de "ladrão", devido a um lance no qual recebeu cartão amarelo em uma partida contra o Atlético Goianiense.
Porém, logo em seguida, segundo o jogador, apagou a mensagem e disse que outra pessoa havia utilizado a sportsdarodada site conta no microblog para escrever essa frase.
Ainda assim, o árbitro resolveu ingressar judicialmente contra Neymar, pedindo uma indenização de 20 mil reais por ofensas morais.
[339] Em 29 de novembro, foi condenado pela justiça a pagar uma indenização de 15 mil reais ao juiz.
[340] Em 26 de julho, após a estreia no Brasil no Torneio Olímpico de Futebol de 2012, na qual a equipe brasileira venceu a Seleção Olímpica do Egito por 3–2, sendo que um dos gols foi de Neymar, o técnico egípcio, Hany Ramzy, criticou o brasileiro ao dizer que este "joga para se exibir".
[341] O técnico da Seleção Olímpica do Brasil, Mano Menezes, disse que Neymar "precisa saber lidar com as críticas".[342]
Problemas devido a festas
Em 6 de outubro de 2010, o periódico esportivo Lance! publicou uma reportagem na qual afirmava que uma das razões para a saída de Dorival Júnior do comando do Santos era o fato de que Neymar e outros jogadores santistas se reuniram em festa com garotas de programa após um jogo contra o Grêmio, em Porto Alegre, o então técnico teria ficado revoltado ao ponto de pedir punição a Neymar e aos outros jogadores à diretoria do Santos, mas não foi atendido.[343]
No dia 25 de março de 2016, aos 17 minutos do 2º tempo da partida contra o Uruguai pela 5ª rodada das Eliminatórias, Neymar realizou uma falta grave em Álvaro González.
O brasileiro foi advertido com cartão amarelo, seu segundo pela competição, sendo suspenso da próxima partida da Seleção Brasileira diante da Seleção Paraguaia.
[344] Devido à suspensão Neymar não viajou para Assunção, porém, foi flagrado em uma "festinha" em Santa Catarina no dia seguinte, atitude que foi bastante criticada pela mídia como falta de comprometimento e responsabilidade com a seleção.[345]
Em dezembro de 2020, em meio a pandemia de COVID-19 no Brasil, o jornal O Globo informou que Neymar planejava uma festa de Ano Novo para 500 convidados na sportsdarodada site mansão no município de Mangaratiba.
Para evitar as críticas, como aconteceu com Carlinhos Maia, foi informado que não serão permitidos celulares no evento.
[346] Na ESPN, o comentarista Paulo Calçade criticou Neymar: "Tem uma dificuldade enorme de crescer; era hora de falar que não vai dar...Esse ano não'".
Além dele, o atacante foi criticado por Felipe Andreoli, da TV Globo.
[347] A assessoria de imprensa do Neymar negou a festa, mas uma banda confirmou que foi contratada para o evento.
[348] Mais tarde, a organizadora da festa disse que serão permitidos 150 convidados e de acordo com "padrões sanitários".
[349] Escrevendo para o UOL, Juca Kfouri chamou a festa de "macabra" e um péssimo exemplo moral para milhões de crianças e adolescentes, além de prejudicar a imagem do Brasil no exterior.
[350] Neymar voltou a promover festas na pandemia em 2021.[351]
Após a eliminação do Brasil para a Croácia na Copa do Mundo FIFA de 2022, Neymar disse que aquela foi a derrota que mais lhe doeu na carreira e que estava "destruído psicologicamente".
No entanto, apenas cinco dias depois da eliminação, o jogador organizou uma festa na casa da irmã Rafaella, em São Paulo.
[352] Isso gerou críticas dos torcedores, que afirmaram que a postura de Neymar não foi condizente com seu discurso pós-eliminação.[353]
Desentendimentos com jogadores
Em um treinamento do Santos no ano de 2011, Neymar e outro companheiro de time, o centroavante Marcel, se desentenderam e chegaram a trocar empurrões e muitos xingamentos.
Os outros jogadores chegaram para apartar a briga, e o lateral Pará conseguiu segurar Marcel.
Logo em seguida, Neymar deixou o gramado e foi para os vestiários do CT.
A confusão começou quando os jogadores comemoravam o aniversário de um dos companheiros, alguns jogadores jogaram farinha, ovos e água fria no companheiro de equipe, Neymar inicialmente participou da brincadeira, entretanto, achou que seus colegas foram longes demais e por isso confrontou Marcel.[354]
Em 17 de setembro de 2017, na partida entre PSG e Lyon válida pela Ligue 1, Neymar se desentendeu com seu companheiro de time, o uruguaio Edinson Cavani, para definir o cobrador de bolas paradas.
Com o resultado ainda sem gols, Neymar sofreu uma falta na entrada da área e Cavani se ofereceu para bater, mas Daniel Alves retirou a bola à força das mãos do uruguaio e entregou para o camisa 10, que fez a cobrança.
O goleiro Anthony Lopes fez bela defesa.
Depois, na reta final do duelo, já com a equipe parisiense vencendo por 1–0, Kylian Mbappé foi derrubado na área e o pênalti foi assinalado.
Cavani pegou a bola e colocou na marca para fazer a cobrança, mas Neymar se aproximou para tentar bater a penalidade.
O brasileiro não conseguiu convencer o uruguaio, que parou nas mãos do goleiro adversário, desperdiçando a chance.[355]
Irregularidades financeiras
Em 24 de agosto, a revista estadunidense especializada em negócios Forbes, questionou se Neymar não está indo à falência com gastos milionários.
Segundo a revista, a lista de gastos do jogador nos últimos dois anos inclui: um apartamento triplex no valor de 1,5 milhão de reais e uma mansão de 2 milhões de reais; um flat de 300 mil reais; um carro Porsche Panamera Turbo de 300 mil reais; uma cobertura de 2 milhões de reais para a mãe de seu filho, além de uma pensão de 30 mil reais mensais.
Também de acordo com a revista, o valor mais alto gasto por Neymar, no entanto, foi na compra de um iate de 15 milhões de reais.
Além disso, o gasto anual com o barco, calculam, é de 240 mil reais.
[356] Em 27 de setembro as exageradas polêmicas atribuídas a Neymar chegaram a gerar uma matéria de capa da revista Placar com o título "A Crucificação de Neymar".
A reportagem apontava que "a fama de cai-cai do melhor jogador brasileiro em atividade transcendeu as arquibancadas e contaminou colegas de profissão.[...
] Neymar é pego para cristo e pintado como detrator de um falso bom-mocismo no futebol".
[357][358] Em 30 de janeiro, durante um jogo pelo Campeonato Paulista, acusou o treinador do Ituano de ter cometido um ato de racismo.
Durante o intervalo da partida Neymar falou que poderia ter escutado mal e preferiu esquecer o assunto.
[359] Em 17 de abril, durante um jogo pela Copa do Brasil contra o Flamengo-PI, foi acusado de ter chamado jogadores de "paraíba" (designação preconceituosa dada a qualquer nordestino fora de sportsdarodada site região).
[360] Em maio, foi negociado com o Barcelona, no caso que ficou conhecido, meses depois, por Neymargate.
Neymar entrou na justiça para vetar o lançamento da revista Playboy na qual aparecem fotos nuas de uma ex-affair, a modelo Patrícia Jordane.
[361] Porém, a liminar foi derrubada e a revista foi lançada e vendida normalmente.[362]
Em 17 de junho 2015, um juiz espanhol aceitou uma denúncia formal apresentada pelo fundo de investimento brasileiro, DIS, alegando que foi vítima de fraude realizada na transferência de Neymar do Santos para o Barcelona.[363]
Acusação de estupro e assédio sexual2019
No dia 1 de junho de 2019, a modelo Najila Trindade registrou um boletim de ocorrência acusando Neymar de estupro.
De acordo com o registro, o crime teria sido cometido em 15 de maio, em Paris.
Segundo a vítima, "Neymar ficou agressivo após uma troca de carícias e, mediante violência, praticou relação sexual sem o consentimento da vítima".[364]
No mesmo dia, o atacante negou as acusações e expôs, por meio do Instagram, uma série de conversas que teve com a acusadora.
Acreditado que tenha sido vítima de extorsão, o fato passou a ser apurado com cautela pela assessoria do jogador.
[365] Em 3 de junho, o advogado que representava a vítima abandonou o caso, sob a afirmação de que ela havia mentido.
[366][367] Em 4 de junho, a vítima foi convocada para um segundo depoimento, mas sem data revelada.
[368][369] Neymar, em contrapartida, teve a data do depoimento alterada pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que seria realizado em 5 de junho.[370][371]
O vice-presidente da CBF Francisco Noveletto cogitou que Neymar iria pedir licença da seleção e não disputar a Copa América em decorrência das acusações,[372] o que foi posteriormente negado pelo presidente da confederação Rogério Caboclo.
[373] Contudo, em 5 de junho Neymar sofreu uma lesão no tornozelo durante um amistoso entre o Brasil e o Catar, e por consequência, teve de ser cortado da seleção, ficando de fora do torneio continental.[252]
No dia 8 de agosto, o Ministério Público do Estado de São Paulo pediu à justiça o arquivamento do inquérito, devido à falta de provas contra Neymar.[374][375]2021
Em 28 de maio de 2021, o atleta sofreu uma acusação forte de assédio sexual.
A denúncia foi feita por uma funcionária da empresa Nike, que afirmou que Neymar estava em um hotel e, além de ter feito comentários desconfortáveis, obrigara-a a fazer-lhe sexo oral.
A empresa afirmou que o caso ocorreu em 2018 e começou a ser investigado em 2019.
Após comprovações, a Nike rompeu o contrato com o jogador e instruiu sportsdarodada site funcionária a denunciar o caso.[376][377]
Internautas defenderam o jogador afirmando que a acusação teria as mesmas motivações do que o caso de Najila Trindade: querer ganhar fama em cima do jogador.
Apesar das acusações, o nome da funcionária não foi divulgado.
Internautas também sugeriram que esta acusação seria uma desculpa da empresa Nike para romper um contrato de mais de oito anos, tendo em vista que Neymar estava negociando com uma empresa rival, a Puma.[378][379]
Em sportsdarodada site defesa, Neymar fez uma postagem no Instagram declarando sportsdarodada site inocência e acusando a Nike, afirmando sentir-se traído pela marca:[380][381]
" Ironia do destino, continuarei a estampar no meu peito uma marca que me traiu."
Agressão a torcedor na França
No dia 27 de abril de 2019, o PSG perdeu a final da Copa da França para a equipe do Rennes.
[382] Enquanto subia às tribunas do Stade de France para receber a medalha de prata, Neymar agrediu com socos um torcedor que dirigia insultos aos jogadores do Paris Saint-Germain.
[383][384] Cerca de uma semana depois, tanto Neymar quanto o torcedor demonstravam estarem arrependidos da briga[385][386] Contudo, no dia 9 de agosto, o torcedor identificado apenas como Nelson, entrou com processo contra o jogador, na Promotoria Pública da França.
[387] O advogado do torcedor alegou que "Se meu cliente agredisse o Neymar da mesma maneira, sem dúvida a justiça já o teria massacrado sem pesar.
Se o oficial da Promotoria não acatar nossa reclamação, significa que amanhã qualquer um pode ser agredido sem que haja a expectativa de punição".[388]
Não obstante, a denúncia foi arquivada, Neymar apenas recebeu uma advertência da justiça francesa e sportsdarodada site única punição foi ficar de fora dos três primeiros jogos do PSG válidos pela Ligue 1 de 2019–20.
[389][390]Estatísticas
Atualizadas até 19 de fevereiro de 2022.[391]Clubes
Equipe Temporada Campeonatonacional Copas
nacionais[a] Competições
continentais[b] Outros
torneios[c] Total Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.
Santos 2009 33 10 7 3 1 0 - 13 3 2 49 14 9 2010 31 17 7 8 11 5 2 0 0 22 15 8 63 43 20 2011 21 13 4 - 13 6 3 13 5 2 47 24 9 2012 17 14 7 - 14 9 4 16 20 8 47 43 19 2013 1 0 0 4 1 2 - 19 13 6 24 14 8 Total 103 54 25 15 13 7 29 15 7 83 56 26 230 138 65 Barcelona 2013–14 26 9 9 3 1 1 10 4 3 2 1 0 41 15 13 2014–15 33 22 7 6 7 0 12 10 0 - 51 39 8 2015–16 34 24 20 5 4 2 9 3 5 1 0 2 48
{nl}fazer jogo mega sena on line
como ganhar da roletabob apostas onlinekante fifa 23melhor casa de aposta esportivacomo ganhar dinheiro na bet365 futebol virtual
TOTAL PUPPY COST $1795.00 effective Sept 1, 2020 bonus gratis de cadastroda pra ganhar dinheiro na roletaPUPPIES
Uma das perguntas que nunca sai da cabeça dos apostadores iniciantes que começam a apostar em máquinas caça níquel é "como tirar bônus de máquina caça níquel?". E por esse motivo fizemos esse artigo com as explicações mais acertadas de jogadores experientes para que você aumente suas chances de acertar um bônus. Bônus de boas-vindas Para iniciarmos, sempre sugerimos que os jogadores reconheçam a máquina a qual vão jogar pelo fato de que assim evita-se que surjam eventuais dúvidas sobre as regras da máquina. O jogador consegue fazer isso em diversos sites de apostas que geralmente oferecem um bônus de boas-vindas para novos membros, permitindo que usem em quaisquer maquina eventualmente. {nl}QUESTIONNAIREcomo apostar em jogos onlineFAMILIES pages. banca de aposta com bonus de cadastro |
casino online argentina bono sin depositomega da virada 2024 apostardeolane site de apostas on the FAMILIES pages. Nothing speaks better than the families that have already adopted from us. site da betânia
|
slot barn festival
sportingbet saque via pix
|
idals_inspection_2018-05-16.pdf | |
File Size: | 23 kb |
File Type: |
idals_inspection_2016-08-11.pdf | |
File Size: | 20 kb |
File Type: |
idals_inspection_2015-04-22.pdf | |
File Size: | 20 kb |
File Type: |
idals_inspection_2013-04-05.pdf | |
File Size: | 20 kb |
File Type: |
idals_inspection_2011-09-22_1st.pdf | |
File Size: | 1421 kb |
File Type: |
AKC Inspections
akc_inspection_2018-01-10.pdf | |
File Size: | 1194 kb |
File Type: |
akc_inspection_2016-04-12.pdf | |
File Size: | 3534 kb |
File Type: |
akc_inspection_2014-02-05.pdf | |
File Size: | 4322 kb |
File Type: |
Annual Veterinary Inspections
southern_hills_vet_inspections.pdf | |
File Size: | 602 kb |
File Type: |
glenwood_vet_inspections.pdf | |
File Size: | 1875 kb |
File Type: |
Our casas de aposta que não limitamapostas confiaveisIt is provided FOR VIEWING ONLYbet pix 365 baixar robo para fazer apostas esportivasat the time the puppy transfers physical possession or prior to shipping puppy.
|
|
O Clube Náutico Capibaribe (mais conhecido como Náutico) é um clube desportivo brasileiro sediado na cidade do Recife, estado de Pernambuco.
