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O PlayStation 2 (oficialmente abreviado como PS2) é um console de jogos eletrônicos produzido pela Sony Computer Entertainment (SCE). Foi 🌜 lançado no dia 4 de março de 2000 no Japão, no dia 26 de outubro na América do Norte, e 🌜 posteriormente, no dia 24 de novembro na Europa. É o sucessor do PlayStation. O PlayStation 2 é um console de 🌜 sexta geração, que competiu com o Dreamcast da Sega, o GameCube da Nintendo e o Xbox da Microsoft.
Devido à imensa 🌜 popularidade em b bet todo o mundo, o console, assim como seus jogos, continuaram a ser fabricados mesmo após o lançamento 🌜 do seu sucessor, o PlayStation 3. Somente depois de 13 anos do seu lançamento, perto do anúncio do lançamento do 🌜 PlayStation 4, que o jornal japonês Asahi Shimbun anunciou o encerramento da fabricação do console no Japão no dia 30 🌜 de dezembro de 2012. E no dia 4 de janeiro de 2013, o jornal britânico The Guardian anunciou que a 🌜 Sony encerrou a produção dos consoles PlayStation 2 no mundo inteiro.[4]
O PS2 é o console de videogame mais vendido de 🌜 todos os tempos. De acordo com dados provenientes da Sony de 31 de março de 2012, foram vendidas mais de 🌜 155 milhões de unidades de PlayStation 2[2] e mais de 420 milhões de unidades de jogos originais do console. Foram 🌜 lançados mais de 4000 jogos oficiais, licenciados para o console.[5] O último jogo lançado para PlayStation 2 foi Pro Evolution 🌜 Soccer 2014 lançado em b bet 8 de novembro de 2013.[6][7]
O sucessor do PlayStation é anunciado pela Sony em b bet março 🌜 de 1999 e lançado um ano depois no Japão, em b bet 4 de março de 2000. Na América do Norte, 🌜 o evento ocorre no dia 26 de outubro do mesmo ano. A notícia causa estrondosa repercussão em b bet todo mundo, 🌜 a ponto de esvaziar lojas ainda no dia de seu lançamento[8][9] e, devido a atrasos na fabricação, apenas alguns milhões 🌜 de pessoas obtiveram o console até o final de 2000.[10] Outra opção era comprar o console na internet através de 🌜 sites de leilões, como o eBay, onde ele era vendido por até mil dólares.[11]
Inicialmente, o PlayStation 2 teve muitas unidades 🌜 vendidas com base na força da marca PlayStation e da compatibilidade com a versão anterior, com mais de 980 000 🌜 unidades comercializadas no Japão em b bet 5 de março de 2000, um dia após o lançamento.[12] Mais tarde, a Sony 🌜 adiciona novos kits de desenvolvimento para desenvolvedores de jogos e mais unidades de PS2 para os consumidores.
A Sony, ao contrário 🌜 da Sega durante as vendas do seu Dreamcast, a qual parecia dar maior ênfase ao suporte online apenas aos seus 🌜 jogos iniciais e, então, coincidindo com o lançamento do Xbox Live, decide criar o periférico PlayStation Network Adapter no final 🌜 de 2002, enquanto o jogo SOCOM: U.S. Navy SEALs torna-se o primeiro a ter suporte a gameplay online. Por possuir 🌜 uma saída para a conexão de um HD interno, o Network Adapter possibilitava aos usuários baixar expansões, mapas, arquivos e 🌜 conteúdos adicionais para certos jogos.
Em setembro de 2004, na mesma época do lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas, que 🌜 viria a ser o jogo mais vendido do console, a Sony revela um novo modelo de PS2, mais fino, chamado 🌜 PlayStation 2 Slim e, em b bet preparação para o lançamento desses novos modelos, a empresa deixa de fabricar os originais.
A 🌜 empresa anuncia, mais tarde, que a partir de 1 de abril de 2009, o PS2 custaria 99,99 dólares no varejo.[13] 🌜 Mais tarde, anuncia também que jogos de sucesso do PS2 seriam relançados em b bet 2012 na série PlayStation 2 Greatest 🌜 Hits.[14]
O PlayStation 2 é o console de mesa mais vendido da 6ª geração, ultrapassando as vendas do Gamecube e do 🌜 Xbox e se tornando também o console mais vendido de todos os tempos.[15]
O PlayStation 2 é compatível com praticamente todos 🌜 os jogos do seu antecessor, assim como com seus acessórios (controle, cartão de memória, etc). No entanto, alguns dos acessórios 🌜 do PlayStation original só são compatíveis com ele próprio.
Detalhe da traseira do modelo Slim do PS2 com adaptador de rede 🌜 embutido.
Era possível jogar online no PlayStation 2 com o auxílio de um modem. O jogador precisaria ter uma conexão de 🌜 banda larga e um adaptador de rede (uma espécie de módulo do PlayStation 2 que adiciona modem e ethernet ao 🌜 aparelho), que era vendido separadamente no modelo original do aparelho. A versão Slim do console vem com conexão de rede 🌜 para ligar a um modem externo de PC. Há uma seleta gama de jogos que davam para se jogar online 🌜 incluindo um aplicativo de videoconferência[21] que utiliza a câmera EyeToy mas a câmera EyeToy não funciona mais devido ao fechamento 🌜 dos servidores oficiais[22] e os jogos só funcionam em b bet servidor alternativo aplicando patch na imagem do jogo ou pelo 🌜 Xlink Kai[23] nos jogos que possuem modo LAN.
Todos os jogos de PS2 lançados depois de 2003 são protegidos pela Rede 🌜 Dinâmica de Autenticação (DNAS). O objetivo deste sistema é combater a pirataria e trapaças. O DNAS impediria cópias ilegais ou 🌜 cópias modificadas de se conectarem a internet mas pode ser quebrado aplicando patch na imagem do jogo apontando para um 🌜 servidor alternativo.[24]
Acessórios e periféricos [ editar | editar código-fonte ]
Acessórios e periféricos produzidos e comercializados para o PS2:
DualShock 2, o 🌜 controle do PlayStation 2.
É o controle oficial do console. A Sony manteve a forma e nome do controle do PS1 🌜 e também melhorou suas funções como vibração e intensidade de pressão dos botões.
Permite o suporte de quatro controles por porta, 🌜 além de slots para diversos cartões de memória. Assim, é possível conectar até oito controles usando dois Multitaps. É apoiado 🌜 por muitos jogos, tais como TimeSplitters 2, Virtua Tennis, os da série Pro Evolution Soccer etc. Utiliza barramento compartilhado com 🌜 algoritmo escalonador Round Robin com o objetivo de gerenciar os acessos promovidos por cada controle.
O Memory Card é um dos 🌜 acessórios fundamentais do Playstation 2, o qual permite salvar o progresso nos diferentes jogos. A versão oficial deste dispositivo de 🌜 armazenamento tem um tamanho de 8 MB, embora tendo sido vendido oficialmente de 16 MB e outras empresas tendo passado 🌜 a fabricar até 128 MB de capacidade.
LOGITECH Driving Force Pro [ editar | editar código-fonte ]
É o volante oficial do 🌜 PS2, criado pela Logitech para uso no jogo Gran Turismo 4. Poucos jogos além deste são compatíveis com ele.
A EyeToy 🌜 é um acessório inovador e interessante lançado para o PlayStation 2, que consiste numa câmera cuja função é filmar os 🌜 movimentos do jogador e colocá-los na tela. Fazendo movimentos, o jogador interage com objetos na tela como se estivesse dentro 🌜 do jogo. Há jogos de atividades diversas no EyeToy como brincadeiras com objetos, musicais e até jogos onde o jogador 🌜 participa de uma ação de fato.
Adaptador de rede e disco rígido [ editar | editar código-fonte ]
PlayStation 2 com adaptador 🌜 de rede e disco rígido acoplado.
Adaptador de rede permite jogar jogos online e fazer downloads de atualizações dos jogos, dando 🌜 ao disco rígido a possibilidade de armazenar essas atualizações. Essa tecnologia, entretanto, é compatível com poucos jogos.
É um acessório que 🌜 permite aos jogadores comunicar-se com os seus parceiros em b bet jogos online ou em b bet alguns jogos de dar ordens 🌜 aos personagens através da voz. O periférico conta com um fone de ouvido e microfone.
Filmes e música: Devido à mídia 🌜 dos seus jogos ser de DVD e do seu console ser compatível com CD, a maioria das versões do PS2 🌜 podem reproduzir outros discos dessas duas mídias com outros conteúdos além de jogos, o que inclui inúmeros títulos de filmes 🌜 e álbuns de música.
Acessórios para jogos como: Guitar Hero, SingStar, Rock Band, Karaoke Revolution e High School Musical.