Entre os clubes brasileiros em atividade, o Náutico é o clube poliesportivo mais antigo da região Nordeste, a considerar sportsdarodada site fase embrionária, sendo ainda o clube esportivo mais antigo em atividade fora do eixo Rio-São Paulo.
É um dos clubes mais conhecidos e de maior relevância da região Nordeste, em nível regional e nacional, tendo ainda uma de suas maiores torcidas.
Em Pernambuco, foi o primeiro clube a atingir notoriedade regional e nacional, sendo hoje, em nível estadual, o clube com mais sócios, conforme informações públicas em seu site oficial.
É reconhecido como o clube de maior destaque da região Nordeste em competições regionais e nacionais durante a década de 1960, tendo sido inclusive o clube da região que mais disputou semifinais de Campeonato Brasileiro na década, figurando, desde à época, como um dos "Gigantes" do futebol nordestino, alcunha inclusive utilizada até hoje pelos torcedores alvirrubros e em campanhas e mídias publicitárias.
O clube fez campanhas relevantes a nível nacional, tendo sido vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1967 e semifinalista em 1961, 1965, 1966 e 1968.
No Norte-Nordeste, o Náutico ocupa o rol dos quatro clubes da região com mais participações na Série A do Campeonato Brasileiro e mais bem posicionados no ranking histórico da CBF, junto a Bahia, Sport e Vitória, sendo ainda o clube, entre os times da região, que mais vezes terminou o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados (G-4), posto dividido com o Bahia.
A nível internacional, ocupa o rol dos quatro únicos clubes do Nordeste a terem disputado a Copa Libertadores da América, ao lado de Bahia, Sport e Fortaleza, sendo o segundo clube nordestino, em ordem cronológica, a disputar a competição, após o Bahia.
O clube alvirrubro é o maior vencedor da Taça Norte, maior competição interclubes do Norte-Nordeste entre os anos de 1959 a 1968, ao lado do Bahia.
Legítimo "Tricampeão do Norte" (1965-1967), é ainda hoje o único clube do Nordeste a conquistar uma competição regional ou inter-regional ininterruptamente por três anos consecutivos.
É "Campeão dos Campeões do Norte" ou "Campeão dos Campeões do Nordeste", tendo em vista a conquista da Copa dos Campeões do Norte, curiosamente envolvendo apenas times da região Nordeste, reunindo todos os campeões da Taça Norte até então (entre 1959 e 1965).
Detém, ainda, o título do Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste de 1952, perfazendo cinco conquistas regionais/inter-regionais, que estão sob fase de análise/reconhecimento junto à CBF, com possível equiparação das competições à Copa do Nordeste.
Em Pernambuco, foi o primeiro clube a disputar uma final de Campeonato Brasileiro e também a Copa Libertadores da América.
O Náutico foi o primeiro clube pernambucano a conseguir classificação para a disputa da Copa Sulamericana, tendo participado da competição na edição de 2013.
É detentor do hexacampeonato pernambucano, maior sequência ininterrupta já conquistada por um clube no Campeonato Pernambucano, feito conquistado entre os anos de 1963 e 1968, década em que teve incontestável hegemonia local, tendo em todas as edições o seu arquirrival Sport como vice-campeão.
O Náutico disputa com o Sport o clássico mais antigo e tradicional do Norte-Nordeste, sendo o terceiro mais antigo do Brasil e também o de maior rivalidade e equilíbrio de Pernambuco: o Clássico dos Clássicos, também conhecido como Derby Pernambucano e já referido pela imprensa nacional como "Clássico do Nordeste" (em meados do século XX, o clássico BA-VI ainda não havia se consolidado como o maior clássico baiano).
Precipuamente, durante a década de 1960, em nível regional, mantinha uma intensa rivalidade com o Bahia, com quem disputou o domínio, entre os times nordestinos, em competições nacionais, regionais e inter-regionais.
Em nível nacional, tinha como maiores adversários e rivais, na década de 1960, o Santos, o Palmeiras e o Cruzeiro.
Em entrevista para a imprensa nacional, quando perguntado quais os melhores times que tinha enfrentado, Pelé respondeu: "O Cruzeiro de Tostão, o Palmeiras de Ademir da Guia e o Náutico de Bita".
Em 17 de novembro de 1966, no Pacaembu, Santos e Náutico brigavam por uma vaga na final da Taça Brasil de Futebol de 1966.
O saldo da partida, vencida por 5 a 3 pelo Alvirrubro, marcou positivamente a história do clube pernambucano.
Fundado por dois grupos de remadores recifenses em 1898 como Club Náutico do Recife, tem como data de fundação oficial 7 de abril de 1901.
No futebol, teve seu primeiro time em 1905, formado por ingleses e alemães.
[3][4] Como instituição, é o clube mais antigo da Região Nordeste do Brasil, a considerar sportsdarodada site fase embrionária, contando com uma grande estrutura como a sede social, piscina olímpica oficial para a prática das modalidades do tipo, duas quadras poliesportivas, bem como e principalmente o Estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos, por localizar-se no bairro recifense dos Aflitos.
[5][6] Tanto o estádio como a sede e todo seu entorno foram classificados como patrimônios imateriais de Pernambuco.
A capacidade da praça de esportes atualmente é de cerca de 20 mil espectadores.
Também lhe pertence o Centro de Treinamento Wilson Campos - o maior do Norte-Nordeste do país -, situado no bairro da Guabiraba, no Recife, que possui 54 hectares de área construída e conta com cinco campos oficiais e dois campos de futebol de dimensão reduzidas além de inúmeros alojamentos.
[7] Suas cores, presentes no escudo e bandeira oficial, são o vermelho e branco, enquanto que seus torcedores são conhecidos como alvirrubros.
Atualmente, é o clube esportivo com o maior número de sócios em Pernambuco, contando com mais de 25 mil torcedores afiliados, número alcançado ainda em 2022, conforme dados públicos em seu sítio oficial.
Em nível nacional, foi vice-campeão da primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 1967, além de semifinalista em 1961, 1965, 1966 e 1968.
[8][9] Foi um dos dois representantes do Brasil na Copa Libertadores da América de 1968, junto com o Palmeiras, ocupando o rol dos quatro únicos clubes do Nordeste a terem disputado a Copa Libertadores da América, ao lado de Bahia, Sport e Fortaleza.
[10] É o clube líder no Norte-Nordeste, ao lado do Bahia, com o maior número de figurações entre os quatro primeiros colocados ao longo de todas as edições do Campeonato Brasileiro (cinco oportunidades), ao término das respectivas edições.
No Norte-Nordeste, o Náutico ocupa a quarta colocação, entre os clubes da região, em número de participações no Campeonato Brasileiro e também no ranking histórico da CBF, ficando atrás apenas de Bahia, Sport e Vitória.
Ainda, a nível Norte-Nordeste, o Náutico foi o pioneiro em disputar partidas internacionais e a fazer excursão por outros países e continentes.
Em Pernambuco, foi o primeiro a disputar uma final de Campeonato Brasileiro e também a disputar a principal competição do continente, a Copa Libertadores da América, além de ter disputado a Copa Sulamericana na edição de 2013.
O Náutico é o maior vencedor, ao lado do Bahia, da Taça Norte, maior competição interclubes do Norte-Nordeste entre os anos de 1959 a 1968, tendo sido o campeão nas edições de 1965, 1966 e 1967.
Após a conquista do terceiro título inter-regional, de modo consecutivo e inédito, o Náutico passou a ser comumente chamado de "Tricampeão do Norte" em Pernambuco e no Nordeste, tendo em vista a exclusividade e singularidade da então conquista perante seus rivais estaduais e regionais, marcando, à época, mais uma vez, seu pioneirismo e sacramentando a hegemonia alvirrubra em competições regionais no Norte-Nordeste.
Em 1966, os clubes campeões da Taça Norte, com o aval da Federação Pernambucana de Futebol, que era a representante da CBD no eixo Norte (regiões Norte e Nordeste) do país, criaram a Copa dos Campeões do Norte, reunindo todos os campeões da Taça Norte até então (entre 1959 e 1965).
A competição foi vencida pelo Náutico, que tornou-se "Campeão dos Campeões do Norte-Nordeste", alcunha que até hoje é motivo de orgulho dos torcedores alvi-encarnados.
O "Vermelho e Branco", detém, ainda, o título do Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste de 1952.
Tendo em vista a relevância e destaque histórico de tais conquistas regionais/inter-regionais, a CBF encontra-se em análise acerca de um possível reconhecimento/equiparação das competições à Copa do Nordeste, podendo o Alvirrubro vir a ocupar lugar de destaque na lista de maiores vencedores da competição.
O clube alvirrubro ocupa a segunda colocação, entre os clubes pernambucanos, em número de participações em edições do Campeonato Brasileiro, figurando também na segunda colocação, entre os clubes pernambucanos, nos rankings histórico e atual da CBF, ficando atrás apenas do Sport, em ambos os critérios.
Em nível estadual, possui 24 títulos de campeão estadual, o primeiro conquistado em 1934 e o mais recente em 2022, tendo conquistado o título de campeão no ano do seu centenário, feito único no estado de Pernambuco.
[11] Conquistou o hexacampeonato pernambucano de maneira ininterrupta (1963, 1964, 1965, 1966, 1967 e 1968), feito também jamais alcançado pelos seus rivais.
Foi campeão do Campeonato Brasileiro da Série C de 2019.[12]
O clube tem sportsdarodada site origem nas colônias inglesa e alemã do Recife, porém hoje é detentor de uma das maiores torcidas de Pernambuco e do Nordeste.
Os feitos e as conquistas de títulos nos anos 1950 e, principalmente, 1960, considerada a década de ouro do Náutico, fizeram com que sempre recebesse a adesão de classes populares da capital e de todo estado, tendo hoje uma torcida popular e diversificada socialmente.
O Náutico tem uma rivalidade histórica com o Sport Club do Recife, com quem faz o clássico mais antigo do Nordeste, sendo o terceiro mais antigo do Brasil, e também de maior rivalidade de Pernambuco: o Clássico dos Clássicos, também chamado de Derby Pernambucano[13] .
O Derby Pernambucano chegou a ser chamado pela imprensa nacional de "Fla-Flu do Nordeste", pela sportsdarodada site relevância, no início da segunda metade do século XX.
O Clássico dos Clássicos também era conhecido, durante as décadas de 1960 e 1970, como "Clássico do Nordeste" (à época, o clássico BA-VI ainda não havia se consolidado como o maior clássico baiano).
A primeira partida entre as duas equipes ocorreu em 25 de julho de 1909, dia e ano em que a equipe alvirrubra começou a dar seus primeiros passos em campo, em que foi sacramentada a primeira vitória "nauticana".
O clube mantém ainda uma grande rivalidade com o Santa Cruz Futebol Clube, com quem faz o já centenário Clássico das Emoções, esse que por sportsdarodada site vez já decidiu o campeonato estadual por diversas vezes.
O Náutico também possui uma rivalidade saudosista com o América Futebol Clube - o confronto leva o nome de Clássico da Técnica e Disciplina.
Apesar de a data oficial de fundação ser 7 de abril de 1901, já se falava no Clube Náutico Capibaribe desde o século anterior, quando dois grupos rivais de remadores recifenses se uniram.
No início de tudo, em 1897, um grupo de rapazes amantes do remo, comandados por João Victor da Cruz Alfarra, alugava barcos da antiga Lingueta, saindo em pequenas excursões até a antiga Casa de Banhos do Pina.
Essas viagens alcançavam até o bairro de Apipucos.
Panorama do rio Capibaribe de onde se localizava a antiga Casa de Banhos, local ligado a origem do Náutico.
Quando, depois de terminada a Revolta dos Canudos, os recifenses preparavam-se para receber as tropas pernambucanas, comandadas pelo general Artur Costa, uma vasta programação foi realizada para a recepção aos soldados.
João Alfarra e alguns companheiros de proeza pelo Rio Capibaribe foram encarregados de preparar a parte náutica da recepção, e ficou marcada uma grande regata para o dia 21 de novembro de 1897.
Essa competição despertou o interesse dos recifenses, que sentiram a necessidade de fazer outras promoções do gênero.
Na época, o remo já era um esporte nacional e começou a ganhar novos adeptos e, no ano seguinte, empregados dos armazéns das ruas Duque de Caxias e Rangel formaram uma agremiação, à qual deram o nome de Clube dos Pimpões.
Os componentes do outro grupo, o que tinha brilhado na regata da recepção às tropas de Canudos, animaram-se e houve uma série de combates entre as duas turmas, em 1898, na Casa de Banhos.
Imagem de vitoria do Náutico em regata no ano de 1913.
Detalhe para a cor azul presente no escudo náutico e até hoje utilizada na numeração dos uniformes listrados.
No final de 1898, ficou acordada a fundação de uma outra sociedade, que congregaria os dois grupos antes mencionados: o Club Náutico do Recife.
Em 1899, por decisão dos seus dirigentes, o clube passou por um processo de reorganização, mas manteve a fidelidade aos esportes náuticos.
Nessa ocasião, seu nome foi mudado para Recreio Fluvial, porém a nova denominação não foi do agrado de todos, resultando que, no início de 1901, foi restaurado o nome anterior – Club Náutico do Recife.
Em 7 de abril de 1901, João Alfarra convocou todos os ligados ao remo para uma solenidade na qual seria lavrada e registrada a primeira ata da agremiação, data que ficou reconhecida oficialmente como a fundação do clube.
"Aos sete de Abril de mil novecentos e um - 1901 - em o primeiro andar.
número um do Caes da Companhia Pernambucana, por convite do Snr.
João Victor da Cruz Alfarra, compareceram o mesmo e mais os srs.