Conexões USB no 🌜 PlayStation 2.
A Sony colocou vários recursos avançados no PlayStation 2, que estavam ausentes em b bet outros consoles rivais, um deles 🌜 foi as portas USB. Há alguns jogos que estavam programados para utilizar a porta USB, como Gran Turismo 4, que 🌜 foi programado para salvar imagens em b bet uma unidade de USB ou em b bet uma impressora da Epson que permite 🌜 a impressão de imagens.
É um tapete de dança com formato de quadrado, com cerca de 1 metro em b bet cada 🌜 lado, utilizado nos jogos da série Dance Dance Revolution da Konami.
O Kit Linux consiste de um disco rígido de 40 🌜 GB, um adaptador de rede, um cabo VGA, um mouse e um teclado USB do sistema operacional GNU/Linux PlayStation 2. 🌜 Este kit é projetado para a programação. É possível também introduzir outra distribuição do GNU/Linux chamado Black Rhino.
Os modelos originais 🌜 do PlayStation 2 [ editar | editar código-fonte ]
O design original do PlayStation 2 foi baseado em b bet um protótipo 🌜 abandonado da Atari, denominado Falcon 030. A Sony, tendo gostado do desenho deste protótipo, comprou os direitos do projeto e 🌜 usou em b bet seu console.[25]
A primeira edição do PlayStation 2.
Os primeiros modelos (SCPH-10000, SCPH-15000 e SCPH-18000) foram vendidos apenas no 🌜 Japão. Estes modelos incluíam um PCMCIA em b bet vez da porta Dev9 dos modelos posteriores. A PCMCIA-to-adaptador Dev9 foi posteriormente 🌜 disponibilizada para estes modelos. Os modelos SCPH-10000 e SCPH-15000 não possuíam um reprodutor de filmes DVD incorporada e, em b bet 🌜 vez disso, tinham um software de reprodução de criptografado que foi copiado para o cartão de memória de um CD-ROM 🌜 incluído (normalmente, o PS2 só executa softwares de encriptação de seu cartão de memória, mas isso pode ser mudado com 🌜 o PS2 Independence Exploit).
A terceira versão do PlayStation 2 tinha uma estrutura substancialmente diferente das reedições posteriores, apresentando várias placas 🌜 interligadas de circuito impresso. A partir da quarta versão, tudo foi unificado em b bet uma placa, exceto o fornecimento de 🌜 energia. Na quinta versão, foram introduzidas pequenas alterações internas, e a única diferença entre esta e a sexta versão (também 🌜 denominada como versão 5.1) é a orientação do botão Liga/Desliga como conector da placa do interruptor, que foi revertida na 🌜 sexta versão para impedir o uso de Modchips piratas. A sétima e a oitava versões incluíam apenas pequenas alterações em 🌜 b bet relação à sexta versão.
Todas as versões a partir da SCPH-50000 possuem uma alteração na BIOS, da qual desabilita um 🌜 exploit que permitia rodar aplicativos homebrew através do Memory Card, além de acrescentar receptores infravermelhos para controles remotos de DVD, 🌜 que antes eram opcionais. Essa edição removeu a norma IEEE 1394, adicionou a capacidade de ler DVD-RW e DVD+RW e 🌜 acrescentou uma varredura progressiva (Progressive Scan) para produção de filmes em b bet DVD. A décima e a décima primeira versões 🌜 contaram com poucas modificações.
A cor padrão do PS2 é preto fosco. Consoles com diversas variações de cor, incluindo cinza, amarelo, 🌜 azul, prata metálico, azul-marinho, preto opaco, roxo, ouro acetinado, prata acetinado, branco, vermelho, azul transparente (Blue Ocean), Pink Limited Edition 🌜 e Black Piano, foram produzidos em b bet diversas regiões.[26][27][28][29]
Em setembro de 2004, foi lançado o console versão 12, SCPH-70000. Lançada 🌜 em b bet novembro de 2004, é menor do que a versão antiga e inclui uma porta Ethernet. Em b bet alguns 🌜 lugares também inclui um modem. O tamanho e peso nesta edição foram reduzidos a 230mm de altura, 152mm de largura 🌜 e 28mm de profundidade (ou seja, menos 32%).