Antonio Dias Ferreira, Esmeraldo Gusmão Wanderley, A.
Ommundsen, Oswaldo de Barros Lins e Silva, Francisco Joaquim Ferreira, João Vieira de Magalhães e Francisco Leandro Rocha.
Sendo aclamado Presidente da reunião o sr.
Antonio Dias Ferreira assumiu a cadeira e declarou aberta a sessão, nomeando para 1º Secretário o sr.
Piragibe Haghissé, e para 2º dito o sr.
Francisco Joaquim Ferreira, e para Thesoureiro o sr.
João Vieira Magalhães.O sr.
João Alfarra pedindo a palavra expoz o motivo da presente reunião o qual é a fundação de uma sociedade para diversões náuticas com a denominação Clube Náutico Capibaribe - como a idéia foi por todos aprovada, [...
] o pavilhão da sociedade será uma bandeira de dez pannos, o superior e o inferior encarnados e o do centro branco com as letras C N C, iniciaes do Clube em pano azul e também para distinctivo das embarcações do Clube e dos sócios, e que será usado na proa das mesmas, um pequeno - jeck - encarnado com um círculo branco no centro do qual terá em azul uma ancora e as iniciaes do Clube [...]" [ 14 ]
O documento histórico recebeu a assinatura de todos os presentes - de Antônio Dias Ferreira, presidente da reunião, de Piragibe Haghissé, secretário, e de João Victor da Cruz Alfarra, líder do grupo e pai da ideia.
A primeira bandeira tinha as cores vermelha, branca e azul, razão pela qual até os tempos de hoje o Náutico joga com os números da camisa na cor azul.
O primeiro uniforme do Náutico era azul e branco por conta da representação náutica, base para a fundação do clube, mas logo o vermelho substituiu o azul e se juntou ao branco até pelo fato de a cor já estar presente em sportsdarodada site bandeira.[15]
O começo do futebol no Clube Náutico Capibaribe [ editar | editar código-fonte ]
Fundado em 1901, a modalidade "futebol" só apareceu no clube anos depois, mais precisamente em 1905, mas só no ano seguinte um grupo de ingleses formou o primeiro time, porém, as atividades de fato limitavam-se aos domingos, no campo de Santana ou na campina do Derby.
Foi nessa época que o clube ficou conhecido como "Clube dos Brancos", por não permitir negros e mestiços vestindo sportsdarodada site camisa - fato comum na grande maioria dos clubes brasileiros, e de forma mais contundente nas agremiações brasileiras de origem aristocrática, anos mais tarde essa pratica seria totalmente abolido.
No Jornal Pequeno de 12 de maio de 1909 encontra-se a primeira referência ao futebol do Náutico, mais precisamente a criação do departamento de futebol do clube, já para a primeira partida: "Consta-nos que os rapazes do Náutico tratam de formar um eleven para bater-se com os do Sport Club"
Ainda no ano de 1909 aconteceria a primeira partida de futebol do Náutico, e logo contra a equipe que viria ser seu maior rival, o Sport Recife.
A equipe adversária também vinha do remo, mas há alguns anos já tinha a prática do futebol como relevante, sendo, portanto, uma equipe mais experiente no esporte.
Do lado alvirrubro, era a primeira partida contra uma outra equipe de fato.
As duas equipes marcaram o jogo para 25 de julho de 1909, o Jornal Pequeno noticiou a o encontro entre as duas agremiações no dia 24 de julho, um dia antes:
"É amanhã, às 4 horas da tarde e no magnífico campo do Britsh Club, que se realisará o match ansiosamente esperado, entre o Sport Club do Recife e o Club Nautico Capibaribe, em consequencia do desafio que há dias este fez áquele.
É a primeira vez que sob as respectivas bandeiras dos dois importantes e sympatizados clubs athleticos desta capital, se effectuará aqui um match de futebol e, por conseguinte é fácil avaliar o grande interesse que o mesmo tem despertado em o nosso meio sportivo, onde se discute o resultado do encontro com enthysiasmo ainda não observado em Pernambuco!"
No dia marcado ocorreu no campo do Britsh Club - hoje Museu do Estado de Pernambuco - o que anos mais tarde seria considerado o "Clássico dos Clássicos".
A equipe alvirrubra jogou com King (goleiro), Avila (lateral direito), Smith (zagueiro central), Ivatt (quarto zagueiro), Cook (lateral esquerdo), Ramage (cabeça-de-área), H.
Grant (meia-direita), Thomas (meia-esquerda), Américo Silva (ponta-direita), Maunsell (centro-avante) e João Maia (ponta-esquerda) e venceu a partida pelo placar de 3 a 1, os dois primeiros gols foram marcados por Rolland Maunsell, e o terceiro gol por Thomas.
Em 1914, foi criada a Liga Recifense de Futebol, mas o Náutico não fez parte dela.
Os seus jogadores procuraram ingressar nos outros clubes que se haviam filiado.
O clube João de Barros, atual América, foi o que mais ganhou com a evasão dos jogadores do Náutico.
Em 1915, porém, sentiu-se a necessidade de criar uma nova entidade para orientar o futebol da cidade.
Foi fundada dessa maneira a Liga Sportiva Pernambucana, à qual o Náutico se filiou.
Com isso, os jogadores voltaram, e o clube passou a participar de todas as competições da liga, mas sem muito interesse no futebol, só deu a devida importância após a chegada do profissionalismo em 1937, mesmo assim já tinha se sagrado campeão na temporada de 1934.
Anos 30: primeiras conquistas e a era dos Carvalheiras [ editar | editar código-fonte ]
Taça do Campeonato Pernambucano de 1934
No início da década, o clube já demonstrava estar engajado em procurar seu lugar de destaque no cenário estadual, esteve entre os primeiros colocados desde o início, alcançando ainda um vice-campeonato.
Em 1934, na vigésima edição do Campeonato Pernambucano, o Náutico sagrou-se campeão pela primeira vez no futebol.
O time alvirrubro, comandado pelo uruguaio Humberto Cabelli fez grande campanha tendo aplicado um sonoro 8 a 1 no Sport na última rodada levando a competição para a decisão em partida única.
Na final, o Timbu enfrentou o Santa Cruz e venceu o tricolor pelo placar de 2 a 1.
Os gols alvirrubros foram marcados por, Estevão e Fernando Carvalheira, este último ainda se sagrou artilheiro da competição naquele ano com 28 gols marcados.
A equipe era formada por jogadores de uma mesma família: Arthur, Fernando e Zezé Carvalheira, esses foram os primeiros ídolos alvirrubros.
Em sportsdarodada site carreira, Arthur Carvalheira anotou nada menos que 54 gols em sportsdarodada site passagem pelo Náutico, por sportsdarodada site vez Fernando Carvalheira é até hoje o segundo maior artilheiro da história do Timbu, com 185 gols anotados com a camisa alvirrubra, e também é um dos maiores artilheiros em clássicos contra o Sport e Santa Cruz.
Em 1939, o Timbu voltou a ser campeão estadual tendo como grande destaque novamente os Carvalheiras.
Fernando e Zezé ainda atuavam, enquanto Arthur já havia abandonado o futebol.
Além dos dois remanescentes de 1934, havia mais um Carvalheira: Emídio, e o alvirrubro venceu naquele ano os dois turnos do campeonato se tornando campeão estadual de 1939.[16]
Anos 40: início de uma época de ouro [ editar | editar código-fonte ]
O início dos anos 1940 não foram fáceis para o Náutico após a saída de seu artilheiro Fernando Carvalheira.
No entanto, em 1943, o artilheiro Tará trocou o Santa Cruz pelo Náutico, e teve como apoio no ataque Timbu os jovens Orlando e Isaac, seus irmãos, com a finalidade de repetir o mesmo sucesso dos irmãos Carvalheira.
Orlando viria mais tarde ser conhecido como Pingo de Ouro, jogador histórico de Fluminense e Atlético Mineiro.
O Timbu começou bem o Pernambucano, tendo vencido o primeiro turno da disputa, mas após desentendimentos com a Federação, abandonou o campeonato.
O clube voltaria a participar do estadual na temporada seguinte, em 1944, nesse ano o alvirrubro chegou à final da competição após vencer o 2º e 3º turno, mas perdeu na decisão para o América.
Na temporada seguinte o Náutico fez mais uma ótima campanha e se sagrou Campeão Pernambucano de 1945, reencontrando o caminho dos títulos.
O time ainda contava com o artilheiro Tará, no entanto, seu irmão Orlando Pingo de Ouro - xodó da torcida - foi vendido ao Fluminense.
Para fazer dupla de ataque com Tará, foi contratado o ponta de lança Genival, que havia sido campeão pelo Sport.
A campanha timbu naquele ano foi fabulosa, aplicando a maior goleada de sportsdarodada site história e do campeonato pernambucano, ao vencer o Flamengo do Recife por 21 a 3, com direito a 9 gols marcados por Tará, 3 gols de Plínio, 3 gols de Luiz, 2 gols de Hilton, 2 de Hermenegildo, 2 de Genival.
Anos 50: hegemonia estadual e excursão à Europa [ editar | editar código-fonte ]
Os anos 50 marcariam a chegada do Náutico como grande protagonista do futebol pernambucano ao se sagrar tricampeão e ainda na mesma década conquistar mais dois títulos do campeonato pernambucano, totalizando 5 títulos, tendo ainda se sagrado, campeão do Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste em 1952 e feito a 1ª excursão de um clube do Nordeste à Europa em 1953.
A equipe vencedora do tri campeonato (1950/1951/1952) ficou marcada também não só pelas ótimas apresentações e conquistas, mas também por um fato curioso, os reservas praticamente não entravam em campo e a eles só restava comer e dormir.
O sucesso da equipe titular dentro de campo, os apelidos dados pelo torcida e as matérias feitas pela imprensa acerca dessa situação curiosa tomaram tamanha proporção que o maestro Nelson Ferreira deu o nome "Come e Dorme" para um frevo composto para o Náutico, que até hoje é uma espécie de hino informal do clube.
[17] Um dos grandes nomes daquele time, presente nos três anos do tri foi o de Ivanildo Espingardinha, agraciado pela Confederação Brasileira de Futebol como o Prêmio Belfort Duarte.
Espingardinha era apaixonado pelo Náutico e nunca aceitou assinar contrato como profissional, tendo, após a sportsdarodada site aposentadoria, atuado como diretor do clube.
Era parte da equipe alvirrubra na temporada de 1952 o jogador Ivson de Freitas, que também foi campeão pernambucano em 1954, artilheiro de 1953 e 1954 com 16 gols marcados em cada campeonato, e ainda em 1952 foi campeão do Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste, campeonato disputa pelos campeões estaduais da temporada anterior na região norte e nordeste do país, na decisão a equipe alvirrubra goleou o Tuna Luso pelo placar de 5 a 1 em partida única, conseguindo assim o primeiro título regional do clube.[18]
Em 1953, o Náutico foi o pioneiro nordestino no que viria a ser a primeira excursão da região à Europa.
O clube disputou no total 10 partidas entre os meses de maio e junho, passando por dois países, França e Alemanha, e realizando em cada país 4 e 6 partidas respectivamente.
Enfrentou também grandes equipes da época, e parte desses clubes são grandes até hoje em seus respectivos países ou na Europa.
Os jogos foram: Olympique de Marselha 1 a 3 Náutico, Toulouse 2 a 0 Náutico, Angers Sporting 1 a 2 Náutico, e finalizando contra o Le Havre 0 a 3 Náutico, encerrando sportsdarodada site passagem pela França.
Já na Alemanha foram disputados 6 jogos também seguindo os mesmos critérios anteriores: SV Sarr 05 3 a 3 Náutico, Hamburgo SV 0 a 3 Náutico, Schalke 04 6 a 2 Náutico, Bayern de Munique 2 a 2 Náutico, FK Pirmasens 1 a 3 Náutico, e por último Greuther Fürth 3 a 2 Náutico, encerrando sportsdarodada site ótima e positiva passagem pela Europa.
O elenco do estadual de 1954 era formando basicamente pelos mesmos jogadores que vieram da excursão europeia, e o Timbu fez jus ao elenco que tinha e se sagrou Campeão Pernambucano de 1954.
O elenco contava ainda com Ivson de Freitas - uma máquina de fazer gols - que também foi artilheiro da competição com 16 gols e Espingardinha, que além de ter atuado dentro das quatro linhas, atuou também como técnico após a saída de Palmeira, que havia comandado o tricampeonato.
Na final daquele ano o Náutico chegou a estar perdendo por 2 a 0 para o Sport, mas com a bravura típica dos alvirrubros, o Náutico conseguiu a virada e sagrou-se campeão ao bater o Leão por 3 a 2.
E foi Ivson de Freitas o grande destaque dos anos 50: com as ótimas partidas pela equipe alvirrubra e as artilharias de 1953 e em 1954, ele se tornou o 5º maior artilheiro do Náutico, com 118 gols em 159 partidas.
Década de ouro: ascensão nacional e domínio alvirrubro dos anos 60 [ editar | editar código-fonte ]
O tempo e a história encarregar-se-iam de provar que aquela decisão de dedicar-se com mais interesse ao futebol havia sido uma decisão sábia: o Náutico, um clube laureado nas regatas desde os primeiros tempos, seria, com o passar dos anos, vitorioso também no futebol - pioneiro em Pernambuco em jogos pelo exterior, primeiro tetra, primeiro penta, primeiro e exclusivo hexacampeão pernambucano entre 1963 e 1968.
Foi ainda vice-campeão da Taça Brasil (antigo formato do atual Campeonato Brasileiro) em 1967, conseguindo uma participação na Copa Libertadores da América.
Em 1967 o Náutico foi vice-campeão da Taça Brasil
Na história da Taça Brasil, o Náutico chegou entre os quatro primeiros colocados por cinco vezes, ficando apenas atrás do Santos neste quesito.
Nas seis edições em que participou deste torneio, o Náutico disputou 38 jogos, com 19 vitórias, 6 empates, 13 derrotas, 62 gols a favor e 46 contra.
O vice-campeonato de 1967 foi a melhor colocação, com o Timbu ficando 2 vezes em terceiro e outras 2 em quarto, além do sétimo lugar em 1964, na colocação menos brilhante do Náutico na Taça do Brasil.
Considerando a terceira colocação na Copa do Brasil de 1990, por seis vezes o Náutico ficou entre os quatro mais bem colocados de torneios disputados em formato de copas nacionais, melhor performance de um clube do Nordeste, considerando este parâmetro.