Devido ao seu perfil estreito, que contém a baia de expansão de 3.5 🌜 polegadas, não dá suporte a disco rígido interno, mas devido à presença de portas USB 1.1, pode ser usado um 🌜 disco rígido externo (apesar de nenhum jogo requerer um disco rígido interno) e utiliza uma fonte externa de energia, de 🌜 maneira semelhante ao GameCube. Apesar das portas USB estarem disponíveis, a falta de unidade de disco rígido causou um problema, 🌜 porque as portas USB 1.1 são mais lentas e poucos jogos foram feitos para usá-la. Para algumas pessoas, esta tem 🌜 sido uma limitação, especialmente para aqueles que preferem jogos como Final Fantasy XI, que exige o uso de periféricos, e 🌜 evita o uso do pacote oficial do PlayStation 2 Linux.
Houve discussões em b bet relação à numeração deste modelo, uma vez 🌜 que existem duas subversões do SCPH-70000. Uma delas inclui o antigo EE e GS e a outra contém a nova 🌜 placa unificada EE + GS. Duas propostas de nomeação foram o nome do modelo antigo (EE e GS separados) V11.5 🌜 e o modelo V12 novo.
Comparação entre a versão original do PlayStation 2 e a b bet versão Slim com uma Eye 🌜 Toy na porta USB.
O modelo V12 foi lançado em b bet preto. A versão prata está disponível no Reino Unido, Austrália, 🌜 Japão e em b bet toda a Europa.
Existe também o modelo V14 (SCPH-75001 e SCPH-75002), que contém a placa EE + 🌜 GS e circuitos diferentes em b bet comparação com as revisões anteriores, com algumas placas com direitos autorais datados de 2005, 🌜 em b bet comparação com 2000 ou 2001 e modelos mais antigos. Ele também tem uma lente diferente e alguns problemas 🌜 de compatibilidade com alguns jogos.
No final de 2005 constatou-se que algumas fontes de alimentação dos modelos novos eram defeituosas e 🌜 poderiam superaquecer. As unidades foram trocadas pela Sony, que forneceu um modelo de substituição. O modelo SCPH-70040 foi o que 🌜 mais sofreu com este problema, apesar da Sony não ter reconhecido tal erro. Em b bet 9 de julho de 2005, 🌜 a empresa lançou o SCPH-70050, uma versão sem falhas.
Ver artigo principal: PSX
PSX, versão do console com gravador de DVD.
A Sony 🌜 fabricou também um aparelho multimídia chamado PSX, que pode ser usado como um gravador de
digital e gravador de 🌜 DVD, além de jogar jogos de PS2.
O aparelho foi lançado no Japão em b bet 13 de dezembro de 2003 e, 🌜 apesar de nunca ter sido lançado em b bet qualquer outro lugar, ele pode ser encontrado à venda em b bet algumas 🌜 das lojas da Sony Style localizadas em b bet vários países. O PSX foi mal recebido em b bet todas as áreas 🌜 do globo, devido à falta de várias características presentes nas edições originais do PlayStation 2.
Hoje, o sistema é considerado uma 🌜 raridade e está à venda por cerca de 500 dólares no eBay. O PSX foi também o primeiro produto da 🌜 Sony que incluiu a interface XrossMediaBar.[30]
O modelo Slim [ editar | editar código-fonte ]
PlayStation 2 Slim, o modelo menor e 🌜 mais fino do console.
Outra melhoria do console, o PlayStation 2 Slim (SCPH-90000), foi lançado no Japão em b bet 22 de 🌜 novembro de 2007, e na América do Norte e Europa no final de 2008, com um redesenho e fonte interna 🌜 de energia incorporados como parte do console, além de um ventilador silencioso que auxilia a manter temperatura interna, ao contrário 🌜 das versões anteriores, reduzindo o peso total de 720 gramas. A série de SCPH-90000 a 90010 fabricados depois de março 🌜 de 2008 incorporam uma revisão da BIOS, que corrige os problemas dos modelos anteriores.