A década de 1960 começou para o Náutico com a conquista do Pernambucano daquele ano.
A equipe comandada por Gentil Cardoso foi campeão diante do Santa Cruz no Estádio dos Aflitos.
Mas as alegrias estavam apenas começando.
Em 1963 iniciou-se a jornada do Hexa campeonato.
Entre 1963 e 1968 o Náutico dominou o futebol pernambucano.
E em todas as seis conquistas o vice-campeão foi o Sport, fato que apenas aguçou a rivalidade existente entre os dois times.
o Náutico conquistaria também a Zona Norte–Nordeste da Taça Brasil em três ocasiões (1965, 1966 e 1967), além do Grupo Norte da Taça Brasil em duas oportunidades (1964 e 1965) e ainda foi campeão da Copa dos Campeões do Norte em 1966.
O ano de 1967 foi um dos mais especiais para o Náutico, pois o clube avançou até final da Taça Brasil fazendo ótima campanha.
Além do título da fase Norte-Nordeste do mesmo ano, que lhe permitiu seguir na disputa pelo título da competição, a equipe alvirrubras ainda eliminou o Atlético Mineiro nas quartas de final e na semifinal passou pelo Cruzeiro de Tostão, campeão da Taça Brasil na temporada anterior.
Assim, o Timbu chegava na decisão após uma campanha incrível.
Na final, o Náutico enfrentou o Palmeiras de Ademir da Guia.
O Timbu perdeu o primeiro jogo em Recife pelo placar de 3 a 1 na Ilha do Retiro, mas venceu o jogo em São Paulo, no Pacaembu, pelo placar de 2 a 1.
A vitória na capital paulista forçou a realização de um terceiro jogo no Maracanã.
As fortes chuvas no dia da partida, no entanto, frustraram os planos da leve e rápida equipe alvirrubra.
O título ficou para o Palmeiras, placar de 2 a 0.
Cartaz de 1967, ano que antecedeu o hexacampeonato
O vice-campeonato, no entanto, classificou o time para a Libertadores da América do ano seguinte.
O Timbu foi o primeiro clube pernambucano a disputar aquele torneio.
Na principal competição sul-americana, o Náutico foi eliminado por um erro da CONMEBOL, que não havia autorizado duas substituições por jogo naquele ano, regra já estipulada pela FIFA e usada no Brasil pela CBD.
O treinador do Náutico, para gastar tempo, substituiu um atleta quando o time já tinha a vitória garantida contra o Deportivo Portugués, da Venezuela, e acabou acarretando a eliminação da equipe, com a perda dos pontos da partida, após o jogo.
A equipe venezuelana acabou, então, por ganhar a vaga do Náutico no grupo e se classificar para a fase seguinte.[19]
Um dos principais responsáveis por essas grandes conquistas do Náutico foi o atacante Silvio Tasso Lasalvia, o Bita, maior artilheiro da história do Timbu com 221 gols marcados em 319 jogos entre 1962 e 1971.
Uma de suas grandes partidas foi contra o Santos de Pelé, no Estádio do Pacaembu, pela Taça Brasil de 1966, quando o Náutico venceu o Santos por 5 a 3, quando Bita marcou quatro gols.
O alvirrubro se manteria invicto em seu estádio por 85 jogos, com 70 vitórias e 15 empates entre 29 de novembro de 1963 e 30 de março de 1969.
O Rei do Futebol chegou a afirmar que entre as equipes mais difíceis que ele enfrentou estavam o Cruzeiro de Tostão, a Academia do Palmeiras, o Botafogo e o Náutico de Bita.[20]
Além de Bita, brilharam no Náutico jogadores como Gena, Nado - convocado para a Seleção Brasileira -, Salomão e Ivan Brondi.
Este último foi presidente do clube entre 2016 e 2017.
O meia Salomão, ficou conhecido por ter fraturado um dos rins após uma pancada em uma partida contra o Ceará no Estádio Presidente Vargas.
Embora estivesse gravemente lesionado, Salomão permaneceu em campo.
Só foi substituído quando passou a se sentir desorientado pela perda de sangue.
Salomão só veio a ser tratado da lesão 5 dias após a partida, quando voltou a Recife com a delegação timbu.
Mesmo assim, no mesmo ano Salomão disputou as finas do Pernambucano.
[21] A história de Salomão é vista como um símbolo da raça alvirrubra.
Décadas de 70, 80 e 90: oscilações [ editar | editar código-fonte ]
Camisa de 1991 utilizada por Bizu, um dos maiores artilheiros do Timbu, campeão em 1989.
Na década de 1970, o Náutico só ganharia o Campeonato Pernambucano de 1974, vencendo a final contra o Santa Cruz, tirando deste, que era pentacampeão naquele momento, a possibilidade de se igualar ao Náutico como hexacampeão - feito que o Náutico também fez ganhando o campeonato sobre o Santa Cruz em 2001, permanecendo como hexa único.
O grande destaque do Náutico em 1974 foi o atacante Jorge Mendonça, que tornou-se ídolo da torcida alvirrubra e comandou o Timbu na conquista do Pernambucano daquele ano.
Em 1974, o atacante Jorge Mendonça marcou incríveis oito gols na vitória do Náutico ante o Santo Amaro em partida pelo campeonato pernambucano daquele ano, vencido pelo alvirrubro.
Jorge foi também o artilheiro daquela edição do estadual com 24 gols.[22]
Marinho Chagas (centro) foi um dos destaques entre 1970-1972.
Em 1974, o "diabo loiro" disputou a Copa do Mundo.
O clube viveria um grande momento no futebol ao manter-se invicto por 42 jogos, entre agosto de 1974 e maio de 1975, com o seu goleiro Neneca tendo ficado sem tomar gols entre agosto e novembro de 1974, exatos 1.
636 minutos, recorde mundial que só veio ser quebrado em 1978 pelo goleiro Mazarópi jogando pelo Vasco, esse que por sportsdarodada site vez também passou pelo Náutico na conquista do campeonato estadual de 1984.
Neneca ainda é o hoje o 2º no mundo.
Nos anos 1980, o Náutico foi bicampeão em 1984/1985 e campeão em 1989.
Nessa época jogou pelo Náutico o jogador Baiano (que na verdade era capixaba de Vila Velha), terceiro maior artilheiro do Timbu, com 181 gols em 305 jogos.
Baiano ganhou ainda o Troféu Chuteira de Ouro, como o maior artilheiro do Brasil nos anos de 1982 e 1983.[23]
Em 1981, o Náutico teve como destaque o título de campeão do Qualificatório da Taça Ouro,[24] equivalente ao título da Série B de hoje, que deu ao clube a oportunidade de disputar a Taça Ouro daquele mesmo ano.
O time tinha como destaques o goleiro Jairo, o atacante André Catimba e o zagueiro Carlos Alberto Rocha.
A criação da Copa União de 1987, sob uma nuvem de grande desorganização administrativa, afastaria compulsória e injustamente o Náutico da 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, em vista da forma arbitrária e sem critérios claros pela qual os clubes foram "escolhidos" para aquela competição.
Alheio a tudo isso, após uma frágil participação no Módulo Amarelo de 1987, o Náutico corrigiria o erro daquele ano dentro de campo, ao sagrar-se vice-campeão do Campeonato Brasileiro Série B em 1988, reconquistando a vaga na primeira divisão.
Em 1989, o Náutico encantou o estado de Pernambuco com as belas atuações de Bizu, Augusto, Erasmo e Nivaldo que levaram ao título do estadual daquele ano conquistado em pleno estádio do Arruda.
Bizu marcou 31 gols naquela edição do Pernambucano.
Ainda em 1989, o Náutico entrou para a história do campeonato brasileiro ao marcar o gol mais rápido da história do torneio até os dias de hoje.
Foi numa partida realizada no estádio dos Aflitos em que o atacante Nivaldo marcou - após belo passe de Augusto - aos 8 segundos de jogo um belo gol no Atlético - MG.
[25] No mesmo ano, o clube terminou aquela campanha tendo Bizu como vice artilheiro do campeonato.
Em 1990, mantendo boa parte do excelente time campeão pernambucano de 1989, o Náutico foi semifinalista da Copa do Brasil sendo eliminado pelo Flamengo.
O artilheiro daquela edição da Copa do Brasil foi o atacante Bizu, o qual havia sido vice artilheiro do Campeonato Brasileiro no ano anterior.
A partir de então o Náutico passou a alternar boas e más campanhas, mas manteve-se na 1ª Divisão até 1994, quando foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 1996 e 1997 disputando a Série B, a equipe terminou em 3º lugar em ambos os campeonatos, na luta por uma das duas vagas para o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.
Coincidentemente estes insucessos iniciaram um processo de decadência do Náutico, que enfrentou grandes problemas administrativos e financeiros naqueles anos, fechando o ciclo de uma década ruim para o clube alvirrubro, sem títulos e que acabou por levar a agremiação a um dos piores momentos de sportsdarodada site história, quando caiu para a Série C do Campeonato Brasileiro, em 1998.
Na Série C em 1999 terminou o campeonato em 4º lugar.
O clube contava com um bom time com nomes como Marco Antônio - jovem promessa do São Paulo - e o atacante Célio Jacaré.
No entanto, foi derrotado na última rodada pelo Fluminense que ficou com o título.
Todavia, o timbu foi beneficiado pelo Caso Sandro Hiroshi que inviabilizou a disputa do Campeonato Brasileiro em 2000, sendo criada a Copa João Havelange para substituí-lo, que colocou o Fluminense nessa competição, depois reconhecida como primeira divisão pela CBF e ficou com a vaga do clube carioca na Série B seguinte, dados os enormes problemas jurídicos criados, onde permaneceria ainda por alguns anos, até o retorno à Série A em 2007.
2001 a 2011: anos de superação [ editar | editar código-fonte ]
Na década de 2000, o alvirrubro, após 12 anos sem conquistas, tornar-se-ia bicampeão pernambucano em 2001/2002 (sendo 2001 o ano de seu centenário), sob o comando de Muricy Ramalho (que se transformou em ídolo do clube, sendo atualmente conselheiro).
O título do centenário não foi igualado nem pelo Santa Cruz nem pelo Sport e é grande motivo de inveja dos rivais que fizeram campanhas pífias em seus respectivos aniversários de 100 anos.
O ano de 2001 começou sob grande desconfiança da torcida pelas contratação de jogadores desconhecidos, entre eles Kuki, e, pelo temor de ver o Sport ser hexacampeão.
No entanto, após a chegada de Muricy Ramalho o time engrenou e o então desconhecido Kuki tornou-se ídolo e grande goleador do time.
Assim, no ano de seu centenário o Náutico sagrou-se campeão pernambucano e, de quebra, evitou que o rival Sport não igualasse o seu maior feito nos certames estaduais.
No campeonato brasileiro da Série B, o Náutico terminou na quinta posição, chegando nas rodadas finais com chance de acesso.
Em 2002, mantida grande parte da base do time campeão de 2001, o Náutico voltou a ser campeão pernambucano, tendo novamente Kuki como grande destaque.
Naquele torneio brilhou também a estrela do atacante Fumaça.
Em 2003 o clube não fez um bom estadual e terminou na terceira posição.
Na Na Série B B, o desempenho foi vacilante terminando com um modesto sétimo lugar embora o time contasse com bons jogadores como zagueiro Batata, o meia Mabília e os atacantes Kuki e Jorge Henrique.
Em 2004, agora sob o comando de Zé Teodoro, o Náutico iniciou o ano sob certa desconfiança mas voltou a ser campeão estadual ao bater o Santa Cruz por três a zero em pleno Estádio do Arruda.
Os gols foram marcados por Kuki, Jorge Henrique e Batata.
Naquele ano, o time fez bom campeonato brasileiro não se classificando para a fase final por muito pouco.
Em 2005, o Náutico fez um campeonato brasileiro muito irregular mas acabou se classificando para o quadrangular final da Série B mas acabou em 3º lugar na disputa por uma vaga na Série A de 2006.
Na última rodada da fase final, em 26 de novembro daquele ano, desperdiçou, jogando em seu estádio, a chance do acesso em jogo contra o Grêmio, numa partida muito disputada, em que o Náutico teve diversas oportunidades e ainda desperdiçou dois pênaltis, mas acabou derrotado ao final por 1 a 0.
O jogo ganhou contornos épicos pelas circunstâncias em que foi decidido e ganhou o apelido de Batalha dos Aflitos.
Em 2006, porém, o Náutico mostrou grande e rápido poder de recuperação, enfrentando todas as expectativas negativas da imprensa e desconfiança da torcida.
Naquele ano, a diretoria montou um time forte que contava com a dupla de meias Nildo, destaque do Sport no começo dos anos 2000, e Netinho, promessa do Atlhetico-PR, que marcou 13 gols na competição.
E no ataque Kuki fazia dupla com Felipe que juntos marcaram 27 gols naquela Série B.
Em 18 de novembro o time venceu o Ituano em seus domínios por 2 a 0, com um público de mais de 25 mil pessoas, que lotaram o Estádio dos Aflitos.
Desta forma a equipe retornou à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, após doze anos de ausência, enterrando o trauma da derrota no ano anterior.
Esse foi um momento de grande alegria para a torcida alvirrubra, confiante em que "um raio não cai duas vezes no mesmo lugar", conforme dito popular.
O clube poderia estar classificado uma rodada antes, mas enfrentou um Ituano incentivado pelo Coritiba, que também lutava pela vaga.
Os jogadores correram o jogo inteiro, com destaque para Kuki, Felipe e Capixaba.
Grande parte dessa conquista se deve aos treinadores que passaram pelo clube, como Roberto Cavalo (foi demitido na única derrota nos Aflitos) e Paulo Campos (que, mesmo criticado, conseguiu colocar o Náutico entre os quatro primeiros clubes da Série B, que ascenderiam à Série A).
Por fim, foi contratado Hélio dos Anjos, que levantou o moral da equipe e a encaminhou ao acesso.
Na história do Campeonato Brasileiro Série B, o Náutico ao final da campanha do ano de 2006 era o clube que mais pontuou, com 484 pontos conquistados em quinze edições.
Ainda em 2006, foi fundada a Associação dos Amigos da Base (AADB), formada por torcedores e simpatizantes do clube, com o objetivo de atuar no desenvolvimento das divisões de base e assim colaborar com o crescimento do Náutico.
No ano de 2007, o Náutico disputou o seu 23º Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, chegando em décimo-quinto lugar, sendo que no segundo turno foi a oitava equipe que mais pontuou.