Sony BRAVIA KDL22PX300 [ editar | editar 🌜 código-fonte ]
Lançada em b bet 2010, o Televisor Sony BRAVIA modelo KDL22PX300 possui 22 polegadas e resolução de 720p, além de 🌜 incorporar em b bet b bet estrutura um console PlayStation 2 e 4 conectores HDMI. A TV inclui ainda o BRAVIA Internet 🌜 Video Access, o qual permite o acesso a sites como YouTube por streaming.[31]
Região Unidades vendidas Primeiras versões disponíveis Japão 21 🌜 milhões (a partir de 1 de outubro de 2008) [ 32 ] 4 de março de 2000 América do Norte 🌜 50 milhões (a partir de dezembro de 2008) [ 33 ] 26 de outubro de 2000 Europa 48 milhões (a 🌜 partir de 6 de maio de 2008) [ 34 ] 24 de novembro de 2000 Em b bet todo o mundo 🌜 140 milhões (a partir de 22 de março de 2013) [ 35 ]
Em 29 de novembro de 2005, o PlayStation 🌜 2 tornou-se o console de videogame mais rapidamente comercializado, por chegar a 100 milhões de unidades vendidas, realizando o feito 🌜 no prazo de 5 anos e 9 meses de seu lançamento. O PlayStation 2 alcançou esta conquista de maneira mais 🌜 rápida que seu antecessor, o PlayStation, que levou 9 anos e 6 meses para atingir o feito.
O PS2 já havia 🌜 vendido 138 milhões em b bet unidades no mundo inteiro a partir de 18 de agosto de 2009, de acordo com 🌜 a Sony. Na Europa, o PS2 vendeu 48 milhões de unidades a partir de 6 de maio de 2008, segundo 🌜 dados da Sony Computer Entertainment Europe. Na América do Norte, o PS2 já vendeu 50 milhões de unidades em b bet 🌜 dezembro de 2008. No Japão, o PS2 vendeu 21 454 325 unidades a partir de 1 de outubro de 2008, 🌜 de acordo com a Famitsu/Enterbrain.
Na Europa, o PS2 vendeu 6 milhões de unidades em b bet 2006 e 3,8 milhões em 🌜 b bet 2007, de acordo com estimativas da Electronic Arts.[36][37] Em b bet 2007, o PS2 vendeu 3,97 milhões de unidades nos 🌜 Estados Unidos de acordo com a NPD Group[38][39] e 816 419 unidades no Japão, segundo a Enterbrain. Em b bet 2008, 🌜 o PS2 vendeu 480.664 unidades no Japão, segundo a Enterbrain.[40][41]
Os jogos de PlayStation 2 eram armazenados em b bet CD-ROM e 🌜 DVD-ROM; os dois formatos eram diferenciados pelas cores na parte traseira de seus discos. Os CD-ROMs tinham coloração azul e 🌜 os DVD-ROMs eram prata. O PlayStation 2 recebeu, em b bet seu auge, títulos originais como Devil May Cry, Guitar Hero, 🌜 Kingdom Hearts, além de séries consagradas tais quais Pro Evolution Soccer, Harry Potter, Resident Evil, Final Fantasy, WWE SmackDown! vs. 🌜 RAW, Grand Theft Auto, Metal Gear Solid 2 e alguns títulos da própria Sony Computer Entertainment: Gran Turismo, ICO, Shadow 🌜 of the Colossus, God of War, Jak and Daxter, Ratchet & Clank e Sly Cooper, além de sucessos da Midway, 🌜 como Mortal Kombat Deadly Alliance, Mortal Kombat Deception, Mortal Kombat Shaolin Monks e Mortal Kombat Armageddon.
Devido à popularidade do futebol 🌜 no Brasil, um dos jogos mais procurados no país foi Pro Evolution Soccer, mais conhecido por seu título japonês Winning 🌜 Eleven.
Até março de 2008, 1625 jogos estavam disponíveis para o PlayStation 2.[42] O PlayStation 2 é o único videogame da 🌜 6ª geração que teve jogos lançados até a década de 2010.
O Playstation 2 começou a ser fabricado na Zona Franca 🌜 de Manaus a partir do segundo trimestre de 2004.[43] Alguns jogos também foram produzidos no mesmo local.[44]
Como a importação ainda 🌜 é algo muito caro, devido a taxas alfandegárias e taxa de frete, a grande maioria dos consoles entram no país 🌜 por contrabando e são vendidos sem garantia. Os jogos contrabandeados eram cópias piratas, mas já era comum pessoas com acesso 🌜 à internet fazerem o download de jogos, gravá-los e vendê-los no mercado informal.
Geralmente, os consoles contrabandeados são todos destravados com 🌜 modchips, para que possam executar jogos falsificados e filmes em b bet DVD de qualquer região.
O preço do PS2 Slim no 🌜 Brasil diminuiu, de 2004 até 2008, cerca de 70%. No começo, em b bet 2004, chegou a ser lançado com preço 🌜 de R$ 1 499,00. Em b bet 2011, custava algo em b bet torno de R$ 350,00 a no máximo R$ 700,00.