Em toda a história do Campeonato Brasileiro, o Náutico realizou 431 jogos, tendo conquistado 152 vitórias e feito 545 gols.
A melhor colocação do Náutico foi a sexta, no Campeonato Brasileiro de 1984.
Na edição de 2007, o Náutico teve o uruguaio Beto Acosta como grande destaque.
Acosta foi vice-artilheiro da competição e recebeu diversos prêmios além de ter caído nas graças da torcida.
No ano de 2008, o Náutico mais uma vez consegue permanecer na Série A depois de um empate de 0x0 com o Santos na Vila Belmiro.
O destaque desse jogo foi o goleiro alvirrubro Eduardo, que fez defesas importantíssimas para o clube.
Com o empate, o clube pernambucano garantiu a 16ª colocação do campeonato daquele ano,com os mesmos 44 pontos e o mesmo número de vitórias (11) do Figueirense, mas no saldo de gols, (-10 do Náutico e -24 do Figueirense) o Timbu garantiu sportsdarodada site permanência na Série A.
Na Série A do Campeonato Brasileiro de 2009, iniciada sob grande expectativa, tendo o atacante Carlinhos Bala, destaque no estadual, o Náutico passou por muitos altos e baixos e, em vista de um mau planejamento, acabou sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Em 2010, teve bom início de campanha na Série B, mas sofreu forte queda de produção no 2º Turno e encerrou sportsdarodada site participação apenas em 14º lugar na disputa.
Em 2011, após a perda do Campeonato Estadual no 1º semestre, a equipe se reorganizou, contratou o técnico Waldemar Lemos, que já havia dirigido o time do Náutico na Série A de 2009 e manteve boa parte da base do elenco do Campeonato Pernambucano.
Após um mau início na disputa da Série B, o Náutico reagiria e conduziria uma campanha sólida, de notável regularidade, invicta em seu estádio onde sempre contou com o apoio incondicional de sportsdarodada site fanática torcida, mantendo-se entre os 4 primeiros colocados durante quase todo o campeonato.
Em decorrência destes fatores, conquistou a sportsdarodada site volta para a Série A do Campeonato Brasileiro, por antecipação, após uma combinação de resultados na 37ª rodada, disputada em 18 de novembro, que o favoreceu, mesmo perdendo para o Boa Esporte em Varginha por 2 a 1.
Nesse ano, o Náutico foi o único clube nacional, em todas as divisões, que não perdeu nenhum jogo em casa no Campeonato Brasileiro.
Foram 13 vitórias e 6 empates, mostrando mais uma vez a força da torcida alvirrubra.
Os grandes destaques daquela temporada foram o atacante Kieza, o volante Derley e o meia Eduardo Ramos.
2012: campanha histórica e classificação para a Copa Sul-Americana [ editar | editar código-fonte ]
Gallo foi o comandante Timbu na Série A de 2012.
Em 2013 foi para a Seleção Brasileira Sub-20.
O ano de 2012 começou de forma decepcionante: participação sem brilho no estadual, onde o Timbu foi apenas o 4º colocado geral, e eliminação na Copa do Brasil, ainda na segunda fase.
Não se esperava que o Náutico fosse ter um bom desempenho no Campeonato Brasileiro, inclusive era apontado como uma das equipes certas ao rebaixamento.
Logo no início da competição, o clube alvirrubro 5 vitórias consecutivas no estádio dos Aflitos, mostrando o que seria seu desempenho dentro de seus domínios, das 19 partidas disputadas foram 13 vitórias empatando 3 e perdendo 3, uma delas para o campeão da temporada, o Fluminense.
A excelente campanha em casa teve como principal responsável o efeito "Caldeirão dos Aflitos", com a 7º melhor média de publico dentre todas as equipes participantes da competição o Náutico levou 12.
894 torcedores por jogo.
Esse incrível aproveitamento em casa fez com que o time, comandado por Alexandre Gallo, terminasse na 12ª colocação, contrariando a matemática e conseguindo a melhor posição do clube e uma das melhores dentre as equipes nordestinas na "era dos pontos corridos" e, também, conseguindo, pois, uma inédita vaga para disputar a Copa Sul-Americana de 2013, depois de esperar mais de 40 anos para voltar a participar de um campeonato internacional.
A força do Estádio dos Aflitos foi fundamental na boa campanha de 2012.
A foto é de partida contra o Sport que terminou 1x0 para o Náutico e sacramentou o rebaixamento do rival leonino.
Na campanha do Brasileirão, além do técnico alguns jogadores também tiveram grande destaque, nomes como Kieza, Souza, Elicarlos, Rogério, Ronaldo Alves, Rhayner, Martinez, Douglas Santos (convocado para a seleção brasileira jogando pelo Náutico[26]) e Araújo, nessa temporada a última partida de cada turno era jogada contra uma equipe rival, nessa temporada o Sport também estava disputando a Série A, mas lutou contra o rebaixamento ao longo da competição, no primeiro turno empate de 0 a 0 na Ilha do Retiro, o último jogo da temporada (38ª rodada) aconteceu no Estádio dos Aflitos, a partida em especial valia a classificação para a Sul-Americana no ano seguinte e o Náutico precisava da vitória para confirmar isso, já o Sport ainda lutava contra o rebaixamento.
Em um jogo difícil, mas com amplo domínio alvirrubro, a equipe não conseguia fazer gol e até mesmo perdeu um pênalti ainda no final do primeiro tempo, foi então que aos 19 minutos do segundo tempo do atacante Araújo, o Náutico venceu a partida pela placar de 1 a 0 classificando a equipe para o torneio sul americano como também sacramentou o rebaixou para a Segunda Divisão da equipe rubro-negra.
[27] A alegria da torcida alvirrubra foi gigante ao término daquela partida.
2013: Arena Pernambuco, perda de jogadores importantes e rebaixamento à Série B [ editar | editar código-fonte ]
Começado o planejamento para a nova temporada, o clube vivenciou algumas perdas consideráveis no plantel.
Destaques de 2012, como Araújo, Souza, Rhayner, Kieza, que por motivos diversos, migraram para outras agremiações, e o próprio treinador Alexandre Gallo, que recebeu o convite e aceitou para as categorias de base da Seleção Brasileira.
Todas essas modificações, que ocorreram ainda no decorrer do primeiro semestre, dificultaram a montagem de uma nova equipe.
Como em anos anteriores, o Timbu mais uma vez não conseguiu se impor e conquistar o título do Campeonato Pernambucano, mesmo sendo o único time do estado na Série A nacional.
Na Copa do Brasil, acabou eliminado na primeira fase e, os primeiros resultados no Brasileirão também não foram satisfatórios.
Houve, porém, a pausa devido a realização da Copa das Confederações, no país, o que daria, teoricamente, uma melhor oportunidade para o entrosamento e fortalecimento da equipe, que, como estímulo, também teria o fato de passar a jogar definitivamente na Arena Pernambuco, com mais disponibilidade de ingressos e conforto para o torcedor.
A expectativa, no entanto, refletiu-se em frustração, a torcida do Náutico nunca se adaptou com a Arena Pernambuco em razão da distância em relação ao Recife e as dificuldades de acesso via transporte público, em especial, nos jogos realizados à noite.
Na Copa Sul-Americana, o Timbu empolgou tanto a torcida com a classificação, mas na competição foi eliminado pelo seu arquirrival, o Sport.
O Náutico disputou uma competição internacional e acabou não saindo de Recife: fez o primeiro jogo na Ilha do Retiro e o segundo na Arena Pernambuco e acabou sendo eliminado nos pênaltis com participação da estrela de Magrão, goleiro do Sport.
O restante do ano não foi positivo para os alvirrubros, as derrotas foram aumentando, o time amargou a lanterna, até que, na 33ª rodada, o Náutico teve sportsdarodada site queda para a Série B ratificada matematicamente.
2014 a 2017: quase acessos a Série A, crises e queda para a Série C [ editar | editar código-fonte ]
Depois da perda de uma verba má administrada de quase 50 milhões de reais o Náutico teve de se reconstruir, ao contratar o técnico Lisca Lorenzi, gaúcho, que prometia dar um estilo brigador ao Timbu.
Os jogadores que mais se destacaram nesta fase foram os meias Zé Mário e Pedro Carmona.
Zé Mario marcou o gol que encerrou um jejum de 10 anos sem vencer o rival Sport na Ilha do Retiro.
Esse jogo marcou também o início de uma rivalidade entre o treinador Lisca e o atacante do Sport, Neto Baiano, após o técnico ir comemorar a vitória histórica no alambrado do estádio com a torcida alvirrubra.
O time no entanto foi eliminado na fase de grupos da Copa do Nordeste.
No Pernambucano, o time foi melhor, terminando a fase classificatória em 1º lugar após vencer mais uma vez o Sport, desta vez na Arena Pernambuco.
O Náutico estava sem seu principal jogador para a fase final: Pedro Carmona se contundiu na derrota por 5 a 3 para o Santa Cruz.
O Timbu derrotou o Salgueiro nos pênaltis nas semifinais, e perdeu a final para o Sport no maior público alvirrubro na Arena até então (30 061 torcedores).
No início da Série B o Náutico se mostrou capaz de brigar pelo acesso, mas desentendimentos do técnico Lisca com a diretoria o fizeram sair do time no meio da competição após eliminação para o América-RN na Copa do Brasil.
Sidney Morais foi contratado e o time continuou perto do G-4 mas não conseguia ingressar no grupo de acesso.
Três meses depois Morais foi demitido e Dado Cavalcanti foi contratado para o restante do campeonato, no qual o Náutico terminou em 13º lugar e o artilheiro do time foi Sassá com 9 gols.
Em 2017 o Náutico reformulou o grupo mais uma vez e contratou o treinador Moacir Junior, que pretendia usar muito a base alvirrubra neste ano.
Após um empate contra o Santa Cruz por 0 a 0 ele foi demitido.
Em nove jogos oficiais no comando do Náutico entre as disputas da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano, Moacir Júnior conseguiu apenas duas vitórias.
Foram 27 pontos disputados e apenas 10 conquistados, com um aproveitamento de 37,03%.
Lisca voltou a comandar o time alvirrubro, mas não conseguiu evitar as eliminações precoces nas fases preliminares do estadual e do regional, ambas para o Salgueiro.
O treinador ficou para o Brasileiro Série B e para a Copa do Brasil, onde o Náutico chegou à 3ª fase e foi eliminado pelo Flamengo, mesmo arrancando um empate no 1º jogo no Maracanã por 1 a 1, o elenco alvirrubro não segurou a força e rapidez dos atacantes Paolo Guerrero e Emerson e foi derrotado por 2 a 0 na Arena Pernambuco.
Na Série B, o treinador Lisca foi se desgastando após derrotas para times da zona de rebaixamento e acabou demitido após derrota para o Ceará.
Gilmar Dal Pozzo foi contratado e o time começou a obter resultados animadores.
No entanto, o time amargou a quinta colocação e ficou a dois pontos do acesso.
Para a temporada de 2016 o Náutico manteve boa parte do time de 2015 e após fazer a melhor campanha no Hexagonal do Pernambucano 2016 com 23 pontos (7v, 2e e 1d) o Náutico foi eliminado nas semifinais pelo seu rival Santa Cruz.
Com a eliminação no Pernambucano o técnico Gilmar Dal Pozzo foi demitido e Alexandre Gallo foi contratado para a disputa do terceiro lugar com o Salgueiro e para a Série B.
Após duas vitórias por 1 a 0 e 3 a 0, o Náutico terminou em terceiro lugar no Pernambucano e garantiu a vaga na Copa do Nordeste de 2017.
A campanha da Série B com Gallo foi instável, e Givanildo Oliveira foi contratado para por em ordem o elenco e a campanha.
O time engrenou e chegou a vencer 7 partidas seguidas.
Na última rodada, apesar de depender de resultados, o Náutico poderia subir para a Série A vencendo em casa o Oeste.
Perdeu por 2 a 0 em casa e bateu na trave mais uma vez, ficando com o quinto lugar pelo segundo ano seguido.
Em 2017 as dificuldades financeiras se aguçaram e o bom time vice-campeão pernambucano daquele ano foi totalmente desmontado com o início da Série B.
Paralelamente a isso, houve grande crise interna no clube que culminou com a antecipação das eleições que deveriam ocorrer apenas em dezembro.
Na Série B de 2017 o Náutico trocou de técnico 4 vezes e apenas esboçou alguma reação com a chegada de Roberto Fernandes que, apesar de ter conseguido dar nova cara ao time do Náutico, não evitou o rebaixamento.
No entanto, em meio aos péssimos resultados, o Náutico conquistou a Taça do Centenário do Clássico das Emoções - batizada de Taça Gena - ao bater o Santa Cruz por três a dois em pleno Arruda[28] com direito a hat-trick de William Batoré.
Ao final do Campeonato Brasileiro Série B de 2017, o Náutico foi rebaixado para a Série C.[29]
2018 a 2019: campeão pernambucano, volta pra casa e título de campeão brasileiro da Série C [ editar | editar código-fonte ]
Desacreditado, o Náutico iniciou o ano de 2018 sob grande desconfiança da torcida.
O clube havia feito campanha pífia na Série B do ano anterior e acumulava muitas dívidas além de conflitos políticos que pioravam ainda mais a situação do clube.
Uma nova diretoria assumiu o clube e precisou reorganizar o Náutico, mesmo montando um elenco de folha salarial enxuta e uma política de austeridade financeira rígida, o Timbu foi conquistando importantes vitória ao longo do Campeonato Pernambucano e fazendo uma campanha regular na Copa do Nordeste, mas não suficiente para passar da fase de grupos.
No estadual houve uma partida em especial que chegou a ser chamada de "clássico do abismo" (pela gigante diferença financeira existente entre as duas equipes), mas a equipe do Náutico resolveu nas quatro linhas e aplicou um sonoro 3 a 0 diante do Sport,[30] tal resultado deu confiança a torcida.
No dia 8 de abril de 2018, com 42.
352 torcedores presentes, Náutico sagrou-se campeão pernambucano ao vencer o Central de Caruaru por 2 a 1.
[31] O craque daquele campeonato foi o atacante Ortigoza, um dos artilheiros do Náutico na competição[32] e autor do primeiro gol na final diante do Central.
Torcedores do Náutico mostram apoio nos prédios localizados no entorno do Estádio dos Aflitos.
Após um início cambaleante na Série C que culminou com a queda do técnico campeão pernambucano Roberto Fernandes, o Náutico conseguiu dar a volta por cima.
Com a chegada do treinador Márcio Goiano, o time engrenou e acabou a fase de grupos em primeiro lugar no grupo A, com diferença de um ponto para o Atlético-AC, segundo colocado.
Contudo, apesar da reação, o Náutico acabou eliminado em casa nas quartas-de-final pelo Bragantino (hoje Red Bull Bragantino), após perder por 3 a 1 em Bragança Paulista e empatar em 1 a 1 na Arena Pernambuco, perdendo assim a vaga na Série B de 2019.
Apesar da eliminação nas quartas de final da série C de 2018, o ano de 2019 começou sob grande expectativa da torcida pelo retorno ao Estádio dos Aflitos.
Ainda em 2018 ocorreu uma mobilização geral de torcedores de todos os lugares do país, apoiando a campanha de volta para casa, o que ganhou grande notoriedade foi a rápida evolução do quadro de sócios do clube, saltando de um quadro de 3 mil sócios adimplentes para pouco mais de 16 mil em pouco tempo, e ainda em 2018 no dia 18 de dezembro o Náutico enfim voltaria para casa, para os Aflitos, em uma amistoso vencido pelo Timbu contra o Newell´s Old Boys da Argentina, gerando uma receita milionária.
Em 2019 logo no começo do estadual, o Náutico fez uma excelente campanha na primeira fase do Campeonato Pernambucano, terminando no segundo lugar.
Embora tenha perdido peças importantes da temporada anterior, como o caso de Ortigoza que voltou para o Paraguai, o clube fez algumas contratações importantes como o retorno do ídolo Jorge Henrique.
No mata-mata, eliminou o Vitória-PE por 3 a 0 na disputa das quartas, o Afogados-PE por 2 a 0 na semifinal e chegou à final contra o Sport.
Na grande final acabou sendo derrotado no primeiro jogo, nos Aflitos, por 1 a 0.
No jogo da volta, na Ilha do Retiro, derrotou o Sport, em um jogo dramático, por 2 a 1 no primeiro tempo e buscando a virada no segundo tempo quando era melhor, mas acabou sendo derrotado por 4 a 3 na disputa de pênaltis, e ficando com o vice-campeonato.
Os dois jogos da final ficaram marcados, no entanto, por erros de arbitragem nos gols do rival na partida de ida e outro no jogo da volta.[33]
Na Copa do Nordeste, o Náutico fez boa campanha na fase de grupos, garantindo a classificação contra o Vitória em Salvador, avançando para o mata-mata.
Na fase seguinte enfrentou o Ceará em pleno Castelão e ganhou a partida pelo placar de 2 a 0,[34] no entanto, a equipe foi eliminada na semifinal pelo Botafogo da Paraíba em João Pessoa, em um jogo em que grande parte do time titular estava lesionado.[35]
Panorama do Estádio dos Aflitos durante a partida entre Náutico e Paysandu.
No campeonato nacional, o Náutico iria para sportsdarodada site terceira participação na Série C na história, e a segunda de forma consecutiva.
Com um início cambaleante, que culminou com a queda do técnico Márcio Goiano.
O clube também enfrentou dificuldades com as lesões graves de dois de seus principais jogadores: Jorge Henrique e Maylson.
Mas com a chegada do técnico Gilmar Dal Pozzo, reforços e o uso da base, que já era uma constância no Náutico, o Timbu engrenou uma boa campanha de recuperação e uma sequencia de vitórias importantes, novamente terminando a primeira fase em primeiro lugar, após derrotar, na última partida da fase de grupos, o rival Santa Cruz, por 3 a 1, nos Aflitos, eliminando as chances da equipe coral de passar à fase de mata-mata.
A disputa das quartas dessa vez se deu contra o Paysandu, com o primeiro jogo sendo disputado em Belém, e acabando num empate sem gols.
O jogo da volta acabou se mostrando uma nova "Batalha dos Aflitos", com a equipe paraense abrindo 2 a 0 aos 9 minutos do segundo tempo em pleno estádio alvirrubro, porém, aos 19 minutos o Náutico diminui o placar com Álvaro, e buscou o empate nos minutos finais dos acréscimos com gol de Jean Carlos em cobrança de pênalti.
Com o empate em 2 a 2, o jogo acabou indo para a disputa de pênaltis, na qual o Timbu sagrou-se vencedor por 5 a 3 com direito a defesa do goleiro Jefferson em uma das penalidades, conquistando assim o acesso à Série B de 2020, resultando numa invasão generalizada do gramado por parte da torcida alvirrubra, mostrando uma bela cena cada vez mais incomum no futebol brasileiro.
Nas quartas, o Náutico enfrentou o Juventude, com o primeiro jogo sendo realizado em Caxias do Sul e resultando na vitória da equipe da casa por 2 a 1.
No Recife, o Náutico devolveu o mesmo resultado, vencendo no tempo regular por 2 a 1 e nos pênaltis por 4 a 3, chegando à final da competição, tendo como adversário o Sampaio Corrêa.
O primeiro jogo da final aconteceu em Recife, com vitória do Náutico por 3 a 1.
No jogo realizado no Castelão o Sampaio, que precisava vencer por 2 a 0 para levar para os pênaltis, saiu na frente no primeiro tempo mas o timbu empatou com um gol de Álvaro aos seis minutos do segundo tempo.
Mais adiante o Sampaio marcou o segundo gol mas pouco tempo depois Matheus Carvalho voltou a empatar a partida para sacramentar o título de campeão nacional ao Náutico.
2020 a 2021: Pandemia, Série B difícil e título de campeão pernambucano de 2021 [ editar | editar código-fonte ]
O Náutico iniciou o ano de 2020 com grandes expectativas em razão do título da Série C de 2019, por ter mantido boa parte do elenco campeão e por ter repatriado o atacante Kieza.
No entanto, o ano de 2020 foi difícil para o Timbu que terminou eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste, eliminado na semifinal do campeonato Pernambucano e passou a série B inteira na lutando contra o rebaixamento.
O técnico campeão da Série C 2019, Gilmar Dal Pozzo acabou demitido no início da Série B 2020 sendo substituído por Gilson Kleina que após uma sequência de maus resultados acabou demitido e substituído por Hélio dos Anjos, que já havia comandado o timbu em outras duas oportunidades.
Mesmo com poucos recursos para investir em razão das dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19, o técnico Hélio dos Anjos virou a chave e o Náutico conseguiu sair da zona de rebaixamento da Série B e escapou do rebaixamento que parecia certo.
Para o ano de 2021, o Náutico manteve o técnico Hélio dos Anjos no comando do time e realizou algumas contratações pontuais para a disputa do campeonato pernambucano.
No estadual de 2021, o Náutico foi absoluto.
Liderou o campeonato de ponta a ponta, tendo perdido apenas um jogo na fase inicial.
Na semifinal eliminou o Santa Cruz em um jogo em que o atacante Kieza foi decisivo marcando 2 gols.
Na final o Náutico enfrentou o Sport.
No primeiro jogo, realizado na Arena Pernambuco, o Náutico saiu atrás mas buscou o empate com um gol do zagueiro Wagner Leonardo.
No segundo jogo, realizado no Estádio dos Aflitos, não faltou emoção.
O Náutico saiu na frente com um belo gol de Kieza, botou duas bolas na trave e o zagueiro Maidana do Sport tirou duas bolas na linha.
Faltando poucos minutos para o apito final o Sport empatou levando a disputa para os pênaltis.
Na disputa de pênaltis, o Náutico errou a quarta cobrança, no entanto, o VAR verificou que o goleiro do Sport havia se adiantado e mandou repetir a cobrança, conforme manda a regra.
O atacante Giovanny acertou na repetição, o Sport chutou para fora a cobrança seguinte e Kieza, artilheiro do campeonato com 10 gols em 12 jogos, mandou pra rede a quinta cobrança do Náutico sacramentando o título de campeão pernambucano do clube.
Essa conquista rompeu um tabu de 53 anos do Náutico sem vencer o Sport numa final.
A última vez que o Náutico havia vencido o rival em final havia sido em 1968 quando conquistou o hexacampeonato.
Barbosa Lima Sobrinho, figura importante da política brasileira foi dirigente do Náutico.
O atual presidente do clube é o empresário Edno Melo e seu vice é Diógenes Braga, que também acumula a função de diretor de futebol, a atual chapa que também comandou o Náutico no vitorioso biênio de 2018 - 2019 foi reeleita para o biênio 2020 - 2021 sendo aclamada por não ter o famoso "bate chapa", não houve concorrente.
Além dos títulos, a atual diretoria tem levado destaque não só pelos títulos conquistados mas também pela gestão do clube como empresa, reorganizando o clube em todas as áreas, resgatando a imagem perante o mercado interno e externo como marca e principalmente pela diminuição e negociação dos passivos do clube dando resultado positivo ainda nos primeiros anos de gestão.[36]
O clube já foi presidido por figuras como Barbosa Lima Sobrinho, ex-governador de Pernambuco e um dos autores do pedido de impeachment de Collor, Wilson Campos, ex-senador por Pernambuco, e André Campos, ex-deputado estadual e filho de Wilson.
O Clube Náutico Capibaribe implantou em 2018 a campanha "Nação Timbu" para angariar um número maior de sócios, e no ápice da campanha o clube chegou a ter pouco mais de 16 mil sócios.
O programa possui 7 modalidades que variam de valor de acordo com as vantagens e benefícios: participação em eventos no clube e do clube, uso das dependências para demais práticas esportivas e escolinhas, descontos em produtos oficiais do clube, participação em sorteios, isenção ou desconto no ingresso nos jogos do clube em casa e ou fora (dependendo da categoria escolhida).
O Náutico também foi pioneiro e implantou uma categoria voltada para seus torcedores de renda mais baixa, estudantes ou que possuem algum tipo de auxilio governamental, estes teriam isenção para ir aos jogos do Timbu.
Em 2021, a gestão lançou uma nova campanha de sócios chamada "Sócio Mais Fiel do Nordeste".
[37] A nova campanha mudou os nomes das categorias anteriores, atualizou os valores de outras, ampliou a categoria voltada para pessoas de baixa renda (estudantes e pessoas que possuem algum tipo de auxilio governamental), e, mais uma vez, inovou: a campanha trouxe uma categoria 100% gratuita - Todo Mundo é Náutico - visando facilitar a possibilidade de qualquer pessoa ser sócia do Náutico.
[38] Outro foco da campanha é a priorização de cada uma das categorias nas vendas dos ingressos, e todas voltadas para a nova setorização do Estádio dos Aflitos.
Com expressiva aceitação a campanha é a maior da história do clube, batendo recorde de associados e consequentemente de arrecadação, sendo um dos maiores quadros de associados do país.[39]
Hoje o quadro de sócios ativos do clube possui 25.041 alvirrubros.
Estádio dos Aflitos [ editar | editar código-fonte ]
Torcida do Náutico em partida nos Aflitos em 2019.
O Estádio Eládio de Barros Carvalho, popularmente conhecido como Estádio dos Aflitos, por estar localizado no bairro dos Aflitos, é o estádio usado pelo Clube Náutico Capibaribe.
Inaugurado em 25 de junho de 1939, o nome é uma homenagem a Eládio de Barros Carvalho, presidente do clube durante 14 mandatos.
O Náutico deixou de utilizar o estádio entre junho de 2013 e dezembro de 2018 quando passou a mandar seus jogos na Arena Pernambuco.
No entanto, a parceria com a Arena não deu certo.
A construtora Odebrecht, que administrava a arena, não cumpriu o contrato acordado com o Náutico, principalmente no que diz respeito aos repasses financeiros, causando um efeito dominó que levou a equipe a ter maus resultados dentro de campo.
No período em questão ainda houve a perda de identidade com a ida a "nova casa", distante mais de 15 km dos Aflitos e com difícil acesso por meio do transporte público.
A soma de todos esses fatores culminaram com uma ação na justiça impetrada pelo Náutico para que houvesse o rompimento unilateral do contrato e a cobrança de milhões em repasses não feitos, decretando o fim da parceria.
Em 2017, após grande apelo e mobilização da torcida alvirrubra, iniciou-se uma grande reforma no Estádio dos Aflitos, um novo gramado foi plantado, o antigo alambrado foi trocado por um de vidro, as antigas cadeiras foram trocadas por assentos mais modernos, além de reformas estruturais: novas saídas de emergências, espaço interno e externo da sede e do estádio, novas acomodações para jogadores, torcida e imprensa, além de nova iluminação.
A capacidade, no entanto, foi reduzida após laudo do Corpo de Bombeiros, em razão de ainda faltar pontos a serem reformados e principalmente pelo novo alambrado de vidro.[40]
Em dezembro de 2018, o estádio foi reinaugurado em partida amistosa diante do Newell´s Old Boys da Argentina.
A partida foi vencida pelo Timbu pelo placar mínimo de 1 x 0, tendo sido o gol marcado pelo jovem Thiago, de apenas 17 anos.
Horas antes do amistoso com a equipe argentina, foi realizado no estádio um amistoso em homenagem ao atacante Kuki com a presença de antigos ídolos da torcida alvirrubra, Geraldo, Beto Acosta, Netinho, Nilson, Nivaldo, Nildo, Batata, Muricy Ramalho e Thiago Tubarão, entre outros.
1º jogo (25 de junho de 1939): Náutico 5–2 Sport
1º gol (25 de junho de 1939): Wilson (Náutico)
Maior público (16 de agosto de 1970): Náutico 1–0 Santa Cruz (31 061 pessoas)
Maior goleada (1 de julho de 1945): Náutico 21–3 Flamengo do Recife
Maior renda (18 de dezembro de 2018): R$ 1.576.
220 - Náutico x Newell´s Old Boys [ 41 ]Capacidade: 22.856
Em julho de 2013, o Náutico passou a jogar na Arena Pernambuco.
No dia 10 de outubro de 2011, o Conselho Deliberativo do clube aprovou o projeto que obrigava o alvirrubro a jogar na Arena Pernambuco, que foi construída em São Lourenço da Mata para a Copa do Mundo de 2014.
Com padrão internacional, a Arena tem capacidade para 45.
500 pessoas, distribuídas em 102 camarotes (1.600 assentos), 1.
800 assentos business e 2.
700 assentos premium.
O espaço tem perfil multiuso.