Uma 🌜 pesquisa divulgada em b bet março de 2012 pela[45] afirma que o PS2 responde por cerca de 55% das vendas de 🌜 consoles no Brasil. Já os videogames da sétima geração (PlayStation 3, Wii e Xbox 360) respondem por 35% das negociações, 🌜 enquanto os portáteis (Nintendo 3DS, Nintendo DS e PSP) respondem por 10%.
O 1º modelo do PS2 parou de ser vendido 🌜 nas lojas brasileiras em b bet 2005, sendo comercializado então apenas o modelo Slim.
O PlayStation 2 possui um esquema de verificação 🌜 de mídia para apenas aceitar mídias (CDs/DVDs) originais da Sony. Esse esquema (DRM) é comum nos videogames mais populares, como 🌜 Xbox 360, Wii, GameCube, entre outros e garante a venda do hardware a um preço muito próximo do seu custo 🌜 de fabricação ou até mesmo mais barato, pois o verdadeiro lucro das empresas de games é com os jogos e 🌜 não com o aparelho.
Existem, porém, algumas maneiras de burlar essa verificação de mídia. Para o PlayStation 2, existem 3 maneiras 🌜 de burlar (ou destravar) esse sistema de checagem de mídia/jogo original:
1ª - Via hardware (ModChip): instalando-se um dispositivo dentro do 🌜 videogame que intercepta a checagem da mídia e engana o videogame , como se a mídia pirata fosse uma autêntica;
(ModChip): 🌜 instalando-se um dispositivo dentro do que intercepta a checagem da mídia e engana o , como se a mídia pirata 🌜 fosse uma autêntica; 2ª - Via software (SoftMod): rodando um jogo original e de alguma maneira (como por exemplo, por 🌜 hack ) rodar um software que aceite ou execute jogos piratas, utilizando de um software instalado no Memory Card que 🌜 evita a checagem da mídia, ou utilizando de um software que burla a proteção do PlayStation 2;
(SoftMod): rodando um jogo 🌜 original e de alguma maneira (como por exemplo, por ) rodar um que aceite ou execute jogos piratas, utilizando de 🌜 um instalado no Memory Card que evita a checagem da mídia, ou utilizando de um que burla a proteção do 🌜 PlayStation 2; 3ª - Via troca de CDs/DVDs (SwapTrick): rodando o videogame com um jogo original e de alguma maneira 🌜 trocar o CD em b bet determinada parte por um pirata.
Tipos de mídias [ editar | editar código-fonte ]
Oficialmente, o PlayStation 🌜 2 só lê e trabalha com mídias originais e produzidas pela Sony. Além de DVDs e CDs originais, que sejam 🌜 do mesmo código de área de onde o aparelho foi importado.
Uma ação judicial foi interposta contra a Sony Computer Entertainment 🌜 America Inc. em b bet 16 de julho de 2002, no Tribunal Superior da Califórnia, Condado de San Mateo. A ação 🌜 trata de relatórios inadequados como "erro de leitura" e outros problemas associados com a reprodução de DVDs e CDs no 🌜 PlayStation 2.
A Sony resolveu esse problema, reembolsando os jogadores afetados com US$ 25, um jogo gratuito de uma lista especificada, 🌜 e um desconto na reparação ou de substituição (a critério da SCEA) do sistema danificado. Este acordo foi objeto de 🌜 aprovação dos tribunais, e as audiências começaram no Estados Unidos e no Canadá em b bet 28 de abril de 2006 🌜 e 11 de maio de 2006, respectivamente.[46]
Notas
↑ «Dos hardcores aos casuais». MSN jogos. 6 de novembro de 2010 . Lançado 🌜 em b bet novembro de 2005, o Xbox 360 deu o pontapé inicial na sétima geração de consoles. e «A História 🌜 dos Vídeo Games #24: Sega Dreamcast, um console a frente do seu tempo». Nintendo Blast. 24 de maio de 2011 🌜 . Querendo ou não, com o Dreamcast a SEGA declarou o início da 6ª geração de videogames. , além do 🌜 fato do Dreamcast ter sido lançado em b bet 1998, deduz-se que qualquer console lançado entre 1998 e 2005 necessariamente pertence 🌜 à sexta geração. Considerando as referências a seguir, além do fato do Dreamcast ter sido lançado em b bet 1998, deduz-se 🌜 que qualquer console lançado entre 1998 e 2005 necessariamente pertence à sexta geração.
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