1º jogo (22 de maio de 2013): Náutico 1–1 Sporting Lisboa
1º gol (22 de maio de 2013): Contra de Luiz Eduardo (Náutico)
Maior público do Náutico na Arena (8 de abril de 2018): Náutico 2–1 Central (42 352 pessoas) [ 42 ]
Maior público do Náutico na Arena em jogos internacionais (22 de maio de 2013): Náutico 1–1 Sporting (26 803 pessoas)
No ano de 2019, contudo, o Náutico voltou a mandar seus jogos no Estádio dos Aflitos.
Títulos no futebol [ editar | editar código-fonte ]LegendaCampeão InvictoRegionais
Estaduais e Municipais
Honrarias Campeonato Pernambucano Hexacampeão 1 vez Campeão do Cinquentenário 1 vez Campeão do Centenário 1 vez
Categorias de Base [ editar | editar código-fonte ]
Copa do Nordeste Sub-20: 2020
Campeonato Pernambucano Sub-20: 25 vezes (1923, 1926, 1928, 1930, 1944, 1945, 1948, 1952, 1958, 1965, 1967, 1969, 1970, 1975, 1980, 1981, 1987, 1989, 2005, 2007, 2009, 2012, 2013, 2020 & 2021)
Taça Salatiel Silva (Sub-20): 2019
Copa Carpina Sub-17[44]: 2020
Campeonato Pernambucano Sub-17: 10 vezes (1980, 1984, 1989, 1996, 2005, 2008, 2010, 2011, 2015, 2018)
Campeonato Pernambucano Sub-15: 4 vezes (2002, 2005, 2010, 2012)
Campeonato Pernambucano de Aspirantes: 18 vezes (1917, 1930, 1931, 1934, 1938, 1939, 1940, 1942, 1944, 1946, 1949, 1959, 1961, 1963, 1963, 1965, 1966, 1974, 1993)Hóquei Feminino
Liga Brasileira Feminina - hóquei sobre patins: 2 vezes (2010 e 2012)Hóquei Masculino
Campeonato Pernambucano: 2 vezes (2003 e 2004)
Campeonato Pernambucano de Basquete: 1935,[46] 1937,[47] 1938[48] e 2018
Copa Norte/Nordeste de Basquete: 2015
Copa Brasil Nordeste de Basquete: 2014
Outros títulos e competições [ editar | editar código-fonte ]
Participações em 2023
Campanhas de destaque [ editar | editar código-fonte ]
O primeiro escudo data de 1901 e representava o esporte que originou o clube: o remo.
Continha uma âncora, dois remos e o diagrama das iniciais do clube: CNC.
Em 1931, o clube substituiu o antigo escudo no uniforme por apenas a bandeira, símbolo que ficaria famoso com o reconhecimento nacional do clube mais tarde.
Foram adicionadas seis estrelas ao redor da bandeira, representando o hexacampeonato da década de 1960.
Em 1995, foi retirado o mastro da bandeira no escudo, ficando apenas a flâmula estilizada, com o nome Náutico abaixo.
O escudo ainda passou por mudanças, em uma delas incrementou a cor vermelha do escudo, colocando o ano de fundação, 1901, logo abaixo do nome Náutico pela data de fundação.
Em 2008, no entanto, o escudo foi mais uma vez mudado: agora o vermelho aparece mais, sendo 3 faixas nessa cor na parte direita do escudo e uma maior que ocupa toda a parte de baixo, no primeiro modelo foi colocado o nome do clube na parte de baixo, junto com o ano de fundação, porém, dois anos depois mudou para o que hoje seria o escudo atual, o nome foi substituído pela data de fundação do clube e uma estrela simbolizando o título do centenário foi colocada logo abaixo.
Os remos, a bola e as iniciais CNC continuam, menos inclinados dessa vez.
A fonte das letras foi mudada, assim como o desenho dos remos e da bola.
Em cima, ainda existem as 6 estrelas vermelhas, representando o hexacampeonato nunca conquistado por nenhuma outra equipe pernambucana.
Apesar das mudanças, foi mantido durante todo o tempo o tradicional símbolo do clube: os dois remos, com uma bola de futebol em cima, e as iniciais CNC entre os remos.
Evolução do Escudo do Clube Náutico Capibaribe Primeiro escudo De 1931 a 1968 1954 1971 De 1973 a 1979 1980 De 1981 a 1995 De 1996 a 2001 De 2002 a 2008 Comemorativo 120 anos Escudo Atual
O Didelphis albiventris, popularmente conhecido como Timbu.
O Náutico tem como mascote o Timbu (Didelphis albiventris), um marsupial comumente encontrado no Brasil inteiro.
Vive em vários ecossistemas, como o cerrado, a caatinga, os banhados e o pantanal, habitando capoeiras, capões, matas e áreas de lavoura, além de se adaptar muito bem à zona urbana, onde encontra farta e variada alimentação em meio aos dejetos domésticos.
Na parte oriental do Nordeste do Brasil (Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará), é conhecido por timbu ou cassaco.
Nas regiões Norte e Sul brasileiras, é denominado popularmente mucura, e na Bahia é chamado sarigué, sariguê, saruê ou ainda sarigueia, enquanto que no Paraguai e Mato Grosso é conhecido como micurê.
Nos Estados Unidos se denomina opossum.
A escolha do Timbu como mascote ocorreu durante um jogo entre Náutico e América/PE, no campo da Jaqueira, em 19 de agosto de 1934.
No intervalo, em virtude da chuva e da falta de condições no vestiário, o técnico alvirrubro preferiu conversar com os jogadores no centro do gramado.
Um dirigente do Náutico levou para os jogadores uma garrafa de conhaque e pediu que eles bebessem um gole para aguentar o frio.
Com isso, a torcida adversária gritava "Timbu! Timbu!" para provocar os jogadores alvirrubros, pois o animal aprecia a bebida alcoólica.
O Náutico venceu o América por 3 a 1.
Quando os jogadores do Náutico saíram de campo, foram perturbar a torcida adversária, gritando "Timbu, 3 a 1!".
Após este jogo, o Timbu foi o mascote escolhido pelo Clube Náutico Capibaribe, que então organizou um bloco criado pelo pessoal do remo em 1934 - o Timbu Coroado - que sai aos domingos de carnaval, da sede alvirrubra, e percorre o bairro dos Aflitos.
Muricy Ramalho bicampeão pernambucano pelo Náutico e ídolo da torcida alvirrubra.
Alguns treinadores marcaram época pelo Náutico como foi o caso de Duque, técnico que esteve presente em 4 (1964, 1966, 1967 e 1968) dos seis títulos pernambucanos do hexa e esteve no comando do timbu ainda na brilhante campanha do vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de 1967 (Taça Brasil).
Na década de 80, Ênio Andrade teve uma grande passagem no timbu com direito a título de campeão pernambucano de 1984.
No início dos anos 2000, o grande nome foi Muricy Ramalho.
O treinador começou a ter destaque nacional como técnico após sportsdarodada site passagem pelo Náutico onde foi bicampeão pernambucano (2001/2002), destaque para o título de 2001, ano do centenário do clube e o fim de uma seca de títulos que já durava 11 anos e eliminando seu maior rival na casa dele, mantendo o bordão "Hexa é Luxo" para a torcida alvirrubra, tornou-se ídolo e até hoje é conselheiro do clube.
Se destacou também o técnico e também torcedor alvirrubro Roberto Fernandes, campanhas de destaque na Série A de 2007 e 2008, bem como o encerramento de um jejum de 13 anos sem títulos do Náutico com a conquista campeonato pernambucano em 2018, e mais recente campeão pernambucano em 2022.
Há também o técnico Waldemar Lemos, vice-campeão da Série B pelo Náutico 2011.
Alexandre Gallo também deixou sportsdarodada site marca, após uma campanha histórica na Série A de 2012 cominando com a classificação para a Copa Sul-americana, deixou o clube em 2013 para comandar a Seleção Brasileira sub-20 após o ótimo trabalho no Timbu.
Mais recente, também obtendo destaque na equipe pernambucana é o técnico Gilmar Dal Pozzo, após boas passagens na Série B de 2015/2016, voltou ao clube em 2019 para a disputa da Série C e se sagrar campeão do torneiro.
O primeiro uniforme do Náutico era azul e branco por conta da representação náutica, base para a fundação do clube, mas logo o vermelho substituiu o azul e se juntou ao branco até pelo fato da cor já está presente em sportsdarodada site bandeira.
Os uniformes do Náutico sempre mantiveram a tradição da equipe, mudando muito pouco ao longo dos anos, sendo preservado o seu desenho tradicional: o 1º uniforme é obrigatoriamente com listras verticais em branco e vermelho, calção branco e meias brancas, ambos com detalhes ou não nas cores vermelhas, o número na parte de trás da camisa costuma ter a cor azul.
No 2º uniforme, a camisa tradicionalmente é toda branca com detalhes ou não em vermelho, o calção é todo vermelho e meias também, o número é vermelho, mas já houve épocas que foi azul.
O clube no início dos anos 2000 passou adotar um 3º uniforme todo em vermelho, camisa, calção e meias, com o número em branco.
Porém, em 2012 foi a 1º vez que o náutico usou uma camisa que não seguisse esse padrão, o uniforme 3 era completamente azul, a cor era baseada no Rio Capibaribe (onde o clube foi fundado e praticava o remo), com detalhes em vermelho e branco.
Tradicional uniforme listrado do Náutico.
Este foi utilizado em 1985 pelo atacante Baiano.
Tradicional camisa branca do Timbu.
Esta foi utilizada em 1993.
Uniformes atuais
1º Uniforme : Camisa listrada em vermelho e branco, calções e meias brancas;
: Camisa listrada em vermelho e branco, calções e meias brancas; 2º Uniforme: Camisa branca, calções e meias vermelhas.
1º Uniforme 2º Uniforme
Camisa comemorativa do centenário do clube.
Modelo fabricado pela Finta.
Abaixo estão todos os patrocinadores principais, também chamados de master que apareceram na parte frontal da camisa ao longo dos anos.
No período de janeiro de 2010 a março de 2013, correspondente a 39 meses, o Náutico passou 28 deles sem um patrocinador master.
O último havia sido o Banco Bonsucesso, em meados de 2011.[60]
Em abril de 2013, foi anunciado o acordo de patrocínio com a Philco, até o final do ano.[61]
No dia 9 de setembro de 2016, Náutico fechou acordo com a Caixa, que passou a ser o novo patrocinador MASTER do Clube.
Fazia 3 anos que o Clube Náutico Capibaribe não tinha um patrocinador master estampado em sportsdarodada site camisa.
Depois do fim dos patrocínios da caixa com os clubes brasileiros, o Náutico fechou acordo com o Real Hospital Português que se estendeu até o final de 2019.
Esse foi um patrocinador marcante, tanto por ser um hospital patrocinando um clube coo pelo título de campeão da Série C de 2019.
Na temporada seguinte, seguindo uma tendência que já corria no continente europeu e que chegou fortemente no Brasil, o Náutico fechou seu patrocínio master com uma casa de apostas online, inicialmente com a "Estadium" em 2020, na temporada de 2021 a patrocinadora master da equipe foi a "Jogue Fácil".
Na temporada de 2022, em ação conjunta entre Náutico, Santa Cruz e Sport e visando um fortalecimento do futebol pernambucano as equipes fecharam com a casa de apostas online "Betnacional", que negociou de forma sigilosa com cada um dos clubes, na equipe alvirrubra a empresa assinou por 2 temporadas.[62]
Histórico de Patrocinadores
A produção de material esportivo, feito por uma empresa especializada, começou no Náutico exatamente no ano de 1980, a empresa responsável por fazer as camisas do Timbu foi a Adidas.
A grande maioria de empresas que produziu camisas foram nacionais, porém, empresas americanas e inglesas também já produziram camisas para o Timbu.
Visando exclusivamente alavancar ainda mais as vendas de materiais, a equipe alvirrubra investiu na marca própria em 2019, foi então fundada a "NSeis (N6)"[71], inicialmente a ideia funcionou muito bem, porém, muitas criticas a qualidade do material das camisas[72] fizeram com que a marca própria nunca fosse uma unanimidade entre a torcida, vindo a trocar a fabricante durante esse período.[73]
Histórico de fornecedores de material esportivo
Categorias de Base [ editar | editar código-fonte ]
Douglas Santos, jogador revelado pelo Náutico.
O Náutico conta com um dos Centros de Treinamento mais modernos do Nordeste do país, o CT Wilson Campos, que fica localizado no bairro da Guabiraba, em Recife.
O CT tem pouco mais de 54 hectares de área construída e conta com um hotel com 2 mil metros quadrados, 22 dormitórios para duas pessoas, salão de jogos, academia, auditório com 56 assentos, sala de fisioterapia, sala de imprensa, cozinha industrial e refeitório.[83]
O CT possui ainda 5 campos de futebol, 1 mini-campo, 2 campos de areia, vestiários e departamento médico moderno além de academia.
O CT leva o nome do ex-presidente do clube, Wilson Campos.
Wilson foi também senador por Pernambuco.
Tamanho investimento feito pelo clube já lhe rendeu inúmeros frutos, em tempos de crise os jogadores formados na base alvirrubra supriram a fatal de investimentos no elenco principal e se descararam na ausência de medalhões, obtendo desta nas competições e rendendo vendas milionárias ao clube.
Os fatos positivos do investimento na base tem respaldo no estatuto do clube que previa a obrigatoriedade de um minimo de 25% do elenco principal ser formado por atletas da base, em 2019 esse número passou para 40%.
Pelo CT passaram jogadores com relevância no cenário nacional como Jorge Henrique, campeão pernambucano em 2004 pelo Timbu e campeão mundial pelo Corinthians, e no cenário internacional como Douglas Santos, que ainda jogando na lateral esquerda do Náutico, foi convocado para a seleção brasileira, hoje é jogador do Zenit da Rússia.
Mais recente o Náutico revelou jogadores como Erick (após passagem por Portugal retornou ao clube por empréstimos), Thiago que foi vendido ao Flamengo como a maior venda da história do clube e Jefferson, goleiro revelado pelo clube que se destacou de forma positiva na campanha da série B de 2017, passou por Atlético de Goiás e Joinville e retornou ao Náutico para ser dono do gol alvirrubro na vitoriosa campanha da série C de 2019.
Timbu Coroado - A paixão alvirrubra entre frevos e blocos de carnaval [ editar | editar código-fonte ]
Um dos frevos mais entoados no carnaval pernambucano certamente é Come e Dorme, uma homenagem de Nelson Ferreira ao time tricampeão pernambucano da década de 1950.
O Náutico, mantendo-se fiel ao seu pioneirismo vitorioso dentro das quatro linhas e nas águas do Capibaribe, foi o primeiro clube pernambucano a ter um bloco de carnaval próprio: o Timbu Coroado.
Fundado em 1944, o bloco é um dos mais tradicionais do carnaval do Recife.
Atualmente desfila no domingo de carnaval pelas ruas do bairro dos Aflitos, onde fica localizado o palacete sede social do Náutico.
O hino do Timbu Coroado também é uma composição do maestro Nelson Ferreira, um dos maiores nomes da música pernambucana.[carece de fontes]
A torcida do Náutico conta com cerca de pouco mais de 1 milhão de torcedores, são inúmeros apaixonados espalhados por todos o país e também no mundo, o destaque para os estados nordestinos próximos e vizinhos como Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Alagoas.
A pesquisa LANCE IBOPE 2010, que teve como margem de erro apenas 1,1%, identificou aproximadamente 1 milhão de torcedores do Náutico no Brasil, sendo 885 432 na Região Nordeste e 765 234 em Pernambuco, torcedores com alta presença entre os que cursaram o Ensino Superior.[84]
A torcida do Náutico costuma se reunir para assistir aos jogos fora de casa no salão de eventos do clube.
Já a pesquisa da PLURI CONSULTORIA de 2013, que teve como margem de erro apenas 0,68%, a menor margem em pesquisas já realizadas, identificou 1,2 milhão de torcedores do Náutico no Brasil, listando-a como a 18ª maior torcida do Brasil e a quinta maior do Nordeste.[85]
Uma prova da importância da torcida para o time é o aproveitamento de 85% nos jogos em casa na Série B de 2006 (o melhor desempenho entre as 20 equipes) - 16 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, nas 19 partidas que disputou em casa -, e uma média de público naquele campeonato de cerca de 10 000 torcedores por jogo, que já subiu na primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2007 para cerca de 13 mil, tendo o Náutico já vendido 3 083 152 ingressos com o mando de campo em campeonatos brasileiros da primeira divisão, até 2009, estando entre os vinte clubes que mais venderam ingressos na história do maior campeonato do Brasil.
Foi na torcida do Náutico que se originou o que é considerado como uma das primeiras barras do Brasil, a Alma Alvirrubra.
A Alma Alvirrubra nasceu num dos momentos mais difíceis da história do clube, logo após a derrota no último jogo de 2005, o que a deixa longe de ser uma torcida de tendência efêmera, pois nasceu em um momento de crise.
Em 2011, mais um recorde conquistado jogando junto com sportsdarodada site torcida nos Aflitos: o Náutico foi o único clube nacional, em todas as divisões, que não perdeu nenhum jogo em casa no Campeonato Brasileiro.
Foram 13 vitórias e 6 empates, mostrando mais uma vez a força da torcida alvirrubra.
A sportsdarodada site principal torcida organizada, a Fanáutico, é a mais antiga de Pernambuco, tendo sido fundada no ano de 1984.
Em 2020 foi divulgada uma pesquisa do IBOPE que trazia em números a fidelidade das torcida do Brasil,[86] o destaque ficou para a torcida do Náutico que dentro do cenário trabalhado foi apontada como "A Mais Fiel do Nordeste", com um total de 73%, colado com os grandes clubes do país e bem afrente de outros, diferentemente de outras torcidas da região Nordeste que, assim como nas regiões Norte e Centro-Oeste, possuem muitos torcedores chamados "mistos" (que torcem para um clube do seu estado ou região e mais um outro do Sudeste, ou apenas torcem para um só clube, mas sendo este de outra região do país).
[87] A pesquisa contribuiu para enaltecer o alcunha do clube de a mais fiel da região.
Torcidas, organizadas e confrarias oficiais [ editar | editar código-fonte ]
Torcida Jovem Fanáutico (TJF)
Centenários dos Aflitos
UPN - Unidos Pelo NáuticoTimbuninas
Movimento Popular do NáuticoNaucóolicosNáutico RockTimbucanaNauticoNETTimbu ChoppTimbuzeirasManáutico - AM
Timbu Equatorial - APVer-O-Timba - PAFortimbu - CEPotimbu - RNTimbujampa - PBTimbumac - ALTimbu Cuiabano - MT
Confraria do Timbu - DFTimbu Carioca - RJTimbu da Garoa - SP
Senador Humberto Costa e o ex-presidente Lula são torcedores declarados do Náutico.
Náutico vs Sport
Náutico vs Santa CruzNáutico vs América
Estatísticas dos principais clássicos
Clássico das Emoções (Pernambuco) - Náutico versus Santa Cruz
Total de Jogos - 473
Vitórias do Náutico - 154
Vitórias do Santa Cruz - 186Empates - 134
Gols do Náutico - 612
Gols do Santa Cruz - 669
Clássico dos Clássicos - Náutico versus Sport
Total de jogos - 534
Vitórias do Náutico - 177
Vitórias do Sport - 204Empates - 154
Gols do Náutico - 656Gols do Sport - 708
Recordes & Fatos históricos [ editar | editar código-fonte ]
18 jogos sem tomar gol (28 de agosto de 1974 a 27 de outubro de 1974).
42 jogos oficiais invictos - 35 V e 7 E - de 22 de agosto de 1974 a 11 de dezembro de 1974 & 20 de março de 1975 a 25 de maio de 1975.
18 vitórias consecutivas de 31 de maio a 20 de setembro de 1964.
Baiano marcou 40 gols em uma única edição de Campeonato Pernambucano, por duas vez, em 1982 e 1983.
Baiano é o jogador que mais fez gols em uma mesma temporada pelo Náutico, foram 52 gols em 1982 e ganhou a Chuteira de Ouro do Brasil
Bita e Baiano foram três vezes consecutivas artilheiros do Campeonato (64/65/66) e (81/82/83).
Bita (65) e Luís Carlos (78) fizeram três gols em um só jogo de Torneio Início.
Neneca é um dos goleiro que passou mais tempo na história sem tomar gols,1636 minutos, foram 18 jogos entre 28/08/1974 até 27/10/1974.
Maior goleada da história do Campeonato Pernambucano: Náutico 21-3 Flamengo do Recife (1 de julho de 1945).
Maior goleada em jogos de Torneio Início: Náutico 5-0 Íbis (5 gols em 20 minutos).
Maior goleada em final de um Campeonato Pernambucano: Náutico 5-1 Sport (1966).
Primeira excursão de um clube do Nordeste à Europa, em 1953.
Primeira equipe pernambucana a disputar um torneio internacional, em 1968.
85 jogos de Campeonato Pernambucano invicto nos Aflitos (70 V e 15 E), entre 29/12/1963 a 30/03/1969, totalizando 5 anos e 3 meses.
Gol mais rápido da história do Campeonato Brasileiro, Nivaldo aos 8 segundos do jogo Náutico 3-2 Atlético/MG, no Campeonato Brasileiro de 1989.
Tará é o jogador que mais marcou em uma única partida pelo Náutico, foram 9 gols na vitória por 21 a 3 contra o Flamengo/PE em 1945.
Maior quantidade de títulos pernambucanos consecutivos - Hexa.
Único mandante invicto nas quatro divisões nacionais durante todo o Campeonato Brasileiro da Série B de 2011.
Maior sequência invicta da história da Série B (2021), conseguindo ficar as 14 partidas iniciais sem derrota.
Allan Cole, atacante e compositor de reggae jamaicano que era amigo do estimado cantor Bob Marley, jogou no Náutico entre os anos de 1971 e 1972.
O atleta foi contratado pelo Timbu após se destacar num amistoso da Seleção da Jamaica contra o próprio Náutico em Kingston, capital do país.
O jogo terminou empatado em 1 a 1.
Há uma história que, enquanto o elenco alvirrubro esteve na Jamaica, Bob Marley pediu uma camisa do Náutico ao lateral-esquerdo Marinho Chagas.
Em troca, deu alguns exemplares de seus discos ao jogador.
A estreia de Cole pelo Náutico foi num clássico contra o Sport, em 28 de novembro de 1971.
O placar foi 1 a 1, com Vanderlei marcando para os rubro-negros e o próprio Allan Cole assinalando o gol do Timbu.
O jamaicano marcou, ao todo, 3 gols com a camisa do Náutico e foi dispensado devido ao fato de nunca deixar de fazer uso frequente da erva sagrada dos adeptos do rastafarianismo, o que acabou desagradando a diretoria alvirrubra.
lateral-direito Gena foi quem mais conquistou títulos com a camisa do Náutico.
Bizu e Acosta são os únicos jogadores do Náutico que receberam a Bola de Prata, em 1989 e 2007 respectivamente.
Essa é uma relação dos artilheiros do Náutico com mais de 100 gols.[100]
Bita (1962-1968): 223.
Fernando Carvalheira (1931-1942): 185.
Baiano (1982-1987): 181.
Kuki (2001-2009): 179.
Ivson (1952-1957): 118.
Bizu (1988-1994): 114.
Ivanildo (1947-1956): 113.
Nino (1962-1970): 108.
Essa é uma relação dos jogadores do Náutico com mais de 300 jogos.[101]
Kuki (2001-2010): 387.
Lourival (anos 1980): 385.
Lula (anos 1950): 369.
Lala (anos 1960): 357.
Bita (1962-1971): 319.
Maiores públicos do Náutico [ editar | editar código-fonte ]
Pioneirismo em Pernambuco [ editar | editar código-fonte ]
O Náutico foi, entre os times pernambucanos, o primeiro a:
Ter um estádio particular: o Estádio dos Aflitos (inaugurado em 25 de junho de 1939).
Jogar uma partida contra equipe do exterior (em 29 de janeiro de 1937).
Jogar no exterior (1950).
Jogar na Europa (1953).
Jogar no Maracanã (1965).
Disputar a Taça Libertadores da América (1968).
Conquistar por seis vezes consecutivas o Campeonato Pernambucano, de 1963 a 1968 (primeiro e único a consegui-lo).
Lista dos jogos internacionais do Náutico: .[105] [106] [107]
1937 - Atlanta (ARG) 10 x 6 Náutico
1950 - Náutico 4 x 2 Sel.Guiana Holandesa
1951 - Náutico 3 x 2 Vélez Sarsfield (ARG)
1952 - Náutico 2 x 2 Chacarita Juniors (ARG)
1953 - Olympique de Marselha (FRA) 1 x 3 Náutico
1953 - Toulouse (FRA) 2 x 0 Náutico
1953 - Angers (FRA) 1 x 2 Náutico
1953 - Le Havre (FRA) 0 x 3 Náutico
1953 - SV Sarr 05 (ALE) 3 x 3 Náutico
1953 - Hamburgo SV (ALE) 0 x 3 Náutico
1953 - Schalke 04 (ALE) 6 x 2 Náutico
1953 - Bayern München (ALE) 2 x 2 Náutico
1953 - FK Pirmasens (ALE) 1 x 3 Náutico
1953 - Greuther Fürth (ALE) 3 x 2 Náutico
1957 - Náutico 2 x 0 Wanderers (URU)
1966 - Transvaal (SUR) 1 x 1 Náutico
1966 - Robinhood (SUR) 1 x 2 Náutico
1968 - Náutico 2 x 0 Sel.Argentina Novos
1968 - Deportivo Portugués (VEN) 1 x 1 Náutico
1968 - Deportivo Galicia (VEN) 2 x 1 Náutico
1968 - Náutico 1 x 0 Deportivo Galicia (VEN)
1968 - Náutico 3 x 2 Deportivo Portugués (VEN)1971 - Sel.
Trinidad e Tobago 1 x 3 Náutico1971 - Sel.
Trinidad e Tobago 4 x 4 Náutico1971 - Sel.
Trinidad e Tobago 1 x 0 Náutico
1971 - Ferhind (SUR) 0 x 2 Náutico1971 - Sel.
Jamaica 0 x 1 Náutico1971 - Sel.
Jamaica 0 x 0 Náutico1971 - Sel.Haiti 1 x 1 Náutico1971 - Sel.Haiti 1 x 1 Náutico
1979 - Náutico 1 x 1 Sel.Tchecoslováquia
1979 - Náutico 0 x 0 New York Cosmos (EUA)1979 - Sel.
Barbados 1 x 3 Náutico
1979 - Ittihad (ARA) 0 x 1 Náutico
1979 - Hail (ARA) 0 x 3 Náutico1979 - Sel.
Hail (ARA) 0 x 3 Náutico
1979 - Nahda (ARA) 0 x 8 Náutico
1979 - Malmö (SUE) 1 x 0 Náutico
1980 - Náutico 1 x 0 Sel.Romênia
1988 - Náutico 1 x 1 Schaffhausen (SUI)
1996 - Náutico 3 x 0 Freienbach (SUI)
2013 - Náutico 1 x 1 Sporting (POR)
2018 - Náutico 1 x 0 Newell's Old Boys (ARG)
A padroeira do Náutico é Nossa Senhora da Conceição.
Celebrada em 8 de dezembro, nessa data é sempre realizada uma procissão nas dependências do clube e uma missa na capela erguida na rua Manoel de Carvalho, por trás da arquibancada central do Estádio dos Aflitos.
A construção do capela foi resultado de uma promessa feita pelos jogadores pela conquista do título do Campeonato Pernambucano de 2001.[108]
categoria com imagens e outros ficheiros sobre Commons possui umacom imagens e outros ficheiros sobre
{nl}
- apostas jogos da copa do mundo
- novas casas de apostasjogo de aplicativo que ganha dinheiro
- script para site de apostasroleta blaze
- app de apostas de jogo de futebolaplicativo de casino para ganhar dinheiro
- The Soft Coated Wheaten Terrier - Coat of Honey - Heart of Goldaposta caixa mega sena online
- casas de apostas que pagam no pix
- bet 7k
slot western goldcassino online que paga no cadastro by The Monks of New Sketebet365 mobile de
bet futebol virtualTOTAL COST is $1795 (price includes all sales tax).tipos de jogos de casino. bet365 final copa do mundoshouldsite de aposta para presidente do brasil
20 betano
View information about this package here
|
|
roleta multiplicadora estrela bet
{nl}The cost to fly a puppy is $475 and up, we charge only what it costs us, and we don't charge for our trip to the airportjogos online mahjongbwin iosblackjack regras
bonus para apostar
|
xbetingbet vip apostas online
|